sexta-feira, 5 de setembro de 2008

ARTIGO DE OPINIÃO PESSOAL: "O Portimonense é um clube que está na moda!"

Caros leitores e amigos, o Portimonense é por estes dias um clube que está na moda!
Subitamente, depois da arrepiante vitória em Leiria (que golo Diogo!), as gentes de Portimão acordaram e tomaram consciência de que a poucos metros dos seus lares têm algo que lhes toca no íntimo...
Centenas de Km's separam Portimão de Lisboa e do Porto... bem perto um clube com o qual fomos crescendo.
Ser de Portimão é correr-lhe no sangue o Portimonense! Ser do Portimonense é amar Portimão!
Desde 2ª feira que mais de meia centena de Portimonenses, quiçá fartos de negarem a sua paixão, assumiram as suas raízes e fizeram-se Sócios. O início empolgante de Campeonato fez com que poucos lugares cativos da bancada central de sócios restem para venda.
O Blog do Portimonense tem sido alvo de algumas críticas relativamente ao facto de promover a angariação de Sócios para o nosso clube, bem como manifestações públicas de apoio. Segundo alguns dos nossos leitores, essas funções são da competência do clube e estas iniciativas deveriam ser feitas de uma forma oficial. Não discordo de todo destas opiniões, mas nós, enquanto Portimonenses, temos assumido o compromisso de ajudar o clube a crescer, promovendo o seu bom nome, em outras ocasiões desacreditado, e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance em prol do Portimonense.
As emoções vividas no dia da "OPERAÇÃO RUMO À VITÓRIA", as vitórias em Fátima e em Leiria, o DIRECTO do Estoril, foram memoráveis e o nome do clube elevado ao máximo.
A adesão de novos Sócios, ver pessoas vestidas com as nossas camisolas, o apoio sentido ao Portimonense, enchem-nos de orgulho e estimulam-nos a fazer muito mais! O único ganho que temos é alimentar este "bichinho" que nos corrói e que nos faz pular de alegria quando o Portimonense vence e chorar de tristeza quando somos derrotados.
A próxima deslocação ao Crato promete ser mais uma bonita manifestação de Amor ao Portimonense. 10 ou 100? Não interessa, vamo-nos fazer ouvir e mostrar que unidos somos fortes!
Segue-se o Boavista, num jogo de Campeonato que se adivinha muito emocionante. Pede-se uma vitória no Crato para motivar os Portimonenses para uma enchente frente aos axadrezados.

INVASÃO AO CRATO, ENCHENTE COM O BOAVISTA... NOS ESTÁDIOS ONDE FORMOS JOGAR PELO MENOS UMA BANDEIRA, UM CACHECOL, UM GRITO DE APOIO!

CADA VEZ MAIS UM ORGULHO SER PORTIMONENSE!

11 comentários:

Anónimo disse...

grande post toy..
valorizo muito o vosso trabalho aqui no blog..
continuem..
força portimao...

Anónimo disse...

Tá na moda porque está a ganhar... Esta situação é em tudo semelhante com a da claque. Quando se ganha o Portimonense é o maior, quando começa a perder é que a porca torce o rabo... e bem torcido.

Anónimo disse...

Desculpa discordar da tua opinião anónimo das 22.36.
E sinceramente aborrece-me confrontar-me com pessoas tão limitadas.
Quando o Portimonense estava completamente de rastos fizémos a maior festa que se poderia fazer " O RUMO À VITORIA". Mesmo quando estavamos reduzidos a nada sempre gritámos que o nosso Portimonense era GRANDE...que a sua grandeza estava appenas submergida nas horas infelizes mas que ele haveria de reaparecer em grande.
Acreditámos e olha o que aconteceu na 2º fase....fomos os melhores. E por enquanto, neste preciso momento ainda estamos a colher os frutos de tanta fé..de tanta força de vontade...de tanta abnegação.
Se o Portimonense começar a perder o que nos irá sustentar será sempre a mesma crença, a mesma força e a mesma fé que faz de nós os melhores adeptos que alguma vez um qualquer club pode ambicionar.

Anónimo disse...

Pois, anónimo das 23:14 mas isso sou eu, tu e mais uns quantos que estamos lá a cada domingo a torcer pelo clube (acho que pela lição de moral que me tentaste dar também estejas). Eu também gostava de vir aqui dizer que nós temos uns adeptos totalmente fieis, etc. Mas isso não é assim e vê-se agora... Bastou o Portimonense ganhar 2 jogos e foi tudo a correr pagar quotas. Porque não foram antes?! Se calhar estavam com o pensamento que ia ser outra época a penar, e ainda estavam na dúvida se valeria a pena ou não ir pagar já as quotas. E na operação rumo à vitória, valeu o jogo ser à borla, (não tirando mérito ao blog por ter publicitado e bem esse jogo e ter procurado fazer deste jogo uma festa) ou achas que toda a gente iria pagar bilhete estando o Portimonense na posição que estava? Lembro-me de jogos em épocas anteriores em que não houve operações rumo à vitória, mas sim jogos à borla e em que o estádio também encheu, encontrando-se o Portimonense numa situação identica (em lugares de descida).

Tenho pena é que me chames limitado. Se calhar por não ser limitado é que consigo ver as coisas com outros olhos. Apenas tento ver as coisas como um todo.

O que motiva grande parte a ir ao estádio são as vitórias. Fanáticos (pelo Portimonense) cada vez há menos. O resto é conversa. E já me excedi um pouco demais para um limitado.

Anónimo disse...

"limitado" tu és socio ?

Anónimo disse...

Não, não sou... Apenas me apeteceu escrever que ia lá a cada domingo porque achava que ficava bem ali.

Anónimo disse...

Anónimo das 23.38.
Dou-te a minha palavra de honra que não que quis ofender-te quando escrevi a palavra "limitado"...tampouco iria adivinhar que viria outro anónimo aproveitar-se e chamar-te de "limitado"
Não deixas de ter razão no que escreveste...se calhar até tens toda a razão.
Mas sabes não podemos ser "derrotistas" e temos que acreditar que as coisas vão mudar para melhor entre os adeptos.
Todas estas campanhas de sensibilizaão por parte dete blog está a dar os seus frutos.
Estamos a tentar reuni-los e a conservá-los para os bons e maus momentos.
Penso que apesar das desilusões está a notar-se um crescente entusiasmo pelo nosso clube.
E eu estou convencido que tudo se desmoronou dada a rivalidade que se sentiu aqui entre os Sintrenses e os Rochas que dividiu o clube.
Penso que é chegado o momento para a UNIÃO entre os adeptos e deixar as mágoas de parte porque afinal de contas o que conta mesmo é o nosso clube...não estás de acordo???
Cumprimentos para ti

Anónimo disse...

Estou de acordo, pois. Só tenho pena de ver que união no nosso clube só nasce graças às vitórias. Não é ser derrotista, acredita que já lutei muito contra esta apatia no que toca a apoiar a equipa, e voltei a fazê-lo na última deslocação do Portimonense. Só que fico sempre com a mesma ideia do "nós somos assim e pronto". Espero que as coisas estejam mesmo a mudar como tu dizes, mas agora só quando houver uma maré de maus resultados é que vamos ver os que resistem, mas espero que isso não aconteça tão cedo.

Cumprimentos

Paulo disse...

Mas e quem vos disse que o Portimonense vai perder???
Este ano é so para ganhar!!!!
Por isso não irá haver desistencias e ponto final.....
Viva o Portimonense.

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Na nossa cidade não há uma identidade Portimonense. Muitos jovens "da terra" vão para fora estudar e acabam por ficar por lá, e muita da gente que cá habita são pessoas que vêm de fora.

Para juntar-se a isso está o facto da culura deste país virar-se em termos futbolísticos somente para os ditos "três grandes"...

Em Portimão, aonde quer que vá, só oiço falar nos "três grandes" e esquecem-se do clube desta própria cidade.

Se algum dos "três grandes" obtém aguma espécie de vitória, há logo manifestações de festa pela cidade, e qualquer triunfo do seu clube é obliterado e esquecido...

É triste, mas é assim a realidade..

Mas também há que ver que o clube, nos ultimos anos não ajudou. Primeiro foi a "caminhada pelo deserto" na qual o clube se dedicou a pagar as enormes dívidas deixadas aquando da sua passagem pela 1ª Divisão. Depois, quando tudo parecia encaminhado para que subíssemos, aconteceu o que aconteceu, e aí posso dizer que foi um novo ponto de viragem no nosso clube. Muita gente já tinha começado a acreditar e a regressar ao Portimonense, registávamos as maiores enchentes de sempre no estádio, o maior número de sócios de sempre, e com o boicote que o próprio clube fez à subida, muita dessa gente deixou de dar credibilidade ao clube...

Agora, há que fazer um trabalho de promoção do clube, com muita paciência... O PSC tem de ser promovido de todas as formas possíveis, e de congratular são as ajudas dadas pelos membros deste blog ou qualquer outro tipo de adeptos que se prestem a fazê-lo...

A Câmara Municipal também o tem feito atravês dos paineis Portimão TV e de outras formas...

Mas cabe ao clube o papel principal neste aspecto e penso que mais poderia ser feito...

É claro que os resultados nesta fase ajudam. Para que regresse uma certa mística a este clube, para o acordar do seu estado latente, há que criar uma mística de vitórias.

Quiçá uma subida à Super-Liga venha despertar os adeptos deste clube, e aí sim, tudo mude. Depois, haverá apoio na vitória e na derrota, tudo será diferente...

Anónimo disse...

Tal qual como o Miglão escreveu ás 16.23, já eu há muito referi aqui.
O fenómeno duma falta de identidade verdadeiramente Portimonense.
A saída dos nossos jovens para as universidades e a entrada da emigração...brasileiros, leste e chineses...além de muitas outras nacionalidades.
Penso que seria importante a integração dessas pessoas na nossa
cidade dando-lhes a oportunidade, sensibilizando-os, para pertencer ao nosso clube.
Penso que seria uma forma de integração desta gente na nossa cultura e creio que por alguns que conheço um motivo de orgulho e um sentimento de aceitação.
E que tal pensarmos neste assunto??
Não podemos dar-nos ao luxo de dizer que o Portimonense é só dos que aqui nasceram e cresceram.
O Portimonense é de todos os que amam o clube da nossa terra.
Cumprimentos.