sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 DE ABRIL NOS ANOS 80

Nos idos anos 80, havia romaria para o Estádio do Portimonense na manhã do dia 25 de Abril. O que acontecia de tão extraordinário?

O Portimonense Sporting Clube convidava todos os jovens da cidade a serem estrelas no mesmo relvado onde os nossos ídolos jogadores venciam (quase sempre) as grandes equipas que se deslocavam a Portimão.

O relvado era dividido em 6 partes iguais. Eram colocadas balizas de madeira. As "marcações" dos campos eram cordas presas junto ao relvado. Digo-vos que sinto saudades desses tempos! Todas as ruas de Portimão tinham a sua equipa de futebol que no dia 25 de Abril entraria em campo! Quando era possível juntar meia dúzia de t-shirts iguais, eventualmente oferecidas por uma qualquer loja da Rua do Comércio, era fantástico! Isso sim era uma equipa "à séria"!
Todas as escolas estavam representadas. Todos os pais estavam presentes nas bancadas. Imaginem então a quantidade de pessoas...

Era em dias assim que se sentia uma mística especial em torno do nosso Portimonense pois aquele relvado e aquelas bancadas sempre foram sagradas para quem assistia aos golos do Cadorin e às defesas do Vital. E naquele dia, os jogadores éramos nós...

Sugiro à Direcção do Portimonense que reactive esta tradição. Participei em vários jogos e bem sei como aquele dia era importante para aproximar as famílias de Portimão ao clube da Nossa terra.

A prova de que esses momentos foram especiais aqui está: não me esqueci deles...

6 comentários:

Anónimo disse...

tambem joguei varias vezes e passados tantos anos ainda nao me esqueci da sensaçao de pisar o relvado. apesar de ter feito parte das camadas jovens do clube (infantis ate juvenis) aquele dia era especial, era dia de FESTA. Que saudades desse Portimonense...

Anónimo disse...

Parabéns pelo artigo!

A tua lembrança é a prova que para conseguirmos alcançar algo de grandioso não é ( sempre ) necessário fazer grandes investimentos!

Naquele tempo aquela organização era completamente amadora mas nós não dormiamos na vespéra porque ERA O 25 de ABRIL e para mim todos os anos me lembro daquelas manhãs inesquecivéis!!!!

João

Anónimo disse...

Belos tempos......aquela manhã era uma emoção!

JC

Anónimo disse...

:)...eu não imaginava que vocês se lembrassem desses tempos de meninos e que fossem tão tocados por eles.
E aqui está a prova da marca que ficou para sempre ..o post do Simões e a resposta do Luis Miguel e do João que é a mais pura expressão do amor pelo Portimonense. Ao entender os corações dos que já foram meninos no post simbólico e humilde do nosso Simões poderá confirmar-se que o amor pelo seu club é genuino e incondicional independentemente das circunstancias.´
Gostei do que li.
Ass: "O encapuçado"

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

A ser bem organizado, seria uma excelente iniciativa, reavivar esta tradição :)

Anónimo disse...

Era uma excelente iniciativa para fazer agora novamente.