quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Silvano di Lucia para coordenar Guarda-redes


A comunidade Portimonense acordou hoje com mais uma boa notícia: a contratação de um elemento para a equipa técnica. O conhecido treinador de guarda-redes di Lucia, que conquistou 2 Campeonatos ao serviço do Sporting(com Inácio, em 1999/00, e Bölöni, em 2001/02), regressou a Portugal, e reforçou um sector onde existia alguma carência. Assinou um contrato válido até ao final da época, havendo a possibilidade de renovação no fim da temporada. Esta contratação não implica nenhuma dispensa, pois o italiano irá coordenar os profissionais que já trabalham ao serviço do clube, nomeadamente o trabalho do responsável pela área a nível da equipa profissional(Carlos Sequeira) e, ainda, a preparação dos guardiões dos diversos escalões do clube algarvio. Segundo o vice-presidente para o futebol profissional, José Rebelo, o treinador italiano não vem substituir ninguém, dado que a sua integração enquadra-se numa perspectiva alargada. "Pretendemos que dê formação aos novos treinadores, desde as camadas jovens até aos seniores, no sentido de começarmos a criar bases para o futuro", afirmou Rebelo, confidenciando que em breve o Portimonense deseja criar uma escola de guarda-redes.
O novo elemento da equipa técnica algarvia regressa, assim, a um país que bem conhece, após ter saído do Sporting há cerca de quatro anos. "Estou muito contente por regressar a Portugal e ao futebol português, assim como voltar a trabalhar com Luís Martins, com quem trabalhei no Sporting", referiu. "Quando saí de Portugal, em 2003, ia para a China mas registaram-se problemas do foro particular. A minha esposa adoeceu e acabou por falecer. Os filhos(3) estão todos casados, já tenho dois netos, e o Luís Martins sabia que eu gostaria de voltar e aconteceu agora esta oportunidade", conta Silvano di Lucia. Será o responsável pelo treino dos guarda-redes de todos os escalões de formação do clube algarvio. "Venho trabalhar com os guarda-redes do clube, desde as escolinhas aos seniores, e transmitir os meus conhecimentos aos respectivos treinadores", salientou. Apesar da posição delicada dos algarvios no Campeonato, o experiente treinador acredita que o clube vai alcançar a manutenção. "Ainda faltam 11 jogos, aliás assisti ao último e a equipa jogou muito bem, merecia ganhar. Conheço bem o Luís Martins e acredito no seu trabalho", confessou, acrescentando que o projecto apresentado foi do seu agrado. "Querem construir um grande clube, que está a ganhar equilíbrio a nível financeiro, e acredito que, se ficar na Liga de Honra, vão conseguir fazê-lo."
O italiano acalenta o sonho de criar entre nós uma escola de guarda-redes. "Havia um projecto para a Academia do Sporting e não sei por que não avançou. Numa cidade grande é mais fácil desenvolver uma ideia desse tipo, pois há maior campo de recrutamento, mas até poderá ser em Portimão, não sei..."
O Portimonense dispõe assim de uma equipa técnica altamente profissionalizada, procurando rentabilizar ao máximo os seus escalões formação de modo a que possa, num futuro próximo, apresentar no seu plantel profissional vários jogadores das camadas jovens. Nos últimos anos muitos têm sido os guarda-redes que têm subido das camadas jovens ao plantel principal, tais como César e Diogo, no entanto limitam-se a permanecer como 3ªopção, acabando por se "perderem" em clubes de divisões inferiores da região. Para quando um guarda-redes formado em Portimão a defender as nossas redes!? Será que o juvenil Fábio Sapateiro terá valor para ser o futuro guarda-redes do Portimonense???

Sem comentários: