Depois de termos recordado os nomes mais sonantes que perfumaram os relvados com as cores do nosso clube, que tal puxarmos pela memória e relembrarmos outros que possam ter caído no esquecimento...
Por acaso lembram-se dos seguintes nomes!!??
Carlinhos, médio brasileiro ex-Belenenses, clube com o qual devido a esta contratação levaria a um corte de relações entre ambas as direções.
Santis, ponta de lança espanhol que vinha rotulado de goleador e que chegou a fazer dupla com Luciano.
Padinha, médio ex-Benfica que nunca passou de uma eterna promessa e que não chegou também a vingar no nosso clube.
Varela, avançado proveniente dos Distritais e que trabalhava na construção civil. Acabou também por passar despercebido.
Adelmiro, avançado também proveniente dos Distritais que passou pelo nosso clube e que desapareceu sem deixar rasto!
Guerreiro, defesa esquerdo de etnia cigana que com 18 anos chegou a ser titular num início de temporada mas que por razões disciplinares acabaria por ser afastado.
Tchulass, médio caboverdiano que não se adaptou a Portimão e que acabou por não ver concretizado o desejo de se afirmar no futebol europeu.
Kachmerov, avançado búlgaro que alinhou no Portimonense na última época que fizemos na então Primeira Divisão em 1989.
O meu amigo Palecas, filho do empresário e antigo jogador do nosso clube Valter Ferreira. Avançado que tinha passado pelo Vitória de Guimarães e pelo Estrela da Amadora e que assinou pelo Portimonense por alturas do Natal. Mais tarde tornar-se-ia internacional ao serviço da seleção de Macau.
Simeonov, médio búlgaro que chegou a Portimão com Guetov mas que não chegou a aquecer o lugar.
José Pedro, extremo rapidíssimo que fez parte de uma das melhores equipas do Portimonense.
Nélson, médio brasileiro que viria a falecer no Brasil de enfarte.
Adalberto, extremo de grande qualidade proveniente das escolas do Torralta que também viria a falecer anos mais tarde, numa altura em que representava o Belenenses.
Salomão, médio brasileiro que chegou a Portimão na companhia de Luciano.
Diop, médio senegalês que chegou acompanhado de Karim.
Agora é só puxar pela cabeça ou ir ao baú das recordações porque nomes não faltam...
9 comentários:
De ver jogar, só me lembro de alguns nomes mais recentes, da década de 90 em diante.
Na parte positiva, o Humberto, Alex Afonso, Braulio antes de se lesionar, o incansável e muito criticado Rui (sem pescosso) Alves, o defesa esquerdo Garret, o Edmilson, o Padinha, o Barbosa, Sérgio Camacho (lento, mas com grandes pormenores), o central Mendão (fez duas excelentes épocas), Rui Loja, enfim ... tantos.
Pela negativa, o mítico Morgado, jogador a quem os colegas de equipa evitavam passar a bola, Serge Benzeme, Jimmy, Alex Rodrigo, Chiquinho Conde (2 golos em 34 jogos), Marcos Gaúcho (que se descrevia como tendo a força do Tyson e a técnica Vieri), Tchulass, Brandão, Sylvan, Nelson Afonsca (uma vez enganou-se e fez um poker)
O Alex Rodrigo foi o pior avançado que eu já vi no Portimonense!!! Gostava do Jimmi. E o capitão Heldér Clara!!??? O que vocês acham????
Aqui vão mais uns quantos para o monte:
Kharim, Edinho, irmãos Reina (João e Luis),Luis Saura, Delgado, Voynov, Carlos Alberto, o meu amigo Calu (que pena aquele acidente estupido), Floris (que se vendeu ao Torrense no 1º ano que o PSC desceu de divisão) entre outros....
Vou dizer aki umas quantas feras, um ke era do tempo do Voynov e companhia, chamadi Hernany (tinha uma permanente loira) o Mendes (treinador do Lagoa) Edson (Tempo do Filipe Moreira) e Humberto (lembram-se, ainda foi ao Vit. Setubal) Nuno Abreu e Jorge Cordeiro ex-slb, o Delgado!! O Cartaxo, defesa esquerda (só jogava no PSC e no Famalicao) Luis Loureiro (agora Estrela) o Peter Star ( ex-belenenses) Edinho!!!!Portela (emigrou para os açores) e um chamado Michel (cabelo loiro, acho ke foi dps para os Açres) cabelo á tegela. Fera mesmo...
Alguns dados curiosos sobre alguns dos nomes referidos:
O Santis era chileno, embora tenha vindo de um clube espanhol (Múrcia)
O Varela ainda joga (é verdade!!), no Nave Redonda, um clube dos distritais de Beja, e passou por vários clubes do Algarve (Messinense, Lagoa, Parchalense e outros)
O Adelmiro também ainda joga, no Salir, e na época passada ajudou o Campinense a subir à 3ª Divisão. Já passou pelo Almancilense e Lagoa, entre outros.
Helder Clara passou ao lado de uma grande carreira, visão de jogo excelente e uma dedicação ao clube pouco vista hoje em dia.
é disto que o Portimonense se orgulha dum que se vendeu ao Torrense, doutro que fez 2 golos em 34...enfim!! Falem dosque se salientaram não sejam so saudosistas nem negativos..tivemos grandes jogadores e grandes quer dizer miticos!!! a nossa historia está escrita!!! falta retoma-la no ponto onde se entregou o clube a bandidos e que o iam fazendo desaparecer, felizmente que estes directores têm visão de futuro !!! Força Fernando Rocha, não ligues a estes tontos que so querem mesmo é o mal do Clube e por os pés cá dentro para mamar dinheiro sem fazer nenhum!!!!!!
Guetov
Bezinsky
Aurélio
Vital
Figueiredo
Simões
Balacó
Dinis
Barão
Forbs
Nuno Valente (tb jogou em Portimão, não foi?)
Pita
etc, etc...
Então e a equipa de 81/82, que teve 6 internacionais num jogo com o Brasil. Nomeadamente: Damas, Coelho, Murça, Paulo Rocha, Amilcar e Norton de Matos. Ficamos em 6º lugar ja com o Artur Jorge como treinador depois de terminar a 1ª volta só com 5 ou 6 pontos com o Manuel de Oliveira como treinador.
Enviar um comentário