terça-feira, 22 de abril de 2008

CARTA A uns tais anónimos...

Face a algumas situações que têm ocorrido nos últimos tempos, decidi expressar a minha opinião sobre as mesmas.
O anonimato é próprio de quem tem medo de assumir o que diz e o que é! Da inverdade de quem critica por criticar, sem justificar e provar o que diz, surgiu um Blog, que se autointitulou de Portimonense. Os artigos publicados são mesquinhos e desprovidos de verdade, denegrindo a imagem do clube de Todos Nós.
Aquando da sua saída do comando técnico do Portimonense, o Prof. Luís Martins disse-me algo que retive: "Não percam o vosso sentido crítico pois é ele que faz as instituições crescerem..."
O debate de todo o tipo de situações ligadas ao Portimonense sempre foi um dos principais objectivos do Blog do Portimonense, procurando promover uma discussão saudável e devidamente sustentada. Tal não acontece no outro espaço dedicado ao Portimonense, que fruto do que publica talvez seria mais adequado chamar-se Blog dos Anti-Portimonenses!
Entristece-me e enoja-me saber que o Portimonense possa ter adeptos tão fracos de espírito, então passo-me a justificar:
  • Em todas as análises feitas aos jogos do Portimonense as pontuações roçam o ridiculo, correndo quase todos os jogadores a 0 ou 1, numa escala de 0 a 5. Meus caros, tive a oportunidade de ver muitos dos jogos do Portimonense esta temporada e não tenho visto muitos dos nossos adversários serem melhores do que nós. Porventura poderão achar que o futebol praticado tem muito pouca qualidade, mas não estão a assitir aos jogos do Campeonato espanhol ou inglês na Sport TV, mas a jogos da Liga Vitalis onde a sua maioria é decidida por um golo.

  • O último artigo da Assembleia Geral realizada no passado dia 1 de Abril é de bradar aos céus, tal é a pouca inteligência de quem o escreveu. Por motivos profissionais não pude estar presente, mas pela primeira vez nos últimos anos assistiu-se a uma Assembleia organizada num espaço apropriado. Recordo a Assembleia quando João Sintra se demitiu. Tive a infelicidade de estar presente e tive que sair mais cedo, tal o chorrilho de merda a que tive que assistir. Curiosos, não sócios, a gritarem na sala, com o anterior Presidente Sintra a pegar em meia dúzia de folhas e a agitá-las tal licitador de peixe na Lota de Portimão... Não à mediocridade e falta de habilitações para desempenhar as funções de Presidente do Portimonense. Sintra simboliza tudo o que o Portimonense não pode ser!

  • Alguns dão-lhe o mérito de ter avançado quando mais ninguém o fez, pois... eu se não tiver dinheiro para comprar um bom carro não vou comprá-lo! Empenhou o clube, mentiu aos sócios e nem teve a dignidade de se afastar quando o clube estava insustentável. Candidatou-se e perdeu. Faz lembrar o actual Presidente do Boavista, que quase todos os dias inventa uma nova desculpa para os ordenados em atraso e cria pseudo investidores para comprarem o clube. Enfim...

  • A sátira que tentam aplicar em alguns artigos falha por completo, tal o tom jocoso com que inferiorizam os nossos jogadores.

  • Nós, aqui no Blog do Portimonense, sofremos Todos de clubite crónica, e acima de qualquer crítica está o bom nome do nosso clube. Os que jogam contra o Portimonense, esses sim são os nossos adversários...

  • Quais contabilistas avançam com números completamente irreais, protegendo-se na capa do anonimato para fomentaram o boato. Assinem e justifiquem o que escrevem, talvez assim possam ser considerados.

  • Por último gostaria de solicitar aos autores do outro Blog que nos deixem de mencionar e apaguem o link que colocaram, pois eu, na qualidade de administrador do Blog do Portimonense, não quero que este espaço apareça de alguma forma associado ao vosso.
Criticar, justificando o porque da nossa insatisfação, é imperativo num clube que quer ser cada vez maior. Tristes aqueles que procuram denegrir o esforço de quem quer fazer algo pelo clube que ama...

18 comentários:

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Toy Marafado,

Concordo contigo no que diz respeito ao anonimato do outro blog. Já debati esse aspecto com eles, e eles apresentaram as suas razões, pelo que, apesar de eu achar que toda a gente se deveria identificar, há que respeitar quem deseja manter-se anónimo.

Também concordo que eles incorram em alguns excessos, alguns exageros, na forma crítica como abordam certos assuntos, e até mesmo na nota que atribuem aos jogadores.

Pelo que eu tenho observado, neste mundo, nesta vida, as coisas acabam sempre por arranjar forma de se equilibrarem, tal como na tese e antítese de Hegel. Se é verdade que eles são excessivos, não menos verdade é que aquele blog veio, consciente ou inconscientemente colmatar uma lacuna, veio equilibrar as coisas, porque o que é facto é que este blog também não deixa de ser exagerado (no extremo contrário).

E é precisamente por isso, que quando tu evocas o Martins na sua frase "não percam o vosso sentido crítico...", na minha opinião, te equivocas completamente.

Espero que não me leves a mal, mas a mim dás-me mais ares de "Yes Man" do que alguém que tenha o seu sentido crítico...

Eu dou crédito ao outro blog porque apresentou já uma quantidade bastante razoável de artigos, nos quais algumas criticas foram feitas, e sugestões foram apresentadas. Isso a ti não te parece "sentido crítico" ?

Depois, num dos pontos apresentados como justificação pela
que dizes no teu post, somente mencionas o Sintra, como se isso tivesse alguma coisa a ver com o outro Blog.

Um pouco antes, usas a forma negativa como decorreu a última AG do Sintra, como justificação para todo e qualquer aspecto negativo que possa ocorrer nas AG actuais.
Lá por ter ocorrido uma AG tão turbulenta como foi essa referida última AG do João Sintra, isso não pode servir como argumento contra qualquer aspecto criticável nas actuais.

As pessoas (ou a pessoa) que escreveram acerca da última AG, estiveram presentes, e como tal, têm toda a legitimidade para dar a sua opinião. E tu?

PS: Fica-te bastante mal tratares certos sócios, que até são sócios do Portimonense com pelo menos 10 anos de associados, da forma como já vi tratares. Mas isto é a minha humilde opinião, tal como em todo o resto da minha intervenção. Espero que por isso, não venha a ser considerado por ti, um "Anti-Portimonense". ;)

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Esqueci-me de uma coisa.

Há dias apareceu nos jornais a lista dos clubes que têm ordenados em atraso, e o Portimonense figura nessa lista, como um dos clubes incumpridores.

Ou seja, aparecemos nos jornais novamente por um aspecto negativo.

E no entanto, num Blog em que se costuma dar destaque a todas as notícias veiculadas nos orgãos de comunicação social quando o tema é Portimonense, opta pura e simplesmente por ignorar essa notícia.

Por acaso achas que é uma notícia que não merece destaque? Achas que não tem relevância?

Não te preocupa que seja verdade o que foi publicado nos jornais?

E o sentido crítico??

Estás a ver? É precisamente por coisas assim que um outro Blog nasceu. :)

Anónimo disse...

amém quem fala assim nao é gago è Portimonense e nao é mais nem menos que outros ou julgas que por seres de setubal e apoiares o portimonense és mais adepto que os outros ? e desrespeitas quem ja muito apoiou o clube assim como ja te vi fazeres criticas tens de as aceitar as dos outros mesmo que elas estejam contra a tua opiniao mas o blog é teu logo fazes o que queres dele alias isto é um blog que fala do portimonense e nao nenhum site do clube logo a chefe aqui é voce agora cuidado... eles andam ai
Um Portimonense e nao um heroi do Portimonense ccomo alguns julgam ser e sim é apra ti toy

Toy Marafado disse...

Sócios com mais de 10 anos???
Como sei que são sócios se é tudo anónimo???
Relativamente aos ordenados em atraso, não foi mencionado neste Blog pelo facto que o mês de Março que estava em falta já foi pago. Se estamos a 21 de Abril, acho que nada está em atraso. Se lerem o artigo do Jornal de Notícias na íntegra, é isso mesmo que lá consta...
O que me custa admitir é que nunca se fale bem do nosso clube, mesmo que sejam sócios com mais de 10 anos!
Esses sócios com mais de 10 anos, vêm o Portimonense vencer um derby e só sabem denegrir o clube. Jogadores como Tarantini, Diogo e Raphael são achincalhados! Caros sócios com mais de 10 anos, sou só eu que vejo que o Tarantini ao longo da temporada tem crescido e feito uma grande temporada?
Sócios com mais de 10 anos, sou só eu que vejo o Diogo, pese ser algo lento, fazer grandes exibições?
Continua-se a bater na tecla de "sou de Portimão tenho mais direitos do que tu, és de Setúbal tens a mania que és herói...
O que me difere de muitos sócios com mais de 10 anos, é que pelo menos, sendo crítico ou não, tento fazer algo pelo clube!
E para que saibam, caros sócios há mais de 10 anos, já sou sócio vai para 20 anos e não me ando para aqui a gabar que já muito fiz pelo clube...
Enfim...não sei é como vocês não têm vergonha na cara de irem ao estádio e acharem-se apoiantes e atrás do teclado não passam de merda...

Anónimo disse...

Quem têm telhados de vidro que não atire pedras.
Toy conheces este ditado? Lembro-me que quando este blog apareceu fizeste posts que só não falavas mal dos apanha bolas.
Falavas e falas mal do Sintra, mas de uma maneira exagerada partindo para ofensas pessoais. O Sintra faz parte da historia do clube. Falar mal do Sintra como tu falas, não é denegrir a imagem do clube?
Este blog parece uma ditadura, tudo se branqueia, não se diz mentiras apenas se oculta as verdades. É tudo um mar de rosas, por acaso estamos a lutar para subir?
Dizes para não perder o sentido critico, pois há muito tempo que este blog já o perdeu.

guetov disse...

Miguel

Não vou fazer grandes comentários sobre o artigo de opinião redigido pelo Toy, pois no fundo reflecte a sua opinião. Entendo o porquê da sua revolta, apesar de não concordar com a forma como por vezes ele transcreve as suas opiniões, mas compreendo o que o faz sentir-se em determinadas alturas tão revoltado.

Em relação ao facto de ter sido noticiado em diversos orgãos de Comunicação Social o facto de existirem ordenados em atraso e isso não ter sido noticiado aqui no Blog, pelo menos até à data, passo então a explicar.

Por um lado, já é a segunda vez que surge essa notícia, a primeira até foi deixada em comentários a um post e como todos podem constatar não foi apagada, falando-se em ordenados em atraso ao palntel profissional e funcionários do clube. Procurei informar-me junto da Secretaria do Clube da veracidade da mesma. Foi-me explicado que os ordenados têm sido pagos de uma forma faseada, divididos em duas tranches mensais, não havendo por esta razão matéria para se afirmar que existem ordenados em atraso aos profissionais do clube. Fui também informado por um funcionário do clube que os mesmos têm tudo em dia. Existem atrasos nos pagamentos respeitantes aos escalões de formação onde um patrocinador falhou com aquilo que tinha sido previamente estabelecido.
Desta vez, quando tive acesso à notícia reencaminhei a mesma para ti e para outros colaboradores/amigos do Blog, de forma a que no fundo pudéssemos ter conhecimento e ao mesmo tempo procurássemos avaliar a veracidade da mesma. Posso-te dizer que no próximo Domingo estarei em Portimão e tenciono junto de quem de direito saber o que no fundo se passa. Tenho estado em Lisboa sem possibilidades de me deslocar a Portimão devido ao estado de saúde de um familiar muito próximo mas devido a questões profissionais estarei no Algarve no decorrer do próximo fim de semana.
Isto para dizer que procuro evitar publicar notícias que a provarem-se serem falsas poderão de alguma forma destabilizar o grupo e o clube e assim mais uma vez estaremos a dar tiros nos pés e a trabalhar em prol dos nossos adversários.
O facto de no outro espaço dedicado ao Portimonense optarem por se manter no anonimato, já me pronunciei sobre isso e mantenho tudo aquilo que na altura afirmei.
Gostaria contudo de um dia poder dialogar com as pessoas que lideram esse projecto mas não sei quem são nem onde as posso encontrar. Será porventura mais fácil entrarem em contacto comigo pois com certeza terei todo o gosto em travar conhecimento.
Desta forma poderão ficar esclarecidas algumas situações que em nada contribuem para o desenvovimento do nosso clube.

Grande abraço Miguel.

P. disse...

Por esta altura, na gestão Sintra, quantos ordenados tinham sido pagos?
2? 3?

P. disse...

Aí estão os ordenados em atraso de que falam. Falta pagar... Abril.

http://jn.sapo.pt/2008/04/20/tema_de_domingo/treze_clubes_salarios_atraso.html

sem nome disse...

Sinceramente, começo a pensar que estes posts transcendem o razoável e assemelham-se a coisas de criança que tem um brinquedo e não quer que mais ninguém brinque com ele. E ai de alguém que diga que o brinquedo até não é assim tão bonito, provavelmente levará logo uma dentada. Pode ser estúpido pôr as coisas assim, mas é como quem está de fora vê.

As exaltações extremas do Toy, em que desata a chamar merda a toda a gente, já não são de agora e não sei se é para adoptar uma postura de Alberto João Jardim, tentando com isso ser o senhor da razão, ou se é para o show-off.

É verdade, que no outro blog nem tudo são rosas (ou nada são rosas, como ele diz), mas também é verdade que lá, já se analisaram coisas boas e já foram dadas sugestões, e aqui? (sim, talvez me esteja a repetir em relação ao que as pessoas anteriores já disseram, mas já somos 3 ou 4 a ver a mesma coisa (e sem os óculos cor de rosinha lol)).

O anonimato, se existe, deve-se, largamente, aos ataques pessoais que podem surgir de eventuais criticas que sejam feitas. Para quê que vou estar a criticar, identificado como X, se depois vem logo um marmanjo, armado em esperto, mandar-me fazer dieta ou dizer que visto um fato pouco masculino, como já aqui aconteceu? (não digo que tenham sido os colaboradores do blog a fazê-lo)

Mas para as pessoas se identificarem é preciso também haver condições para tal. O miglão, por exemplo, não se importou e continua a escrever identificado, mas se há pessoas que se importam acho que não as devem censurar por isso e muito menos englobá-las no grupo de "monte de merda". Mas infelizmente, não há mentalidade para discutir os assuntos, há sim para insultar com quem não se concorda, etc. E o Toy é o exemplo vivo disso.

Ah, e os ataques ao Sintra nem percebo porque continuam a aparecer por aí. Deixar o homem em paz de vez, não? Já lá dizia o outro, o que é demais enjoa.

Porém, vamos todos dar as mãos, dizer que o Portimonense é perfeito e que não nada mais há a ser corrigido. Ou melhor, o que há para ser corrigido de certeza que a direcção já pensou numa solução e nem vale a pena falar nisso. Resta-nos então ler o que vem nos jornais e esperar pelas eleições novamente sem ter mais nada a acrescentar e apenas dizendo que sim ao que nos apareça no caminho.

Anónimo disse...

VIVA O TOY MARAFADO
se concorreres ás proximas eleiçoes o meu voto vai para ti porque para ti tudo é perfeito tirando as analises dos outros...

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Toy,

O facto de seres de Setúbal, para mim, não altera nada. O que interessa é seres do Portimonense, e como tal és dos meus. O pessoal usa isso, porque argumentam que nem sempre estás presente para conhecer a fundo certas realidades...

Essas mesmas pessoas que tu vês a criticarem tanto e que intitulas como "merda", são pessoas que se o Portimonense começar a crescer a vencer tudo, rejubilam de alegria.

Se um individuo é mais assertivo e o outro mais crítico, que se pode fazer? Cada um é como é. E a ti acho que te está a faltar um pouco mais de tolerância para com outros consócios...

Gostei das intervenções do s3d e do Guetov.

Guetov,

Compreendo porque não publicaram e concordo. Seja como for, apenas usei isso como exemplo.:)

Também compreendo a revolta do Toy, mas há que ser mais sensato. Não se pode começar a chamar "merda" a toda a gente com a qual não concordamos com a postura.

Aprecio por exemplo mais a tua postura, pois tens sido, a meu ver, não tão radical, e mais sensato.

--------------------

Outra das coisas que é sempre muito badalada e, a meu ver, desprovida de sentido, é em relação ao João Sintra. Que eu saiba, ninguém aqui, nem deste blog, nem do outro, nem outro sócio qualquer desejaria o Sintra como presidente. São águas passadas, tempos muito complicados para o Portimonense, e como tal, obviamente ninguém deseja isso.

Eu mesmo já escrevi dando algum mérito ao Sintra por ter entrado no clube numa altura em que existia um vazio directivo, mas não sou, de modo algum, apoiante do Sintra.

O João Sintra é passado, e não vem ou não deveria, vir ao caso nestas discussões. Acho que é totalmente desprovido de sentido...

Anónimo disse...

Obrigado Sr. Miguel Meneses.
Deixou bem claro que um amante do SPORTING CLUBE de PORTUGAL é seguramente um funçionário ao serviço do Sr.Rocha.
A CENSURA continua.
A apropriação indevida e ilegal perante os Estatutos do NOSSO CLUBE, e não do clube desse Nick-name de Toy Marafado,porque senhor é o verdadeiro ANTI-PORTIMONENSE.
Da Assembleia não publicou nem metade dos comentários.
De Portimão só conheçe o Rest. Mané.
Acerca de ANÓNIMOS,bom esperem pela surpresa.
SEM PREJUIZO do PORTIMONENSE.
Negócios que se estão a fazer neste blog que são um crime para quem se diz fiel PORTIMONENSE.
Acompanhe o seu Sporting desista do emprego dado pelo Sr. Rocha,e não fale de Sintras enquanto não falar de Albertos e Manueis.
Tem medo .
Compre um cão, ou requesite o famialar do Sr. Simoesonov,como se nós tivissemos algum medo.
CENSURE este comentário como é seu Habito.

Toy Marafado disse...

Anónimo das 18:47, os teus conhecimentos do código penal deixam-me abismado e amedrontado...
Negócios no Blog, funcionários do Rocha???
A tua inteligência deixa-me estupefacto... Vergo-me perante esta entidade superior e peço uma vez mais desculpa pois estou com tanto medo de ser processado por este senhor que as minhas pernas não param de tremer...
Ao pé de um Mestre como você até os burros têm licenciaturas...

Anónimo disse...

BURRO É QUEM NÃO sabe distinguir Código Penal de Código de Processo Penal.
Não vale a pena falar com quem nâo tem a minima capacidade de INTELIGENCIA.
Continuo nas couves que seguramente esse é o seu FUTURO.
Chame burro a si próprio.
Voce é um IGNORANTE sobre Portimão e sobre o PORTIMONENENSE.
Paguem-me o que me devem.

P. disse...

Anónimo das 18:47,

Este blog permite entrada automática de comentários, sem aprovação. Dessas mensagens, pouquíssimas são apagadas.

Se, mesmo assim, com um critério tão largo, algumas das suas teve que ser apagada, creio que o problema não reside na chamada (por si) "censura", mas no que você escreve.

Recordo-lhe no entanto que a World Wide Web não nos pertence. Poderá abrir o seu blog, seguindo os seus próprios critérios editoriais, e escrevendo o que bem lhe apetece.

Cumps
Pedro S.

Anónimo disse...

UFFFA....é de cortar a respiração esta discussão. Ameaças...código penal....
Toy Acertastes em cheio. Olha aí está o pessoal a sair do covil...
Sr anónimo das 18,47 tenha vergonha das suas afirmações e da forma como as expõe.
A lota é ALI MAIS A BAIXO.

Anónimo disse...

Uma pessoa que é de Setúbal e consegue amar o Portimonense não merece tais insultos.
Que dizer dos da terra???

Anónimo disse...

Sabem lá voces aonde era a LOTA.
Deixem de me provocar senão abro a boca.