domingo, 31 de agosto de 2008

ARTIGO DE OPINIÃO PESSOAL: "Formação a Funcionar!"

Todos os atletas que irão iniciar a temporada nos escalões de formação do Portimonense terão certamente como objectivo ser os melhores, ser jogadores profissionais de Futebol com reconhecimento Nacional e quiçá Mundial, no entanto poucos conseguem atingir esse patamar.

A conversa do "muito trabalho" não é de todo só conversa, é a realidade da carreira de um jogador de Futebol profissional. Têm mesmo que trabalhar, aceitar os momentos maus com a mesma frontalidade e naturalidade com que se encaram as vitórias.

Tomo como referência para este artigo dois jovens jogadores do plantel sénior do Portimonense, dois jogadores que ainda há três épocas representavam os escalões de formação do Clube, são eles o João Vítor e Nilson, mesmo com algumas situações que aos olhos de muitos seriam desmotivantes e casos para desistir, no entanto estes dois jovens decidiram levantar a cabeça e continuar com o sonho.

Como primeiro exemplo temos o caso do Nilson, depois de representar o Portimonense nos escalões de formação foi "dispensado", ingressando no Lagoa. Para muitos pode ser motivo de desprestígio, um passo atrás, chegando ao ponto, e infelizmente acontece, de desistir, abdicar do sonho porque não permaneceram no clube que os ajudou a formar, questionando mesmo o seu próprio valor como jogador de futebol.

Depois de duas temporadas a representar o Lagoa, é chegado o momento de lhe ser reconhecido o seu valor com a sua chamada a representar de novo as cores de Portimão, dando assim a oportunidade a um jovem que não desistiu, que não encarou a sua dispensa como um passo atrás, talvez tenha encarado este passo como um encorajador alerta para que melhorasse as suas capacidades, e sem dúvida que melhorou!

Quanto ao João Vítor, foi chamado dos escalões de formação da terra que o viu nascer para o plantel sénior, tendo pouco tempo depois sofrido uma grave lesão no ombro, o que o incapacitou de praticar futebol durante largo período da sua tão jovem carreira, também este jovem não desistiu, lutou contra a adversidade, levantou a cabeça e tratou de se recompor fisicamente para voltar a pisar o palco dos seus sonhos.

Deixo aqui uma palavra para a Direcção do Portimonense. Todos compreendemos que apostar na formação não é ter onze jogadores formados no clube, e penso que ninguém no seu perfeito juízo o pediria, é sim conseguir espaço para que sejam integradas as mais-valias retiradas dos escalões de formação, e isso mesmo está a ser feito. Temos no plantel três jogadores provenientes das camadas jovens do clube, mais o André Gomes, que apesar de estar emprestado continua a pertencer ao Portimonense, esta politica está quanto a mim correcta.

Escrevo este artigo não para que seja comentado, escrevo sim para que seja lido com atenção por todos os jovens que têm o mesmo sonho destes dois exemplos de como se lida com as mais variadas situações no mundo fantástico que é o Futebol, que não é certamente só vitórias, grandes carros, enfim, aquela vida que lemos nos jornais dos grandes futebolistas mundiais, não é tudo facilidades certamente!

A todos os jovens que representarão o Portimonense, desde as Escolas aos Juniores, o Blog do Portimonense deseja as maiores felicidades para a temporada que se avizinha.

Força Miúdos!

Força Portimonense!

2 comentários:

Anónimo disse...

daqui a 4 anos seja em que divisao for gostava de ver 2 jogadores dos juvenis nos seniores

Anónimo disse...

Depois das fotos do estádio Magalhâes Pessoa, post jamais.
Perderam o piu.