sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

MEMÓRIAS DE OUTRORA VIII





Hoje, trazemos à memória dos Portimonenses, nomes como os de Juvenal, José Eduardo e Valter Ferreira.
O defesa central Juvenal representou as cores alvinegras nas épocas 75/76, 76/77 e 77/78, onde ficou ligado à primeira subida à 1ª Divisão (75/76), sob o comando de Mário Nunes, jogando ao lado de nomes como Pacheco e Afonso, com quem alternou a titularidade, totalizando 67 jogos e 1 golo marcado ao serviço do Portimonense, rumando posteriormente a "Os Nazarenos".
O lateral direito José Eduardo, com passagens pelo Sporting, Famalicão e Penafiel, representou o Portimonense nas épocas 76/77 e 77/78, as duas primeiras participações do clube alvinegro no principal escalão do Futebol Nacional, contabilizando 43 jogos com a camisola Preta e Branca. Depois de terminada a carreira de jogador, José Eduardo esteve ligado ao Sindicato dos Jogadores, tendo ainda exercido funções de comentador desportivo na RTP. Actualmente, é empresário no ramo da Restauração, sendo proprietário de vários espaços, entre eles, a famosa Casa XXI, no Estádio José de Alvalade.
Valter Ferreira, pai de Palecas, também ele com passagem pelo Portimonense, cumpriu uma temporada em Portimão (77/78). O antigo médio, já falecido, teve uma passagem discreta pelo Algarve, onde participou em apenas 10 jogos com o "jersey" alvinegro. Valter Ferreira notabilizou-se ao serviço do Belenenses, e conta ainda na sua carreira com passagens pelo Sporting, enquanto júnior, Varzim e Sanjoanense. Depois de finda a sua carreira, Valter Ferreira continuou ligado ao futebol como empresário de jogadores. N'Dinga, Basaúla e N'kama, foram alguns dos jogadores por si representados, que chegaram ao Futebol Português, mais concretamente ao Vitória de Guimarães. Mais tarde, enveredou pela carreira de Treinador, tendo orientado o CD. Fátima.


nunopsc@gmail.com

2 comentários:

  1. O Walter Ferreira teve passagens pela Holanda e pela Bélgica:Volendam,de 71 a 73,Antuérpia,73/74 e Gent,74/75.No Volendam até marcou bastantes golos

    ResponderEliminar
  2. O WALTER FERREIRA ainda não faleceu.

    ResponderEliminar