quarta-feira, 7 de março de 2007

Rui Ferreira: Experiência e atitude

Chegado a Portimão no início da época, era pouco conhecido pela maior parte dos adeptos, apesar do vasto currículo que apresenta, muito graças ao facto de não ter integrado nenhum dos "grandes". Rui Ferreira militou durante 9 anos em clubes da I Liga Portuguesa, tendo sempre encontrado o seu espaço em equipas como o Gil Vicente, o extinto Salgueiros, o Guimarães e mais recentemente o Belenenses, clubes históricos de Portugal.

O jogador de 33 anos, natural de Espinho, notabilizou-se como médio defensivo, mas recentemente, tem cumprido muitas vezes uma missão diferente no clube algarvio. A sua experiência e capacidade de liderança levaram Diamantino numa primeira fase e Luís Martins depois, a apostar no atleta para emprestar as capacidades que o notabilizam ao eixo da defesa do Portimonense, sector que denotava muita falta de entrosamento no início da Liga de Honra.
O jogador começou o Campeonato com alguma timidez, o que levou a alguma desconfiança por parte dos adeptos. A sua estatura não parecia adequada para jogar na posição que o treinador lhe missionava, mas a pouco e pouco foi ganhando o seu espaço na equipa, sendo actualmente uma das pedras principais da equipa Portimonense.
Rui Ferreira é o 2.º jogador mais utilizado do Portimonense, logo depois de Ricardo Pessoa, e o 11.º jogador com mais minutos na agora denominada Liga Vitalis, o que é um bom retrato da sua importância.
Nota-se a melhoria no sector defensivo do Portimonense, sofrendo cada vez menos golos, e muito à custa dos cortes acrobáticos, do excelente posicionamento, ou da capacidade de antecipação que o atleta tem demonstrado.
As declarações que o atleta prestou a alguns jornais desportivos, onde se queixava que os clubes subestimavam jogadores a partir dos 30 anos de idade faz todo o sentido. Velhos são os trapos!

2 comentários:

Toy Marafado disse...

Rui Ferreira tem sido uma agradável surpresa no Portimonense. Independentemente da posição onde jogue, luta até à exaustão dignificando a camisola que veste. Grande post Rúben. Espero que seja para continuar. Abraço.

Anónimo disse...

Mto bomm post... mas devia então ser feito p o resto do plantel... isso é q era d valor