terça-feira, 15 de abril de 2008

Artigo de opinião - Reflexão sobre a Assembleia Geral de 1 de Abril


No passado dia 1 de Abril realizou-se no "Portimão Arena" uma Assembleia Geral com a seguinte ordem de trabalhos:
  1. Apresentação do resultado da auditoria
  2. Análise da situação do Clube
  3. Apresentação e discussão das contas referentes ao ano de 2006

Pouco mais de uma centena de adeptos compareceu a um acto que vinha a ser reclamado há muito tempo, mas não é nesse ponto que centrarei o meu discurso. Até porque eu próprio também não compareci por estar radicado em Lisboa e por não ter sido possível por questões profissionais deslocar-me a Portimão. Entendo que também os outros possam não ter comparecido por razões de ordem profissional, familiares ou outras.

Por outro lado, recordo-me que muitos adeptos, sócios e simpatizantes do nosso Clube, com a maior das legitimidades e em diversas ocasiões, fizeram comentários em vários posts reclamando sobre o facto de até à data não ter sido realizada uma Assembleia Geral onde a actual Direcção poderia ser questionada sobre inúmeras questões e dúvidas que existiam e que no local próprio seriam respondidas por aqueles que estão à frente do Portimonense.

As contas do Clube acabaram por ser aprovadas por unanimidade e qual não foi o meu espanto quando fui informado que apenas um sócio pediu para intervir. Afinal ninguém aproveitou a ocasião para questionar quem de direito sobre tantos assuntos que têm surgido aqui no Blog e noutros locais sobre a gestão do Portimonense...

Mais uma vez constato que as pessoas não gostam de dar a cara e passam a vida a reclamar que não existe isto, não existe aquilo, que os outros são uns isto e uns aquilo, que devia ser assim e assado, etc... E quando surge a oportunidade de questionar, de discutir e de abordar aqueles que no fundo são alvo de tantas críticas e dúvidas, ninguém aparece, ninguém dá a cara, o que me leva a concluir uma das seguintes hipóteses:

  • Aquilo que é apresentado no decorrer da Assembleia Geral acaba por satisfazer os presentes.
  • Não existe qualquer matéria fundamentada para se proceder a qualquer crítica ou acusação.

Aqui no Blog do Portimonense, não temos todos a mesma opinião sobre os mais variados assuntos e ainda bem que assim o é. Mas algo que nos distingue e penso que dessa forma nos dá uma maior credibilidade, é o facto de assinarmos aquilo que escrevemos e as posições que defendemos. Como também nos disponibilizamos para falar e discutir aquilo que nos une com todos aqueles que visitam este espaço ou outro qualquer. Mesmo que ninguém defenda os meus pontos de vista todos sabem que apoiei o Prof. Luís Martins, que apoio o trabalho da Direcção liderada por Fernando Rocha, que defendo a profissionalização e a formação superior daqueles que trabalham nas Camadas Jovens, que gosto do estilo e da forma de jogar do Emídio Rafael, entre muitos outros exemplos, porque assino aquilo que escrevo, porque me identifico.

Há uns tempos atrás tive acesso a um artigo onde se ironizava e no fundo se denegria a imagem do Prof. Vítor Maçãs a propósito de uma citação do Presidente da Direcção do Portimonense numa entrevista ao Blog sobre aquilo que este último apelidou de "Bíblia" dos escalões de formação. Esse artigo não estava assinado e dessa forma, ninguém pode ser responsabilizado ou questionado sobre o seu conteúdo. Confesso que fiquei chocado e revoltado porque conheço o trabalho do Prof. Vítor Maçãs e gostaria de ter respondido mas a quem o deveria fazer? Na realidade as pessoas podem-se esconder atrás de um teclado e podem escrever aquilo que lhes passa na cabeça, mas porque não fazer o mesmo assinando por baixo? Da mesma forma porque não deixar um comentário devidamente identificado? Quem não deve, não teme!

Termino deixando um pequeno comentário sobre a mascote apresentada na Assembleia Geral de 1 de Abril. Temos disponível mais um produto com a marca Portimonense, que penso ter ficado bem apelativo. Fica então aqui disponível para todos verem a nossa mascote! Só falta mesmo arranjar-lhe um nome...

26 comentários:

Anónimo disse...

guetov, tanto falas das pessoas que não assinam as suas opiniões, e o que dizer das pessoas que como tu falam de coisas que não presenciaram?

no mesmo local onde te espantaste tanto em ler um certo artigo, vais poder espantar-te com a maneira como a AG decorreu.

P. disse...

Guetov, se não escreveste o post do ano, andaste lá perto.

Todos temos direito ao anonimato. O problema é quando nos servirmos dele para ataques pessoais sem argumentações válidas. Só pelo prazer de "deitar abaixo".

Afinal, aí está: uma Assembleia Geral pacífica, com tudo apresentado aos olhos de quem quer ver.

Muitos dos anónimos que por aqui andam perderam uma boa oportunidade de questionarem tudo o que desejam sobre o Portimonense. Mas aposto que já aí estão outra vez prontos a descarregar frustações, com um falso clubismo que me choca.

Abraço
Pedro S.

P. disse...

Anónimo das 09:46,

Tudo o que é preciso saber deve estar escrito em Acta. Eu tb não fui, mas se a ler sei o que foi dito, que perguntas foram colocadas, quantas intervenções aconteceram... etc.

Anónimo disse...

os factos que o guetov apresentou são verdadeiros, não é isso que está em causa.

o que está em causa é a interpretação dos factos. mesmo lendo a acta, há coisas que não te consegues aperceber sem ter estado presente.

por isso quem não vive cá, por vezes, tem uma noção irrealista do que se passa em portimão.

P. disse...

Anónimo,

A crítica do Guetov não deixa de fazer sentido e confirma-se pelas tuas palavras. Todos pelos vistos têm alguma coisa a dizer. Preferem no entanto esconder-se no anonimato e "descarregar" neste espaço.

Se na tua opinião há omissões sobre o que aconteceu realmente na Assembleia Geral, porque não contas? Teríamos muito gosto em ler outras opiniões, bem argumentadas. A discussão só tem a ganhar.

cumps
Simões

Anónimo disse...

Porque não se faz uma reunião só de sócios e adeptos para que todos possam colocar frente a frente as questõs que os atormentam?
penso que todos querem o melhor para o club mas cada qual por caminhos diferentes.
Divididos sairemos mais fragilizados e cansados da caminhada e outros ficarão para trás. E isso não é nada bom para o coração do club.
Parabéns ao GUETOV pela forma como explanou o que pensa.
Quanto à Mascote acho-a com um ar bastante "bem disposto", bem "simpático" bem conseguida,gostaria de saber a quem pertence a autoria da mesma.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Porque não dão o nome de "MARAFADA" à Mascote??.Até porque penso que é um nome genuinamente algarvio.
Mas como ela tem um ar tão simpático e meigo e ao mesmo tempo tem ar de "rapazinho" apesar de sr "Águia" (feminino) temos que pensar bem no assunto.
EHEH digamos que é uma águia Travesty.
Brinco...ehheheh
Saudações.

Lampada Azul disse...

Vejam só estas imagens da deslocação dos adeptos do FREAMUNDE a Fátima:

http://freamundeallez.blogspot.com/2008/04/e-quem-no-salta-pastorinho.html


LINDO:

"e QUEM NÃO SALTA É PASTORINHO OLÉ OLÉ...."

Anónimo disse...

Caro guetov, o escrever em anonimo merece também resposta. A questão é o que se escreve, sempre com fundamento.

Sei de muitas porcarias e falcatruas do Portimonense passado e presente, mas não me atrevo a escrever nem como anónimo, porque algumas não posso fundamentar e outras tenho dúvidas.

Falas-te de um post da bíblia. Lembro-me que foi de outro blog e pelo que me lembro, não achei ofensivo, porque ninguém disse que era mentira, a bíblia vêm da boca do nosso presidente.

A questão era saber se a "biblia" existe, uma simples pergunta. Olhas para os resultados das camadas jovens e a pergunta aparece.

Conheces o Vítor Maças. Eu não conheço. Podes falar bem dele à vontade, para mim entra por um ouvido e sai pelo outro. Quero é ver resultados no Portimonense do seu trabalho.

Paulo disse...

Guetov, assino no seu todo o teu artigo.
Quanto á questão assembleia, eu estive lá, e não vislumbrei qualquer irregularidade, vi sim, uma assembleia organizada, numa sala digna com condicões de conforto, para receber os sócios do Portimonense.
Ao invés da ultima por mim presenciada, onde tal como aqui no Blog, os anónimos eram mais do que muitos, aclamavam por eleições e procuravam um "visinho" mais alto para se colocarem na sua rectaguarda, agachadinhos, não fosse alguem perceber quem foi que "gritou".
Nesta assembleia, todos eram identificados, quem quis usar da palavra usou, não vi nenhum "pid" ou "asae" a controlar fosse o que fosse.
Vi sim um, e só um, sócio que teve a coragem de se levantar, dizer em vóz alta o seu Nº de sócio, colocar a sua questão, que confesso, não foi cómoda para quem teve de responder,
e ouvir serenamente a resposta da parte da direcção.
Eu acho que o problema dos Portimonenses, reside no seu pseudobairrismo, coisa que segundo ouço e leio nunca foi tao forte como outras regiões, tão proximas como Alvor ou Enxerim, que eu conheça.
Não estar em Portimão, é não saber o que se passa, dizem.
Pois bem, eu digo, não estar em Portimão e querer saber o que se passa por cá, isso sim é de louvar.
Não aceito, é que quem mora em Portimão, ou é Portimonense de raiz, o que não é o meu caso,
assumidamente, veja as coisas a correr mal, e assobiam para o lado , como é forte a Hipocrisía.
Para terminar, quero fazer um pedido a todos os visitantes do Blog do Portimonense.
Deixem por favor os ataques pessoais para os politicos, eles sim ganham dinheiro, recebem ajudas de custo para as suas viagens, mesmo que em lazer.
Quem tem informação sobre a Historia do Portimonense, sobre vitórias, derrotas, coisas boas, coisas más, tudo isso é passado, e que seria de nós sem o nosso passado?
Partilhem conosco, divulguem a História do nosso Clube.
Não usem nunca como arma de arremesso, ou catapulca para inimizades, não vale a pena.
Cumprimentos a todos os visitantes, sem excepção.
Força Portimonense

Anónimo disse...

Guetov, eu nem que fosse pago pelo Portimonense, tinha coragem de escrever isto, porque sei da realidade actual e estive na AG.
Podia-te dizer 1001 razões porque ninguém perguntou nada, mas não vale a pena escrever aqui nada, isto é um blog a trabalhar para esta direcção.

Paulo disse...

Anónimo 23:02, deixa as 1000 e diz só uma.
Certamente será publicada, pelo menos saberemos o teu ponto de vista.
Então tambem levantas-te o braço.
Ninguem se absteve, ninguem votou contra.
Mas alguem questionou.
Sócio, parece-me 600 e qualquer coisa.

Paulo disse...

Quanto ao nome da mascote, homenageia todos os que ja passaram e passarão por esta casa, nunca passa de moda, e até é simpatico.
VETERANO, penso que se ajusta bem.

Anónimo disse...

MARAFADA pega mais no ouvido....

Anónimo disse...

UHMMMMM,... VETERANO é um nome muito pesado para a cara simpática da águia.
VETERANO cheira a pessoa idosa. Se bem que não queira passar a mensagem de falta de respeito para os veteranos. Porque não é isso que pretendo dizer.
Tem que ser um nome que seja simpático também e que soe bem. Tem que ter vogais abertas entendes???
Tipo...á...é...ó.
É importante a sonância do nome entendes???
Já MARAFÀDA..tem a vogal aberta.(á)
Penso que isto é importante,
VETERANO...é uma palavra que soa para dentro em vez de soar para fora...entendem-me???
Temos que arranjar um nome que tenha som. Fiz-me explicar???
Ass: " O encapuçado"

Anónimo disse...

Se não descobrirmos nome para a nossa " Mascote" eu pelo menos já baptizei a gaivota do Simõesonov de Fernão Capelo Gaivota...a Gaivota que queria voar mais alto que as outras...........

Anónimo disse...

Sr. Simoesonov queira V- Exa. saber que quem é funcionário do grupo R.R,funcionário da Camara Municipal ou tenha assuntos pendentes na Camara NÃO PODE FALAR.
Assim sendo mais uma vez disse asneiras.

P. disse...

Sr anónimo das 02:55,

Quer escrever alguma coisa relacionada com o post, ou o Sr anda aqui só para chatear? Não lhe li uma palavra que se adequasse ao assunto focado no post.

Anónimo disse...

Ja repararam que alem de nos lermos o blog e de participarmos nele, tbem os nossos jogadores o fazem....desmotivante por vezes lerem certos tipos de comentarios aqui...se sao verdade, ou nao nao se sabe...mas o blog (pergunto eu) não foi criado para um bom ambiente e funcionamento dum clube que ja foi grande, e acredito que o voltara a ser...PORTIMONENSE!!!
Não seria bem melhor mesmo que uns gostem de vermelho outros de azul, mas que se unem,que se coibem de tecer certos comentarios, seja a direcção, seja as pessoas que fazem este blog...nao sera altura de se chegar a um consenso e deixarem de picardias e de ver quem é dá o insulto maior????
Por favor unem se e vamos lutar por algo que todos nos gostamos, o nosso PORTIMONENSE!
Sei que nem todos somos iguais, temos os mesmos ideiais, todos pensam de maneira diferente, mas ultimamente so leio é "cuspidelas" dum lado e do outro, e sinceramente certas "cuspidelas" sao veramente depreciantes....pessoal deixem se disto e que tal uma uniao mais uniforme...afinal a nossa preocupaçao nao é mesmo apoiar a equipa??? Ou estarei enganada????
Portimonese Allez
A Marafada da aguia muito gira, parabens a quem a criou!

P. disse...

Pode ser que achem mais piada ao blog quando os comentários tiverem de ser aprovados antes da publicação. Depois não venham cá falar de censura...
Se não o saber usar desta forma, que surjam medidas que impeçam a sistemática lavagem de roupa suja. Queremos um blog aberto a todos, mas assim é difícil não termos que ler tudo antes de aceitar comentários.

Anónimo disse...

A Maria que não conheço pessoalmente está cheia de razão. Gostaria de saber a que proposito veio o nome do Sr. Simões à baila , o que faz ou deixa de fazer na sua vida profissional e particular porque nada vi nestes comentários que o possam ter relacionado com ele.
Entro neste blog que pelo que sei não é oficial e está à disposição de todos e continuo a ver os mais dedicados a serem ofendidos.
Penso que o futebol(football) não deveria ser visto como um partido politico mas como um desporto.
.Gostaria de saber porque o anónimo das 2.55 afirma que o pessoal ligado aos organismos que refere "NÃO PODE FALAR" onde implicitamente estará incluido o Sr. Simões, pesasoa que eu desconhecia ligada a qualquer destes organismos.
Então foi para isto que aconteceu o 25 de Abril??.
Sr. anónimo sem ofensa quem diz asneiras é o senhor e estou farto de as ler. Indique-me uma lei onde diga que as pessoas visadas " NÃO PODEM FALAR".
Não se pode aqui expressar uma ideia contrária sem ofensas ou ameaças??.
Acreditem que quem vai pagar pelas ameaças pessoais é o CLUB e é isso que todos os adeptos querem??
Não acredito que queiram isso. Então demos as mãos. Haja compreensão e UNIDADE.
Saudações

Anónimo disse...

"Ja repararam que alem de nos lermos o blog e de participarmos nele, tbem os nossos jogadores o fazem....desmotivante por vezes lerem certos tipos de comentarios aqui"

Eles já são homenzinhos, se não aguentam a pressão num clube como o Portimonense. Bom então nas suas carreiras vão ter pouco sucesso.

Eles que joguem num clube de grandes dimensões, com 40.000 a assobiar depois de uma falha sua. Isso é que é pressão.

Anónimo disse...

Para o anonimo das 2.23.
Boa imagem essa do Fernão Capelo gaivota (a gaivota do Simoesonov), que queria voar mais alto.
Quem nos dera que a nossa àguia voasse mais alto que as outras águias e que em voo picado sobre os adversários lhes arrebatasse os golos da vitória.
VIVA O PORTIMONENSE... E VIVA A NOSSA ÁGUIA... E VIVAM AS GAIVOTAS e VIVAM TODOS OS QUE AMAM O NOSSO CLUB.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 19.50.
Não te vou tirar de todo a razão. Mas o que acontece é que nossos jogadores estão numa fase má e só alguns irão pertencer a um club de grandes dimensões dos 40.000 que falas.. Deixá-los crescer apoiando-os é o que devemos fazer e não cortar-lhes as pernas à primeira corrida.
Para andares erguido tivestes que passar por andar de gatas e se te tivessem cortado as pernas quando ainda estavas em crescimento??.
è isso que estão a fazer aos nossos jogadores com teu tipo de comentários e outros que vou vendo por aqui.
E se me permitem agoram ouçam o que uma mulher tem a dizer. Porque já entendi pela forma de falar que andam por aqui muitas. E já percebi que algumas pelos seus comentários proprios da sensibilidade duma mulher são literalmente "apupadas" aqui e postas "fora de jogo"
E não só veem jogadores aqui como certamente familiares de acusados e visados...que são certamente pessoas como todas as outras e que darão a cara por seu club, e que peito aberto enfrentam todas as pedras arremessadas por alguns e de muitos sem pinga de moral para o fazerem.
Acredito na nova direcção . Acredito que todos queremos o melhor para nossa terra e para nosso club.
Quem não quer ter orgulho naquilo que ama e em que deposita todas as suas esperanças???.
Pensem nisto e AMEM-SE UNS AOS OUTROS SE FAZ FAVOR .
Abraços para todos adeptos, não adeptos e adversários

Anónimo disse...

Um jogador de futebol sabe que o seu trabalho é isto à frente de todos e avaliado. Eles têm que contar com isso.

É lógico que não gostam de ouvir ou ler criticas negativas, mas é consequência da profissão que escolheram. Isto para jogadores profissionais.

Se me disserem que não se deve criticar os putos, juniores etc, aí concordo, porque não têm responsabilidade de um jogador profissional, jogam por gosto, não ganham nada, e provavelmente 90% nem seguem a profissão de futebolista.

Estão confundir criticas no seu trabalho, com criticas pessoais e das suas vidas privadas.

Anónimo disse...

A mascote está optima. Apenas um reparo: o emblema nos calções está muito acima. Se o descerem, o conjunto fica "aprovado".
Portimonense sempre!