quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Era uma vez...
Nos últimos anos muitos foram os Presidentes que passaram pelo Portimonense, uns com passagens mais ou menos meritórias do que outros.
Alguns deixaram obra feita, outros não deixaram boas recordações aos adeptos Portimonenses, no entanto acredito que todos deram o seu melhor em prol do Portimonense.
Recordo aqui alguns nomes bem conhecidos das gentes de Portimão, desde o polémico Manuel João ao actual Presidente Fernando Rocha.
Não pretendo com este post ferir susceptibilidades nem levantar qualquer tipo de polémicas, apenas lanço um desafio aos nossos leitores para que recordem alguns episódios caricatos relativamente aos diversos Presidentes ou que simplesmente emitam a sua opinião acerca dos mesmos.
Manuel João, foi o único Presidente a levar o Portimonense a uma prova europeia. Ficou conhecido pela inimizade com Pinto da Costa, o que segundo muitos valeu ao Portimonense um bilhete sem volta para os escalões inferiores do nosso Futebol, onde ainda hoje permanece. O despedimento de Manuel de Oliveira após uma goleada histórica no Barreiro foi um de vários episódios caricatos deste polémico Presidente. Deixou o clube numa situação insustentável, à beira da extinção!
Alberto Estêvão, possibilitou ao Portimonense um equilibrar de contas, fruto de uma gestão bem conseguida. Tornou o Portimonense sustentável após longa travessia na 2ª "B". Esteve bem perto de fazer o Portimonense regressar ao escalão principal, no entanto, estranhamente, o Portimonense acabaria por não subir ao desperdiçar pontos frente a equipas condenadas à descida.
António Pedro, homem ligado à rádio com uma passagem sem brilho pela Presidência Portimonense. Recordo-me pouco deste Presidente. Peço desde já desculpa aos nossos leitores mas não consegui arranjar uma foto de António Pedro, pese uma pesquisa exaustiva.
João Sintra, avançou para a Presidência do Portimonense quando se adivinhava um vazio directivo. Evitou o fecho de portas, no entanto pautou o sua gestão por um discurso utópico. Foi sempre um homem muito isolado, incompatibilizando primeiramente com a Câmara local e depois com os membros da sua Direcção. Deixou o clube numa situação insustentável, num "reinado" minado por ameaças de greve dos jogadores e até por denúncias na PJ.
Fernando Rocha, actual Presidente do Portimonense, eleito em 9 de Outubro de 2006. Bem relacionado com o Presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz Afonso, conseguiu em menos de um ano de Presidência concretizar projectos há muito guardados na gaveta. Fez parte do elenco de Estêvão no Portimonense e também fez parte da lista de Pinto da Costa no F.C.Porto. Procura fazer regressar o Portimonense ao escalão principal, tendo apostado em Luís Martins para ser o treinador deste projecto. Os resultados obtidos pela equipa sénior não têm sido tão positivos como o trabalho que a Direcção liderada por sí está a realizar.
Espero que todos os leitores do Blog do Portimonense opinem, recordando episódios que fizeram a história do nosso Portimonense!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
O Portimonense só é o que é actualmente por causa da Camara Municipal,em vez de apoiarem de igual maneira todos os presidentes que passaram pelo Portimonense,so apoiam os que lhes convem
Relativamente ao jogo do Barreirense, os jogadores jogaram com motivação extra pq já sabiam que o Sr. Manuel de Oliveira ia ser despedido. Daí a exibição e o resultado!
MANUEL JOAO " UM BLUFF"
SERA QUE FOI ESSE GRANDE PRESIDENTE COMO DIZEM ? SENAO VEJAMOS:-
QUANDO ABANDONOU A PRESIDENCIA DEIXOU O CLUB NA BANCARROTA
NAO TINHA UMA UNICA FONTE DE RECEITAS
OS APARTAMENTOS QUE RECEBEU DOS CONSTRUTORES FORAM TODOS DIREITINHOS PARA OS JOGADORES
ACABOU COM A ESPLANADA DO PORTIMONENSE EM FRENTE A SEDE
NAO MELHOROU O ACTUAL QUIOSQUE
A UNICA COISA QUE FEZ FOI OBRAS NO ESTADIO NUNCA CONCRETIZANDO NEM A COMPRA NEM A POSSE DO MESMO
DEIXOU DE PAGAR A RENDA DO MESMO
E COM ISSO A SITUACAO QUE VIVEMOS
NA EPOCA ANTERIOR E INICIO DESTA
PARA JA NAO FALAR DOS ANOS ANTERIORES
FOI UM GRANDE DIRIGENTE
PARA MIM NAO
CUMPRIMENTOS
Mas se o Portimonense hoje é sem duvida um grande clube deve em grande parte o Manuel João , claro que as grandezas pagam-se caro , quando não há projectos de sustentem, dentro do seu estilo foi bom , nos tempos das vacas gordas.
Nesse caso...
O Manel João deixou o clube na ruína mas apresentou resultados.
Fernando Rocha salvou-nos da ruína mas não nos consegue pôr nos primeiros lugares :)
É escolher entre estes dois tipos de gestão diferentes :)
Cumps,
Pedro S.
Coisa linda...afinal de contas temos visto o nosso portimonense nos ultimos anos nos primeiros escaloes...e afinal de contas o problema é que a equipa senior nao apresenta resultados....lololo...como é possivel
nao se esqueçam que o senhor queria entregar as chaves do club a camara e governo civil. e o grande aproveitamento(furtuna) pessoal que fez a conta do PORTIMONENSE (OU FOI HERANCA DOS +PAIS)
E agora pergunto eu. Qual é o futuro?
Quando teremos no Portimonense um gestor profissional, pago para o seu trabalho?
Quando deixaremos nós de depender e de estar sujeitos ao poder camarário?
Quando deixará o Portimonense de servir para branquear negócios obscuros, para aproveitamento pessoal?
Acho que faltou aí uma referência a Manuel Callapez, um presidente ainda anterior a Manuel João, que foi o presidente que levou o PSC à primeira divisão, se não me engano na época de 78 ou 79.
Quanto às fotos destes homens estão emolduradas na sede do clube. É uma questão de pedir a alguém que as forneça.
Se me permitem, é de um profundo mau gosto aquilo que se pode ler nas entrelinhas! Senão fosse esta Direcção por onde andaria o Portimonense? Sinceramente, penso que já teria sido extinto ou então estaria a jogar nas Distritais!
Com todo o respeito aos restantes Presidentes (sobretudo ao Engº Alberto Estevão), Fernando Rocha íniciou um projecto ganhador, liderado por pessoas competentíssimas, que a médio prazo dará frutos! Não tenho a mais pequena dúvida que estamos muito bem servidos em todas as áreas! FORÇA PORTIMONENSE, FORÇA FERNANDO E COMPANHIA!
O portimonense teria sido extinto se o Sintra nao aparecesse a 3 anos isso sim e se o Portimonense estava no estado que estava foi porque a camara municipal assim o quis
amigos,
acreditem que o portimonense nunca seria extinto se o Sintra nao aparecesse, nem nunca sera extinto!
E na minha opiniao o Sintra foi a pior coisa que poderia ter acontecido ao PSC.
Graças a Deus que o Rocha e o Rebelo avançaram.
Força! Estao a fazer um optimo trabalho!
Deus não !!!!! foi o Carito!!!
Enviar um comentário