segunda-feira, 15 de setembro de 2008

TAÇA DE PORTUGAL - 2ª ELIMINATÓRIA: PORTIMONENSE APURADO

QUANDO O CRATO ESTOIROU
O PORTIMONENSE GANHOU!


A FALTA DE INSPIRAÇÃO FOI COLMATADA COM UMA EXIBIÇÃO PLENA DE TRANSPIRAÇÃO.

QUANDO RAPHAEL MARCOU AOS 9 MINUTOS ADIVINHAVA-SE UMA GOLEADA. A EQUIPA DA 3ª DIVISÃO EQUILIBROU A PARTIDA E AMEAÇOU FAZER TAÇA…
NOS ÚLTIMOS 20 MINUTOS SÓ O PORTIMONENSE ESTEVE EM CAMPO FACE ÀS DIFICULDADES FÍSICAS EVIDENCIADAS PELOS HOMENS DO CRATO!




Tarde de calor abrasador na bonita vila do Crato, engalanada para a recepção a um dos líderes da Liga Vitalis, o Portimonense. Nem a pesada derrota sofrida pelo Crato diante dos madeirenses do Camacha (0-5), na semana passada em jogo a contar para o Campeonato da 3ª Divisão – série E, afastou os adeptos da turma anfitriã, que responderam em bom número, lotando a única bancada existente no Municipal. De Portimão também viajaram perto de uma centena de aficionados, na esperança de ver o Portimonense dar seguimento aos bons resultados obtidos no Campeonato.
A eliminação aos pés do Sertanense a época passada serviu de aviso aos comandados de Pontes, que desde muito cedo assumiram o domínio do encontro. O Portimonense entrou forte e remeteu o Crato à sua defensiva. O golo de Raphael Freitas, ainda antes de cumpridos dez minutos de jogo, adivinha uma vitória fácil do Portimonense.
O guarda-redes do Crato, Vítor Bernardes, ao fazer uma excelente defesa a um remate de Raphael, e a falta de pontaria de Gonzalo, evitaram a eliminação precoce do seu opositor.
Perante uma certa descompressão do Portimonense, começou a responder o Crato graças sobretudo à rapidez do argentino Guido Abayian, que ia dando que fazer ao último reduto do Portimonense.
Muito perto do intervalo, numa jogada no limite do fora-de-jogo, o capitão dos locais Luís Leandro, conhecido no Mundo do Futebol por Índio, desenhou o empate, proporcionando ao avançado Billy um golo de fácil execução. Alê nada podia fazer!
Ao intervalo o 1-1 traduzia o equilíbrio entre as duas equipas.

O FC. Crato, em ano de estreia nos Campeonatos Nacionais, sonhava com a eliminação do Portimonense, naquele que foi considerado pelo seu Presidente "o jogo mais importante da história" deste clube alentejano.
No início da 2ª metade, Índio, quem mais poderia ser, fez a assistência para Abayian dar a volta ao marcador. No Crato começava-se a acreditar num milagre. Vítor Pontes, visivelmente desagradado, mexeria pouco tempo depois na sua equipa…
O Portimonense não tardou a reagir e o empate surgiria 4 minutos depois. Emídio Rafael, de volta à equipa titular, percorreu todo o flanco esquerdo, desequilibrando a defensiva alentejana, e fuzilou as redes do desamparado Vítor Bernardes, que nada poderia ter feito para suster aquele que foi o mais bonito golo da tarde.
A vantagem do Crato durou poucos minutos mas o seu ascendente duraria até aos últimos 20 minutos. A defesa do Portimonense passou por alguns sobressaltos e o Crato esteve muito perto de marcar.
A partir dos 70 minutos a equipa da casa começou a ser fustigada com cãibras e o desgaste físico era evidente. O Crato pagou a factura de ter jogado grande parte da partida de igual para igual com uma equipa de um escalão superior.
O Portimonense, pese ter demonstrado em alguns períodos alguma inadaptação ao piso sintético, jogou sempre a um ritmo elevado, denotando uma frescura física notável!
Ao calor abrasador que se fazia sentir, o Portimonense respondeu com uma resistência física estóica. Os últimos minutos foram penosos para os locais, que por duas vezes viram a bola beijar a barra da sua baliza. Raphael e Anílton bem ameaçaram, mas seria o argentino Gonzalo a matar o jogo a 8 minutos do final, com os locais a desesperarem pelo final da partida.
O FC. Crato foi um digno vencido e vendeu cara a derrota. Destaque para Índio, Luís Leandro de seu nome, este agente da GNR de 35 anos fez as assistências para os 2 golos e enquanto durou o Crato lutou pela eliminatória. O avançado argentino Guido Abayian, até ter sido substituído completamente esgotado, deu muito trabalho à defesa alvinegra. Jogador formado no Benfica, de apenas 19 anos, impressionou pela sua rapidez, agressividade e capacidade técnica. Pelé também fez um jogo bem conseguido. Esta equipa alentejana promete uma época de qualidade no seu Campeonato.
O Portimonense poderia ter resolvido o jogo cedo, no entanto quando esteve em desvantagem manteve a tranquilidade e venceu naturalmente.
Emídio teve um regresso à titularidade a bom nível, coroado com um excelente golo. Os centrais, Anílton e Fausto, depois do excelente desempenho de Leiria, fizeram mais uma exibição muito conseguida. Descoberto nas divisões secundárias, onde estava ao serviço do Louletano, Fausto, formado nas escolas do Benfica, é uma aposta ganha de Vítor Pontes.
Raphael, esta temporada a assumir um lugar nas alas, foi dos melhores no Crato. Marcou um golo, atirou na barra e viu o guarda-redes da casa negar-lhe, com uma grande defesa, um golo que parecia certo.
Nuno Coelho continua em grande. Na sobriedade e descrição, próprias do seu jogo, assume o meio-campo do Portimonense, recuperando um sem número de bolas. O seu Futebol justifica uma 1ª Liga!
Gonzalo foi um dos melhores. A sua resistência durou todo o jogo. O golo da vitória foi um justo prémio para um jogador que lutou e correu Km’s sob temperaturas próximas dos 30ºc.
Vítor Pontes mexeu na equipa com saber, embora tenha tido apenas 18 disponíveis para esta deslocação. Britto e Hugo Santos entraram bem no jogo e tiveram um contributo decisivo nesta vitória.
Uma palavra especial para o Luís e para o Vasco, que se estrearam na equipa titular. Acusaram alguma falta de ritmo, normal face à sua preparação mais atrasada, no entanto prometem ser dois excelentes reforços.
No final da partida foi bonita a festa dos adeptos Portimonenses junto da sua equipa. Os nossos jogadores tiveram direito a danças e guitarradas, agradecendo o apoio.
Pontes no final, embora satisfeito com o resultado, não gostou do desempenho dos seus jogadores. "Não traduziu de todo o trabalho que desenvolvemos ao longo da semana…", disse.
Mais uma vez o Blog do Portimonense esteve presente junto da sua equipa, apoiando os seus craques do inicio ao fim. Curta a memória de alguns elementos ligados ao clube que colocam em causa o nosso apoio… A época passada, no final da 1ª volta do Campeonato, quando estávamos no último lugar com apenas 9 pontos, jamais criticámos o valor dos nossos jogadores e à desconfiança da generalidade dos adeptos respondemos nós com um apoio incondicional numa demonstração de dedicação a este clube a todos os níveis.


FICHA DE JOGO

14 de Setembro (domingo); 16 horas
Estádio: Municipal do Crato, no Crato.
Nº de Espectadores: 400 espectadores (mais que a lotação da única bancada!)
Árbitro: João Capela (AF. Lisboa).
Assistentes: Pedro Garcia e José Lima.


FC. CRATO: Vítor Bernardes; Jorge Rosado, Renato Sousa, Claudemir, Erivaldo, Pelé (João Ramos, aos 75'), Miguel Ângelo (Gonçalo, aos 62'), Renato Moreno, Índio "capitão", Billy e Guido Abayian (Everaldo, aos 79').
Treinador: João Vitorino.


PORTIMONENSE: Alê; Ricardo Pessoa "capitão", Fausto Lúcio, Anílton Júnior e Emídio Rafael; Nuno Prata Coelho, Diogo Melo (Roberto Britto, aos 73') e Luís Loureiro (Narcisse Yameogo, aos 53'); Raphael Freitas, Gonzalo Marronkle e Vasco Matos (Hugo Santos, aos 60').
Suplentes não utilizados: Paulo Ribeiro, Nilson, Heslley e Leo Tambussi.
Treinador: Vítor Pontes.


Ao intervalo: 1-1
Marcadores:
0-1; Raphael Freitas, aos 9'
1-1; Billy, aos 43'
2-1; Guido Abayian, aos 46'
2-2; Emídio Rafael, aos 50'
2-3; Gonzalo Marronkle, aos 82'

Acção Disciplinar: cartão amarelo para Nuno Prata Coelho (68').


Pese o FC. Crato ter tido em alguns períodos ligeiro ascendente, nos últimos 20 minutos o Portimonense, devido à sua maior capacidade física, impôs-se com naturalidade ao seu adversário e justificou a passagem à 3ª eliminatória da Taça de Portugal.
A crónica a este jogo só agora foi publicada devido a compromissos profissionais. Muitas fotos foram tiradas e serão publicadas brevemente.


Fase do aquecimento antes da partida



À esquerda o Homem que guia o Portimonense!

Abayian acabou de fazer 2-1. Gentes do Crato chegaram a sonhar...

Sofreu-se muito na bancada...

Mas no final a festa merecida!


Os verdadeiros Ultras!

Sempre Portimonense...mesmo no fim do Mundo!

1 comentário:

Paulo disse...

Por este motivo chegámos atrasados...
lol