quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Grupo Lena vai construir complexo desportivo de Portimão

Projecto de 150 milhões de euros concluído em 2011

O Grupo Lena foi o concorrente eleito para conceber e construir o Complexo Desportivo Municipal de Portimão, num investimento que ronda os 150 milhões de euros, devendo estar concluído em meados de 2011.

A decisão foi anunciada hoje, em conferência de imprensa, pelo presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, acompanhado do executivo autárquico, que em reunião aprovou o relatório técnico dos serviços da edilidade.

Situado na zona do Barranco do Rodrigo, com um total de 39 hectares, o projecto inclui um estádio de futebol, uma piscina olímpica coberta e um pavilhão desportivo, assim como áreas de habitação e comércio e espaços verdes, representando a criação de 1450 postos de trabalho directos.

A adjudicação do projecto baseou-se em três critérios fundamentais: as áreas destinadas ao complexo desportivo, espaços verdes e outras estruturas (com uma percentagem de 40%); o modelo de desenvolvimento urbanístico (30%); e o nível de integração e aproveitamento de sinergias entre componentes e envolvente (também 30%).

A ponderação destes factores atribuiu à proposta do Grupo Lena uma classificação de 76,25 pontos, seguindo-se a do Grupo Amorim, através da empresa Aplicação Urbana XII, com 67,50 pontos, e a da Sociedade Cerca do Colégio (63,75 pontos).

Questionado acerca da sua opinião pessoal sobre a matéria, Manuel da Luz comentou: "Olhando para as três propostas, há soluções sectoriais interessantes nas duas derrotadas. Mas como não é possível retirar o melhor de cada uma..."

Segundo explicaram os técnicos que integraram o júri do concurso, o grupo eleito foi mais pontuado na questão das áreas do complexo desportivo e espaços verdes e o nível de integração no espaço envolvente, perdendo no factor de desenvolvimento urbanístico.

Na área desportiva, o estádio municipal - que será objecto de um acordo com o Portimonense -, preparado para receber concertos e outras iniciativas de âmbito comercial ou turístico, terá mais de 8500 lugares. Inclui salas de conferência e camarotes que podem ser convertidos em salas de reunião ou quartos de hotel.

O pavilhão multiusos, privilegiando a componente desportiva mas aberto a outro tipo de acções, terá uma lotação de 3660 lugares e o complexo de piscinas, cuja gestão será entregue ao Portinado, compreende uma piscina com dimensões olímpicas.

Na proposta do grupo empresarial de Leiria, está prevista a construção de uma área habitacional com 200 moradias, um centro comercial (com hipermercado, 70 lojas, restaurantes e cinemas), um parque verde, um parque infantil, um parque geriátrico, uma ciclovia e um parque de estacionamento de 1064 lugares.

Etapas

À intenção aprovada hoje pelo executivo de adjudicar a concepção e construção da obra ao Grupo Lena seguir-se-á a possível contestação por parte das empresas que perderam o concurso público, como admitiu Manuel da Luz, e só depois a elaboração do plano de pormenor pela empresa eleita.

Até o plano estar concluído e totalmente aprovado (incluindo pareceres vinculativos de diversas entidades e o "sim" final do governo), deverá decorrer um período de mais de um ano, avançando depois a obra no terreno.

A previsão do autarca portimonense aponta para que o projecto esteja concluído em meados de 2011. "O plano de pormenor é a chave de todo o processo", frisou.

2 comentários:

Toy Marafado disse...

Em 2011 o Portimonense terá todas as condições para se tornar num clube de 1ª Liga. Por agora resta obter a permanencia na Liga de honra esta época. Ganhou o Grupo Lena, o Grupo que o antigo Presidente Sintra sempre defendeu.....

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado