quarta-feira, 13 de agosto de 2008

ARTIGO DE OPINIÃO PESSOAL: "Início de temporada atribulado..."

A pouco mais de uma semana de se iniciar o Campeonato da Liga Vitalis, o Portimonense vive um momento particularmente delicado fruto de várias situações que têm vindo a afectar o seu normal funcionamento.

Pensava, penso e continuarei a pensar que devemos SEMPRE apoiar o clube e todo o grupo de trabalho, pois o contrário não faz qualquer sentido. Sem colocar em causa aquilo que afirmei atrás, compreendo perfeitamente a insatisfação de muitos adeptos perante algumas situações vividas neste início de temporada e que têm gerado bastantes críticas. É fundamental nunca perder o sentido crítico, sempre numa perpectiva de melhorar o sistema, de forma a corrigir os erros, que não deverão ser repetidos, pelo menos num futuro próximo.

Depois de mais uma temporada complicada do ponto de vista desportivo, todos nós esperávamos e continuamos a esperar que esta possa vir a ser diferente, para melhor, claro está! A 2ª volta espectacular e a consequente reviravolta na tabela classificativa levada a efeito pelo Portimonense na última temporada, provou, por um lado, que os jogadores que constituiam o plantel dispunham de qualidade, ao contrário daquilo que durante meses a fio muitos adeptos preconizaram. E por outro lado, como seria normal, este facto despertou a atenção de muitos clubes, que mostraram interesse em reforçar-se com os os nossos jogadores. O facto de se apostar numa política de empréstimos e em contratos com a duração de apenas um ano (não me esqueço que acabámos por ser bastante penalizados pela abolição dos contratos de um ano com mais um de opção) tem as suas desvantagens... Este ano, poderemos voltar a vir a sofrer outra sangria, se realizarmos, como todos desejamos, uma boa época. Por esta razão, devemos tentar segurar os nossos atletas pelo menos por dois anos. Quanto aos emprestados, compreendo que a principal razão que nos leva a esta solução é financeira, mas com o passar do tempo e consequente melhoria em termos financeiros, devemos diminuir o número de emprestados, para não passarmos por situações parecidas ou iguais às que foram vividas no final da época passada e princípio desta. Independentemente das razões que levaram a que dois elementos anunciados como jogadores do Portimonense no dia da apresentação do plantel (Fofana e Vouho) acabassem por não vir, não deixa de ser negativo o facto de ambos reforçarem um adversário do mesmo Campeonato (Santa Clara). Wellington sai também com destino aos Açores, mas aqui penso que se agiu bem pois foram invocadas razões do foro disciplinar, e quando assim é...
Voltando a falar de emprestados, o Portimonense, devido a boas relações mantidas com clubes como o F.C.Porto, Sporting de Braga ou Naval, tem recebido alguns bons elementos como é o caso de Nuno Prata Coelho. Esta época os nomes mais badalados, e de quem mais se espera, são provavelmente Rui Pedro, Philco e Hugo Santos. Contudo, acabámos por perder para o rival de Olhão um jogador que por aquilo que já mostrou parece poder vir a tornar-se uma das figuras da Liga Vitalis: Castro. Se tivemos a possibilidade de o puder ter connosco e não o quisemos, não deixa de ser uma opção discutível, pelo menos a meu ver...

Outra situação tem afectado o nosso desempenho: as lesões. Bura, Heslley, Tambussi, Emídio Rafael, Narcisse, Asís, Philco e Gonzalo estão ou já estiveram lesionados desde que a época teve início ou então não se apresentaram nas melhores condições. Este facto com certeza influenciou o péssimo desempenho na Taça da Liga, onde acabámos por registar duas derrotas e ficar de fora de uma competição em que na época passada alcançámos a 4ª eliminatória. A pouco mais de uma semana do início da Liga Vitalis, vários são os impedimentos, sobretudo no eixo da defesa, onde se acrescentam aos lesionados, os castigados Heslley e Anílton. Depois da partida frente ao União de Leiria existirá uma paragem de três semanas onde esta situação poderá ser debelada, mas seria contudo preferível parar menos tempo e continuar a competir na Taça da Liga. Acredito que este grupo de trabalho tem a capacidade de nos vir a dar grandes alegrias mais lá para a frente mas seria óptimo poder iniciar bem esta época, algo que como temos vindo a assistir, não está fácil.

Não poderia deixar de referir o estado dos relvados, tanto no Municipal como no Dois Irmãos. Interessa apurar responsabilidades de uma situação que pode ter afectado de várias formas o desempenho do Portimonense neste início de época e quem sabe, de algumas lesões também. Agora há que resolver o problema e depois fazer com que não se repita.

Gostaria de poder ver a nossa equipa reforçada como qualquer adepto de qualquer equipa, seja o Portimonense ou o Manchester United. Mas continuo a acreditar que existem razões para sorrir, não já infelizmente, mas mais lá para a frente... Não nos podemos esquecer que existem jogadores nesta equipa que por diversas razões ainda não actuaram (Asís, Tambussi, Rafa) ou não estiveram nas melhores condições (Philco).

Seria igualmente interessante comemorar de alguma forma o Aniversário do nosso clube e porque não com um jogo de Apresentação da nossa equipa aos sócios, algo que não chegou a acontecer. Chegou a falar-se do Aston Villa como possível adversário no jogo de apresentação mas sendo esse clube ou outro que estivesse a estagiar no Algarve ou não, penso que deveria ter-se realizado essa partida, de preferência antes do primeiro jogo oficial para a Taça da Liga ou depois, no caso de termos sido eliminados como fomos mas coincindindo com o aniversário do clube e sempre antes do início do Campeonato da Liga Vitalis.

Termino com uma frase do Professor Luís Martins, aquando da sua despedida em Outubro último e endereçada ao Blog do Portimonense.

"Continuem a gostar do clube e mantenham a atitude crítica, porque assim crescem as organizações..."

13 comentários:

Anónimo disse...

O brasileiro Anselmo poderá reforçar o Portimonense nas próximas horas, após ter servido Olhanense e Santa Clara. O central está a trabalhar em Olhão e o Portimonense, para não ferir susceptibilidades, contactou o Olhanense. “Recebi um telefonema do presidente, Fernando Rocha”, confirmou Isidoro Sousa, líder da turma de Olhão, que hoje se reunirá com o jogador. “Pretendemos ficar com o Anselmo e vamos apresentar uma proposta; se não houver acordo, deverá ir para Portimão.”

Anónimo disse...

QUNDO NOSSOS FILHOS CAIEM OS BONS PAIS TENTAM LEVANTÁ-LOS POR AMOR A ELES.
ESTA POSTURA DEVEM TER OS ADEPTOS DO PORTIMONENSE.

Anónimo disse...

Hey pessoal aprendam com o Zé-Zé camarinha como golear.
http://sorisomail.com/email/1772/zeze-camarinha--put-the-cream-game-html
Ass: " O ENCAPUÇADO"

P. disse...

Se o futebol fosse uma ciência seria tudo muito fácil. Não se rasgavam acordos, nem existiam jogadores lesionados. Logo, não seríamos supreendidos por imponderáveis. Mas a verdade é que tudo isto faz parte de mundo da bola.

Continuo a acreditar que temos um bom plantel e existe capacidade para resolver os problemas que vão aparecendo.

Se compararmos isto com o que aconteceu no início da época passada vão ver que estão a fazer uma tempestade num copo de água.

Se não acreditam no Rocha, acreditem ao menos no Pontes.

Anónimo disse...

Jogo de aniversário do clube...comemorar esse dia...
Esta direcção está-se a borrifar para essas coisas. O que eles querem sei eu. Papar os terrenos do clube.

P. disse...

Por acaso acho mal que nada esteja preparado para o aniversário do clube.

Se soubessemos tinhamos tentado preparar alguma coisa.

Anónimo disse...

se soubessem? isso tá logo mal se entra no blog, a data da fundação...

mas vcs n tem obrigação nenhuma de fazer nada...

Paulo disse...

Das duas uma, ou está a ser preparada a festa de aniversário em segredo, assim tipo plantel, ou então vão realizar um jogo entre os juniores e os seniores.
Deixa ver no que dá...

Anónimo disse...

HAHAHAHAHAAHAHHA! uma festa em segredo? os sócios foram todos convidados mas ng sabe?
HAHAHAHAHAAHAHHA!

Anónimo disse...

estão sempre a falar que muitos adeptos no ano passado, no inicio da época, diziam que a equipa não tinha valor, mas depois na segunda volta os jogadores provaram que estávamos errados, mas esquecem-se que houverem diversas alterações no plantel que começou o campeonato, destaques para wellington e vouho, mas principalmente a troca de martins por pontes, e que só aconteceu porque houve pressão (aquilo que vocês chamam de falar mal) para que tal acontecesse.

este ano há mais pessoas a fazê-lo e mais rápidas a abrir os olhos, pelo que espero que esta pressão positiva dê resultados mais cedo, e a direcção aja.

Anónimo disse...

bom, então amanhã de manhã vou acampar para a porta do estadio à espera da festa que organizaram sem dizer a ninguem. brincalhão este pessoal da direcção.

Anónimo disse...

Quando se ganha e está tudo bem é uma maravilha são todos bons os jogadores o treinador o presidente o porteiro o homem que trata a relva etc. quando não é assim está tudo mal são todos uns imcompetentes deviam ser todos demitidos blá blá blá. Alguns sócios do Portimonense que falam muito e não fazem nada a não ser mesmo falar especialmente mal do Clube que dizem gostar da terra que os viu nascer deviam ter vergonha na cara porque só assim se explica que este Clube seja gerido por pessoas (Presidente e não só) de fora da Cidade e tenha tido Direcções como a anterior do João Cintra, acordem para a realidade e assumam de uma vez por todas se gostam ou não do Clube da vossa terra chamado Portimonense Sporting Clube que faz amanhã precisamente 94 anos, porque senão qualquer dia esta Instituição deve passar a ser uma filial do FC Porto mobilizem-se dêm a cara assumam-se o Clube é vosso serão sempre os Sócios a decidir que caminho querem para o futuro, mas por favor já chega de falar mal porque se as coisas estão como estão a culpa é inteiramente vossa, porque ninguém obrigou ninguém a votar nesta lista ou em qualquer outra para tomar as rédeas do poder foram vocês que lho deram que os elegeram democráticamente, mas nada na vida é irreversível é hora dos verdadeiros PORTIMONENSES assumirem as suas responsabilidades, do que estão à espera ?
Um Adepto do Portimonense.

Anónimo disse...

se deixasses aí o teu nome nós entravamos em contacto, para fazeres parte desse projecto também ...