domingo, 27 de abril de 2008

Liga Vitalis - 28ª Jornada: Portimonense 2-1 Beira-Mar

O Portimonense garantiu hoje a permanência na Liga Vitalis após uma difícil vitória contra o histórico Beira Mar por 2-1. Não foi um jogo bonito mas valeu pela emoção e pela determinação dos nossos jogadores. Se melhor futebol não se viu, boa parte da responsabilidade tem que ser atribuída ao Beira Mar que beneficiando de um golo madrugador procurou imediatamente "adormecer" o jogo. E conseguiu, até ao golo do empate do Portimonense.

Muitos adeptos ainda procuravam lugar nas bancadas quando, beneficiando de uma desatenção da defesa (ainda a acertar as marcações), um avançado do Beira Mar consegue desmarcar-se e ficar frente a frente com Mário Felgueiras que foi incapaz de travar um remate rasteiro bem colocado. O Portimonense viveu mais 20 minutos de sobressalto devido às constantes desmarcações ofensivas dos avançados aveirenses que confundiam a defensiva da casa. Sentia-se que a defesa Portimonense poderia sofrer novo golo, situação de todo anormal tendo em conta a regularidade demonstrada especialmente na segunda volta do Campeonato.

A muito custo o Portimonense foi conseguindo "empurrar" os aveirenses para o seu meio campo. O futebol do Portimonense era por esta altura demasiadamente previsível, pouco criativo e inofensivo. Usava e abusava do Futebol directo. Gonzalo lutava no meio da defensiva do Beira Mar e ia conseguindo ganhar bolas que eram distribuídas para algumas investidas pelas alas, mas nunca o Portimonense conseguiu impôr um Futebol de ataque continuado, situação que o colocava virtualmente em posição difícil na tabela classificativa. Jogava-se demasiadamente com o coração, com Diogo, no meio campo, ainda assim bastante esclarecido e com invejável disponibilidade física na disputa de bolas que pareciam perdidas. Diogo está em grande forma!

Foi no final da primeira parte, no período de maior discernimento do conjunto da casa, que Wellington conseguiu fazer valer o seu poderio físico no meio da defesa aveirense, após a marcação de um canto do lado direito. Uma entrada de rompante permitiu o cabeceamento certeiro para o fundo das redes adversárias. O empate surgiu à beira do intervalo e "injectava" nova dose de esperança num público meio adormecido, talvez levado pelas constantes paragens do jogo nas reposições de bola e lesões (?) de jogadores do Beira Mar. Aceitava-se o resultado ao intervalo.

Na segunda parte o Portimonense entrou disposto a marcar cedo mas perdeu-se no "pontapé para a frente" que apenas servia para desgastar Gonzalo. E quando as oportunidades surgiam eram desperdiçadas, como no lance em que Raphael não conseguiu rematar praticamente dentro da pequena área, apenas com o guarda redes do Beira Mar pela frente. Precisamente nesse lance Raphael lesionou-se e surge a ovação da tarde quando Vítor Pontes chama Vouho, até então em exercícios de aquecimento. Vouho acabou por não "resolver", mas desde logo mostrou grande capacidade de luta e fez da defesa adversária um conjunto de "ovos moles".

Foi a meio da segunda parte que, beneficiando de excelente cruzamento do lado esquerdo, Tarantini falha clamorosamente um cabeceamento que daria o segundo golo ao Portimonense. Do canto que nasce desse mesmo lance, Tarantini surge ao primeiro poste e desvia a bola para dentro da baliza do Beira Mar, num lance semelhante ao que tínhamos visto... em Fátima! O Portimonense passava a estar na posição de vencedor e boas notícias iam chegando dos campos onde jogavam adversários directos na luta pela manutenção. As derrotas de Penafiel e CD. Fátima permitiam desde logo que a manutenção ficasse matemáticamente assegurada. Foi com esta conjugação de resultados que o jogo terminou, sem que o Beira Mar tivesse chegado verdadeiramente a importunar a baliza de Mário Felgueiras que apesar do golo sofrido na primeira parte e de algumas desatenções defensivas na parte inicial do jogo, acabou por ter uma tarde relativamente calma, com tempo suficiente para apreciar as manobras dos aviões que voavam perto do Estádio Municipal de Portimão. Vouho ainda teve nos pés a oportunidade elevar a contagem para 3-1, mas ficou por centímetros de conseguir desviar a bola para dentro da baliza após cruzamento do lado direito na sequência de jogada rápida. Restava então deixar passar o tempo...

A vitória do Portimonense aceita-se, apesar de uma exibição longe de encher o olho. Foi no entanto o Portimonense que mais correu e lutou para vencer. Garra e determinação não faltaram aos nossos jogadores que souberam trabalhar para inverter um resultado negativo desde o primeiro minuto do jogo. Exceptuando os primeiros 20 minutos, nunca o Beira Mar conseguiu rematar com perigo à baliza, o que é sintomático...

Arbitragem praticamente exemplar, sem lances difíceis de ajuizar e com total colaboração dos jogadores. Um ou outro cartão amarelo terão ficado por mostrar a jogadores do Beira Mar por anti-jogo. Um desentendimento entre jogadores na segunda parte foi prontamente resolvido.

De realçar que neste jogo foram estreados os torniquetes no Estádio Municipal de Portimão, cada vez mais modernizado. A assistência ficou registada em 1652 espectadores (números oficiais). São estes os adeptos que estão de parabéns por não terem aceite o apelo das praias e dos aviões que voavam por cima do Rio Arade, numa tarde que "cheirava" a Verão. Para os verdadeiros Portimonenses o espectáculo era no Estádio!

O Portimonense disputará a Liga Vitalis na próxima temporada graças a uma segunda volta fantástica, que justifica os nossos parabéns a jogadores, dirigentes e equipa técnica!

No próximo Domingo o BLOG DO PORTIMONENSE estará convosco no Estoril!

MIL AO ESTORIL!!! PRECISAMOS DE TODOS!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Estamos todos de parabèns. Era de ver os suspiros de alivio, a cara sorridente e feliz do senhor Pontes.
A alegria dos jogadores por nos terem dado tamanha prenda.
FORÇA Vamos todos para o Estoril ostentando o nosso orgulho Portimonense. Os nossos homens merecem, mais do que merecer têm direito à nossa presença.
Deram-nas uma lição de que dos fracos não reza a história.
Contra todas as expectativas singraram no Rumo à Vitória. Sempre acreditei neles, os verdadeiros adptos sempre acreditaram no trabalho do Sr, Pontes.
Estamos sim senhor de parabèns .
Deixo aqui meus cumprimentos á equipa adversária.

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Boa análise :)

Anónimo disse...

curiosamente, desta vez, site oficial, blogs e imprensa foram unânimes na opinião sobre o jogo.

Anónimo disse...

Do ponto de vista da Linguística é incorrecto aplicar aspas a uma palavra já destacada, quer por sublinhado, quer por itálico, como é o caso. As aspas são empregues em citações, pelo que bastaria apenas o itálico para dar a entender ao leitor as intenções do autor no que toca à utilização de certas expressões.

Do ponto de vista futebolístico: jogo marcado pela felicidade sentida no final. De facto, uma vitória merecida.

Força PSC!

Anónimo disse...

Ao Sr. Anónimo das 14.00
Na qualidade apenas de adepto e de simpatizante deste blog achei sua intervenção quanto à linguistica muito oportuna.
Penso que aprender não ocupa lugar e penso que este blog também pode ser um lugar de aprendizagem através de pessoas positivas e bem intencionadas.
Cumprimentos