domingo, 27 de julho de 2008

3º TORNEIO CIDADE DE LAGOA - E. LECLERC: Portimonense "meia-dúzia"-0 Sp. Farense



O Portimonense conquistou hoje o 3º TORNEIO CIDADE DE LAGOA - E. LECLERC, após ter batido na Final o Sp. Farense por 6 -0, repetindo a vitória de 2006.
Muitos adeptos farenses marcaram presença no Capitão Josino da Costa crentes numa vitória da sua equipa. Alguns jogos menos conseguidos pelo Portimonense diante do Sp. Farense, têm originado da parte dos adeptos farenses alguns comentários depreciativos relativamente ao valor do nosso Portimonense. O empate conseguido no último minuto da partida diante do Farense no fim-de-semana passado, em jogo a contar para o Torneio AF. Algarve, fez com que os adeptos do terciário Sp. Farense acreditassem que a sua equipa teria valor para contrariar o Portimonense, a competir na Liga Vitalis. Atribuiram todos os méritos à sua equipa, tapando os olhos ao facto do Portimonense ter-se apresentado com uma equipa constituída quase na sua totalidade por suplentes e os seus indíces de motivação serem muito baixos por estar a defrontar uma equipa da 3ª divisão.
Hoje, em Lagoa, Vítor Pontes exigiu aos seus jogadores a atitude que terão que exibir já no próximo sábado diante do Gil Vicente, em jogo a contar para a Taça da Liga. Fez alinhar aqueles que deverão ser os titulares e o fosso entre Portimonense e Sp. Farense foi aumentando com naturalidade.
O Portimonense fez uma exibição sem mácula, vulgarizando um opositor que nunca chegou a importunar o último reduto Portimonense, cujo guarda-redes foi um mero espectador.
O resultado final traduz a superioridade do Portimonense, quer na 1ª metade do encontro quer na 2ª. Foram marcados 6 golos (3 em cada parte), mas se fossem 10 não teria sido nenhum escândalo!
Relativamente ao 11 que venceu ontem o GD. Lagoa, Vítor Pontes fez algumas alterações.
Paulo Ribeiro foi o guarda-redes em detrimento de Alê. O mais recente reforço Hugo Santos surgiu no lugar de Narcisse. Na frente de ataque, Rui Pedro e Gonzalo surgiram nos lugares de Raphael Freitas e Henrique.
Destaque para os dois golos mais bonitos do encontro, o golão de Hugo Santos, num remate a cerca de 40 metros de distância com a bola a entrar no ângulo da baliza Farense, e o de Rui Pedro.


Ficha de Jogo:

Estádio: Capitão Josino da Costa, em Lagoa.
Árbitro: Nuno Silva (AF. Algarve).


Sp. Farense: Kula; Amilcar, Nê, Rui Graça e Duarte; Barão, Luís Afonso e Toni; Paulinho, Hernâni e Edinho.
Jogaram ainda: Libânio, Brasa, Everson, Bruno, Caras e David Luís.
Treinador: Jorge Portela.

Portimonense: Paulo Ribeiro; Ricardo Pessoa "capitão", Anílton Júnior, Bura e Emídio Rafael; Nuno Prata Coelho, Diogo Melo e Hugo Santos; Philco, Rui Pedro e Gonzalo.
Jogaram ainda: André Gomes, João Vitor, Nilson, Britto, Narcisse Yameogo, Raphael Freitas, Rafa e Henrique.
Treinador: Vítor Pontes.


Marcadores:
0-1 Gonzalo (11'), 0-2 Hugo Santos (23'), 0-3 Gonzalo (34'), 0-4 Raphael Freitas (54' ), 0-5 Rui Pedro (67'), 0-6 Henrique (89').


Pese esta vitória, o Portimonense tem que continuar a trabalhar no duro!
Existem lacunas que têm que ser colmatadas. O plantel é curto e insuficiente para a competitiva Liga Vitalis. Actualmente o plantel tem 24 jogadores, no entanto nem todos estão disponíveis.
Os centrais Tambussi e Heslley, que hoje correram à volta do campo, e Maxi Asís encontram-se a recuperar de lesões, que lhes fizerem falhar toda a pré-época. Rafa e Narcisse ainda aguardam a regularização da sua inscrição, sendo que a situação do jovem brasileiro ameaça arrastar-se por muito tempo, à semelhança da época passada. Sobram pois 19 elementos, sendo que o guarda-redes Sapateiro irá alinhar pelos Juniores, André Gomes cumpre a sua 1ª temporada nos seniores e Roberto Britto vai falhar os primeiros jogos devido a castigo que transita da época anterior, quando estava ao serviço do Sertanense.
Por último uma palavra para Léo Bahia. Cumpriu praticamente toda a pré-época em regime de experiência e deverá ficar a conhecer o veredicto amanhã. Pese algumas lacunas que demonstrou, a escassez de opções para Vítor Pontes e a polivalência do brasileiro poderão ser argumentos para integrar o plantel. Um número 10 também poderá ser contratado até ao final do período de inscrições.
Vítor Pontes gostou da prestação dos seus atletas, mas já tem baterias apontadas para o jogo da Taça da Liga. "As coisas correram bem. É sempre bom ganhar um Torneio, mas o nosso objectivo era rodar e conhecer melhor os jogadores para trabalharmos para a estreia oficial. O jogo com o Gil Vicente será de grau elevado de dificuldade e vamos tentar não errar."
Sobre o central, à experiência, Léo Bahia, foi esquivo: "Temos quatro centrais. Vou reunir com a Direcção". Quanto ao eventual interesse no lateral argentino Acosta garantiu não saber de nada.
Já o técnico do Farense, Jorge Portela, que não contava com um resultado tão desnivelado, justificou a derrota com a eficácia do Portimonense. "Defrontámos uma equipa extremamente eficaz, que teve algum sorte na forma como conseguiu os golos, e dois escalões acima de nós. Contudo, saio satisfeito com a entrega e a atitude dos meus jogadores".

No outro jogo do Torneio, o GD. Lagoa ganhou (1-0) ao Beira Mar de Monte Gordo, tendo, por isso, terminado em 3º lugar.

13 comentários:

P. disse...

Parece-me que este resultado demonstra bons progressos...

Não nos podemos vangloriar de ganhar a uma equipa da 3ª divisão mas parece-me que estamos no caminho certo!

Felicidades ao Farense. Faz falta junto do Olhanense e Portimonense para este campeonato ficar geograficamente mais equilibrado.

Anónimo disse...

bom resultado, mas nao vamos cair em ilusoes..
agr temos o gil vicente que obviamente é muito superior ao farense..
força portimonense...

Anónimo disse...

Parece que a malta do Farense não gostou muito da meia dúzia...
De Portimão em direcção ao sotavento só existe... SEVILLA!!!

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=37147973&postID=6834489886063945035&isPopup=true

footscout disse...

Ofensivamente,penso estarmos todos de acordo,estamos claramente melhor servidos.Jogadores como HUGO SANTOS,RUI PEDRO,PHILCO e HENRIQUE trouxeram um acréscimo de qualidade no plano ofensivo.No processo defensivo reside a dúvida desta equipa...Fazendo a analogia entre os jogadores que saíram(M.Felgueiras;M.Ângelo,Wellington e N.André) e os que chegaram,há um ligeiro decréscimo de qualidade...

SamM disse...

É com enfado que venho à v/ presença, pois não me podia calar ao ler o segundo paragrafo do seu artigo, pois na mesma constam insinuações pouco dignificantes e mesmo afirmações infelizes da sua parte para com os adeptos de Faro e da equipa do Farense. Ao contrário do que faz entender na prosa, os "muitos adeptos" do Farense que se deslocaram a Lagoa na tarde de domingo, trocando a praia pelo "passeio" ao Barlavento, não o fizeram isoladamente, pois o Farense é na actualidade o clube algarvio que mais gente desloca nos seus jogos, mesmo que jogando na Terceira Divisão, acabadinho de sair dos Distritais. O facto pode ser comprovado na imprensa, e pode ter a certeza que a média de apoiantes do SCF é superior aos adeptos que o Portimonense têm levado, por exemplo a Olhão nas ultimas deslocações que têm feito, sendo que estamos a falar de jogos oficiais entre equipas duma liga profissional. Acredito que seja estranho para V. Exas. verificar "in loco" a presença duma claque no apoio incessante à sua equipa do coração, situação inédita a sul do Sado, e que deve ser alvo de reflexão por parte de V.Exas.. Quanto aos comentários que alega serem depreciativos, entendem-se pois nos últimos jogos disputados com a tal equipa "terciária" que V. Exas. enumeram, o Portimonense deu de facto uma fraca figura perante a equipa amadora do SCF, não se distinguindo “quem é quem” nesse filme. É natural, que perante este quadro, os adeptos tenham razões para almejar um pouco mais que a natural derrota, decorrente dos pressupostos que uma equipa amadora tem ao disputar um jogo com uma equipa supostamente profissional. E digo supostamente profissional porque, V. Exas. alegam que jogar contra equipas de escalões secundários é “desmotivante”, logo pergunto, onde está o profissionalismo dos jogadores do Portimonense? Até porque pegando nesse aspecto, mais valia que o Torneio da AFAlgarve só fosse disputado entre Olhanense e Portimonense, pois para V. Exas. é uma desmotivação jogar equipas como o Farense. Por fim, lamento que só olhem para o v/ umbigo e justifiquem o empate nesse torneio com a questão da utilização de suplentes, esquecendo ou mesmo escusando-se a saber se o Farense não fez parcialmente o mesmo. Cumprimentos.

Toy Marafado disse...

Sam se é com enfado que vens à nossa presença podes voltar para o buraco de onde vieste!!!
Pelo menos sabes o que quer dizer enfado???
Deves tar é enfartado com os 6 que o Portimonense enfardou no teu clube!

P. disse...

Caro Samm,

Há muito que sabemos que este blog anda "minado" por adeptos de outros clubes disfarçados de anónimos. Parabéns por ter sido original.

Creio que nesta altura as diferenças entre os nossos clubes são por demais evidentes. A começar pelo simples facto de termos encontrado alguém que impedisse que o Portimonense caísse no fosso em que vocês caíram.

O futebol é assim...
umas vezes estamos por cima, outras vezes estamos por baixo.

Mas um facto é indesmentível: há umas boas décadas que o Portimonense não disputa um distrital.

cumps

Anónimo disse...

lol, Simões ao mais alto nível :)

guetov disse...

Gostava de saudar todos os adeptos do Farense e afirmar que assisti há uns bons anos atrás à Final e à Finalíssima da Taça de Portugal entre o Farense e o Estrela da Amadora, ganha infelizmente por este último clube.
E fi-lo envergando a camisola do Portimonense, algo que penso mais ninguém ter feito.

Penso que existirá sempre uma saudável rivalidade entre ambas as equipas e desejo ao Farense que regresse o mais rapidamente possível aos Campeonatos Profissionais.

Anónimo disse...

O que mais me chateia é que o tipo do farense 'tá cheio de razão. E quer custe a ler ou não, é a verdade.

PS: Sim, sou Portimonense. Mas também não sou cego.

SamM disse...

Agradeço as palavras do Guetov e retribuiu desejando que o Portimonense consiga os seus objectivos a que se pressupõe esta temporada. Quanto ao Simõesnov, pode crer que não faço para ser original, não tenho medo de assumir a minha identidade, pois sou Farense com muito orgulho e defendo o meu Clube onde for preciso. Digo lhe também que se o Farense chegou aos Distritais não foi por motivos desportivos mas sim por questões administrativas, consequência de gestões ruinosas que lamento e para as quais deveria haver uma punição consentânea com o mal feito ao Clube. Contudo nessa altura (2005) não tivemos uma Câmara Municipal a ajudar, como por exemplo fez ao Portimonense para que o PSC tivesse o seu Estádio de volta, e que vos obrigou a jogar no Estádio Algarve com assistências ruinosas... A passagem do SCF pelos Distritais foi tudo menos vergonhosa, pois deu aos adeptos do Clube a noção verdadeira do sentido do Futebol, onde se joga por amor à camisola e onde os interesses das TV’s e grupos económicos não estrangulam o Futebol como paixão. Aliás toda a gente sabe e agradece (clubes visitados) as receitas geradas nesses campos do Algarve pelo SCF, trazendo uma lufada de ar fresco ao Distritalão. Quanto ao Sr. Toy Marafado, lamento as palavras que me dirige e agradeço as explicações sobre as provocações para com os Farenses nesse paragrafo que me deu… Se reparou, não discuti o resultado, mas decerto concordará que nem o Portimonense é tão bom, nem o Farense é tão mau. Cumprimentos.

P. disse...

Vai aparecendo, SAMM.

Discussões saudáveis precisam-se :)

Cumps

Anónimo disse...

SAAM
Pareces-me uma pessoa culta, educada, conhecedora do futebol e acima de tudo um amante de teu Farense.
Mas acho que interpretaste com demasiada sensabilidade as palavras de Toy Marafado neste post que não são de forma algumas depreciativas para teu clube mas apreciativas e perceptivas.
Defendes teu Farense com a mesma garra e arrojo com que defendemos nosso Portimonense. Isto não faz de nós más pessoas.
Porque não torcer pelo teu farense??? Creio que todos nós aqui já o fizémos. Assim como sabemos que outros clubes adversários já torceram por nós.
Pretendemos uma troca de ideias saudável agradecendo e esperando que releves aqui qualquer palavra que te parecesse ofensiva.
Acredita na boa formação moral dos que trabalham para este blog.
Ass:" O ENCAPUÇADO"