segunda-feira, 21 de julho de 2008

TORNEIO AF. ALGARVE 2008 - FINAL: Portimonense 0-2 Olhanense








O Portimonense perdeu a final do Torneio AF. Algarve 2008 frente ao rival Olhanense por duas bolas a zero.

Vítor Pontes continua a experimentar várias soluções e decidiu poupar alguns elementos por opção ou por se encontrarem lesionados. Foram os casos de Emídio Rafael, Bura, Leo Tambussi, Heslley, Rui Pedro, Maxi Asís e Gonzalo.

Num jogo com alguma intensidade, o Portimonense teve uma exibição menos conseguida, onde foi notória a maior supremacia do Olhanense sob a batuta de Castro (um grande jogador!) e o maior conhecimento entre os seus jogadores, pois a base da época passada foi mantida.
O Portimonense evidenciou alguma falta de profundidade ofensiva, em especial na primeira parte, onde Henrique esteve muito desamparado face à defensiva olhanense, não obstante ter sido sua a melhor oportunidade de golo registada ao longo dos 90 minutos, num cabeceamento ao poste da baliza à guarda de Bruno Veríssimo.
No processo defensivo repetiram-se os erros evidenciados em jogos anteriores, com Léo Bahia (central brasileiro à experiência) à cabeça, pois teve responsabilidades no segundo golo, ao não "matar" a jogada que culminaria num contra-ataque finalizado por Toy e que daria o consequente 2-0.
O maior destaque no Portimonense vai para a exibição de Narcisse, sempre muito esclarecido, tacticamente perfeito, um "box to box", pois todo o jogo ofensivo na fase de construção passava por ele.
Alê teve culpas ao não interceptar o cruzamento, na pequena área, finalizado por Guga (1-0), que apareceu solto e livre de marcação; Ricardo Pessoa sempre muito voluntarioso; Anílton muito sóbrio, só lhe vimos uma falha ao longo de toda a partida; Nilson, foi pelo seu flanco que resultou a jogada do primeiro golo e evidenciou muitas dificuldades nos duelos com Castro, Guga ou Toy; Rafa esteve menos activo na primeira parte, mas na segunda demonstrou alguns lampejos de talento; Philco teve bons pormenores e por último João Vítor que entrou para a posição de lateral esquerdo com algumas incursões muito a propósito por aquele flanco.
Em suma uma exibição cinzenta onde os erros defensivos, mais uma vez, foram a nota dominante...
Depois de 5 jogos efectuados, sendo que frente ao Sp. Farense e GD. Lagoa tiveram a duração de 45 minutos cada, o Portimonense continua sem vencer, no que parece ser a reedição da pré-época da temporada passada. O Portimonense parece ter mais qualidade na frente, mas a defesa (guarda-redes incluídos) tem demonstrado muita insegurança, traduzida nos 10 golos sofridos...


Ficha do Jogo:


Portimonense:
Alê; Ricardo Pessoa, Anílton, Leo Bahia, Nilson (João Vítor, aos 72'), Nuno Prata Coelho (Raphael Freitas, aos 46'), Diogo Melo (Roberto Britto, aos 78'), Narcisse Yameogo, Rafa, Philco e Henrique.
Suplentes não utilizados: Paulo Ribeiro; André Gomes, Pereira e Klebson.
Treinador: Vítor Pontes.

Olhanense:
Bruno Veríssimo; João Gonçalves, Javier Cohene, Steven, Branquinho, Marco Couto, Rui Duarte, Castro (Edson, aos 93'), Guga, Toy (H. Matias, aos 91') e Djalmir (Bruno Mestre, aos 91').
Treinador: Jorge Costa.


Golos: Guga (8') e Toy (91').

Cartões Amarelos: Ricardo Pessoa (34'), Diogo Melo (65') e João Gonçalves (87').
Cartão Vermelho: Guga (44').


O Blog do Portimonense agradece as fotos enviadas por um adepto Portimonense que se deslocou a Faro para assistir à Final da Taça do Algarve e ao nosso colaborador Nuno Pacheco que assinou o comentário ao jogo.

10 comentários:

Anónimo disse...

Bem eu pensava que este ano iriamos ter um campeonato mais tranquilo mas tou a ver que nao!

Há jogadores que têm muita pouca qualidade para vestir a camisola do portimonense.

Não sei como é possivel o leo bahia já não ter sido dispensado....aquela sua tentativa de corte a meio campo a quando do segundo golo do olhanense diz tudo.
O nilson tambem ainda está muito verde....e o lado esquerdo da defesa será sem duvida alguma do emidio.

O meio campo esteve completamente desinspirado e o ataque tambem muito pouco certeiro.

Destaco as exibiçoes do nuno coelho(o patrão desta equipa) e talvez o philco que do meio campo para a frente foi o menos mau.

Cumprimentos

Anónimo disse...

o tambussi tb veio lesionado?

acho que vamos mudar o nome do clube para centro de reabilitação fisica portimonense.

Anónimo disse...

Então e o anti jogo do Olhanense ninguem fala nisso , um jogo que apesar de ser uma final , servia essencialmente para treinar e ver os jogadores em acção , viu se foi o Olhanense a queimar tempo depois da expulsão, não querendo desculpar a nossa exibição de facto foi algo apagada mas agora é que podemos errar e falhar , quando começar os jogos a serio acredito que a concentração e atitude será outra . O Olhanense jogou com a equipa principal e não tem mais ninguem e nós jogamos algo fragilizados na defesa e o proprio GR deixa-me a pensar , sem duvida que precisamos de um bom central para fazer par com o Anilton e de um jogador para jogar atras do ponta de lança , talvez seja o Rui Pedro ainda não o vi jogar e os GRS os dois não me parecem muito seguros.

P. disse...

Ehpá, não vi o jogo, mas é agora que o Pontes tem de experimentar jogadores. Isto não conta para mais nada a não ser ver jogadores e tirar conclusões.
Cumps

João disse...

Acho q sim, sem duvida, o Anilton precisa de um companheiro para a defesa, o welli era o melhor, mas vams ver este tambussi, pode ser q consiga, mas parece que falta alguem para organizar aquela defesa como fazia o welli, 8 golos em 3 jogos é demais...

Anónimo disse...

Nuno Silva adepto???O gajo já não é director????Blog da direccão!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

tudo bem, é pra experimentar, têm razão, mas vejam... uma equipa que não consegue ganhar a equipas de divisões inferiores como o lagoa, farense e rushden & diamonds, não nos pode tranquilizar.

no ano passado lembram-se do que aconteceu? inicio de época terrível depois de termos perdido com as mesmas equipas.

e mesmo depois toda a gente acrescenta que não há qualidade na defesa, o meio campo é pouco dinamico, não há um 10, o guarda redes é inseguro.

precisamos claramente de jogadores que tragam qualidade, e se possível que não venham curar as sua lesões nas praias do algarve!

Anónimo disse...

sairam jogadores mt importantes que eram a base da nossa equipa.mario felgueiras,miguel,welli,tarantini,paulo sergio entre outros que nao têm substitutos a altura neste plantel.

Anónimo disse...

se o paulo ribeiro tivesse jogado certamente que o resultado iria ser diferente..

P. disse...

Vejam que entre os titulares da final contra o Olhanense só existem 3 da época passada (Pessoa, Diogo e Nuno Coelho). Há até quem, pelos vistos, não vá fazer parte do plantel.
Este ainda não é o Portimonense que vamos ter no campeonato.
Calma, pessoal.

Parece-me que depois da demonstração da temporada passada o Pontes tem liberdade para experimentar tácticas e jogadores sem colocarmos em causa as suas decisões. Ninguém gosta de perder, nem a feijões, principalmente contra os "vizinhos do lado" mas é agora que temos de dar oportunidades a todos para sabermos com quem podemos (ou não) contar.
Cumps