terça-feira, 13 de novembro de 2007

Treino da tarde de Terça-Feira

Tive a oportunidade de acompanhar o treino desta tarde de terça-feira, ou pelo menos uma boa parte dele, uma vez que quando cheguei ao Campo dos Dois Irmãos, este já decorria há algum tempo, embora pouco.
Assim, aproveito para deixar aqui ao dispôr dos leitores do Blog algumas das impressões com que fiquei.
O treino foi, como já disse atrás, realizado no Campo dos Dois Irmãos, e quando cheguei, estava a decorrer uma "peladinha", treino conjunto de onze contra onze, com as especificidade de os laterais e os alas terem o seu próprio espaço para puderem manobrar.
Esta parte do treino foi realizada com os jogadores a demonstrarem bastante empenho e o futebol desenvolvia-se a grande ritmo. Eu que já acompanho os treinos do Portimonense há sete épocas, ou seja, desde que o Portimonense regressou à Segunda Liga, consigo comparar e acho que estamos muito bem em termos de entrega ao jogo.
Até dá que pasmar como é que o futebol praticado ao longo desta época não tem sido melhor...
De qualquer modo, no tempo em que estive a presenciar a "peladinha", só vi um golo, do Paulo Sérgio. Talvez se denotem algumas dificuldades em obter golos, e isso talvez seja o motivo de tanto insucesso nos jogos.
Dado o empenho no treino, houve muita agressividade, e chegou mesmo a haver algum excesso, como no caso de uma entrada dura e faltosa de Malick Cissé sobre Nuno Coelho.
Depois do final da peladinha, enquanto alguns jogadores faziam os habituais exercícios de alongamento e descompressão de final de treino, o Tarantini foi treinar uma série de sete grandes penalidades com o Mário Felgueiras na baliza. Resultado: cinto penaltys convertidos e dois defendidos pelo Guarda-Redes. Por curiosidade, os cinco concretizados foram todos para o lado direito de Mário Felgueiras e os dois defendidos foram para o seu lado esquerdo.
Enquanto isto, Vítor Pontes levou alguns jogadores para treinarem a reposição de bola em jogo pela linha lateral, no aspecto ofensivo.
Ainda deu tempo para mais um treino de grandes penalidades com Ricardo Pessoa, Maxi Bevacqua e Gonzalo, todos a concretizarem as três grandes penalidades que dispuseram, perante o guarda-redes Michael Etulain.
Não vi o Osvaldo treinar-se, e vi o João Vitor abandonar o treino mais cedo, não sabendo muito bem qual o motivo, ele que estava a efectuar um bom treino, mostrando muito dinamismo e sempre com boas intervenções.
Nota-se e sente-se o empenho dos jogadores e o inconformismo perante a situação actual. Acredito que as coisas acabarão mais tarde ou mais cedo por melhorar...

10 comentários:

guetov disse...

Os contributos do miGLão vieram engrandecer este Blog. És um elemento de muito valor, é sempre um enorme prazer conhecer as tuas opiniões e ler aquilo que escreves.
Grande Abraço.

Unknown disse...

Bom trabalho, miGLão ! Nós Portimonenses, ficaremos à espera de mais informação, sobre tudo o que for possível, acerca do dia a dia do nosso Clube.
Força Portimonense.


Miguel José Fernandes

Toy Marafado disse...

Concordo totalmente. É mais um colaborador de grande qualidade.

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Obg :P

Anónimo disse...

Amanha ha tarde ha treino ? onde e horas sff..pensar a ir ver

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Era uma boa informação quando tinhamos disponivel a agenda de treinos semanal. É uma informação dificil de obter...

Anónimo disse...

Miglão afinal a equipa é boa!
Pelo que dizes do treino, vamos dar a volta e assim...sair da situação, treino bom e jogadores muito concentrados, assim vamos lá certo?
Será que foi sempre assim? Tu presenciaste já mais treinos? pergunto eu?

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Anónimo das 10:55,

Este foi o primeiro treino que presenciei esta época. A mim pareceu-me que os jogadores estavam algo inconformados com a situação, e estavam a treinar-se com bastante empenho. Não sei se tem sido sempre assim, mas é óbvio que mesmo que tenham vindo a treinar sempre bem, nos jogos é diferente. Há uma carga emocional maior e a pressão também é muito maior, sobretudo em casa, onde os adeptos, desesperados por andarem a ver mau futebol há 5 épocas, não têm muita paciência para abébias. E os adeptos não deixam de ter a sua razão, mas o que é facto é que os jogadores sentem isso, e as coisas complicam-se um pouco mais.

De qualquer modo, se analisarmos os jogos, temos perdido por dois motivos, a meu ver:

1º- Não temos uma grande capacidade ofensiva. Há jogos em que criamos poucas jogadas de perigo, e nos jogos em que somos mais produtivos nesse aspecto, como foi o caso deste ultimo jogo em casa contra o Freamunde, revelamos um défice na finalização das jogadas (algo que se tem verificado em alguns jogos);

2º- Além de não sermos produtivos em termos de golos, a nossa defesa, que normalmente costuma estar bem, ocasionalmente tem certas falhas na concentração ("desconcentrações colectivas" como disse o Rui Ferreira), e sofremos golos.

E depois também houve jogos em que faltou uma pontinha de sorte, mas eu não quero ir por aí.

Porque, no jogo jogado, não temos sido inferiores às outras equipas, não de forma tão evidente que justifique esta posição na tabela classificativa...

Se temos uma equipa boa? Eu tenho defendido sempre que a nossa equipa não é tão má como a pintam. Ela tem carências, é certo, eu próprio já opinei quais os sectores que na minha opinião deveriam ser reforçados, mas acho que a diferença de qualidade entre a nossa equipa e as outras não é assm tão grande. É uma questão de pormenores.

Os jogadores estão a treinar bem, agora é preciso que continuem a trabalhar e transportarem para os jogos a mesma determinação e concentação para que as coisas comecem a correr melhor, e comecem a aumentar os índices de confiança. Aí tudo se tornará mais fácil... :)

Anónimo disse...

Muito bem miglão! obrigado pela tua opinião!

Anónimo disse...

Obrigado Miguel Miglão, ao menos tu defendes a gente! Há aqui menino que devia aparecer á frente de mim que eu logo lhe dizia.... deixem trabalhar quem trabalha! desapareçam os que não querem trabalhar pelo pSC