terça-feira, 22 de julho de 2008

Artigo de Opinião Pessoal: Existem razões para sorrir e para acreditar!

Rafa, 16 anos, poderá vir a tornar-se uma das revelações do Portimonense e da Liga Vitalis!


O início de temporada tem sido atribulado para os lados de Portimão, mas nem tudo são más notícias como alguns "Velhos do Restelo" insinuam sempre que algum problema se depara.

É verdade que o Portimonense viu partir no defeso alguns elementos que foram preponderantes na época passada como Mário Felgueiras, Miguel Ângelo, Nuno André Coelho, Tarantini ou Paulo Sérgio.

Também é certo que a saída um tanto ou quanto inesperada de Wellington motivada por razões disciplinares e a não concretização dos empréstimos de Fofana e sobretudo Vouho por parte da Académica de Coimbra veio abalar um pouco a estrutura do plantel comandado por Vitor Pontes.
Posso acescentar que os vários elementos que foram testados não parecem possuir atributos suficientes para integrarem a equipa. São os casos do defesa central Pereira, do também central (ou será lateral?...) Léo Bahia (é o único que ainda se encontra integrado no grupo!) e dos médios Zé D'Angola, Klebson e Anderson Pimenta.

O centro da defesa não me parece vir a constituir problema de maior, pois no fundo temos cinco elementos para o lugar. Anílton parece ter conquistado a titularidade e Bura, um jovem Internacional pertencente aos quadros do F.C.Porto fez uma excelente época no Ribeirão da IIª Divisão B. Por outro lado, Heslley vai permanecer em Portimão e Leo Tambussi é outra opção para a posição de defesa central. Existe ainda André Gomes, um jovem proveniente das Camadas Jovens.

Nas laterais, Ricardo Pessoa e Emídio Rafael dispensam apresentações e João Vítor joga dos dois lados podendo vir a disfrutar de uma temporada bem melhor que a anterior onde deixou de ser opção devido a uma lesão que o obrigou a parar muito tempo. Nilson tem estado melhor nos treinos do que nos jogos, mas é um jogador que, depois de ganhar alguma experiência, acabará por se impôr.

No meio campo existem algumas lacunas, sobretudo nas alas. No centro Nuno Prata Coelho que muitos esperavam ver a actuar na Liga Sagres, acabou por ficar, para alegria de todos os Portimonenses e Diogo Melo, depois de um excelente final de temporada dá a entender que poderá explodir em 2008/2009.
Narcisse regressa a uma casa que bem conhece e deu excelentes indicações na última partida frente ao Olhanense.
O desconhecido Roberto Britto tem mostrado sobretudo nos treinos ser um elemento bastante útil, precisando agora de se adaptar a um Campeonato bem mais exigente. Não nos podemos esquecer que jogava na IIIª Divisão.
Para as alas existem duas opções. Maxi Asís, um argentino que se lesionou num dos primeiros treinos da temporada e que deverá apenas regressar daqui a três semanas. Apesar de muito jovem, este jogador já actuou no Emelec do Equador, equipa pela qual alinhou para a Taça dos Libertadores da América.
A outra opção chama-se Rafa. Tem apenas 16 anos de idade e poderá ser uma das grandes revelações da Liga Vitalis deste ano. Não se deveria colocar tamanha responsabilidade em cima de um miúdo com idade para jogar nos Juniores B, mas para quem já o vê treinar com a equipa principal desde a época passada sabe do enorme talento deste jovem braslieiro oriundo do Corinthians. Será útil contratar mais um extremo mas acredito que Rafa acabará por se impôr neste Portimonense, que muito dificilmente conseguirá manter durante muito tempo este jogador ao seu serviço.

No ataque o Portimonense está mais forte apesar da ausência de Vouho. Para além de Gonzalo, um jogador que tem vindo a evoluir desde que chegou a Portimão, chegaram três elementos de inegável valor: Henrique, Philco e sobretudo Rui Pedro. Deste, talvez o melhor reforço desta temporada, espera-se muito, até porque pode jogar em diversos lugares. Raphael Freitas, que também pode jogar nas alas, já marcou por duas vezes em jogos de treino e parece bastante confiante e totalmente adaptado. Poderá também ele constituir uma agradável surpresa depois de uma época bastante complicada.

Para o fim deixei propositadamente a posição que nos poderá dar mais dores de cabeça: a baliza. Alê e Paulo Ribeiro precisarão do apoio de todos para se sentirem seguros e poderem fazer esquecer Mário Felgueiras. A tarefa não é fácil e vamos todos torcer para que em Dezembro não seja necessário recorrer à reabertura de mercado para reforçar este sector.

Afinal o saldo até é positivo e existem razões para sorrir e acreditar que podemos fazer uma excelente época, tal como se pode verificar no sorriso do Rafa! Talvez falte apenas mais um médio ala, pois vou acreditar que na baliza tudo se acabará por compôr.

16 comentários:

P. disse...

Excelente artigo. Dá-nos uma visão global de todos os atletas ao dispôr do Pontes e permite-nos concluír que as posições estão todas ocupadas. Temos mais opções e já não precisamos de rezar para ninguém se lesionar pois temos substitutos à altura.

Daqui para a frente serão pequenos ajustes no plantel, aproveitando uma ou outra boa oportunidade que possam aparecer no mercado.

Feitas as contas parece-me um plantel bastante equilibrado. Sinceramente estou confiante.

Anónimo disse...

E agora sem o filtro:

Portimonense não segurou os melhores jogadores da época passada, a politica de empréstimos está a falhar à grande, os jogadores à experiencia não têm qualidade e alguns dos contratados não se sabe bem qual a condição fisica, parece que já chegam lesionados.

No centro da defesa é onde existem maiores problemas, só Anilton parece ser boa opção, depois entre lesionados e jogadores sem ou com pouca experiência.

Nas laterais temos 2 bons jogadores, mas temo que a falta de concorrência ah altura não os permita jogar ao melhor nível durante toda a época.

No meio campo, um dos piores sectores da época passada, ainda muitas incertezas, Diogo continua a ser o jogador lento e previsível, Nuno Coelho não chega paras as encomendas, e o facto de Narcise, um bom jogador, mas não ao nivel dos últimos que temos tido, ser considerando o melhor, diz muito.

Nas alas, Rafa e Maxi Assis, são dois miúdos que poucas oportunidades terão, uma vez que não cabem no esquema táctico mais utilizado, e são jogadores muito novos.

Visto que parece que vamos jogar num 4-3-3, por falta de médios de qualidade. No ataque, temos o Raphael Freitas e mais 2. Rui Pedro começou bem, mas lesionou-se, o Gonzalo é limitado tecnicamente, o Henrique parece se um Gonzalo II - O regresso, e só o Philco, apesar da inexperiência tem sido uma unidade produtiva.

Na baliza, a única parte realista do artigo, ainda assim, não me parece que só o nosso apoio os faça defender bolas.

Se isto é um saldo positivo... Falta-nos 1 GR, 2 defesas centrais, 1 trinco de combate, 1 médio ofensivo, 1 avançado matador.

P. disse...

Anónimo,

Então o Bura não conta? O Heslley também não? E o Tambussi? E o Roberto Britto (que pelas crónicas tem feito boa pré época)?

Penso que isto "elimina" da tua lista os dois defesas centrais e o trinco de combate. Nesta última posição Wellington chegou a ser adaptado na temporada passada (com grande exibições) e não sabemos se este ano Pontes poderá reservar-nos idêntica surpresa para tamanha quantidade de centrais.

Concordo com a necessidade de acrescentar um ala que acrescente experiência mas dificilmente terás um "achado" como o Paulo Sérgio.

Igualmente com um avançado. Um elemento rápido (tipo Vouho) e menos posicional que Henrique e Gonzalo.

Mesmo assim parece-me que temos mais soluções que na temporada passada.

Cumps

Anónimo disse...

lol

dizer que o vouho era menos posicional concordo, agora rápido... era um jogador com bom porte fisico e mais dinâmico que o gonzalo, mas nunca o vi em grandes correrias.

Anónimo disse...

Vi o henrique no Santa Clara contra o Portimonense e pareceu-me um grande cêpo.

Unknown disse...

A crónica do Guetov espelha o que se tem passado. Quer queiramos ou não, temos muito mais opções que na época passada. Vamos acreditar e apoiar a Direcção e equipa Técnica com oa olhos postos num Campeonato muito melhor que na época passada. Já assisti a treinos e a dois jogos, vi experiências e vi muita qualidade, mas acho que a partir de agora as coisas começam a sério.

João Batista

Anónimo disse...

nao tirem a venda dos olhos n...

o bura? ja aqui esteve um adepto do clube onde ele jogou a dizer q ele era suplente de um clube da iiB

e o hesley e tambussi, primeiro já chegam cá logo no estaleiro, a dar trabalho aos nosso departamento médico, e depois são gajos q nunca ng os viu jogar... sabem lá. se calhar la pra dezembro quando estiverem bons serão boas opções, mas agora não.

um trinco de combate já não temos desde o marinho, e o wellington fez muito bem essa posição e com optimos resultados, mesmo sendo mau com os pés. agora este britto, vamos ver... se for tão trinco como o diogo ... n vamos lá

João disse...

Com Vouho e Wellington a música era outra!
O Felgueiras foi para Braga, adivinhem só, é o 3º guarda-redes!
Fantástico...enfim, ao menos tragam-no emprestado,que ele deve querer vir!
Esses 2 que chegaram já deram mostras que são patos...enfim, levaram 8 golos em 3 jogos, que dizer?!

Para mim, é um guarda redes novo(que não vai chegar)

Um central para jogar com o Anilton, vamos ver o Tambussi, de resto nada me surpreendeu até agora...

Um extremo, porque acho q de extremos tamos a zero, ate o Volkov devia ter ficado!

E um avançado, rápido, tipo Vouho...descubram um bom...

Dos que não falei
Defesa Esquerdo - Emidio
Defesa Direita - Ricardo Pessoa
Defesa Central - Anilton
Defesa Central - Tambussi(nao gostei do que vi dos outros, por isso é um nome a arriscar)
Medios - Diogo,Nuno Coelho e Roberto Britto
Avançados - Henrique, Philco, Rui Pedro

Paulo disse...

Tenho a ligeira impressão de que o Diogo vai ter as opurtunidades que não teve durante a época passada, continuo com a minha opinião, algo lento, mas muito eficáz.
Quanto ao Rafa, não sei se irá realmente manter-se no plantel sénior, a ser verdade, penso que será uma perda, uma vez que não acredito que vá jogar, penso que talvez seria mais util nos Juniores, mas é a minha opinião, e vale o que vale.
Vamos ser pacientes, assitir ao primeiro jogo a doer, e aí sim, poderemos analizar mais aprufundadamente a prestação da equipa.

guetov disse...

Em resposta a um anónimo posso afirmar que o jogador Bura alinhou em 29 Jogos a época passada ao serviço do Ribeirão perfazendo um total de 2137 minutos. Marcou 3 golos e recebeu 8 cartões amarelos e 2 vermelhos. Foi a sua primeira época enquanto sénior, ele que tem apenas 19 anos de idade.
É uma tremenda injustiça dizer-se que era suplente na IIª Divisão B, quando ele foi tiularíssimo e um dos jogadores em maior destaque num Ribeirão que lutou até ao final do Campeonato pela subida à Liga de Honra.

Anónimo disse...

Concordo guetov isto pa mim n sao vdds ptmnenses k so gostam ´d kriticar os novos jgadores, pa n falar ds k ja conhecem. O bura era kapitao nos juniores do porto, tb era capitao nos sub-19, e lembro-me k ele no torneio de toulon ha 2ou 3 anos em k portugal perdeu na final ka italia(snao m falha a memoria) ele jgava a central(17 anos!!!!) kum tal d semedo do sporting k hj é titular no charlton(apesar d tar na sgunda em inglaterra, kontinua a ser um grand klube). Hugo. TENTEM APOIAR em vez de SÓ CRITICAREM.

P. disse...

Anónimo das 20:41,

Sobre o Heslley tive também o cuidado de compilar algumas informações. Fez 24 jogos e marcou um golo.

Pelo que li no blog do Freamunde, a opinião dos adeptos sobre este jogador era muito positiva, poderão confirmar no link abaixo.

http://freamundeallez.blogspot.com/2008/06/heslley-refora-o-portimonense.html

A única questão que se colocava sobre o Heslley era a dúvida em relação à questão física.

Anónimo disse...

Mesmo assim o Bura não é garantia de qualidade, já recebemos tantos jogadores que eram crakes na 2ªB e que depois....o ultimo foi o Carlos Manuel, uma nulidade completa.
Quanto ao Rafa, é um desperdicio não jogar nos Séniores e é um desperdicio jogar nos juniores, nos juniores não aprende nada, porque a nossa formação é uma desgraça e ele está a anos luz de qualidade em relação aos restantes.
Metiam o puto a jogar a titular alguns jogos na Lga de Honra, e iriam ver a curiosidade e o que era falado no futebol nacional e internacional, um jovem de 16 anos a jogar. Vendia-se por umas belas massas, o problema aqui é que com a venda dele quem mama mais não deve ser o Portimonense.

footscout disse...

Não podia estar mais de acordo com o Guetov,na minha opinião a grande a dúvida do plantel para esta época reside na baliza e claro no centro da defesa, mas aí ainda carece de confirmação, pois desconhecemos o real valor de jogadores como TAMBUSSI e HESLLEY...

P. disse...

Silva,

O Bura foi formado no Porto e é internacional jovem, certamente pela sua qualidade.

A grande dúvida é saber se está preparado para subir mais um degrau e jogar a um nível superior.

Eu penso que sim porque estamos a falar de um titular de uma das 4 melhores equipas da temporada passada na IIB, um campeonato que engloba algumas 50 equipas! Apenas não subiram de divisão pq perderam a final.

Por tudo isto parece-me uma boa aposta.

Anónimo disse...

O Rafa devia ter mais oportunidades nos séniores, tive chance de conviver com ele o ano passado no mesmo ginásio e para a idade dele os seus argumentos fisicos tao muito a frente dos que a maioria dos juniores do Portimonense apresentam sendo que não lhe falta tecnica também.
Já agora alguem podia exclarecer o que se passou com Diego Vicente (também treinou no mesmo ginasio)