terça-feira, 24 de julho de 2007

Um jogo com quase 20 anos

Na última época em que o Portimonense andou pela 1ª divisão (89/90) houve um jogo que me marcou. Creio que a todos os Portimonense. E já agora ao Sr. Pinto da Costa...

Refiro-me ao Portimonense-FC.Porto, que os nortenhos acabaram por ganhar 1-0 quebrando uma série de anos a obter resultados negativos no nosso terreno. Mas não foi um jogo imparcial.

Arbitrado por José Guímaro (detido anos depois por envolvimento em casos de corrupção), este jogo teve uma série de casos escandalosos em que o Portimonense foi sistematicamente penalizado. Digo eu (porque vi!) que não existiria nenhuma possibilidade de conseguirmos pontuar naquele jogo. Irritante e frustrante porque até jogámos bem!

Os sócios indignaram-se. No final do jogo aglomeravam-se em frente ao portão do estádio com insultos aos árbitros e toda a equipa do F.C. Porto. Voavam pedras que partiram vidros do autocarro. Uma delas começou o movimento ascendente e tive o cuidado de a seguir com os meus próprios olhos: aterrou precisamente em cima da cabeça do Sr. Pinto da Costa, o que fez o autocarro avançar a alta velocidade para o antigo Hospital Distrital de Portimão.

No dia seguinte, em entrevista à televisão, Pinto da Costa exibia um penso na cabeça. O Portimonense desceu de divisão nesse ano e nunca mais voltou...

Lembram-se disto?

10 comentários:

Anónimo disse...

Isso é orgulho para alguem ? as coisas boas sim são para recordar.

Anónimo disse...

A Corrupção dessa gente podre ainda continua hoje em dia..

PINTO DA COSTA INFAME!

Anónimo disse...

Rui águas recupera uma bola a meio campo com a mão, e foi dessa "recuperação" de bola que nasceu o único golo do encontro.

Algarvio Marafado disse...

Ainda hoje fala-se que a culpa do portimonense estar onde está é do sr Pinto da Costa.Não digo que não tenha descido por isso mas a verdade é que já não tinhamos condições para andar na 1ª divisão e todos os anos que passamos quer na 2ªliga quer na 2ªB demonstraram que o clube passava por dificuldades que nada têm a ver com a sr Pinto da Costa.Alias o FCP até foi dos clubes que mais ajudou o Portimonense com jogadores emprestados como acontece actualmente.

guetov disse...

Quem recuperou a bola com a mão foi o Rui Àguas ou o Demol? Pior foi um lance que o Skoda deixa a bola sair para depois efectuar o lançamento e passa por ele um jogador do F.C.Porto e após a bola tranpor por completo a linha lateral transporta-a com o fiscal de linha mesmo ao lado a mandar seguir jogo! Isto perante o olhar perplexo do Skoda...

Anónimo disse...

ha uns tempos fiz um comentario sobre o que se passou neste jogo e o que aconteceu depois dixo,e voces colaboradores nao deram ouvidos e dixeram que nao tinha muito a ver que nao tinha sido ele e agora fazem um post sobre isso?mudaram a vossa opiniao?ja agora porque
FORÇA PORTIMONENSE

Toy Marafado disse...

Foi realmente uma vergonha que ajudou a empurrar o Portimonense para a 2ª divisão...
Agora olhamos em frente. É como diz o ditado: "o passado não move moínhos". As relações entre os dois clubes são as melhores, até temos um Presidente muito amigo de Pinto da Costa. Ás vezes não vale a pena pensar muito nestas coisas pois elas não nos levam a lado nenhum.
Há quem fale em coincidências, eu não acredito muito em coincidências...e desde este ano que nunca mais voltamos à 1ª divisão...

Bruno disse...

O nosso clube a bem dizer teve parado no tempo quase 20 anos e a culpa nao foi do Senhor Jorge Nuno Pinto da Costa...finalmente agora tamos a caminhar rumo ao futuro...podemos até ter descido por causa desse Senhor...

NC disse...

O Portimonense prejudicou-se a ele próprio.

Até se calhar ele ajudou à descida, mas o clube se fosse bem gerido na altura, conseguia dar a volta por cima.

P. disse...

Miguel,
Não nos podemos orgulhar de violência. Não foi com esse objectivo que recordei este jogo. Mas cumprimos a nossa pena: o nosso estádio ficou interdito alguns jogos. O Toy já recordou um desses jogos, contra o Benfica, em Setúbal.

Algarvio Marafado,
Perfeitamente de acordo, o clube ja estava moribundo. Aquilo já não andava bem.

Anónimo,
Convidaram-me para colaborar neste blog há cerca de uma semana. Sou visitante assíduo há cerca de um mês. Portanto desconhecia que já existia um artigo idêntico anterior. Queira recuperá-lo, terei o maior gosto em ver como outras pessoas sentiram aquela noite.

Tenho em casa um livro de autógrafos com muitos dos clubes que vieram a Portimão nesse ano. Um dia mostro-o. O Porto está incluído.

Abraço
Pedro S.