domingo, 5 de outubro de 2008

Liga Vitalis - 5ª Jornada: Portimonense 5-2 Desp. Aves

RAPHAEL DEPENA AVES!


UM DOS JOGADORES MAIS MAL-AMADOS DOS ADEPTOS PORTIMONENSES TRUCIDOU POR COMPLETO O ANTERIOR LÍDER DESP. AVES, QUE TINHA ATÉ À TARDE DE HOJE APENAS UM GOLO SOFRIDO.
RAPHAEL, COM UM GOLO MARCADO E TRÊS ASSISTÊNCIAS, ABRIU O CAMINHO PARA UMA GOLEADA, QUE PECA POR ESCASSA!




Golos, assistências, Raphael Freitas, avançado brasileiro do Portimonense, fez hoje um pouco de tudo diante do anterior líder da Liga Vitalis, o Desp. Aves. Os avenses, tidos como um dos principais candidatos aos lugares cimeiros, apetrechados por muitos jogadores com experiência de 1ª Divisão (Sérgio Nunes, Gouveia, Rui Miguel...), apresentavam-se em Portimão como os líderes da competição, sem derrotas e apenas com 1 golo sofrido.
O Portimonense vinha de uma exibição muito pobre nos Açores, castigada com uma goleada de 0-3. Face ao registo negativo nessa partida, era de esperar algumas alterações no 11 titular. Surpreendentemente as únicas alterações que Pontes efectuou foram as saídas de Hugo Santos e do Internacional Sub-21 Rui Pedro, curiosamente os dois jogadores que estiveram melhor diante do Stª Clara, para as entradas de Narcisse e Vasco Matos.
O jogo não começou muito bem para o Portimonense, que à passagem dos 7 minutos já perdia. Uma defesa incompleta de Paulo Ribeiro, que não ficou muito bem na fotografia, na sequência de um livre, possibilitou o golo ao central avense Sérgio Carvalho.
Enganou-se quem pensaria que o Portimonense ficaria intranquilo. 8 minutos depois, após assistência de Vasco Matos, Gonzalo restabeleceu a igualdade. O avançado argentino, que esteve em dúvida ao longo da semana, dedicou o golo ao Prof. Pedro Lima, preponderante na recuperação de Gonzalo para a partida desta tarde.
Com um futebol rápido e apoiado pelos flancos, o Portimonense conseguia, facilmente, abrir espaços na defensiva do Desp. Aves, construindo várias oportunidades de golo.
Pessoa e Emídio, contrariamente ao ocorrido nos Açores, desequilibraram nas alas. Vários foram os cruzamentos perigosos para a área, onde Gonzalo voltou a ter um papel preponderante na pressão ao último reduto adversário. Vasco Matos teve um papel de grande importância nesta vitória, trucidando os avenses e combinando muito bem com Emídio. Raphael Freitas foi a "chave" para uma vitória por números que não deixam dúvidas, sendo um autêntico quebra-cabeças para a defensiva do Desp. Aves.
Só dois minutos antes do intervalo é que o Portimonense logrou colocar-se em vantagem. Raphael Freitas a antecipar-se ao seu marcador directo e, de cabeça, bateu o guarda-redes Rui Faria.
No início da 2ª parte, em apenas 13 minutos, o Portimonense marcaria por mais três vezes. Raphael a assistir Fausto e Narcisse, definindo o vencedor da partida.
O 5º golo surgiria, logo a seguir, com naturalidade. Raphael, uma vez mais na jogada, e o avense Henrique a dar o toque final para as suas redes.
Ainda com 32 minutos por jogar, o Portimonense continuou a dominar o seu adversário.
Uma exibição a fazer lembrar outros tempos, coroada com 5 golos, que fazem do Portimonense um dos melhores ataques da Liga Vitalis com 8 golos marcados, apenas superado pelos 9 do rival Olhanense. Dedo de Pontes numa vitória por números surpreendentes face a um opositor de grande valor. Narcisse, lançado esta tarde no 11, fez uma exibição plena de raça, tendo feito com Diogo (que hoje foi aquele jogador decisivo da parte final da época passada) e Nuno Coelho (com o bom Futebol que lhe é habitual) um tridente no meio terreno de luxo.
Rui Miguel reduziria para 5-2, numa grande penalidade a castigar um derrube do guarda-redes Paulo Ribeiro a Robert.
Depois de duas derrotas consecutivas, os adeptos Portimonenses voltam a sorrir. Exibição de luxo da sua equipa, coroada com uma goleada a apagar a má imagem deixada nos Açores. O actual 2º lugar na Liga atesta o bom trabalho dos comandados de Vítor Pontes, que, com a vitória de hoje diante do Desp. Aves, igualam em 5 jogos os 9 pontos conquistados na época passada em toda a 1ª volta! Curioso o facto do Campeonato voltar a ter uma nova paragem prolongada (a 6ª Jornada joga-se apenas a 26 de Outubro!) após o Portimonense ter vencido. Recordo que depois das vitórias diante de Varzim e U. Leiria, o Campeonato também esteve interrompido durante 2 semanas. Só mesmo em Portugal!?
Pese a excelente vitória de hoje, Vítor Pontes procurará corrigir alguns aspectos menos positivos. Paulo Ribeiro não disfarçou alguma insegurança. A defesa alvinegra sofreu mais 2 golos, depois dos 3 encaixados nos Açores, sendo o registo de 7 golos sofridos apenas superado pelos 9 do Olhanense.
A vitória deste tarde vincou bem a qualidade e atitude dos nossos jogadores, que merecem todo o nosso apoio em quaisquer circunstâncias. O herói desta partida tem um nome Raphael Freitas! Muitas vezes criticado pela nação marafada, o jovem avançado brasileiro fez hoje o seu melhor jogo desde que veste a camisola 11 do Portimonense. Foi aplaudido de pé pelos cerca de 1500 adeptos presentes esta tarde no Municipal, vergados ao bom Futebol de Raphael, que esta temporada em 8 jogos realizados (5 na Vitalis, 2 na Taça da Liga e 1 na Taça de Portugal) já leva 3 golos marcados e outras tantas assistências para golo.
Esperemos que esta possa ser a primeira de muitas tardes de glória de Raphael ao serviço do Portimonense. ÉS GRANDE PARAÍBA!
FORÇA PORTIMONENSE!



FICHA DE JOGO

5 de Outubro de 2008 (domingo); 16 horas
Estádio: Municipal de Portimão, em Portimão.
Nº de Espectadores: cerca de 1541 espectadores.
Árbitro: Rui Costa (AF. Porto).


Portimonense: Paulo Ribeiro; Ricardo Pessoa "capitão", Fausto Lúcio, Anílton Júnior e Emídio Rafael; Diogo Melo, Nuno Prata Coelho e Narcisse Yameogo (Rui Pedro, aos 84'); Vasco Matos (Hugo Santos, aos 75'), Raphael Freitas (Philco, aos 85') e Gonzalo Marronkle.
Suplentes não utilizados: Alê; Heslley, Roberto Britto e Nilson.
Treinador: Vítor Pontes.

Desportivo das Aves: Rui Faria; Henrique, Sérgio Carvalho ", Sérgio Nunes e Pedro Geraldo (Ruben Lima, ao intervalo); Gouveia (Grosso, aos 55'), André Carvalho (Octávio, aos 61'), Romeu Ribeiro, Robert, Sami e Rui Miguel.
Suplentes não utilizados: Nuno; Luciano, Romeu Torres e Nuno Mendes.
Treinador: Henrique Nunes.


Ao intervalo: 2-1.
Marcadores:
0-1 - Sérgio Carvalho, aos 7 minutos.
1-1 - Gonzalo, aos 15'.
2-1 - Raphael Freitas, aos 43'.
3-1 - Fausto Lúcio, aos 47'.
4-1 - Narcisse Yameogo, aos 57'.
5-1 - Henrique (Desp. Aves), aos 58', n.p.b.
5-2 - Rui Miguel, aos 72', g.pen.

Acção Disciplinar: cartão amarelo para Gouveia (42'), André Carvalho (54'), Nuno Prata Coelho (62'), Sérgio Nunes (69'), Paulo Ribeiro (71'), Henrique (77'), Emídio Rafael (81'), Diogo Melo (87') e Hugo Santos (88').


DECLARAÇÕES

"Parabéns pela excelente exibição e pela vitória, conseguida perante um adversário difícil. Foi a demonstração clara de que no último jogo não estivemos à nossa altura."
Vítor Pontes, Treinador do Portimonense

"Um jogo como este só acontece uma vez numa época. Realizámos uma boa primeira parte mas após o terceiro golo desorganizámo-nos. Um jogo para esquecer."
Henrique Nunes, Treinador do Aves

Sem comentários: