sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

ENTREVISTA AO BRASILEIRO ANDERSON
por Pedro Custódio "Toy Marafado"


Anderson Thiago Freitas

Anderson Thiago Freitas, avançado brasileiro, é mais uma jovem promessa do nosso clube que acedeu a ser entrevistado para o Blog do Portimonense. Depois de Sapateiro, Christian e André "Men", foi a vez de Anderson dar o seu testemunho.
Pelo primeiro ano ao serviço dos Juniores, Anderson é um autêntico "quebra-cabeças" para as defesas contrárias, espalhando pelos campos o perfume do seu Futebol rendilhado, impregnado de técnica e pincelado pelos rasgos do seu génio imprevísivel.


BdP: Nome completo e idade? Onde nasceste?
Anderson:
"Anderson Thiago Freitas, 17 anos, nasci em Amaporã, Paraná, Brasil."


BdP: Anderson, és sem qualquer dúvida uma grande esperança para o futuro do nosso clube. Fala-me de como começou a tua ainda curta carreira e como foram os teus primeiros passos no Futebol.

Anderson:
"A minha carreira começou quando tinha seis anos, num clube da minha cidade, Amaporã. Mas comecei a jogar ainda mais cedo com os meus primos e os meus amigos, numa rua ao pé da minha casa. O meu pai quando ia jogar com os amigos levava-me com ele e a minha primeira prenda de aniversário foi uma bola de Futebol e um equipamento do Flamengo."




"De pequenino, se torce o pepino..."


BdP: Vieste bem novo do Brasil para Portimão e para o Portimonense. Com que idade vieste para o Portimonense? Como correu a adaptação à cidade e ao clube? Como se processou a tua vinda para o Portimonense?
Anderson: "Vim para Portugal com treze anos e fui morar para Armação de Pera. O meu tio, que trabalhava para um sócio do Portimonense, falou sobre mim, fiz uns treinos de adaptação e fiquei logo inscrito no clube. Entretanto, dois anos depois, vim morar para Portimão o que acabou por facilitar muito a minha vida no Portimonense. Adaptei-me muito rapidamente à cidade, tive sempre o apoio da minha família, fui logo para a escola onde fiz muitos amigos, o que me ajudou bastante."


Anderson a dar os primeiros passos no Portimonense!


BdP: Como analisas o teu percurso no Portimonense até à data e quais são os teus objectivos a curto, médio e longo prazo? Aspiras um dia vestir a camisola da equipa principal?
Anderson: "Gosto muito de jogar no Portimonense, que foi o meu primeiro clube em Portugal e tenho muito orgulho nisso. Pretendo ajudar, juntamente com os meus companheiros, a equipa a subir à Iª Divisão Nacional de Juniores. Gostaria igualmente, de chegar aos Séniores do Portimonense e talvez, num futuro mais distante, jogar numa Superliga."


BdP: Que opinião tens sobre os treinadores que tens encontrado até hoje? Gostavas de deixar alguma mensagem a algum deles?
Anderson: "Até hoje trabalhei com nove treinadores (Paulinho, João Paulo, Pires, Capela, Duka, Douglas, Arroja, José Augusto e Pedro Neto), dos quais gostei e gosto muito de trabalhar. Todos ajudaram muito na minha formação enquanto jogador de Futebol. Gostaria de dizer ao Mister Paulinho que ainda não me esqueci da sua picanha! E aproveito para deixar um forte abraço a todos eles."


BdP: Qual o teu melhor momento até hoje e já agora o pior também?
Anderson: "O melhor momento foi nos Iniciados onde fomos à Segunda Fase do Campeonato Nacional e também onde marquei 22 golos. Mas também tive maus momentos, principalmente no primeiro ano dos Juvenis."


BdP: Analisando-te a ti próprio, diz-nos quais são as tuas melhores qualidades enquanto atleta e também os teus pontos fracos?
Anderson: "Bem..., as minhas qualidades deixo para que vocês as descubram. Em relação aos meus pontos fracos, se calhar agarro-me demasiadamente à bola."


BdP: Até onde pode chegar o Portimonense em Juniores A no decorrer desta temporada? Se subirem à Iª Divisão para o ano e devido à tua idade continuarás neste escalão, que objectivos poderemos aspirar junto das melhores equipas nacionais?
Anderson: "Com muito trabalho e determinação de todos os elementos da equipa iremos chegar aos objectivos traçados no início da época, subir à Iª Divisão Nacional, fazer um bom Campeonato, sem nos intimidarmos com os nossos adversários porque estaremos entre os melhores."


BdP: Que opinião tens dos elementos que constituem o plantel desta temporada (parece-me um grupo muito unido à imagem daquilo que se pode observar nos seniores) e da equipa técnica liderada pelo Prof. José Augusto?
Anderson:
"Somos mesmo um grupo muito unido, com muita qualidade e cada elemento tem um papel muito importante no nosso plantel. A Equipa Técnica é muito profissional e muito séria, o que ajuda no desempenho dos jogadores."


Grupo unido jamais será vencido!


BdP: Numa partida que tive o prazer de assistir, jogaste um pouco limitado fisicamente mas mesmo assim acabaste por marcar o golo que deu uma importante vitória no Barreiro, diante do Fabril. Este grupo merece todo o teu esforço? Quais são os teus melhores amigos dentro do actual plantel?
Anderson: "Pois, nesse dia joguei um pouco limitado devido ao meu ombro, que dificultou parcialmente o meu desempenho no decorrer da partida. Mas como era um jogo muito importante para a equipa, esforcei-me ao máximo como todos os meus companheiros e tive a oportunidade de marcar o golo. Não se trata de melhores amigos, porque todos são meus amigos de igual forma."


BdP: Os reforços brasileiros Codó, Diego e Rafael foram bem integrados no grupo e revelam ser mais-valias para o plantel? Tens algum relacionamento especial com eles por serem também brasileiros?
Anderson: "Sim, são uma mais valia para a constituição do plantel e a minha relação com eles é igual a todas as outras que tenho com os restantes elementos."


BdP: Pensas que o Futebol jovem do Portimonense está bem estruturado? Tem vindo a crescer nos últimos tempos?
Anderson: "Sem dúvidas que o Futebol Jovem do Portimonense tem vindo a crescer, mas espero que ainda cresça mais, pois nós os jovens, temos muito para dar ao nosso clube."


BdP: Reparo que muitas vezes assistes aos jogos dos seniores? Que tipo de relação tens com esses jogadores? Há algum que fales ou gostes especialmente?
Anderson:
"Sim, estou sempre presente mas não mantenho qualquer tipo de relações com estes jogadores. Pelo que posso ver, têm muito para dar ao nosso clube. Gosto especialmente de ver o Paulo Sérgio jogar."


BdP: Quais são as tuas maiores referências enquanto jogador e quais os teus ídolos?
Anderson:
"O meu maior ídolo é o Ronaldo Nazário de Lima. Basicamente baseio-me nos grandes que jogam na minha posição. Vejo muitos jogos e tento aprender com eles."


BdP: Presumo que tenhas outros objectivos para lá do Futebol. Pretendes seguir Desporto ou tens preferência por outros campos?
Anderson: "Neste momento estou num curso do 10º ano, mas não pretendo seguir nada. O que quero mesmo fazer da minha vida é jogar Futebol."


BdP: Aqueles que te rodeiam (família, amigos, namorada, etc.) apoiam-te incondicionalmente enquanto atleta e costumam dar-te conselhos ou tentam deixar-te o mais à vontade possível para que nunca te sintas pressionado?
Anderson:
"Sem dúvida, toda a minha família me apoia. Desde cedo que conhecem este meu sonho e o seu apoio e o dos meus amigos é fundamental para o meu desenvolvimento enquanto futebolista."


BdP: As saudades do Brasil são muitas?
Anderson: "Sim, o meu avô que faleceu, a minha avó que eu amo muito e todos os meus familiares."


BdP: O Anderson extra Futebol gosta de...
Anderson: "Gosto de tudo aquilo que qualquer rapaz gosta de fazer. Passear com a namorada, estar com a família, jogar playstation com o meu irmão, sair com os amigos, ir à praia e ao cinema, etc..."


BdP: Costumas passar pelo Blog e se sim, o que mais e menos gostas?
Anderson: "Gosto muito do apoio dado às Camadas Jovens do Portimonense e não gosto de alguns comentários anónimos que muitos deixam a criticar as pessoas, porque não sabem o que realmente acontece."


BdP: Deixa uma mensagem para todos os adeptos.
Anderson: "Quero deixar um abraço a todos, e muito obrigado às pessoas que têm ido ver os jogos dos Juniores, e que nos têm apoiado desde o início da temporada. E também a todas as pessoas que gostam de Futebol."


O estilo de Anderson!



Na véspera de um jogo decisivo para os Juniores do Portimonense, em Tavira, onde os nossos rapazes vão dar o tudo por tudo para chegar à Fase Final (onde se irá discutir a subida à 1ª Divisão), publicamos uma Entrevista com uma das principais figuras da equipa. O brasileiro Anderson, juntamente com outros muitos outros jogadores do plantel Júnior, pela qualidade que tem mostrado, poderá vir a vestir a camisola do clube de Todos nós, nos seniores.
Amanhã, vamos Todos apoiar com muita força os Juniores, que face ao Futebol apresentado ao longo do Campeonato merecem discutir a subida ao escalão principal.
Obrigado Anderson pela disponibilidade que tiveste para seres entrevistado pelo Blog do Portimonense.
Muita força para o jogo de Tavira! Força rapazes!

8 comentários:

Paulo disse...

Parabens Toy pela entrevista, sempre a bombar, isso e que é.
Anderson, tens muito talento sem duvida, ainda como juvenil, vi uns quantos jogos, e vi muito potencial, potencial esse que tens demonstrado nos juniores, com dias melhores, dias piores, acontece a todos os profissionais em qualquer área profissional.
Anderson, todas as pedras que te atirarem, guarda-as, com elas podes construir um castelo.
Força Anderson
Força Portimonense.

Anónimo disse...

este miudo tem muita qualidade e pode ir longe é humilde bom muido boa sorte para ti e como tu disses-te se não te agarrar tanto a bola tens tudo para ser um craque.

Anónimo disse...

"Pelo primeiro ano ao serviço dos Juniores, Anderson é um autêntico "quebra-cabeças" para as defesas contrárias, espalhando pelos campos o perfume do seu Futebol rendilhado, impregnado de técnica e pincelado pelos rasgos do seu génio imprevísivel."

Acho que estes elogios estão de todo inadequados ao jogador. Mais parece que estão a falar do Deco ou do Kaká. O Anderson ainda tem muito mas muito a aprender. Está muito verde como jogador e precisa de ouvir os conselhos de quem sabe... Sem duvida que tem o potencial, mas daí até se tornar um profissional, ainda é um passo gigante. De qualquer forma desejo felicidades ao miudo e que tenha sempre a humildade que é necessária para a sua evolução. Que possa dar alegrias aos portimonenses.

conselhos de quem NÃO sabe muito: solta a bola e não insistas nas jogadas individuais - o futebol é um jogo de equipa!

Anónimo disse...

Andersson um grande abraço para ti continuas o mesmo um dia havemos de comer uma grande picanha comemorando nesse dia a tua chegada ao futebol profissional seja onde fôr têm bastantes qualidades e penso que tempos como o teu em iniciados virão pois jogadores como tu há poucos e sabescomo tudo nos corra bem desde as grandes viagens que fizemos aos grandes jogos passando também pelos golos que fizeste e não foram poucos só para veres que não me esqueci lembraste em lagos quando marcaste o golo da vitória quando passava já da hora e outros momentos havemos de recordar quando eu fôr um dia teu treinador outra vez ou então quando devorarmos aquela picanha com feijão preto. UM GRANDE ABRAÇO ANDERSSON TERÁS SEMPRE AQUI UM AMIGO E UM ESPECTADOR ATENTO.PAULO ALEMÃO (Paulinho)

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

É um miudo com potencial.

Forte físicamente e dotado de alguma técnica.

Não sabia que tinha 17 anos e estava no primeiro ano de juniores. Ia sugerir que este miudo pudesse ser chamado para treinar nos seniores, nem que fosse de vez em quando, mas talvez seja por ter 17 anos que não vai ainda (não sei se já foi alguma vez).

Mas o facto de ter 17 anos e estar ainda no seu primeiro ano de juniores confirma e acentua a ideia de que é um jovem com potencial.

Espero que continue a desenvolver-se para o futebol, e eu estou cá a torcer por isso :)

Anónimo disse...

Voçês mimam muito os putos, só lhes faz é mal.

Ele têm muito que crescer e aprender.

guetov disse...

Pode ser que exista algum exagero nas palavras utlizadas para descrever este ou outro jovem jogador. Mas penso que estes "mimos" se justificam pois todos nós gostamos de ver elogiado o nosso desempenho e os jovens não fogem à regra. Se é verdade que devemos incutir valores como a responsabilidade, o rigor e a disciplina, também em minha opinião devemos elogiar, dar força e incentivar aqueles que iniciam uma actividade, seja ela desportiva ou não. Os jovens necessitam de receber elogios e de se sentirem valorizados. E não apenas serem chamados à responsabilidade e à razão. Disciplina sim, mas tudo o que é demais...

Paulo disse...

Meus senhores, estas entrevistas servem para dar alguma moral aos jogadores, e mostrar aos nossos adversários que temos qualidades nos planteis.
A nós compete mimar os jogadores, a tarefa de criticar, de destruir, mesmo quando ganham, é vossa Anónimos.
Comentários construtivos, precisam-se.