domingo, 23 de dezembro de 2007

Análise à situação desportiva actual

Quis escrever este texto dando conta do meu sentimento e da minha opinião pessoal, agora que falta só uma jornada para acabar a 1ª volta, sendo o jogo dessa jornada disputado no recinto do líder da prova, o Trofense, e sendo como tal, mais do que previsível o desfecho do encontro, tendo em conta o que se tem passado até agora, embora eu não goste nem costume fazer previsões em relação a resultados futebolísticos, porque o futebol tem provado sempre ser imprevisível quanto baste.

A maior parte dos adeptos e sócios Portimonenses com certeza achará que a época desportiva em curso tem sido um autêntico desastre. Eu não penso da mesma forma, e lá mais à frente explicarei porquê, mas enquanto não chegamos lá, quero realçar alguns números elucidativos.

Estamos em último lugar da prova. Somos a equipa como menos vitórias na prova (1, em catorze jogos). Temos o pior ataque da Liga (8 golos). Temos a terceira pior defesa (20 golos sofridos). A par do Fátima, somos a única equipa que ainda não venceu fora de portas. E por falar em jogos fora, temos o pior ataque no que diz respeito a jogos extra-muros, e estamos destacados nessa performance negativa (2 golos). Somos a equipa que mais golos sofreu em casa (11).

Gostaria de ter acesso a mais dados estatísticos, pois eles certamente iriam adensar a evidência de sermos a equipa mais frágil até agora, nesta Liga.

Com tantos números negativos já ninguém se lembra da boa prestação na Taça da Liga, até porque, a ajudar a essa obliteração está a forma incrivel como fomos eliminados.

Agora, passo a explicar porque é que não acho que a nossa época seja um desastre. Como se sabe, só se pode quantificar o sucesso ou o fracasso, quando se compara os resultados obtidos com aqueles que se objectivaram. Por exemplo, uma equipa pequena, na Super-Liga, digamos por exemplo uma Naval ou um Estrela da Amadora, não considerará um fracasso se não vencer a prova. Obviamente que, tendo em atenção as condições que o seu clube reúne para enfrentar a competição, em comparação com os demais participantes, irão estabelecer objectivos condizentes e tangíveis. Nada de inverosímel.

Perante isto, gostaria agora de chegar àquilo que considero um paradoxo por parte da Direcção e equipa técnica no abordar desta época desportiva de 2007/2008. Senão vejamos: Os objectivos declarados para esta época desportiva aquando da apresentação do plantel foram "garantir a manutenção o mais rápido possivel, e de forma tranquila, e caso se verificasse uma boa classificação, quiçá se equacionasse a possibilidade de reforçar o plantel em Dezembro com vista à subida de divisão". Até aqui tudo bem, não fora um outro pormenor que em contacto com o primeiro formam o tal paradoxo que eu desejo realçar. Esse outro pormenor é precisamente, o facto de a Direcção salientar o nosso reduzido orçamento, o mais reduzido da Liga Vitalis.

Ora, se o nosso orçamento é reduzido, e é inferior ao das outras equipas, é perfeitamente normal que os nossos resultados desportivos sejam condizentes com isso. Será assim tão anormal sermos nós os ultimos classificados, se somos nós que temos o orçamento mais reduzido? Ainda para mais, além dos poucos recursos financeiros, formámos uma equipa nova, refizemos o plantel quase completamente, transitando poucos jogadores de uma época para a outra (apenas sete jogadores). Esta equipa iniciou a época sem uma base, sem uma estrutura, sem entrosamento, e ainda por cima sendo a maior parte das contratações jogadores jovens, sem experiência e currículo. As outras equipas além de mais recursos financeiros já tinham esta base formada. Não procederam a revoluções tão grandes.

Tendo tudo isto em conta, a única coisa que me ocorre concluir é que a nossa Direcção em conluio com a equipa técnica abordou esta época de uma forma que demonstrou ingenuidade e inexperiência. E essa ingenuidade tornou-se ainda mais clara quando estabeleceram os objectivos. Dadas as condicionantes, o que lhes levava a crer que iriamos garantir a permanência de forma tranquila? Se não temos condições financeiras, penso que há que ter a humildade de reconhecer que seria muito complicado garantir a manutenção, apesar de tal não ser impossivel. Assim criaram-se expectativas que depois não viriam a ser consumadas.

Esse é aquele que eu chamo o paradoxo da Direcção na abordagem desta época desportiva. Foram ingénuos e essa ingenuidade alastrou até aos responsáveis por este Blog, Toy e Guetov, que na minha opinião foram exagerados na forma colorida como apresentaram o plantel e nas expectativas que fizeram crescer na massa adepta que lia este Blog. No entanto, tenho a certeza que actualmente já não veêm as coisas tão coloridas como no início da época.

Estou em crer que perante a disparidade entre o que era escrito e aquilo que os sócios e adeptos verificavam com os seus próprios olhos, veio-se a criar desconfianças perante as pessoas responsáveis por este Blog. A meu ver foi isso que lhes valeu as alcunhas de "lambe-botas", entre outras do mesmo género. Parece-me não ser justo atribuir tais epítetos a pessoas que têm feito um excelente trabalho de divulgação de informação ao serviço do nosso Portimonense. O seu único pecado foi ingenuidade. Mas penso que, com a lição aprendida, semelhante ingenuidade não voltará a registar-se...

Menos ingénuos foram alguns adeptos e participantes (inclusive colaboradores), que já gozam de alguma experiência adquirida ao longo de largos anos a observar o Portimonense e que desde cedo verificaram que os resultados desportivos não iriam ser os melhores. Curiosamente essas pessoas foram acabando por ser, aos poucos, menos bem-vindas ao Blog, graças às suas opiniões que foram sendo consideradas pessimistas e irrealistas. Agora conclui-se que eram eles que tinham razão e irrealistas afinal eram outras perspectivas.

Quanto aos jogadores também tenho algo a dizer. Todos eles se queixam nas entrevistas dadas, que deixaram de vir ao Blog por causa das críticas. O que tenho a dizer é que a atitude dos jogadores (no geral) perante os jogos é precisamente a mesma. A pressão é-lhes demasiado penosa e simplesmente "borram-se todos", como se viu contra o Estoril na segunda parte. Se a sua atitude mental perante a pressão fosse boa, creio que não teríamos perdido o jogo e poderiamos até ter dilatado o resultado, mas os jogadores simplesmente deixaram de conseguir jogar Futebol. Foram-se abaixo! Se estes jogadores têm perspectivas de ir longe nas suas carreiras têm de saber gerir a pressão, e pode ser que aqui ganhem alguma bagagem psicológica. Se acham que este Blog é forte nas críticas, nem quero imaginar o que sentiriam noutros lados...
Não tentem colocar a culpa pelo vosso insucesso nos adeptos. Se realmente querem provar que as críticas são injustas, provem-no no campo e nós, adeptos do Portimonense celebraremos convosco.

Posto tudo isto, termino dizendo que esta é, na mesma, a minha Direcção e estes são os meus jogadores, e que, enquanto possa, estarei sempre lá a puxar pelo Portimonense.

17 comentários:

Toy Marafado disse...

Caro Miguel, li o teu artigo com muita atenção e embora discorde em alguns pontos, em muitos outros concordo contigo.
Nunca ganhei nada com este Blog que um dia decidi criar, apenas procurei fazer um espaço que fosse preencher o facto de termos um site oficial desprovido de informação e marcadamente amador.
Já sou sócio do Portimonense desde pequeno e talvez o meu defeito seja de ano para ano gostar mais deste clube e acreditar que vamos melhorar.
Não acho que seja ingenuidade, simplesmente queremos acreditar que somos tão bons ou melhores que os outros. O orgulho com que ostentamos o facto de sermos do Portimonense por vezes faz-nos acreditar que é proporcional à ambição da nossa equipa.
Ingénuo não, enganado sim! Porque pensei que estes jogadores poderiam ser bons, que o Raphael seria um bom reforço, que o Luís Martins ao fazer um plantel com os seus jogadores poderia conseguir bons resultados...
Faço um mea culpa!
Lambe botas nunca foi no meu trabalho quanto mais num Blog que nunca me deu qq lucro. Apenas gosto de apoiar o meu clube, independentemente de quem la esteja.
Sempre fui um critico do Sintra, mas não foi que me demoveu de me deslocar muitas vezes a Portimão para acompanhar o meu clube do coração!
Relativamente a alguns colaboradores que foram afastados e só me lembro de um, o Luís, ponham-se no meu lugar. Não posso aceitar um artigo altamente acusatório de um assunto do qual ele não tem provas.
Sou um critico por natureza e acho que este ano vamos descer!
Somos facilmente batidos pelos nossos adversários e contra factos não hà argumentos, mas Miguel não se podem permitir faltas de respeito para com as pessoas. Criticar sim como tu o fizeste, e muitos os outros o fazem, não enxovalhar os jogadores.
Eles não têm culpa de não saber mais...
Abraço para ti Miguel e um Bom Natal.

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Caro Toy,

Eu compreendo-te. Quando dizes que foste enganado, estás a dizer o mesmo que eu, mas por outras palavras. É precisamente por teres o sonho de ver um Portimonense forte, que para ti torna-se dificil haver alguma objectividade e imparcialidade. Mas não és só tu, todos nós queremos acreditar.

Os jogadores que vieram não tinham currículo, ou eram uma incógnita, e ainda por cima houve uma revolução no plantel. Por todas estas coisas é sempre mais sensato esperar para ver.:)

É claro que não se deve aceitar comentários insultuosos e usando linguagem inapropriada. Eu não me estava a referir a isso no meu texto. Mas à parte disso, sinto que há pessoas que se foram sentido cada vez mais "personnas non gratas" deste blog.

Quanto ao facto de dizeres que achas que vamos descer, acho que é ainda muito prematuro. É certo que as coisas estão muito dificeis, mas nunca se sabe.:) Ainda há muito jogo...

Não somos batidos facilmente. Não andamos propriamente por aí a levar goleadas. E quanto ao que o nosso presidente disse acerca de ainda não ter visto nenhuma equipa ter sido superior a nós, se bem que eu não ache ser exactamente assim, mas não foge muito à verdade. É certo que temos sido a equipa mais frágil da Liga Vitalis, mas continuo a achar que a diferença em relação às outras não é assim tanta. Quem sabe as coisas possam mudar na segunda volta...

Não acho que tenhas que te justificar quanto ao facto de não seres lambe-botas. Já o fizeste sobejamente, e interessa apenas que saibas quem és e o que fazes. O resto não interessa nada...

Há mais aspectos no meu texto que eu acho interessantes serem comentados, e não apenas a tua defesa pessoal.

Espero que continues a servir o Portimonense como até aqui. Tu e o Guetov e todos os outros. Os anos vão passando, e tb vão passando jogadores, treinadores, equipas técnicas e até direcções, mas nós vamos ficando. É bom que continuemos todos, eu não gosto de perder portimonenses pelo caminho ;)

guetov disse...

Deixarei a minha opinião para mais tarde, apenas e só porque neste momento fui requisitado para ajudar na confecção de doces, salgados e afins para a ceia de amanhã LOL.
De qualquer das formas não pude deixar de passar por aqui e ainda bem que o fiz, pois assim, li com muita atenção este post e apesar de estar plenamente de acordo com alguns aspectos e discordar totalmente de outros (análise que deixarei para mais tarde), o que gostava agora de salientar, é o facto de existirem pessoas como o miglãO, que não são apenas Portimonenses, mas que para além disso, sabem escrever, explanar ideias e debater opiniões.
Grande post que não vai passar em claro, mal possa, deixar-te-ei a minha opinião e a minha visão dos factos.
Grande abraço e FORÇA PORTIMONENSE!!!

Anónimo disse...

a maioria das equipas da liga vitalis reforçam-se nas divisões inferiores e com bons resultados (Estoril,Trofense,Varzim,etc) nós não conseguimos arranjar reforços de qualidade? será que os jogadores não preferem receber a tempo e horas?falando em reforços nunca mais tivemos uma dupla de centrais em condições para não falar no meio campo e ponta de lança que faça golos nem vê-lo.
venham de lá os reforços de uma vez por todas , acredito no Presidente consiga contratar jogadores para nos tirar desta situação ,já sofremos muito e já chega de derrotas , quero voltar a ver o nosso estadio cheio.Feliz Natal a todos.

Anónimo disse...

è pena em que certa altura foram recusados comentários neste blog e ainda não percebo porque razão assim o fizeram . Mas errar é humano e penso que os blog servem para trocar ideias e não para servir certos interesses .Penso que o vosso reconhecimento do erro diz todo.
FORÇA PORTIMONENSE com a força de todos vamos ultrapassar este mau momento.

Paulo disse...

Miguel o teu conceito de blog é correcto, senao vejamos:
Elaboro um post sobre um determinado assunto, espero para perceber até que ponto o meu ponto de vista sobre o mesmo, esta correcto ou nao, dependendo dos comentarios favoraveis ou contrários.
Não espero de forma nenhuma que todos concordem comigo, antes pelo contrário, posso até "abrir os olhos" e ver quão errado era o meu ponto de vista.
Acho que o teu post é um retrato fiel da maioria dos portimonenses que gostam e apoiam o clube.
Não me parece no entanto, de todo, o retrato daqueles, na sua maioria anónimos, nunca conseguiram ter uma palavra de incentivo a todos os que lutam, pelo nosso clube. Comentarios esses, que por vezes até insultuosos e muito particularizados, até a mim me fazem confusão.
Mensagens minhas inclusive foram retiradas pelos suporters e nao fiquei de forma nenhuma aborrecido, antes pelo contrario, caí na real.
Para terminar, o meu sentimento em relaçao á equipa nao é diferente do teu, sinto-me frustrado e com vontade de dar estaladas nos jogadores.
Isso resolve alguma coisa?
Nao!!!
O que me consegue dar algum alento para ir ver os jogos e apoiar os jogadores, é a fé de que consigam algo de bom a cada jogo que passa.
Miguel, vamos ter fé e fazer o que acho que se deve fazer numa situaçao destas.
Apontar erros e apoiar.
Nao nos resta nada mais a fazer.
Bom natal e para o ano cá estaremos a continuar o trabalho bem desenvolvido pelos colaboradores deste blog.
Boas festas.
Força Portimonense.

Anónimo disse...

TOY GOSTARIA DE TE PERGUNTAR O PQ DE VC SO FALAR DO RAPHAEL SE FOR PRA CRITICAR DEVERIA OBSERVAR TODOS OS JOGADORES!!!FORÇA PORTIMONENSE VAMOS CONSEGUIR TIRAR O NOSSSO PORTIMONENSE DESSE SITUÇÃO.UM GRANDE ABRAÇO E UM FELIZ NATAL

Anónimo disse...

Assino por baixo tudo o que o Miguel disse. Depois de ter visto este post apetecia dizer muita coisa, mas não vou alongar muito a minha conversa.

Só acho engraçado varios leitores deste blog e até colaboradores agora serem uns criticos ferozes sobre esta equipa de futebol, chegando mesmo a serem bastante duros. Esses mesmos que no inicio me chamaram de tudo por não acreditar nesta equipa.

Disse o que disse no inicio da época, e não me arrependo de nada, por 2 razões.

1º Tinha razão

2º Não faltei ao respeito a ninguem.

Na altura da mudança do simbolo, é sabido que muita gente ligada à actual direcção visita este blog assíduamente, e voçês sabem disso, por isso dão as escovadelas que dão. Nessa altura houve imensas criticas negativas ao novo simbolo, que era para ser aquele com riscas pretas, e eles mudaram para o actual. Pode não ter sido por causa do blog, mas pareçe.

Se fizessem o mesmo no inicio da temporada, na construção deste plantel, secalhar muita gente na direcção via que os adeptos não andam cegos e percebem de futebol tanto ou mais que eles, que os socios e simpatizantes não são parvinhos.

Toy Marafado disse...

Desculpem por só ter referido a Raphael, que tem sido um pouco infeliz mas sempre foi um jogador muito esforçado.Todos os jogadores não têm estado bem. Abraço.

Anónimo disse...

Bom dia a todos:
Mas é a todos que digo que o Portimonense é uma equipa com alma, garra, empenho e querer.

O livro de Vasco Uva caracteriza perfeitamente o que é ser bravo, basta para isso registar as notas de Aníbal Cavaco Silva, António Monteiro, Pedro Silva Pereira, Jerry Collins, do jornal Guardian e do famoso jornal Francês “L´equipe” ao qual serviu de tablóide: “No estádio só se ouve Portugal! Portugal!…Antes do apito inicial, os Portugueses abraçam-se para apreciar o momento. Enquanto se ouve “ A Portuguesa”, eles cantam com uma força suficiente para desfazer os maxilares!
E os Portugueses fazem mais que resistir…”

A nossa equipa, o nosso Portimonense merecia sem dúvida uma massa de apoio, uma força, uma postura diferente da parte dos associados, mas ela não existe…Nada é natural, as pessoas conhecem-se demais, estão identificados, tudo está cercado de dúvidas, paira no ar o ódio e o trabalho inacabado, abrem-se feridas, cedem-se os pontos da revolta, a angústia e o mais grave …o ódio.

Há quem nunca tenha ligado ao Portimonense, há quem nunca tenha metido um cachecol preto e branco ao pescoço, há quem não queira o Portimonense como clube, há quem o queira mais em baixo que em cima. Impera nalgumas mentes um abraçar de interesse servindo-se do colectivismo para atingir fins. Como vos digo : Há de tudo e esse tudo para nós é muito e para alguns não é o suficiente.

Aqui não se trata do Portimonense…trata-se de Portimão, somos todos, vamos apoiar a equipa e dizer mais alto aquilo que outros não querem que se pense.

Sócio desde 1998

guetov disse...

De uma forma bastante pensada, mais ou menos ingénua, ficando ao critério de quem lê, penso antes de mais nada, que apesar de ser difícil, não julgo ser impossível bater o Trofense e o Varzim em sua casa. A ver vamos... Provavelmente ao registarmos dois ou três bons resultados de seguida farão com que os comentários, sejam eles, construtivos ou destrutivos, tenham tendência a ser cada vez menos. Sim, porque, apesar, de termos registado poucos bons resultados, quando eles aconteceram, por exemplo na Taça da Liga, não se vislumbraram por parte da maioria das pessoas muitas mensagens de apoio ou de parabéns aos Jogadores/Equipa Técnica.
Na realidade a época em termos desportivos não está a ser nada positiva e devemos/podemos todos tentar encontrar as causas desse insucesso. Gostaria em primeiro lugar de dizer que algumas dessas causas são apenas do conhecimento daqueles que trabalham no clube (Direcção, Equipa Técnica, Jogadores e restantes Funcionários)e só eles e mais ninguém podem opinar sobre esses assuntos, alguns deles, por razões óbvias, nunca se tornarão públicos.
Os objectivos traçados por esta Direcção e pela anterior Equipa Técnica não me parecem ter sido intangíveis. Procurou-se formar um grupo jovem, com jogadores que fizeram a sua aprendizagem na sua maioria em clubes grandes ou pelo menos com dimensões superiores ao Portimonense. Jogadores habituados a ganhar nos escalões de formação e desejosos de dar o salto, familiarizados com métodos de treino mais modernos. Exemplos disto são: Mário Felgueiras, Emídio Rafael, Nuno André Coelho, Miguel Ângelo, João Pimenta, Nuno Prata Coelho e Paulo Sérgio. Do Brasil vieram Diogo, Raphael Freitas e os jovens Diego Vicente, Douglas Codó e Rafa. Os dois primeiros vivem a sua primeira experiência fora do Brasil e necessitam de um pouco mais de apoio no que toca à sua plena integração/adaptação e os três últimos para quem já os viu jogar, acredita que podem ser excelentes mais valias. Diego Vicente e Douglas Codó provavelmente ainda não foram lançados apenas porque os resultados não têem sido os esperados e assim poderia-se correr o risco de virem a ser penalizados devido a essa situação. Rafa é muito jovem e pode vir a ser um grande jogador...
Da época transata ficaram Michael Etulain, Ricardo Pessoa, Rui Ferreira, Nuno Ricardo, João Vítor, Maxi Bevacqua, no fundo aqueles jogadores que acabaram por ser mais utilizados. Com um orçamento baixo (acabem de uma vez por todas com as atoardas sobre os altos salários de alguns jogadores!) e assim limitados em termos de aquisições, penso que no fundo as razões que levaram à constituição deste plantel não foram assim tão despropositadas ou incoerentes.
Seria interessante saber a vossa opinião sobre a forma como constituiriam este plantel. Entendo as razões das vossas críticas, agora gostaria de saber a forma como procederiam.
Não concordo que tivéssemos afastado algumas pessoas deste Blog, por terem opiniões diferentes. Penso apenas que independentemente das nossas opiniões devemos apoiar quem cá está, jogadores e restantes funcionários do clube. Aquilo que se disse sobre Luís Martins, Rui Ferreira , Rui Correia, etc, é de uma profunda falta de educação e revela uma total falta de respeito. Penso que poderiam dirigir-se aos mesmos e não se esconderem atrás do anonimato, anonimato esse que permite a quelquer pessoa poder dizer o que bem entende, independentemente de ser verdade ou não. Eu assino sempre aquilo que escrevo e assim continuarei a fazê-lo.
Quanto aos jogadores, termino dizendo que continuo a acreditar neles, que não os considero inferiores aos das outras equipas. Que sei que podem ir ganhar à Trofa e à Póvoa.
Nem todos podem ser bem sucedidos e uns já partiram devido à falta de adaptação ou devido a lesões. Desejo as maiores felicidades no futuro para Thiago Coimbra, Malick Cissé, Osvaldo e Carlos Manuel. Não nos devemos esquecer que Tarik do F.C.Porto ainda há pouco tempo era alvo de gozo e de profundas críticas...
Espero siceramente que Tarantini, Gonzalo, Carlitos, Wellington e o restante grupo possam vir a dar-nos muitas alegrias.
PELO PORTIMONENSE SEMPRE!!!

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Guetov,

Em primeiro lugar gostaria de felicitar-te pelo comentário, assim como a todos os participantes até agora, pois tenho gostado de todos.

"Seria interessante saber a vossa opinião sobre a forma como constituiriam este plantel. Entendo as razões das vossas críticas, agora gostaria de saber a forma como procederiam."

É uma boa sugestão porque a maior parte do pessoal critica, mas no entanto não sabe o que faria e como faria algo de diferente. Criticar é fácil.
Acerca disso, está implicito no meu post aquilo que eu faria de diferente.

Quanto à possibilidade de ganhamos na Póvoa e/ou na Trofa, também acredito que possa acontecer. As probabilidades não são muitas, tendo em conta o que se tem passado até agora, mas lá que é possivel é. :)

Em relação ao plantel, eu tenho ideias precisas acerca do que poderia ter sido feito melhor, mas não quero nem posso estar aqui a extrapolar.

Mas, seja como for, tb acredito que estes jogadores possam fazer melhor. Vamos lá ver se as coisas mudam. Até ao final ainda há muito jogo...

Anónimo disse...

Acho que de facto, não sew deve extrapolar sobre os ordenados dos jogadores etc... Mas uma coisa é verdade.. São bem mais altos que os da época passada e não é por isso que estão a fazer uma melhor época. Muito se criticou o plantel da época passada e no início da época, diziam que este iria trazer alegrias e que era muito superior. Até então nada se viu. É triste ver um clube destes, nesta situação... Mas o q é certo é q são os jogadores que têm a menor das culpas... N se fazem omoletes sem ovos...

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Sr. anónimo das 15:30,

Dizes que não se deve extrapolar sobre os ordenados, mas logo a seguir contradizes-te, ao seres tu próprio a extrapolar, dizendo que os ordenados são bem mais altos do que a época passada...

Segundo direcção nos diz, os ordenados são mais baixos do que os da época passada.

Eu tenho informações de que os ordenados andam mais ou menos ao mesmo nivel...

Mas seja como for, eu não sei qual a verdade, não vou especular...

Anónimo disse...

Posso te dizer q conheço jogadores do ano passado q ganhavam 1300 ( a maioria) e outros que ganhavam 5000... D qlq forma a média andava nos 2000 e qlq coisa... Q este ano é dos ordenados mais baixos q ofereciam... E estamos a falar d jogadores com experiencia... Q os havia o ano passado... Já este ano...

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

anónimo das 21:22,

Tu podes dizer-me muita coisa. Tu, a direcção, o X, o Y, o Z. Cada um pode dizer a sua, mas não é por isso que vou acreditar.

Tomo em consideração tudo o que dizem, mas fica-se por aí.

Não sei quem diz a verdade...

Anónimo disse...

o anonimo que identifique quem ganha e quanto e quem ganhava e quanto ?poderia por exemplo dizer qaunto ganhava ele? e quanto ganha agora por ex?