domingo, 28 de outubro de 2007

Entrevista com André "Men" Figueiredo

Sempre de Portimonense ao peito!


Uma equipa com futuro!


Em acção numa reposição pela linha lateral.


Muita garra e muita determinação! Eis o André.


O Blog do Portimonense apresenta o terceiro elemento da nossa equipa de Júniores, o lateral André "Men" Figueiredo. No futebol moderno um jogador polivalente que com alguma facilidade se adapte a várias posições é uma mais valia. André tem estas características, o que lhe poderá abrir as portas do plantel profissional. Integra o Portimonense desde os 5 anos e sempre representou o nosso clube. Será justo prestar-lhe esta homenagem e ficarmos a conhecer melhor um atleta que representa desde sempre as nossas cores.


Entrevista com André "Men" Figueiredo
por Pedro "Guetov" Azevedo


BdP: Começaste a jogar ainda muito novo, aos cinco anos, conta-nos como foi o teu percurso até hoje?
A.F:"Bem como já disseste, comecei a jogar com 5 anos no Portimonense, mais precisamente no velhinho ringue do estádio. Foi um percurso bem sucedido ate porque é isto que eu sempre quis fazer".

BdP: Por alguma razão em particular escolheste o futebol ou em determinada altura do teu percurso levantaste a hipótese de escolher outra modalidade enquanto praticante?
A.F: "Que me lembre não. Mas quando era escola lembro-me do meu pai me tirar do futebol e pôr-me na natação. Ali sentia-me "como um peixe fora de água",não era aquilo que eu queria, queria era jogar à bola, e lá voltei para o Portimonense".

BdP: Que opinião tens sobre os treinadores que tens encontrado até hoje? Gostavas de deixar alguma mensagem a algum deles?
A.F:"Foram treinadores que me marcaram porque foram os primeiros. Falo do mister Diamantino nas escolinhas que passados estes anos todos quando me vê na rua ainda me reconhece, falo também do mister Domingos dos Infantis, aprendi muito com ele. Já nos Iniciados e Juvenis penso que eram as alturas fundamentais para cada um de nós aprendermos mais coisas, e penso que isso raramente aconteceu, pois nessa altura jogava-se muito pontapé para o ar e os treinadores preocupavam-se mais com os resultados do que com a formaçao dos jogadores. Já nos Juniores com esta Equipa Técnica, o trabalho que tem sido realizado por eles é excelente".

BdP: Sei que já representaste a Selecção do Algarve e foste igualmente Campeão Distrital, quais são as tuas melhores recordações destes momentos que de certo nunca esquecerás?
A.F: "Em termos de Selecção do Algarve apenas fiz treinos quando era Infantil, Iniciado e Juvenil, mas foram boas experiencias. Fui Campeão Distrital em escolas, Infantil e Juvenil de 1º ano... Acho que não existem palavras quando se é Campeão, é uma alegria imensa, apesar de ser a nÍvel distrital."

BdP: Qual o teu melhor momento até hoje e já agora o pior também?
A.F: "Melhores momentos: Em Infantil quando ganhámos 6-3 ao Almancil e marquei 3 golos. Quando era Juvenil de 2º ano a manutenção na Iª Divisao Nacional com golo do Kiko no último minuto. Piores momentos: Sem dúvida a descida de Divisão o ano passado."

BdP: Quando fizeres a passagem para os Séniores, que objectivos te propões alcançar? Acreditas que poderás vir a fazer parte do plantel profissional, ser emprestado ou prosseguir a carreira com outro emblema ao peito?
A.F: "Eu este ano estou a apostar tudo para que que isso aconteça! Sei que é dificil, mas penso que se trabalhar e acreditar pode ser que veja o meu esforço recompensado, e se isso acontecer no clube do coração ainda melhor !"

BdP: És um polivalente, podes alinhar a extremo ou a lateral tanto do lado direito como do esquerdo. Pensas que são estes os teus melhores argumentos para convenceres os responsáveis da equipa sénior a apostarem na tua inclusão no grupo principal?
A.F: "Isso não sei. O mister Vitor Pontes e restante Equipa Técnica é que sabem."

BdP: Analisando-te a ti próprio, diz-nos quais são as tuas melhores qualidades enquanto atleta e também os teus pontos fracos?
A.F: "Penso que melhores qualidades, jogar bem com os dois pés, que sempre foi algo de útil no mundo do futebol, o remate e a corrida. Pontos fracos penso que defensivamente tenho que melhorar. Mas isso deixo sempre para as outras pessoas, isto é, voçês é que podem avaliar melhor um jogador."

BdP: Como vês a prestação da equipa júnior até agora e até onde poderão chegar na classificação? Acreditas que possam subir de divisão?
A.F: "Temos um grupo fantástico! Já nos conhecemos há bastantes anos e isso ajuda ainda mais no sucesso da equipa. Penso que poderíamos estar melhor classificados não fosse aquele empate em casa com o Sesimbra e aquela derrota em Moura. Mas ainda vamos a tempo de redimir esses pontos perdidos. O objectivo é sem dúvida a subida e vamos lutar até ao último minuto por isso. Depois o que vier por acréscimo é sempre bem-vindo, ou seja, sermos campeões."

BdP: Os reforços brasileiros foram bem aceites pelo grupo? Que opinião tens do Rafael, um jovem de quem se diz ser um excelente jogador apesar de ser ainda muito jovem?
A.F: "São jogadores muito bons que bem trabalhados vão ser muito úteis ao Portimonense. Quanto ao Rafael, penso que com aquela idade ter aquela técnica e aquela condição física..., vai chegar bastante longe!!"

BdP: Esperavas mais da prestação da equipa sénior? Achas que os resultados obtidos na Taça da Liga representam melhor aquilo que a equipa realmente vale?
A.F: "A equipa é muito jovem mas com valor e com vontade de mostrar à Liga Vitalis que também tem uma palavra a dizer. Os jogos da Taça da Liga, a eliminar, onde os jogadores têem a consciência disso e dão tudo em campo. Temos uma boa equipa."

BdP: Quais são as tuas maiores referências enquanto jogador e quais os teus ídolos?
A.F: "Admiro bastante Cicinho, Kaka e Robinho. Nas referências destaco sem dúvida Rui Costa e Luis Figo."

BdP: Para além do Futebol que objectivos tens em termos académicos e como passas os teus tempos livres?
A.F: "Estou a frequentar o 10ºano (ainda...) e passo os tempos livres como qualquer jovem da minha idade, jogo computador, vou ao cinema, saio com os amigos,oiço musica, etc..."

BdP: Que conselhos recebes dos teus familiares no que diz respeito ao Futebol? Algum deles segue mais atentamente a tua carreira?
A.F: "Eles apoiam-me bastante mas também me avisam que se não vingar no futebol, é na escola que me tenho que focar. O meu pai é sempre aquele que dá mais conselhos, vai ver os jogos todos em casa e fora mas também quando não faço uma boa exibiçao é ele o primeiro a dizer o que fiz mal e o que tenho que melhorar."

BdP: Revela-nos 5 coisas que gostes particularmente e outras 5 que detestes?
A.F: "Gosto de viver a vida com paz, tranquilidade, fazendo aquilo que mais gosto, etc... Não gosto de injustiças nem de mentiras, etc..."

BdP: O teu maior sonho é...
A.F.: "O meu maior sonho é ser jogador profissional de futebol."

BdP: Que opinião tens sobre o Blog? O que mais aprecias nele e também o que mais te desagrada?
A.F: "O Blog está muito bem estruturado e bem organizado, existe alguma informação que muitas pessoas não dão o devido valor. Em termos negativos, são sem dúvida os comentários anónimos que se léem."

BdP: Pensas que o Futebol jovem do Portimonense está bem estruturado? Tem vindo a crescer nos últimos tempos?
A.F: "Nao é por o senhor presidente Fernando Rocha estar à frente do clube agora que vou falar dele, mas penso que tem feito um esforço tremendo em relação às Camadas Jovens. O Campo dos 2 Irmãos é exemplo disso ,temos ali um excelente campo de treinos."

BdP: Deixa uma mensagem a todos aqueles que passam pelo Blog.
A.F: "Vê-se muitos comentários anónimos, peço que antes de escreverem qualquer coisa pensem antes naquilo que vão colocar."

BdP: Se pudesses dirigir o Portimonense durante 24 horas quais seriam para ti as tuas primeiras decisões/medidas a levares a efeito?
A.F: "Pergunta dificil, pois um dia é muito pouco. Mas a primeira coisa que fazia era ver o que estava mal e tentava melhorar."

Termina assim este entrevista com mais um dos nossos jovens jogadores a que desde já agradeço a sua pronta colaboração. O Blog do Portimonense fica a torcer pelo sucesso do André "Men" Figueiredo, um puto à maneira!

6 comentários:

Anónimo disse...

o que é feito do joao que era guarda redes? ainda ai esta? o sapateiro é melhor que ele?
lembro me que ele defendia muito e que era sempre o titular da selecçao

Paulo disse...

Ganda Men um MIUDO que até nos treinos se ve a trabalhar em prol da equipa e sem ondas continua a trabalhar e conseguirás atingir o teu sonho.
Força André

Anónimo disse...

Como qualquer jogador que integra o plantel de Juniores, têm caracteristicas que o podem levar a concretizar o seu sonho. Companheiro torço para que esse teu sonho seja concretizado e sempre com muito sucesso.
Terás sempre o meu apoio.

Aquele abraço

Ass: Christian Soares

Anónimo disse...

Ó men, dedica-te aos livros sempre!! não deixes a escola...!

Anónimo disse...

O "men" não tem vida para jogar futebol, mas é bom rapaz e determinado, força men!

Anónimo disse...

Não tem vida? lol... que mania de falar mal por falar.