quinta-feira, 7 de agosto de 2008

PARA O PORTIMONENSE E RÁDIOS LOCAIS



Não será novidade para os visitantes do Blog do Portimonense que, profissionalmente, a rádio é a minha vida. Fiquei por isso orgulhoso ao ter lido comentários de visitantes que apelavam para a necessidade de existir uma rádio local que acompanhasse de perto o Portimonense. Trata-se de um reconhecimento ao valor que este órgão de comunicação social pode ter na divulgação do dia-a-dia de um clube. Um valor acrescentado que, no caso do Portimonense, estará a ser mal aproveitado.

Achei então que o assunto era digno de "ser puxado para cima" num post que alertasse para a necessidade de dar voz aos jogos do Portimonense em toda a região. Noutros clubes chegam a existir várias rádios a degladiarem-se nos relatos de jogos. Porque será que tal não acontece em Portimão, representado por um clube da segunda divisão mais importante do país? Passará por aí o estímulo que a população necessita para se sentir integrada no clube da sua cidade? Neste aspecto o Portimonense é, de facto, um caso único... pela falta de apoio. Há clubes dos Distritais muito melhor servidos que nós.

Não sei de que lado está a culpa. Se das rádios pela falta de interesse... ou quem sabe de meios técnicos e humanos. Se do clube por nada fazer (pelos menos que esteja visível) para promover estas sinergias. Em qualquer dos casos nada existirá que não possa ser solucionado para que todos os adeptos do Portimonense possam "entrar em campo" com os seus jogadores. Sei que todos terão a ganhar:
- As rádios pela visibilidade e pela identidade que assumem junto da população local.
- O Portimonense por poder chegar aos ouvidos dos seus adeptos tirando dividendos como representante único do Barlavento algarvio na Liga de Honra. Estamos a falar de umas largas dezenas de milhares de potenciais adeptos que certamente interessariam.

Pela minha pequena experiência posso dizer-vos que não é muito complicado garantir uma transmissão em directo de Portimão (já nem falo das deslocações). Mais do que isso, pode ser uma solução rentável para qualquer rádio local que decida investir em tardes desportivas aos Domingos, através de vários patrocínios que fazem questão de querer aparecer nestes momentos. Nem todos os ouvintes gostam de Futebol, é certo. No entanto os que gostam são fiéis... e são bastantes!
E porque não ser o próprio clube a rentabilizar os lugares do Estádio habitualmente vazios oferecendo bilhetes a rádios locais destinados a passatempos, em troca de publicidade para a promoção aos jogos? Seria como que multiplicar milhares de vezes cada panfleto que é colado pelas ruas de Portimão nas semanas dos jogos! Ora, este género de promoção custa ZERO!

Sei que no Portimonense existirão pessoas mais conhecedoras que eu do meio radiofónico actual em Portimão, capazes de revitalizar esta forma única de difundir o nome do clube sem qualquer custo acrescido...

Era bom que rádios locais e clube estudassem o que poderão ganhar trabalhando em conjunto (as chamadas "permutas"). A Rádio Costa D´Oiro chegou a ser exemplar não há muito tempo atrás. Mas actualmente torna-se difícil de entender como não existe uma única rádio da região a acompanhar em directo um jogo do Portimonense, quando outras viajam mais de 600 km para estarem ao lado dos clubes que os representam. Aconteceu no passado fim-de-semana. Será que esta situação vem colocar as rádios algarvias (especialmente as da zona de Portimão) em xeque? Eu penso que sim. Mais do que isso: penso que todas estão a perder uma óptima oportunidade de brilhar perante a população!

Enquanto "Blog do Portimonense" temos a agradecer o apoio constante às nossas iniciativas, particularmente à Alvor FM (um abraço ao Jorge Eusébio por nos ouvir sempre). Reconhecemos no entanto que o nosso trabalho é uma gota no mar imenso que é o dia-a-dia de um clube de Futebol que representa 50 mil habitantes. Há por isso muito mais sobre o Portimonense que merece ser acompanhado, inclusivamente a transmissão de jogos de Futebol com verdadeiro sotaque algarvio. Somos Portimonenses e temos orgulho nisso!

Fica este apelo vindo de quem divide o seu tempo entre Rádio e Portimonense. Juntos ficariam tão bem... e mais fortes!

15 comentários:

Paulo disse...

Sem duvida um tema que julgo, seria interessante, no entanto, tenho sérias duvidas que algum dia isso venha a acontecer, ouvir um relato numa radio local, dahhh.
Dá trabalho e despesa, serão as desculpas dos agentes radiofonicos de Portimão.
Não há ligação entre estas entidades, pelo que me parece, sente-se uma distancia brutal entre as partes.
Fiquei muito surpreendido, com a divulgação da Operação rumo á vitoria, com a divulgação da excursão a leiria.
Tal facto, na minha opinião, só se deve ao facto de terem sido lançados pelo Blog e não pelo Clube.
É este Blog, sem duvida, a grande ponte entre o PSC e as pessoas, com mais este tema que pode até originar uma discussão séria em torno do assunto, e que espero dê os seus frutos.
Ao Simões, mais um trabalho exemplar, com grande dedicação, sempre a abordar temas que no nosso dia a dia, são completamente estranhos, parabens.
Grande Abraço.

P. disse...

Paulo, para jogos transmitidos desde Portimão nem há investimento assinalável. Basta um jornalista no estádio com um telefone que estaria ligado ao estúdio.

Sim, não tenho dúvidas. Foi a nossa intervenção que levou o Portimonense à rádio. Sem esse estímulo, provavelmente continuaria o quase silêncio.

A costa d´oiro chegou a ter relatos em directo e jornalistas em pleno relvado. Saía um trabalho muito bem feito. A Alvor FM por acaso não tem tradição em relatos de futebol, mas esteve sempre connosco noutras situações.

Pena que tenha de existir sempre um estímulo da nossa parte para o Portimonense ser falado.

Anónimo disse...

digo-te que com a vossa dedicação, se fossem vocês a direcção do portimonense, estaríamos melhor servidos.
quem tenta sempre como voces, há de acertar.
actualmente temos pessoas quem nem sequer tentam. fazem o mínimo.

Anónimo disse...

simões levantei esse assunto no outro post, e desde já agradeço o facto de pesquisarem uma maneira de podermos ouvir o relato quando não nos é possível ir ao estádio, mas custou-me estar constantemente a ouvir o pessoal de barcelos a referir o facto de serem a unica radio presente no estadio. nao nos fica nada bem que a única radio a transmitir o jogo seja de barcelos. para alem de ter de estar constantemente a ouvir comentários depreciativos e facciosos em relação a nossa equipa. os adeptos de portimao já mostraram que são fieis no acompanhamento da sua equipa, então porque não sao as rádios também? sintonizei varias rádios da zona e estavam a dar musica pimba (que respeito os gostos). Não poderiam guardar duas horitas de emissão para satisfazer todos os adeptos que não podem ir ao estádio?
concordo com o comentário só vocês aproximarem o clube da população (relembro a questão das camisolas) e se um dia se candidatarem a direcção do clube contem com o meu voto.
quando lancei a questão das rádios nunca pensei que pudesse dar frutos mas fico feliz por ver que vocês estão atentos aos nossos comentários.

Anónimo disse...

Simões a presidente!

Anónimo disse...

sim agora só falta mesmo é o toy concorrer ás proximas eleiçoes com o simoesonov e o guetov a vice presidentes...

Anónimo disse...

Caro Simoes nao sei se acompanhas o Portimonense à vários anos mas posso aqui dizer-te que os jogos do Portimonense deixaram de ser transmitidos desde a tomada de posse do Sr. João Sintra.
Pelo que se soube foi de devido à ausencia da renovação dos seus contratos e devidos pagamentos.

Anónimo disse...

é no mínimo estúpido ter que pagar as rádios para transmitir os jogos...

se isso acontecia antes ainda bem que o deixaram de fazer.

as rádios tem que ter é as condições necessárias para fazer a transmissão, de resto, é trabalharem para ter os patrocinadores que paguem os custos...

Anónimo disse...

Sim agora a culpa é do Sintra.

E se fosse? É passado, agora são outros que estão lá e não fazem nada.

Não concordando com maior parte das vossas opiniões neste blog, por outro lado, já a nossa direcção tivesse 1/10 da vossa preocupação de promover o Portimonense

Anónimo disse...

Eles querem é papar os terrenos do Major e depois quero ver quem é que pega nisto. Investiguem SFF! É MUITO GRAVE O QUE SE SABE EM PORTIMÃO SOBRE ESTE ASSUNTO.

Anónimo disse...

O SIMOESONOV é um homem da Rádio.Ele sabe como fazer as coisas e tem amigos e conhecimentos á altura para fazer a máquina funcionar.
Não sobram dúvidas da sua dedicação a portimão e ao nosso clube.
Tem adquirido o respeito de muitos e sabido manter as amizades.
Estou convencido que ele arranjará alguma forma de se tornar realidade a pretensão do acompanhamento duma rádio local nos desafios de futebol.
QUERER É PODER
Cumprimentos

P. disse...

Pedro Mestre,

Desconheço em que altura os jogos deixaram de ser transmitidos e quais as razões.

No entanto acho estranho que tal se deva a uma questão de pagamentos. Nenhuma rádio tem que pagar coisa alguma para informar. Nem o acesso pode ser vedado a jornalistas que querem fazer o seu trabalho.
Nunca fui apoiante do Sintra, mas duvido que ele fosse fazer tal coisa.

Creio que existirá outra explicação para o desinteresse das rádios.

Cumps

Anónimo disse...

Diz-se que nos tempos do Estêvão o gajo da costa d'oiro que fazia os relatos era pago.

Anónimo disse...

A antiga RAdio RAcal agora RAdia Algarve, tbm recebeu pagamentos do Portimonense para fazerem os relatos dos jogos fora... fui imformado por um Sr. dessa mesma radio que houve falta de pagamentos e concordaram em parar os relatos.

P. disse...

Sinceramente desconheço esses acordos. De uma forma generalista apenas posso dizer que nenhum clube pode impedir jornalistas de fazer o seu trabalho.

Prova disso é que vários jornais comparecem nos jogos. Ora, as rádios também poderiam lá estar se tivessem interesse.