Eu sempre fui um optimista, acredito sempre até ao fim, mesmo que muitas vezes, tal como agora a situação esteja complicada. Acredito que esta equipa, quer falando nos jogadores, quer no conjunto de treinadores que trabalha diariamente para conseguir as vitórias que nós esperamos, acredito que eles vão ser capazes de dar a volta por cima a esta situação.
Como? Não sei... Para mim tanto faz, pode ser a marcar golos com a mão, de g. penalidades, ou na secretaria... O que interessa é conseguir atingir o objectivo.
Temos jogadores de qualidade, isso é indiscutivel. Esta é, na minha opinião, uma das melhores equipas que o Portimonense teve nesta divisão em termos de mais valias, só não tem funcionado em termos de conjunto. Acho que o mister Amilcar, que quase nos colocou na Primeira Divisão (e muito estranhamente não conseguiu), não se importaria de ter nessa altura jogadores da valia dos que temos actualmente. A equipa é constituída por mais de uma dezena de ex-primodivisionários, com muita experiência no futebol português. Só para citar alguns exemplos: Rodolfo Lima, emprestado pelo Benfica, Rui Ferreira e Braíma, jogadores que jogaram centenas de jogos na primeira divisão, Marco Almeida, campeão pelo Sporting, Marco Abreu, internacional angolano, e presente no ultimo mundial, Rui Baião, antiga promessa do Benfica, entre outros. A destacar também 3 jogadores internacionais pelas Selecções jovens de Portugal, formado em Portimão, Ruben, e empréstimos do FC Porto Nuno Coelho e João Pedro.
Pode parecer um bocado ridículo, e um pouco espiritualista, logo vindo de mim que não sou religioso e primo pela racionalidade (ou pelo menos tento), mas acho que todos podemos ajudar esta equipa se transmitirmos toda a nossa força e energia. Não vejo motivo para esta equipa estar nesta situação, a não ser um motivo transcendente.
Outra coisa a salientar é que não é a primeira vez que o Portimonense está em situação difícil nos últimos anos, e sempre conseguiu dar a volta por cima. Até mesmo o cenário de ruptura financeira parece estar ultrapassado.
Descida: cenário que não quero acreditar
O que acontecerá se descermos de divisão? Não é o fim do mundo. De facto, até poderá contribuir para pensarmos a nossa estrutura e mais facilmente (com menos recursos) por em prática um plano de crescimento sustentado e baseado na aposta forte nos nossos jovens. Haverá sem dúvida espaço para enquadrar na equipa alguns dos jovens que têm estado a mostrar valor, e que nos últimos 6 jogos fizeram uma recuperação notável.
Espero que se um cenário deste tipo se confirmar, a direcção continue com o seu projecto e não se deixe influenciar pelos resultados imediatos que muitos exigem. Espero também que façam uma análise do trabalho da equipa técnica, e que não a substituam apenas pelos maus resultados, mas pelas capacidades demonstradas que só quem está de perto com a equipa saberá analisar.
Será importante também que se mantenham os apoios do município e os apoios dos empresários, pois estou em crer que neste momento o clube não é sustentável sem a ajuda das forças vivas da cidade, e terá que criar estruturas e meios de auto-sustentação, acima de tudo por dar uma imagem de credibilidade e, muito importante, de não pedir apenas, mas dar algo aos associados e adeptos, fazê-los sentir que o nosso clube é de facto de utilidade pública.
2 comentários:
Ruben, grande post. As tuas palavras fazem todo o sentido e fazem-me crer que, independentemente do que possa vir a acontecer, o Portimonense está a criar bases para voltar a ser um grande clube. Embora na 1ª fase da temporada, quando eramos falados pela grave crise financeira que atravessámos, estivessemos melhor posicionados na classificação, penso que nestas 8 jornadas que restam o trabalho deste grupo vai ser premiado e a recuperação será uma realidade. Ponham os olhos nos Juniores... FORÇA PORTIMONENSE!
Equiparo a nossa crise a do Vitoria de guimaraes na epoca passada,com uma grande equipa desceu de divisão.
Enviar um comentário