quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

GARAVANO - NOTAS SOBRE O JOGADOR



Garavano é um típico "número 9", argentino com passaporte italiano. É um ponta-de-lança que se movimenta bem dentro da área, joga com os dois pés, consegue ir buscar jogo ao meio-campo e distribuí-lo nas alas sem dificuldades. É um pouco mais baixo que as outras opções habituais de Vítor Pontes no ataque do Portimonense mas nem por isso o seu jogo de cabeça perde qualidade, apostando no posicionamento e na antecipação.

Assim que tomámos conhecimento desta possível contratação deslocámo-nos ao Estádio José Gomes para assistirmos a um treino do Estrela da Amadora e, pese embora o fraco currículum do jogador, não encontrámos nenhum ponto negativo a referir, embora estejamos cientes que um treino é manifestamente pouco para tirar conclusões. Fisicamente está apto, efectuou trabalho de resistência, passe/desmarcação, e marcou 3 golos na peladinha a meio-campo, enfrentando o nosso bem conhecido Nuno André Coelho. Dois dos golos foram de cabeça, com destaque para o primeiro cujo cabeceamento após cruzamento na linha de fundo revelou excelente elevação e boa técnica. Não desperdiçou qualquer oportunidade nem teve qualquer erro que conduzisse a uma perda de bola sem nexo. Não é jogador de assumir o jogo mas procura o espaço livre entre os defesas, estando sempre em jogo e lutando pela posse de bola na sua zona de acção. Tem os olhos postos na baliza e o facto de conseguir rematar com os dois pés evita perdas de tempo em preparação dos remates.
Não conseguimos aferir se se trata de um jogador rápido e talhado para lances de contra-ataque porque a "peladinha" foi realizada a meio campo e não obrigava a longas movimentações. Nos vídeos em anexo fica a ideia que será mais rápido que Gonzalo e Henrique, parecendo conseguir progredir sem dificuldades com a bola dominada.

Em que Táctica?
Pensamos que Garavano poderá encaixar na táctica 4-3-3 de Pontes em ataque continuado pois revela ser capaz de agarrar a bola e distribuír jogo, trabalhando em progressão e mantendo a bola em seu poder. Em 4-3-3 de jogo directo não tem a mesma disponibilidade física de Marronkle para ser tão eficiente na luta pela bola, pelo que não seria, na nossa opinião, a 1ª escolha.

Em 4-4-2 seria parceiro ideal para Marronkle, desde que este não esteja "encostado" à esquerda. Marronkle tem a força. Garavano, para além de forte, tem técnica e pode gravitar em torno do ponta-de-lança mais fixo.

Neste 4-4-2 julgamos que a dupla Marronkle/Henrique limita a acção ofensiva a cruzamentos por falta de recursos técnicos de ambos. Já Marronkle/Garavano permite outro tipo de jogo para o interior da área e maior proximidade entre o meio campo ofensivo e os avançados. Pode acrescentar imprevisibilidade.

Em suma, não se trata de um jogador fantástico. Trata-se, sim, de um jogador com os recursos meramente necessários à posição de ponta-de-lança, com atributos que até agora não vimos em Gonzalo e Henrique, e que nos pareceu, acima de tudo, eficiente. A transferir-se, virá a custo zero e pode constituír uma agradável surpresa, apesar de ter currículum pouco abonatório, em parte pela falta de oportunidades.

Antes de querermos ter opiniões precipitadas deveremos dar-lhe as oportunidades necessárias para mostrar que é o jogador que nos faz falta pois de uma coisa não tenham dúvidas: neste momento o jogador também precisa de brilhar no Portimonense e deve estar com a moral em alta para dar tudo em campo, sem esquecer que os até agora titulares do Portimonense serão obrigados a mostrar mais serviço, essencialmente no capítulo da finalização. Recordamos que Henrique não logrou até agora marcar qualquer golo, desperdiçando oportunidades que caberiam num longo vídeo, enquanto Marronkle apenas marcou 3, abonando em seu favor o facto ser uma mais valia em jogo directo, força e determinação.
Sobra agora uma dúvida. Caso a contratação avance, que espaço sobra para Philco? Não vimos até agora uma aposta clara de Pontes em dois pontas de lança fixos na área pelo que vai começar a faltar espaço a alguém. Quem será o elo mais fraco? Ou será que todos irão trabalhar com o dobro da determinação? Sem dúvida que, em todos os aspectos, a linha avançada do Portimonense poderá saír valorizada.

Esperamos, então, que as negociações tenham sucesso pois aqui estaremos para o receber como mais um dos nossos!

Estrela da Amadora 5 - Benfica 0 (Liga Intercalar)
Garavano marcou o primeiro golo e fez boa assistência de cabeça para o quinto golo



Ficha do jogador do Youtube. Clicar aqui.

19 comentários:

Manduru disse...

"É um ponta de lança que se movimenta bem dentro da área, joga com os dois pés..."


Joga com os 2 pés????? Queriam que fosse o Sáci Péréré????

Ou será 1 espécie de Matraquilho???

Ruben disse...

Pelas imagens é sempre difícil fazer a avaliação, especialmente porque só lá constam lances em que o jogador é bem sucedido.

Mas pelas carecteristicas, parece-me ser uma solução diferente das que temos no plantel actualmente (especialmente porque philco e maxi assis estão constantemente lesionados).

É mais móvel e costroi o seu jogo a partir de trás, o que será bom contra algumas equipas menos povoadas no meio campo.

Até ponho a hipótese se na actual tatica, este jogador não encaixaria na posição habitualmente ocupada pelo Rui Pedro, que pouco defende.

A confirmar-se a transferência, espero que pelo menos em termos orçamentais, tudo continue sólido, sem entrar em loucuras.

A melhor avaliação que poderemos fazer é ao vê-lo jogar.

P. disse...

No treino que vi não consegui perceber se é exactamente um jogador de contra ataque. Foi treino de 11/11 a meio campo e aquilo não estava para grandes piques.

Anónimo disse...

Mesmo sendo um matraquilho dura mais tempo em campo que o Guga(8min???). Levaram um baile de bola o jogo todo e a culpa agora é do Lucilio Baptista?? O Paulo Costa foi fazer merda para Braga, logo sobrou um arbitro pa ti Manduru!!

Anónimo disse...

Falta uma opurtunidade de jogar com regularidade , talvez aqui consiga e relançar a carreira , eu aposta neste jogador , claramente mais tipo "jogador de area" que o Gonzalo e Henrique , uma boa solução.

Anónimo disse...

Este tipo de avaliações aos jogadores, e vou ser muito sincero, para mim é merda!

Pelo que li, é um jogador quase perfeito, aproveita todas as oportunidades, joga de cabeça, dois pés, é simplesmente brutal. Porque é que um craque destes vem para a Liga Vitalis.

Ao ver o video, não se vê nada, um golo que qualquer podre marca.

Lá ver que jogador sai daqui. Tenho uma esperança que não possa ser mau.

Bruno disse...

Acho que é uma contratação desnecessaria porque tamos a cumprir e bem o objectivo da manutenção,deve ter sido mais um barrete enfiado por algum empresario,mas la ver o que sai daqui,preferia que apostassem na nossa formação

Anónimo disse...

tou mesmo farto destes olhanenses. o simoes ou guetov ou qq um, pq que nao aproveitam o gás e fazem uma entrevista com eles. ja so falta isso né. videos, futuros jogadores..já fizeram de tudo!!

Toy Marafado disse...

Enfim, um craque que não chegou a jogar no Estrela sabe-se lá porquê...
Temos que enviar a apresentação deste jogador ao Maradona, pode ser que apareça na próxima convocatória da Selecção Argentina.
O Marronkle é muito melhor que o Grandemerda, desculpem Garavano, não pode é ser constantemente sacrificado a jogar na esquerda.
O Philco não tem estado nas melhores condições fisícas mas também será muito superior a este argentino, com um percurso de grande nível em El Salvador.
Fernando Rocha continua-nos a surpreender pela capacidade que tem em descobrir jogadores que ninguém quer e trazê-los para Portimão. Depois, um jogo de sedução para fazer de Garavano um craque, enfim...
Os vídeos então são de bradar aos céus e não convencem minimamente...

P. disse...

Por mim a aposta era Philco ao lado de Marronkle, já tive oportunidade de o escrever em posts anteriores. Certo é que o Philco está sempre magoado, e que a dupla Gonzalo/Henrique rendeu (junta) 3 golos.

O Djalmir, sozinho, já vai em quantos?!

Portanto acho muito bem que se encontrem alternativas. Se o Garavano não resultar, acreditem que o clube não perde muito. Na pior das hipóteses fica com os avançados que inicaram a época.

guetov disse...

Simões,

"Portanto acho muito bem que se encontrem alternativas. Se o Garavano não resultar, acreditem que o clube não perde muito. Na pior das hipóteses fica com os avançados que inicaram a época."

Podemos aplicar esta frase a qualquer situação, ou seja, pode-se contratar seja lá quem for, senão der resultado, paciência, fica-se com quem iniciou a época!

Os videos relativos ao Garavano são do mais pobre que eu já tive a oportunidade de ver... Lembram-se do video do Volkov? Comparado com este, o Volkov poderia ser considerado um predestinado!

Valor inquestionável? Essa afirmação parte de quem?

Peço desculpa mas é a minha opinião. Repito que desejo as maiores felicidades ao Garavano, mas os dados recolhidos até agora não indiciam nada de bom, só espero é estar enganado....

Anónimo disse...

O vídeo dele no Youtube tem tão pouca coisa boa, que até mostra golos repetidos, golos falhados e até passes para o lado!!

Tenho a esperânça das vezes que houve jogadas e golos fantasticos não havia nenhuma câmara a filmar.

Ruben disse...

o djalmir não joga sozinho, tens o toy e o guga, por exemplo, que não são nada maus jogadores...

P. disse...

O jogador é desconhecido, concordo. Isso dá-nos, no máximo, razão para dizermos que desconhecemos o valor do jogador.

Contratações certinhas não existem, basta dar-vos os exemplos do Loureiro, Paulo Ribeiro e Henrique... que, apesar de aplaudidas pela generalidade dos adeptos, estão longe de corresponder. E isso também não foram (fomos) capazes de adivinhar...pois não?

Anónimo disse...

Quanto mais palpitos dão mais MERDA dizem.

Ruben disse...

"O jogador é desconhecido, concordo. Isso dá-nos, no máximo, razão para dizermos que desconhecemos o valor do jogador."

E as pessoas chamam-te Simões, isso dá-nos, no máximo, razão para dizermos que o teu nome é Simões.

Por isso, quanto ao resto, fazer favor, estejam caladinhos e ajam como cordeirinhos, todos em rebanho, e sem opinião ;) hehe

Quanto ao jogador, como já disse noutro post, até estou com uma certa esperança nele, o que não implique que concorde com a política que levou à sua contratação, é claro.

Anónimo disse...

Simões, o Paulo Ribeiro e o Henrique, já eu e muitos sabíamos que eram muito fracos. Acredito que tenha enganado muitos adeptos, mas isso não me preocupa. O que me preocupa é que quem está lá dentro não tenha visto isso, ou então viu e...

O Luís Loureiro para mim está a ser uma desilusão, esperava muito mais deste jogador. Pode ser explicado o fraco rendimento pelas constantes lesões, lá ver...

Anónimo disse...

Amigos marafados,a vossa equipa fica a ganhar com esta contratação.
Felicidades para o Portimão e muitos golos para Garavano!
Saudações Tricolores!

P.s: Sul ao Poder!

guetov disse...

Amigo Tricolor, depreendo que sejas adepto do Estrela da Amadora e por isto vou te colocar uma questão:

Deves ter assistido a alguns treinos ou jogos particulares em que o Garavano tenha participado porque jogos oficiais só foram 2 mais os da Liga Intercalar. Que opinião tens deste jogador e porque razão numa equipa onde os avançados não são muito produtivos, porque razão o Garavano nunca chegou a constituir opção? Nem para o Lito Vidigal nem para o Lázaro.

Será que a única possibilidade, tendo ele valor, prende-se com os ordenados em atraso?

Obrigado e 1 abraço.