quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Jogo de Preparação: Selecção de Angola 2-1 Portimonense

Fonte da Foto: Tiago Griff in http://www.observatoriodoalgarve.com


A seleção de Angola, que se encontra em estágio para o CAN 2008, venceu o Portimonense por 2-1 mercê de uma reviravolta no marcador na 2ª Parte, num jogo realizado no Clube de Desportos e Lazer Brown´s, em Vilamoura.

Ao intervalo o Portimonense vencia por 1-0, com um golo de Paulo Sérgio, aos 38 minutos. Na 2ª parte alterou quase completamente o onze e acabou por sofrer dois golos, um deles da autoria de Manucho (52 ´), o jogador recém contratado pelo Manchester United, a cruzamento do já veterano Figueiredo, e o outro num chapéu muito bem executado por Flávio (59´), que aproveitou uma escorregadela de Mamadou para aparecer isolado na cara de N.Ricardo.


Jogadores que actuaram:

1ª parte: N.Ricardo; R.Pessoa, M.Ângelo, N.André e Emídio Rafael; Diogo, D.Codó, Tarantini, P.Sérgio, Raphael Freitas; M.Bevacqua.

2ª parte: N.Ricardo, Carlitos, Mamadou, Wellington, E.Rafael (Rafael); Diogo, N.Coelho, jogador à experiência*, Pimenta e Diego; Gonzalo.

* Está um jogador à experiência, que pelo que me disseram actuava no St.Etienne e pareceu-me ser de origem Africana.

13 comentários:

Anónimo disse...

nao ganhamos a ninguem... podiam ter aproveitado e ter contratado meia duzia dos jogadores angolanos... se nao jogassem sempre podiam ajudar a construir a cobertura (era pra janeiro e ainda nao vi nada) sabem que foram precisos dois dias inteiros pra retirar o velho placard???

Paulo disse...

Gostaria sinceramente de tentar perceber, se alguem me puder tirar da ignorancia, agradeço.
Para que serve um jogo de treino?
Sera para treinar?
Sera para testar novos jogadores?
Sera para fazer ajustes?
Sera que serve para "dar minutos" a jogadores que nao jogam pura e simplesmente?
Ou entao servira para talvez nao sei, "iá, entrem la para dentro e joguem a bola".
O que eu assisti hoje, pendurado num muro, a ver o jogo Psc x Angola, nao passou de um jogo solteiros x casados.
Nao vi o Sr. Pontes a fazer ajustes, reparaçoes de movimentaçoes, tirar notas, a unica instruçao que eu vi dar para o campo, foi algo do genero: "Boa fulano, vai sicrano, é isso beltrano".
Eu nao sou nem espero vir a ser treinador, mas acho que, daquilo que vejo em algumas equipas e que leio em livros e artigos da especialidade, NAO É ASSIM...
Correndo o risco de estar a dizer um disparate neste comentario, nao quero martirizar ninguem, apenas exprimir o que senti, ao ver este jogo sem a pressao de um jogo de campeonato, temos mais tempo para observar certos pormenores, e este foi o que me chamou a atençao.
Força Portimonense

Toy Marafado disse...

O Rafael que entrou para o lugar do Emídio é o miúdo Rafa? Miguel ele é o craque que dizem? Quando poderá jogar pelos seniores?

Paulo disse...

Foi Toy é o miudo.
Esteve bem a lateral direito com alguma insegurança mas no apoio ao ataque esteve bem.

Anónimo disse...

Quem e a vedeta do St. Etienne? xD

pela constituição das equipas parece-me ser nº10, certo?

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Toy,

É um miudo com um grande potencial.
Nestas coisas do futebol é sempre dificil fazer prognósticos, mas este miudo tem um potencial tremendo. Espero que se concretizem as expectativas em relação a ele.

Se bem que os outros miudos brasileiros também tenham potencial (O Diego costuma aparecer muito bem quando joga nos seniores), este Rafa é, na minha perspectiva, aquele que tem o maior potencial.

Mas há que lançá-lo aos poucos nos seniores... Acho por enquanto está bem que possa treinar com os seniores e jogar nestes jogos particulares.

Seria bom que pudesse começar a dar o seu contributo nos jogos dos juniores, seria muito importante. Não sei quando é que a sua situação será regularizada...
:)

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Quanto ao comentário do Paulo, o que tenho a dizer é que não vi nada de anormal.

Pelo que pude reparar, o Selecionador Angolano não esteve mais interventivo que o nosso técnico.

E tb não vi que tenha havido falta de empenho, vi ambas as equipas a jogarem com alguma intensidade, tendo em conta que era um jogo de treino. Até inclusivamente houve alguns períodos do jogo salpicados de alguma virilidade.

O futebol não teve muita qualidade da parte de ambas as equipas, lá isso é verdade, e o relvado estava algo mal tratado. Eu passei por dentro das instalações e vi lá atletas que dando um palpite, me pareceram ser de alguma equipa de rugby que está por lá a estagiar, facto esse que deve ter tido influência no mau estado apresentado pela relva.

Paulo, em cada época que passa, tenho tido a oportunidade de ver vários jogos de treino do Portimonense, e neste não vi que se tenha passado algo de anormal. Pareceu-me ter sido um jogo de treino perfeitamente normal e proveitoso para o Portimonense que pôde competir com uma selecção, que, recordem-se, esteve presente no ultimo mundial de futebol e com uma prestação digna (isto como resposta a quem disse logo no comentário inicial que "não ganhamos a ninguém").

Eu só vi uns 15 minutos da 1ª parte e a 2ª parte completa, e essa foi a impressão com que fiquei.

Quanto ao atleta que está à experiência, pareceu-me estar com pouco ritmo competitivo, e as impressões não foram muito positivas. Talvez uma má condição física seja a explicação...

Anónimo disse...

temos um jogador de enorme potencial, o Rafa, numa situação ridícula...

Possivelmente não vai jogar tão cedo, pois está literalmente a passar férias em Portimão.
Não pode jogar, porque precisa ser acompanhado pelos pais visto ser menor de idade. Ora como os pais não podem vir para Portugal, esta situação vai-se arrastando... E que falta faria aos juniores, por exemplo.

Quanto ao reforço que vem em má condição física ... acham que é deste tipo de reforços que precisamos? Só se já estão a pensar na II Divisão...

guetov disse...

O jogador que alinhou e que ao que tudo indica nem ficará, por ser defesa central chama-se Aimé, tem 21 anos e pode ter já alinhado pelo St. Etienne de França. Contudo, fiz uma busca e não encontrei nenhuma referência sobre este jogador no St. Etienne, na equipa principal (onde actuam Nivaldo ex Belenenses e Douala ex-Sporting) ou nos escalões de formação.

Paulo disse...

Ok Miguel, acompanha o meu raciocinio:
Nós temos problemas onde?
Finalização, isso é evidente nos jogos.
O unico jogador em teste na frente foi o Diego e só na segunda parte.
Não seria de esperar, num jogo que se pode fazer tudo, tentar ensaiar alguns jogadores, com caracteristicas ofensivas, a fim de ter percepção se realmente funcionariam?
Talvez fosse o mais correcto, no meu entender.
Sinceramente, nao sei em que posiçao joga o jovem Rafa, mas concerteza que a defesa direito nao é.
E se viste o jogo apercebeste-te disso.
Mas miguel, eu nao assisto aos treinos, porventura, esta metodologia de treino é a mais correcta, eu nao sei porque nao trabalho dia a dia com estes homens, nao sei do seu potencial.
Força Miguel.
Força Portimonense.

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Paulo,

À excepção do Rafa que jogou a lateral direito, os jogadores jogaram todos nas suas posições. O Rafa foi por potivos óbvios. Com 16 anos, estão a tentar dar-lhe alguma competição nestes jogos, mas não houve possibilidade de colocá-lo noutra posição.

Que gostarias tu de testar?

Paulo disse...

Olha Milguel as tantas amanha veremos um central a jogar a trinco.

Paulo disse...

Mas amanha as tantas nao e jogo de teste é so a diferença.
Eu como disse nao sei quem testar, mas o Pontes se calhar até sabe, digo eu.