terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Bancada de Sócios a Descoberto (de sócios) - ARTIGO DE OPINIÃO

Uns apoiaram...

Outros nem até ao fim do jogo ficaram!


Todos conhecemos a expressão "Os ratos são sempre os primeiros a abandonar o navio".

Domingo passado, no Estádio Municipal de Portimão, assisti ao vivo e a cores, quando faltavam 11 minutos para o final da partida (contabilizado o tempo de descontos dado pela equipa de arbitragem) a uma autêntica debandada do público presente na bancada de sócios. E senti-me triste meus amigos, muito triste mesmo...

Podem agora alegar o que quiserem, que a exibição da nossa equipa foi má, que ameaçava começar a chover, que o resultado não era o desejado, que no conforto do lar aproximava-se a hora de começar uma partida mais importante (e depois venham dizer que são muito Portimonenses!!!), etc.

E para além de se terem colocado em fuga, tal como os ratos ao pressentirem o naufrágio, muitos fizeram questão de mimosear o nosso treinador e os nossos jogadores com palavras menos próprias ditas de uma forma cobarde, atiradas ao vento, evitando o contacto visual...

Curiosamente ou talvez não, há algum tempo atrás, discutiu-se aqui no Blog a questão da claque, dos ultras, de comportamentos menos próprios, etc. Mas o Grupo de Adeptos, para além de ter incentivado a equipa ao longo de toda a partida, permaneceu no Estádio para além do apito final e brindou os nossos jogadores e a nossa equipa técnica com uma sentida salva de palmas. Eu sei isto porque também lá estava, ao contrário de muitos que já tinham debandado, apesar de todos nos sentirmos tristes e desapontados, talvez faça muito sentido a frase "Poucos mas Bons". Chego à conclusão que quem tem comportamentos ofensivos, quem passa mais de metade do tempo a insultar e a provocar quem luta e sua a nossa camisola não é o Grupo de Adeptos nem o pessoal do Blog do Portimonense, mas sim a insuspeita massa de adeptos que muitas vezes apregoa aos sete ventos o seu amor ao clube mas que na prática funciona como o anti-adepto, o anti-Portimonense.

Fiquei também a saber que a excursão à Figueira da Foz ficou sem efeito... Ou seja, se tivéssemos ganho ao Feirense, existia, como perdemos, já não se vai a lado nenhum! Incrível mas é mesmo verdade!
O Portimonense tem feito um Campeonato algo irregular (no fundo como a grande maioria dos nossos adversários), tem tido algumas boas exibições e/ou bons resultados (Varzim, Desportivo das Aves, U. Leiria, Gil Vicente, etc.) e noutras situações também já esteve menos bem. Estes jogadores têm demonstrado possuir bons atributos, dando nas vistas e despertando mesmo a atenção de outros clubes. Ricardo Pessoa, Fausto Lúcio, Nilson, Nuno Prata Coelho, Diogo e Gonzalo, entre outros, já superaram mesmo algumas expectativas, mas nem assim o público consegue permanecer até ao final de uma partida onde as coisas não correram como todos desejávamos, apoiando-os e incentivando-os, no fundo demonstrando que estão com eles e que é nas alturas menos boas que mais é necessário ouvir uma palavra amiga e de conforto.

Não me considero mais nem menos Portimonense que qualquer outra pessoa, mas não me revejo minimamente no comportamento daqueles que se deslocam ao Estádio única e exclusivamente para dizer mal, para ofender, para denegrir a imagem de quem defende as nossas cores. Chamem-me o que quiserem mas tentem demonstrar na próxima vez que forem ver a nossa equipa que também sabem apoiar, com palmas, com cânticos, que são verdadeiros Portimonenses, pois sair do Estádio a insultar tudo e todos não contribui em nada, não resolve nada, não ajuda nada nem ninguém.

Será que é difícil, no final de uma partida como esta, ficar para dar uma palavra amiga e um incentivo aos nossos jogadores, aos nossos técnicos? Quantos de vocês já o fizeram? Se calhar nem quando se ganha, não é?

O meu amigo Toy veio de propósito de Setúbal mais uma vez para apoiar o Portimonense e já pensaram que fez a viagem de regresso sózinho, o que gastou em portagens, combustível e em tempo? Ele estava tão ou mais frustrado, tão ou mais triste que qualquer um de nós, mas ficou até ao final, permanecendo junto às instalações para dar uma palavra de conforto à nossa equipa.

Pois é, mas somos os meninos que temos a mania, outros são uns arruaceiros, outros ainda são tudo menos Portimonenses, etc, etc. E aqueles que tal como os ratos viram as costas ao mais pequeno sinal de desagrado, aqueles que nunca apoiam e só ofendem, esses já agora são o quê?...

29 comentários:

Anónimo disse...

Guetov, nalguns aspectos tens muita razao, mas nao tens d mandar bocas tb porke dizs talvex haja um joguinho mais interessante em casa para ver!! Isso é o ke??? Explica-me!! Por a maioria do pssoal do blog ter "uma costela sportinguista". Lol. Eu bem sei k isso por vezes acontece que voces nao assumem porke sao verdadeiros portimonense. Eu tb o sou, mas n é por isso k vou deixar de ser simpatizante de outros clubes. O teu amigo Toy como tu disseste e bem k gasotu dinheiro em portagens, gasolina por vir a Portimao, foi dos primeiros a dixer neste blog k tnh um carinho especial pelo Vitoria( por ser o clube da terra), mas tb simpatizava ku sporting!!!
Agr eu faço parte do grupo de adeptos e apoiarei sempre o meu clube nos bons e maus momentos, e ja agr façam o mesmo k eu!! Já k n vai haver excursao tnh d abrir o cordao a bolsa i investir(tal komo o Toy) em portagens, gasosa e ir até à Figueira da Foz de carro!!!

Saudaçoes para todos.

Hugo

Unknown disse...

Ainda ontem deixei um pequeno comentário e acho que positivo.
Estou perfeitamente de acordo com o "artigo de opinião", pois é nos piores momentos que devemos acarinhar e ter uma palavra de conforto com aqueles que defendem a nossa camisola e que ao fim e ao cabo tiveram têm ou tiveram uma tarde má. Sou portimonense de há muitos anos, sou sócio, moro no MOnte de Caparica e ainda não perdi um jogo em Portimão esta época. Faço com muito prazer 600 kilómetros para ver o meu clube, que me tem dado esta época mais alegrias do que tristesas. No Domingo as coisas correram mal! mas no próximo jogo poderá e deverá correr melhor. Sabem a quantos pontos estamos da linha de subida? Vamos com calma e de braço dado apoiar o nosso PORTIMONENSE.

João Batista

Anónimo disse...

Estou de acordo contigo!
é uma estupidez as pessoas abandonarem o estádio sem ele terminar, mas sinceramente o efeito para a equipa foi o mesmo porque talvez 90% dos adeptos que la estavam, nem foram capazes de sequer bater palmas, limitavam-se ao silencio, nem um grito de apoio, nada...

Orgulhosamente faço parte do grupo de adeptos e continuarei a apoiar a equipa!


PS: Ainda não percebi o porque do cancelamento da excursão a figueira, gostaria de ouvir uma explicação...

Anónimo disse...

Com excurçao ou sem ela todos a figueira 5 em cada carro ou aluga-se carrinhas de 9 lugares e dividi-se o resto EU VOU E TU ?

Anónimo disse...

Foi canccelada a excursao por perdermos ? ja vale a pena so querem ir ver os jogos quando se ganha ? que se fod* á excursao vamos de carro ou carrinhas

Anónimo disse...

Anónimo, era uma grande iniciativa arranjarmos uma carrinha e dividir-mos!

EU VOU <

Anónimo disse...

CARREGA PORTIMONENSE TODOS À FIGUEIRA

Anónimo disse...

O problema é. qual é o objectivo real do Portimonense para esta epoca ?, é só a manutenção ? subir ?

Vitorias todos queremos , mas as vitorias só se conseguem com qualidade , mas mais importante que a qualidade é o QUERER VENCER , neste momento olho para a nossa equipa , é vejo jogadores que não estão satisfeitos , e quando não estão todos no mesmo barco dificilmente este chega a bom porto .

Anónimo disse...

Na volta foi adiada a excursão porque os adeptos saíram mais cedo.

Pois eu fui daqueles que saíu mais cedo mas nem por isso sou rato custa-me é ver o meu PSC a jogar daquela maneira mas não ÉS MAIS PORTIMONENSE DO QUE EU OK.

Podes até ser igual....

PS."Guetov" Já agora até me doem os ouvidos da tua gritaria e de todos aqueles que te rodeiam, a puxar pela equipa. Entram mudos e saem calados.....

Anónimo disse...

Quem tem os cromos nr 16,26,55,493?

Anónimo disse...

Deixe a sugestão de lancarem fotos das senhoras do Portimonense!Com camisolas,cachecois ou mini saias...
Rui Silva

Anónimo disse...

Saí do estádio aos 90 minutos.

Levar com chuva e mamar 2-0 e ficar no estádio + 4 minutos. Isso não é amor ao clube, é ser parvo.

Anónimo disse...

"Os ratos são sempre os primeiros a abandonar o navio"

Estás a falar da direcção do Estêvão?

Anónimo disse...

Vocês acham que apoiam muito? são é uns chatos do cacete que os jogadores já não vos podem ver.

Anónimo disse...

a promessa da pala pros socios nao foi feita por mim , foi pela direcção, eu ate nem fui ver o jogo pq trabalhei e so assim nao fui, mas se nao meterem la a pala, nao mais vou la, paguei 100 euros de cotas este ano, axo q mereco nao apanhar nem com a chuva no lombo nem com as colunas aos berros em cima da minha cabeça, e kem sao akeles senhores q la andam nos camarotes? e pra equipe de futebol...por amor de deus joguem á bola, nao façam os socios de parvos, ganham bem demais para jogarem como jogaram, se tao la apenas pelo ordenado e muitos estao, podem ir todos embora e ja agora metam ai fotos das gajas, nao se esquecam.

Anónimo disse...

apanhar chuva para ver mais 10 minutos de futebol inconsequnte? apluadir uma catrefada de brasileiros pagos a peso de ouro e outros pseudo-craques bem remunerados?

coloquem lá os nossos miudos a jogar e eu fico até final! seja em que divisão for...

até aposto que muitos dos apoiantes de agora, se o clube passar por maus momentos, e descer de divisão são os primeiros ratos, ratazanas até!

Anónimo disse...

e que tal colocarem a cobertura na bancada central. os socios que pagaram o seu lugar cativo, tinham e deviam continuar a ter cobertura nas bancadas.

Anónimo disse...

Se chamas ratos a todos aqueles que foram embora já no final do encontro e a perder 0-2 e a chover o que será que querias?

Tens é que ver que nem todos têm a tua idade.

Eu até saí mais cedo e desejei um Feliz Natal ao nosso Treinador...

FORÇA PORTIMONENSE

Anónimo disse...

Os Ratos que so nos fazem criticas foram logo se embora noz somos mesmo adeptos ate chuva aguentamos.
E sempre apoiar seja qual seja o resultado nao tiramos pé do estadio.
Adepto que é Adepto Apoia a sua EQUIPA ate ao fim.
Força PORTIMONENSE.
Quem critica pk nao se junta a noz??
Saudaçoes Adeptos

Anónimo disse...

Sou sócio do Portimonense, não fui ver o jogo pot motivos pessoais, sempre que posso vou, mas depois de ler este comentário fico a pensar se é assim que querem apoiar e unir os adeptos??
Simples pregunta, respostas mais difícil pois neste texto há várias provocações aos sócios, sócios como eu e muitos mais ajudamos com as nossas quotas ao clube, como tal deviam ser mais comedidas as críticas que são feitas!
Já agora pergunt vale a pena ir ao estádio para ver um jogo muito pobre em termos futebolisticos e pagar 100€ por ano para ver jogos debaixo de chuva??
Meus amigos sou sócio e lembro-me da promessa desta direcção que era tirar a pala velha da bancada de sócios para por uma nova!
Onde está a nova?? Nos camarotes, pos convidados do Sr. Presidente e demais convivas nao apanharem chuva!
E nós sócios?? Somos sócios de 2ª??
Parece que sim!
Por isso meu caro autor deste post antes de falar e críticar os adeptos/sócios devia pensar um pouco mais e não criticar como critica, e mais neste clube ainda somos livres de pensar, dizer e falar o que se quer, quando não se gosta ouve-se e cala-se!!
Tamos em Democracia e Liberdade de Expressão!! Como tal o seu post cai por terra ao tentar fazer crer que é a maioria dos apdetos quem critica a equipa!
Quando muitas vezes temos razão em criticar, não entrão com vontade de ganhar, não puxam pelo público, meu caro isto era apenas 1 pouco dakilo que os sócios quereriam neste jogo, e depois junta o factor de não ter a pala, contra factos não há argumentos!!

João Raposo disse...

Caros Amigos,

Parece-me que não conhecem a nossa massa associativa!
Lembram-se quando estávamos na 1ª divisão? No ano em que descemos talvez tenhamos perdido mais de metade dos sócios(ou mais, não sei, talvez o Jorge até possa ajudar...)!
Vejam no Youtube o resumo do jogo da UEFA com o Partizan! Para onde foram aqueles milhares em loucura?
Não me recordo de uma época em que os treinadores e jogadores não tenham sido mimados com bocas desnecessárias!
É assim a nossa massa associativa... penso que não há muito a fazer ou dizer! É triste, pois claro! Mas é o que temos!

Um abraço Portimonense

Anónimo disse...

É verdade que alguns adeptos abondonaram o jogo mais cedo,mas também não deixa de ser verdade que os jogadores nem apareceram no jogo. foi uma autentica falta de respeito pelos sócios,ao menos podiam ter lutado mais. há sócios que pagam as cotas com bastante sacrificio para os jogadores terem o ordenado ao fim do mês,por isso podiam mostrar algo mais do estar dentro do relvado. quanto aos ratos,não se avalia os sócios por ficarem mais 5 minutes ou menos 5,não se é mais portimonense por ficarmos até ao fim. pois no que me diz respeito a mim não aceito licões de clubismo de ninguém,vejo o portimonense desde os 5 anos . eu e o meu filho á 20 anos que somos sócios. mas é bom debatermos estes assuntos é sinal que o nosso clube está vivo,no final o que conta é o nosso PORTIMONENSE.

Anónimo disse...

eu acho que o zé segurança do fbi que por lá anda é que devia de ser o presidente da junta!!!

Anónimo disse...

então na semana passada eramos os maiores e agora anda tudo aqui a criticar um mau resultado voçes sabem lá o que é o PORTIMONENSE são é uns putos mimados que não podem ver o mau jogo e desatam logo a dizer mal dos jogadores e treinador acham que o homem quer perder de proposito?quantos aos ratos quem os apelidou assim devia ter vergonha porque muitos deles ja são socios a´mais de 20 anos e não merecem se chamados assim,oque tu GUETOV e os outros TOYS E ONOVS conhecem deste clube?sem este blog ninguem vos conhecia eram uns "RATINHOS" mimados e calados como eu vi sentadinhos na bancada dos RATOS VELHOS mas estes ja la estao á muitos anos e o PORTIMONENSE ainda não acabou nem acabará!ass o DESCOBERTO DA BANCADA DESCOBERTA

Anónimo disse...

DIGA-ME SR GUETOV POR ACASO JÁ VIU ALGUM JOGO EM MATOSINHOS?E EM OLHÃO?E EM SETUBAL?E EM GUIMARÃES?POIS EU JÁ,E QUANDO PERDEM ENTÃO NÃO QUEIRA SABER O QUE OS JOGADORES E TREINADORES SOFREM SABE PORQUE?PORQUE ALI NÃO SE BAJULA O QUE SE FAZ MAL E OS JOGADORES SABEM DISSO E É ISSO QUE OS FAZ CORRER MAIS NO CAMPO NO JOGO A SEGUIR.AQUI EM PORTIMÃO É AO CONTRARIO BATEMOS PALMAS QUANDO PERDEM SOMOS CONFORMISTAS TÁ TUDO BEM DEPOIS VAMOS DAR ABRAÇOS AO TREINADOR AOS JOGADORES E ELES CHEIOS DE ORGULHO E VAIDADE(A GOZAR COM OS SOCIOS)VAO PARA AS SUAS CASINHAS FAZER CAIPRINHAS E CHURRASQUINHOS TASS BEM ISTO AQUI E TUDO MALTA LEGAL ESTAMOS NO ALGARVE PIOR ERA SE FOSSE NO NORTE DE PORTUGAL..ESTA A PERCEBER SR GUETOV ELES PRECISAM E DE SER APERTADOS A SAIDA QUANDO PERDEM PARA BEM DELES E DO CLUBE QUE OS CONTRATOU.VIRAM COMO ELES FORAM INGRATOS ,VOCES A ESPERA E NEM UM OBRIGADO ENTAO TENHO RAZAO OU NAO?

Anónimo disse...

É alguma mentira o que o GUETOV diz??
Eu estava lá e vi a debandada dos adeptos antes do final ...ahhhh recordo-me agora perfeitamente ...eles não foram embora por causa da derrota mas apenas fugiram por causa dumas pinguitas de água e tal como os ratos podiam morrer afogados.
Os jogadores começaram a ver a debandada e que pensariam eles???...humilhação certamente.
Foi muito mau o que eu vi..mas também vi a malta do blog ficar ali de pé firme ...desiludidos como toda a gente mas prontos a dar palavras de apoio e incentivo.
FORÇA PORTIMONENSE

Anónimo disse...

por causa de umas pinguitas de agua e para nao assistirem a mais uma festa de uma equipa adversaria no nosso estadio o que se vai tornando normal aqui em portimão.o que e que queriam a levar 0-3 que tivessemos todos a cantar? eu por acaso ate fquei ate ao fim e ainda vi o golo do PORTIMONENSE.Lembrem-se que isto aqui e um estadio pacifico,tolerante e conformista aonde a mentalidde dos socios e adpetos se preocupa mais com o seu 2º clube do que propriamente com o clube da terra aonde eu tambem me incluo isto tudo resultado de muitos anos fora dos grandes palcos da 1ªliga quando esta mentalidade mudar(e para isso os resultados são muito importantes)talvez a velha e verdadeira mistica portimonense possa renascer

ass.J.A.D.S

Anónimo disse...

AOS ADMISTRADORES DO BLOG GOSTARIA DE DEIXAR AQUI UMA IDEIA PORQUE NÃO TENTAR JUNTO DA DIRECÇÃO QUE AQUELE GRUPO DE ADPETOS QUE SE ENCONTRAM NO TOPO SUL VENHAM PARA A BANCADA CENTRAL CANTAR E APOIAR JUNTO DOS OUTROS SOCIOS MUDANDO ASSIM O COMPORTAMENTO DESTES NO APOIO A EQUIPA.TALVEZ ASSIM AS EQUIPAS ADVERSARIAS E A DE ARBITAGEM SE SENTISSEM MAIS PRESSIONADAS E OS NOSSOS JOAGADORES MAIS ACARINHADOS E MOTIVADOS.ASS SOCIO49 JADS

Anónimo disse...

Meu Deus tamanha ignorancia que vai nesta terra, bem para começar se choveu eu quase nem dei por isso tal na foi a enchurrada, por isso não venham com desculpas, segundo SAO SIM UNS ANTI-PORTIMONENSES vejam só ao primeiro jogo mau da época saltam com sete pedras na mão e depois veem com a desculpa dos 100 euros que pagaram, se na queriam compravam pinipons e legos e ficavam a brincar em casa protegidos da chuva, e tereceiro o APOIO nunca é demais, se se dizem tao portimonenses e crescidos ficavam ate ao fim e na era meia duzia de chuva molha parvos que os fazia fugir nao como ratos mas sim como cobardes, passem nos chineses e uma merda de uma capa para a chuva custa 3 euros, para quem pagou 100 de cotas na é nada, agora desculpas de mau pagador é k nao. CRESÇAM E APAREÇAM FAÇAM-SE HOMENS!!

João Santos, um simples adepto do portimonense que nao foge ao primeiro erro, mas fica para apoiar!!

VIVA O GRUPO DE ADEPTOS!!