domingo, 28 de setembro de 2008

ARTIGO DE OPINIÃO PESSOAL: "O Futebol ficou no Continente..."

O Portimonense, quiçá solidário com o tempo que tem estado nos últimos dias, realizou uma exibição cinzenta, castigada com uma derrota por números bem pesados.
Nem o facto do jogo ser televisionado motivou o Portimonense para coisas maiores...

No final da partida, Vítor Pontes verbalizou o que ia no íntimo de todos os Portimonenses ao afirmar que "hoje não foi um bom Portimonense o que esteve nos Açores!"

O Stª Clara entrou forte na partida e só não marcou mais cedo porque Rincon, por duas vezes de forma displicente, e o poste, a livre de Oliveira, evitaram quase como por milagre o golo.
Aos 20 minutos aconteceu o que se adivinhava. Barreira mal posicionada e a ilusão óptica do guarda-redes alvinegro a fabricarem o golo dos açorianos. Oliveira foi o seu marcador na cobrança de um livre directo do lado direito do ataque dos visitados.
Com a obtenção do golo, o Stª Clara limitou-se a gerir a magra vantagem e poderia ter sofrido um dissabor. Muitas foram as vezes que o Portimonense se acercou da baliza dos açorianos, no entanto uma tremenda falta de objectividade marcou as acções ofensivas dos algarvios, bem patente em inúmeros cruzamentos para a área sem nexo e remates de meia distância para as bancadas.

O Portimonense, nomeadamente na 2ª metade da partida, até ao 2º golo dos Açorianos (aos 78'), subjugou o seu adversário para o último reduto, no entanto nunca conseguiu disfarçar uma tremenda falta de inspiração geral.
As mexidas de Vítor Pontes poucos resultados tiveram e a equipa continuou com um Futebol pobre e pouco objectivo.

O 2º e 3º golos surgem em jogadas de contra-ataque, depois do Stª Clara ter estado afastado um longo período do último terço do terreno.

Os laterais alvinegros correram muito e procuraram criar desequilíbrios, no entanto estiveram muito desastrados nos cruzamentos para a área, onde Gonzalo foi completamente anulado pela defesa açoreana.
Hugo Santos e Rui Pedro tiveram alguns apontamentos interessantes, no entanto muitas das vezes acusaram alguma falta de objectividade no seu jogo.
Curioso o facto do Portimonense ter rematado mais, ter tido mais cantos a seu favor e um tempo de posse de bola igual ao seu adversário. Desequilibrou a ineficácia atacante do Portimonense e uma falta de atitude, em alguns períodos, assustadora.
Os números finais poderiam traduzir uma superioridade avassaladora do Stª Clara sobre o Portimonense, no entanto fica na retina de quem assistiu a esta partida alguns momentos em que os alvinegros aceleraram um pouco, pondo a nu as fragilidades da defesa açoreana. Nem o Stª Clara é tão bom, nem o Portimonense é tão mau!
O Portimonense a espaços demonstrou como ultrapassar a defesa do Stª Clara, no entanto nunca teve a arte para desfeitear Botelho. Fausto, de cabeça, desperdiçou a oportunidade mais flagrante.

Depois de 3 exibições muito conseguidas, nomeadamente diante do Boavista na jornada passada, pese a derrota (0-1), o Portimonense teve hoje nos Açores um desempenho menos bom.
Com o resultado de hoje, o Portimonense passa a ter um saldo negativo em jogos oficiais. Em 7 jogos realizados esta temporada, venceu 3 (2 para a Liga e 1 para a Taça de Portugal) e foi derrotado por 4 vezes (duas para a Liga e duas para a Taça da Liga). Marcou 7 golos e sofreu 11.


Vamos apoiar os nossos rapazes já no próximo fim-de-semana diante do actual líder, o Desp. Aves, que tem apenas mais 2 pontos do que o Portimonense. Recordo a visita dos avenses a Portimão na época passada, no dia da "OPERAÇÃO RUMO À VITÓRIA". Um empate sem golos, num jogo pessimamente arbitrado pelo careca, o Cosme. Curiosamente o mesmo que esteve hoje nos Açores. Não teve influência no resultado, mas não disfarçou a antipatia que nutre pelas nossas cores. Rincon tentou fazer um golo com a mão e não foi punido disciplinarmente. Anílton a meio-campo jogou com o braço e viu o amarelo...

Um domingo muito cinzento, no tempo e na disposição. Trabalho e uma derrota do Portimonense são a combinação certa para um dia de... merda!

O saudosismo ao ver Vouho no banco dos açorianos. Felgueiras, Miguel, Paulo Sérgio, Tarantini... ai que saudades! Este ano subíamos...
Realista o discurso de Pontes no final, "temos que corrigir os erros e melhorar", afirmou.

Hoje, nos Açores, o Portimonense deu uma imagem muito pálida do seu valor. Parece que a equipa viajou para os Açores, mas deixou o Futebol no Continente...

Sem comentários: