sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Portimonense 1995/1996

ÉPOCA 1995/1996

No âmbito de recordar temporadas passadas do Portimonense, fui ao baú das recordações recuperar a 1ª de 6 agonizantes épocas no Campeonato da 2ª Divisão “B” – Zona Sul (agora Série D).
Já durante a presidência do Eng. Alberto Estêvão, o Portimonense cairia na última jornada em Torres Vedras, diante do lanterna-vermelha Torreense, decorria a época de 1994/1995, sob o comando do magriço José Torres. Depois de um Campeonato em que o Portimonense foi sempre respirando acima dos lugares de despromoção, dois empates nas últimas rondas condenariam o Portimonense a uma longa travessia no deserto.
O Presidente do Portimonense dessa altura, Alberto Estêvão, viu esta descida como um mal necessário. A Liga de Honra era vista como uma fonte de despesas e o retiro do Portimonense na 2ª Divisão "B" possibilitaria um equilibrar do passivo, que impediu a extinção do Portimonense.
Foram anos de sofrimento, ver o Portimonense, um histórico do Futebol português, fora dos Campeonatos profissionais. Eu, a tentar acompanhar a campanha do Portimonense, tarefa hercúlea face à pouca visibilidade deste Campeonatos, absorvia todo o tipo de informação que ia aparecendo nos Jornais desportivos. Aos domingos, nos dias de jogo em Portimão, colocava-me estrategicamente à janela de minha casa com um pequeno rádio, que tinha que ter a antena colocada de determinada forma, para conseguir sintonizar a Rádio Fóia e conseguir acompanhar os relatos do meu Portimonense!
Foram anos muito duros, que ajudaram a fortalecer o Amor por este clube. Montijo, Barreiro, Amora, Moscavide, Marvila, Tapadinha, muitos foram os campos onde hasteei a bandeira alvinegra, acreditando sempre na minha equipa.
Na época de 1995/1996, José Torres manteve-se no comando do Portimonense. À 3ª jornada sairia, evocando motivos pessoais, após dois empates.
Amílcar Fonseca assumiria o lugar de treinador, numa campanha onde o Portimonense ficou muito longe dos lugares do pódio.
Aqui deixo para consulta alguns dados referentes a esta temporada, nomeadamente dados estatísticos dos jogadores, que são de minha autoria, baseados numa colheita de dados feita nos Jornais "A Bola" e "Record" da altura. Como tal, peço desde já desculpa aos leitores por alguns dos dados apresentados estarem escritos à mão, esperando que sejam perceptíveis.

Plantel 1995/1996


Em cima: Chico Nikita, Rui Barbosa, Moisés, Morgado, Pedro Costa e Piguita;
Em baixo: João Zarro, Hernâni, Delgado, Pinha e Ousmane.


Classificação Final



Sem comentários: