terça-feira, 26 de junho de 2007

Taça da Liga (Taça Carlsberg)


O Portimonense é um dos intervenientes na nova competição da Liga Profissional de Clubes e patrocinada pela Carlsberg.


Hermínio Loureiro considera que a Taça da Liga vai "potenciar o aumento das receitas dos clubes", para além de vir preencher uma "lacuna" do Futebol português.

ASF A Taça da Liga vai ser apresentada hoje, em Copenhaga, sede do principal patrocinador da nova competição, a Carlsberg. O presidente da Liga de clubes, Hermínio Loureiro, já se encontra na Dinamarca e defendeu hoje que a prova, "para além de vir preencher uma lacuna no Futebol português, vai também contribuir para um aumento de receitas dos clubes que militam nas competições profissionais.Desde o primeiro dia, temos procurado encurtar as distâncias. Não queremos fazer um nivelamento por baixo. Queremos que os clubes de menor dimensão sejam cada vez maiores, criando condições para que eles possam aumentar o número de sócios e adeptos e também para que potenciem o aumento das suas receitas", frisou Hermínio Loureiro. A Taça da Liga arranca em Agosto e termina no sábado de Páscoa de 2008. Trinta e nove jogos, divididos em seis eliminatórias, este o figurino da nova competição.

A prova inicia-se com a participação de 16 clubes da Liga de Honra, que disputarão entre si numa única mão, realizada no terreno das formações piores classificadas, a passagem para a segunda fase.O primeiro critério para desempate, na fase de grupos, será o número de golos marcados. Com esta regra, os organizadores pretendem que as equipas privilegiem um futebol ofensivo.
Os emblemas vencedores defrontarão posteriormente os oito piores classificados da primeira Liga, disputada também numa única mão, no estádio da equipa da Liga de Honra.
A terceira eliminatória, cujo vencedor será igualmente determinado numa mão, será disputada entre as formações que se apuraram para esta fase e os primeiros oito melhores classificados da Liga principal.
As equipas que ganharem, qualificam-se para a quarta ronda, que inclui quatro jogos, disputados em duas mãos, apurando as quatro equipas para a fase de grupos. A última fase da prova será constituída pelo grupo de quatro equipas, que defrontam entre si numa única volta. O terreno de jogo será sorteado, ficando cada emblema com a garantia de que actuará pelo menos uma vez no seu estádio.
Os dois primeiros classificados qualificam-se para a final, que se realizará em campo neutro (Estádio do Algarve).

Sem comentários: