Uma das grandes esperanças do Portimonense, Fábio Sapateiro.
Integrado noutro plantel mas sempre como dono das redes portimonenses.
A união de um grupo que com o apoio de todos vai subir de divisão!
Integrado noutro plantel mas sempre como dono das redes portimonenses.
A união de um grupo que com o apoio de todos vai subir de divisão!
ENTREVISTA COM FÁBIO SAPATEIRO, MAIS UM JOVEM EM DESTAQUE!
por Pedro Azevedo "Guetov"
O Blog do Portimonense apresenta mais uma das jovens promessas do nosso clube, o guarda-redes Fábio Sapateiro. Depois de Christian Soares, chega agora a vez de outro jovem que faz parte do plantel Júnior mas que foi chamado por Luís Martins aos trabalhos da equipa sénior (Nota: Esta entrevista foi feita antes da saída do Prof. Luís Martins e por essa razão os leitores haverão de compreender algumas perguntas efectuadas).
Há quem o considere como um forte candidato a defender as nossas balizas nos anos mais próximos, o que seria um excelente e um merecido prémio para um jogador que defende as nossas cores desde os Infantis.
BdP:Fábio, és sem qualquer dúvida uma grande esperança para o futuro do nosso clube. Fala-me de como começou a tua ainda curta carreira e como foram os teus primeiros passos no Futebol.
FS: "Eu iniciei a minha ainda curta carreira, com dez anos, num clube muito modesto, da agora 2ªDivisão Distrital de Setúbal, A.D.Q.C. (Associação Desportiva da Quinta do Conde). Depois de concluída uma época ao serviço desta equipa, mudei-me para Portimão, por motivos familiares. Cheguei a Portimão, e fui logo treinar ao Portimonense, onde fiquei desde os infantis B, até aos dias de hoje…"
BdP:Foste sempre guarda-redes ou passaste por outras posições até chegares à baliza?
FS: "No meu primeiro treino, como é normal em qualquer miúdo de dez anos, queria era marcar golos, jogar à frente, mas como só havia um guarda-redes, o meu treinador da altura, Sr. António Pica, a quem desde já queria deixar uma palavra de apreço e um abraço, perguntou-me se eu gostava de ir para a baliza, e eu respondi que sim, dirigindo-me para a posição de guarda-redes, da qual nunca mais saí, até hoje."
BdP:Como analisas o teu percurso no Portimonense até à data e quais são os teus objectivos a curto, médio e longo prazo?
FS: "No primeiro ano em que joguei no Portimonense, fui campeão do Algarve em infantis B. No ano seguinte, terminei o campeonato em 4º lugar, penso eu. Em iniciado B, joguei alguns jogos com a minha equipa, realizando a maioria dos jogos pela equipa A, terminando o campeonato em 3º lugar. No meu segundo ano como iniciado, foi o ponto mais alto da minha carreira a nível competitivo, acabámos a 1ªfase em 2º lugar, apurando-nos para a 2ªfase, jogando frente ao Benfica, Leiria e Feirense, tendo ficado em ultimo lugar neste grupo, mas muito enganador este ultimo lugar, pelo que fizemos nesta fase. Em juvenil de 1º ano, lutámos até ao último minuto a permanência na 1ª Divisão Nacional, tendo terminado em 7ª lugar, mas penso que podíamos ter realizado um melhor campeonato. Em juvenil A, lutámos até há penúltima jornada para o apuramento para a 2ª fase, com uma excelente segunda volta de campeonato. Neste ano que já está a decorrer, as expectativas são altas, com o objectivo da subida de divisão."
BdP: Como e quando soubeste que irias integrar os treinos da pré temporada junto com o plantel profissional? E o que sentiste nessa altura ao saberes da novidade? Qual foi a sensação no dia 9 de Julho, na apresentação do plantel ? Quando fizeste o teu primeiro treino com os séniores (presumo que ainda no decorrer da época passada)?
FS: "Algum tempo antes do início da pré-época, o Director Amílcar Delgado, telefonou-me a dizer que ia integrar o plantel sénior na pré-temporada. Senti um enorme orgulho, ao saber que o meu clube acredita nas minhas capacidades, e senti ao mesmo tempo uma grande ansiedade que chegasse esse dia. O meu primeiro treino com o plantel sénior, ocorreu quando eu ainda era juvenil de primeiro ano. Mas com esta chamada surpresa para mim, senti que contavam comigo, o que fez aumentar a minha motivação e orgulho em ver que se apostam nas camadas jovens."
BdP: Sentes que este projecto liderado pelo Prof. Luís Martins, profundo conhecedor do Futebol Jovem, pode vir a catapultar alguns jogadores formados nas Camadas Jovens para a equipa principal?
FS: "Penso que sim, e espero que sim, porque o objectivo de qualquer jogador que integra os planteis de formação do Portimonense, tem como meta, chegar ao plantel profissional. Penso que o projecto liderado pelo Prof. Luís Martins, é muito enriquecedor para o clube, e espero que me possa catapultar para o plantel sénior, como catapultou outros jogadores, como João Vítor e Ruben Fernandes. Espero ainda que outros jogadores que fazem comigo formação possam a vir integrar o plantel sénior."
BdP: O que sente um jovem como tu ao treinar com Mário Felgueiras, Michael Etulain e Nuno Ricardo, por muitos considerado o melhor lote de guarda-redes das equipas da Liga de Honra?
FS: "É com muito orgulho que treino com este lote de grandes guarda-redes, porque são os três muito bons, com mais notabilidade para Mário Felgueiras, porque é um jogador que já há muito que acompanho a sua carreira, em campo, ou fora dele, nos simuladores de futebol. Mas penso que cada um é grande à sua maneira. Pessoalmente acho que são bons companheiros, e apoiam-me muito, ajudando-me a melhor de dia para dia, procurando eu estar sempre atento ao que eles fazem e ao Treinador de guarda-redes, Rui Correia, para aprender o que puder com pessoas que já sabem muito de Futebol."
BdP: Até onde pode chegar o Portimonense em Júniores A no decorrer desta temporada? Se subirem à Iª Divisão para o ano e devido à tua idade continuarás a defender as nossas redes, que objectivos poderemos aspirar junto das melhores equipas nacionais?
FS: "A subida de divisão é o grande objectivo desta equipa, e tudo o que vier a mais (campeão nacional da 2ªdivisão), vem por acréscimo. Para o ano, se se concretizar o nosso objectivo, penso que iremos realizar o melhor campeonato possível, dado que este conjunto de jogadores é muito bom."
BdP: Que opinião tens dos elementos que constituem o plantel desta temporada (pareceu-me um grupo muito unido à imagem daquilo que se pode observar nos séniores) e da equipa técnica liderada pelo Prof. José Augusto?
FS: "Este grupo já vem junto, desde há muitos anos (o Kiko, Pargana, Hernãni, Armando, Sthefan, Men, Santana, Daniel, João Gomes e peço desculpa se me estou a esquecer de alguém) o que nos torna muito unidos, criando um clima familiar à nossa volta, não somos só colegas de trabalho no futebol, como somos grandes amigos fora do futebol. Quanto à equipa técnica, acho que são muito profissionais naquilo que fazem, nota-se que vivem cada segundo para alcançarmos os nossos objectivos, transmitindo um grande nível de confiança e respeito a todos nós, o que faz de nós uma grande FAMÍLIA. Gostava de realçar a paciência e a admiração que tenho pelo meu treinador de guarda-redes, António Sagreiro, que me acompanha desde o meu primeiro dia neste grande clube."
BdP: Os reforços brasileiros Codó e Rafael foram bem integrados no grupo e revelam ser mais valias para o plantel?
FS: "O Rafael por motivos burocráticos ainda não pôde jogar por nós, e por isso ainda não pode realizar jogos oficiais, tendo já feito alguns jogos de pré-época, tendo sido bem integrado. Quanto ao Codó e ao Diego, são mais valias para o nosso plantel, dado o seu potencial, e mostraram vontade de se integrarem, o que já sucedeu."
BdP: Presumo que tenhas outros objectivos para lá do Futebol. Pretendes seguir Desporto ou tens preferência por outros campos?
FS: "O meu grande objectivo de vida e o meu sonho é ser jogador profissional de futebol. Se tal não ocorrer (espero que não suceda), espero ficar ligado ao futebol noutras áreas. Neste momento, estou no curso de marketing."
BdP: Aqueles que te rodeiam (família, amigos, namorada, etc) apoiam-te incondicionalmente enquanto atleta e costumam dar-te conselhos ou tentam deixar-te o mais à vontade possível para que nunca te sintas pressionado?
FS: "Penso que é um pouco das duas, porque tentam-me apoiar ao máximo, acreditando nas minhas capacidades. O meu Pai é o principal comentador das prestações dentro de campo, porque também foi jogador de futebol, na segunda divisão nacional (actual liga Vitalis) e faz-me ver muita coisa acerca do mundo do futebol."
BdP: O Fábio extra Futebol gosta de...
FS: "Jogar Playstation, ver TV, sair com os amigos, namorada, família, e estar no computador."
BdP: Que jogadores mais admiras tanto em termos Nacionais como Internacionais?
FS: "Os jogadores que eu mais admiro são: Buffon, Casillas, Quim e Moreira, na minha posição. E jogadores que não são da minha posição: Kaká, Cristiano Ronaldo, Quaresma, Simão, entre outros…"
BdP: Que outras modalidades e atletas mais admiras fora do Futebol?
FS: "Gosto de tudo o que esteja ligado ao desporto, mas o que me fez vibrar mais recentemente, foi o desempenho da selecção nacional de Rugby, dando um grande orgulho ao nosso País. E admiro todos os atletas nacionais e alguns internacionais, como por exemplo, Roger Federer."
BdP: Tu que és um jovem, que opinião tens de num curto espaço de tempo Portugal em termos de Seleção ter voltado a mostrar-se bastante indisciplinada como foram os casos de Zequinha no Mundial de Sub-20 no Canadá e o agora mais recente caso da agressão de Scolari a um jogador Sérvio?
FS: "Penso que as duas atitudes são um pouco diferentes, mas de certa forma, iguais. Porque a atitude de Zequinha, foi uma atitude irreflectida, o que demonstrou alguma imaturidade, o que é inaceitável para um jogador de alto nível, que representava, na altura do sucedido as cores nacionais, e sendo visto como exemplo para qualquer jovem jogador, foi uma péssima atitude. Quanto ao nosso seleccionador Scolari, penso que a sua atitude, foi também irreflectida, mas péssima, porque não deu o exemplo que lhe é exigido, visto que representa a Selecção como responsável máximo do futebol português."
BdP: Um onze ideal para ti(podes misturar jogadores nacionais com estrangeiros?
FS: " Guarda-redes: Casillas
DD: Miguel
DE: Roberto Carlos
DC: Ricardo Carvalho
DC: Terry
MDC: Gerrard
MC: Ronaldinho
MC: Kaká
MAD: Cristiano Ronaldo
MAE: Robben
AC: Villa"
DD: Miguel
DE: Roberto Carlos
DC: Ricardo Carvalho
DC: Terry
MDC: Gerrard
MC: Ronaldinho
MC: Kaká
MAD: Cristiano Ronaldo
MAE: Robben
AC: Villa"
BdP: Tenho-te visto na bancada a ver os jogos dos séniores. Estás convicto que o plantel mais jovem dos Campeonatos Profissionais (Superliga e Liga de Honra) vai ainda dar muitas alegrias aos adeptos Portimonenses?
FS: "Sim, porque para além de ser uma equipa jovem, tem um grande valor, acho que irão alcançar o primeiro objectivo do Portimonense, manter-se na Liga Vitalis."
BdP: Costumas passar pelo Blog e se sim, o que mais e menos gostas?
FS: "Costumo visitar o blog diariamente, para estar actualizado sobre as notícias do meu clube. O que mais gosto é a qualidade dos trabalhos que são realizados, o que menos gosto, são alguns comentários infelizes de algumas pessoas."
BdP: Deixa uma mensagem para todos os adeptos.
FS: "Peço um maior apoio ao plantel profissional, mas também aos planteis da formação do Portimonense, porque precisam de todo o apoio da massa associativa, não tendo qualquer custo para assistir aos jogos e não sendo realizados à mesma hora que os jogos dos séniores."
BdP: Que pergunta gostavas que te tivesse feito e não fiz e já agora a resposta...
FS: "Quais os meus objectivos pessoais a longo prazo?
R: Chegar ao plantel principal do Portimonense e ser o nº1 da baliza do nosso clube, jogar no escalão principal pelo Portimonense e representar a selecção Nacional de futebol, que é o meu maior sonho."
R: Chegar ao plantel principal do Portimonense e ser o nº1 da baliza do nosso clube, jogar no escalão principal pelo Portimonense e representar a selecção Nacional de futebol, que é o meu maior sonho."
Termina assim mais uma entrevista exclusiva do Blog do Portimonense, aproveitando a ocasião para desejar os maiores sucessos desportivos ao Fábio e felicidades na vida. Agradecemos as fotos por ele disponibilizadas e estamos todos a torcer para que este jovem formado no Portimonense, consiga um dia alcançar a titularidade no nosso clube. Continuaremos aqui a acompanhar de perto a prestação dos nossos jovens atletas a quem ao logo da época pretendemos dar a a conhecer melhor a todos os adeptos.
6 comentários:
Mais um exclusivo do Blog do Portimonense com a qualidade a que Guetov já nos acostumou.
Grande abraço para ti Fábio, todos nós acreditamos, mais tarde ou mais cedo, que a baliza do Portimonense vai ser tua.
Continua o bom trabalho.
Guetov estou a aguardar ansiosamente o trabalho que vais fazer com os brasileiros do plantel.
Simõesonov, para quando a entrevista com o Nivaldo?
Ele já deu a entrevista ou tu ainda gozas umas merecidas férias?
Grande abraço.
Grande Sapateiro :p
Acredito que vais longe.
Força Puto xD
Abraço
es grande fabinho..
continua a defender as nossas redes assim...
contamos ctg
viva o portimonense...
Grande Guarda-Redes,Grande Desportista, Grande Ser Humano, GRANDE AMIGO!!
Desejo-te todo o sucesso do Mundo ( tu mereces) companheiro e tu com a tua inteligência e qualidade humana e futebolistica de certeza que alcançarás os teus objectivos.
Conta comigo para o que precisares!
Do teu amigo: Christian Soares
Abraços
Enviar um comentário