segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

OLHEIRO: ROCHA, FALTA-NOS UM HOMEM-GOLO!

A poucos dias do final do mercado de Inverno, para os lados de Portimão não se vislumbram grandes movimentações...
A falta de um Homem-golo é evidente e os constantes falhanços têm custado preciosos pontos que poderiam aproximar o Portimonense dos lugares cimeiros da tabela.
É um dado praticamente garantido que nenhuma contratação será efectuada, em função da contenção orçamental própria dos tempos de crise em que vivemos. Em sentido contrário, este período definiu, de uma maneira quase clandestina, a saída do jovem brasileiro Rafinha para o clube-irmão (em outros tempos inimigo!), FC. Porto.
Para os lados do Crato, lá estou a bater na mesma tecla (!), existe um jovem jogador que continua, de semana para semana, a demonstrar que o seu talento é porventura bem maior do que o Alto Alentejo... Guido Abayian!
Na derrota do FC. Crato por 2-3 diante do Portosantense, uma vez mais o avançado argentino a demonstrar a sua qualidade, tendo marcado 2 golos de belo efeito.


22 comentários:

Anónimo disse...

toy deves ter 50% do passe do abayan da maneira que o tentas tirar do todo poderoso crato nao sei porque que o maradona em vez do lisandro nao levou esse monstro do futebol mundial á seleçao

Anónimo disse...

Toy mete uma coisa na cabeça!!

O empresário do jogador tem que ser conhecido do nosso presidente.

Bruno disse...

Recomendar um jogador destes ao Portimonense,sinceramente...se tivesse valor a esta altura ja estaria no minimo na 2ª divisao,nao é superior a philco,gonzalo e henrique que fique no crato que la é que esta bem

P. disse...

Tudo o que temos escrito nas últimas semanas sobre o jogador está a ser plenamente confirmado. Aqui estão mais 2 golos a comprovar tudo o que temos dito.

É importante sublinhar que desde Setembro temos realçado o valor o Guido...portanto isto não é de agora.

Ruben disse...

A pergunta que se faz é: porquê?

É claramente o jogador fetiche do momento do blogdoportimonense. :D

P. disse...

Ruben,

Pq marca golos e cumpre a missão de um ponta de lança. E não me venham dizer que é só pq joga na 3ª divisão pois também foi uma autêntica dor de cabeça para o Portimonense na Taça de Portugal.
É só lerem os comentários publicados neste blog, por essa altura, por outros adeptos que ficaram muito agradados.

abraço1

Ruben disse...

Simões,

Mas tens que ter em conta que a vida real não é como no Football Manager. Não se pode dizer que vamos buscar aquele jogador porque só porque tem N golos, e carecteristicas de nível alto.

Há que saber quais são as condições de aquisição, se temos meios para lhe pagar salários, "luvas", comissões a empresários e mais importante, o valor da trasferência.

E por fim, não o vi no Crato, mas pelos videos que voces aqui têm colocado parece-me um jogador perfeitamente vulgar, nada superior ao Gonzalo e Henrique.

Marca golos? Queres que te dê 10 exemplos de jogadores que marcaram muitos golos num determinado clube e noutro não renderam nada? Até te posso dar exemplos de jogadores que passaram pelo Portimonense.

Este jogador era um jogador a trazer sem vínculo com nenhum clube, e talvez com algum período à experieência, ou então colocá-lo sob observação de alguém com conhecimentos na área.

Mas para trazer este, ainda prefiro que valorizem os nossos jovens. Se é para acolhermos jogadores da formação de outros clubes, porque não apostar primeiro nos nossos?

P. disse...

Ruben,

Desconheço as condições em que este jogador poderia ser transferido mas creio que da 3ª para Honra não deveria ser complicado.

Quanto ao resto, nós já o tinhamos visto mal a época tinha começado. Tudo o que escrevemos está a ser confirmado. Ele tem estado acima do nível da 3ª divisão, e aí estão mais 2 golos provando que não é descabido.

Mas concordo, há jovens nossos que merecem ter oportunidades. Se a ideia é apostar, que seja nos nossos.

cumps

footscout disse...

Qualquer contratação tem a sua margem de risco, independentemente do registo de outras épocas ao serviço de outros clubes.
Para minorarmos a margem de risco, as observações devem ser constantes...é isso que o BLOG DO PORTIMONENSE tem vindo a fazer no que se refere a GUIDO ABAYIAN.
Era preferível observá-lo "in loco"...mas creio que estamos na presença de um jogador com potencial e margem de progressão dada a sua tenra idade.

footscout disse...

Em matéria de prospecção de jogadores, temos de começar por algum lado e nada como estar atento aos clubes geograficamente mais próximos como o G.D.Lagoa e o Esp. Lagos que estão a fazer excelentes temporadas nos respectivos campeonatos.
Mas a formação deve ser a prioridade e espero que num futuro próximo haja um maior aproveitamento...

Ruben disse...

Acho que não faz qualquer sentido o blogdoportimonense fazer prospecção ou observação a jogadores.

Por entre muitos outros motivos, cito dois: eventual desconhecimento do perfil de jogador pretendido pelo clube e treinador e eventual falta de conhecimentos/formação suficientemente comprovados na avaliação e observação.

Mas, é apenas a minha opinião.

E se um clube de uma liga profissional vai buscar os jogadores que são sugeridos num blog, então já acredito em tudo no futebol.

Anónimo disse...

marcou dois golos e o que isso tem ??? se perderam o jogo? meu deixa mas e tar tudo como ta e kaguem se po crato pa

Anónimo disse...

ainda nao percebi essa cena pelo abayian, nesses videos só faz m... querem comparar esse gajo com tchomogos, solimares e ect..esse gajo nao joga ponta

Anónimo disse...

Agora disseste tudo Ruben.
Mas certamente é isso mesmo que os meninos do blog querem que se realize...como se fosse deles o trabalho de prospecção do clube.

Ass: Alemão sócio nº433

Toy Marafado disse...

Nunca o Blog procurou em momento algum aspirar a olheiro. Esta rúbrica não passa de uma coluna fictícia. Tantos nomes vamos lançando que temos que acertar em algum, o que não é o caso, pois o Guido nunca interessou ao Portimonense.
Longe de mim meter-me com os Olheiros do Portimonense, eles que tão bom trabalho têm feito na prospecção lá para os lados da Amazónia...

footscout disse...

Não é nosso objectivo substituirmos quem faz o trabalho de prospecção no PORTIMONENSE SPORTING CLUBE. O clube tem pessoas aptas a fazê-lo nos seus quadros técnicos.

footscout disse...

...não só no futebol profissional como também no futebol de formação.

P. disse...

O Abayan nem tem 20 anos e está claramente acima da divisão em que joga. É jovem e irá progredir. Estes dois golos são apenas mais dois... entre vários que confirmam o que já escrevemos há várias semanas.

Recordo também que estamos a falar de um jogador que, antes de ter sido visto por nós, foi visto pela prospecção do Benfica, onde concluíu a sua formação. A menos que estes (do Benfica) também não tenham mais nada para fazer e sejam uns incompetentes ao nosso nível.

Cumps

Ruben disse...

Isso é o que se chama de responder ao lado.

Agora ter feito formação no Benfica é garantia de qualidade.

Basta olhar para os nossos planteis dos últimos anos e ver os diversos jogadores que fizeram formação em clubes famosos, e depois ver onde é que chegaram.

Eu simplesmente acho que não é vosso, nem meu trabalho a observação, e neste caso promoção de jogadores (por repetição e exaustão). Se estiver enganado digam, pois se agora o Portimonense começou a contratar jogadores com base nas nossas sugestões, então também quero contribuir para a carolice do nosso futebol profissional.

De resto, é ler bem o que escrevi atrás, para perceber que não estou a chamar incompetente a ninguém. Estou apenas a dizer que (eventualmente) não é o blog que tem essa competência.

P. disse...

Nada disso Ruben, o facto de ter sido levado para o Benfica só mostra que verdadeiros olheiros já tinham notado que o jogador tem potencial.

Claro que estas fichas de jogadores não são nenhuma prospecção. São apenas nomes que os adeptos gostariam de ver no nosso clube, entre conversas que surgem por aqui... umas vezes lançados por nós, outras pelos próprios bloggers, unicamente para mostrar a todos quem são os jogadores.

Abraço

guetov disse...

Quando fazemos posts sobre este ou aquele jogador é mais por uma questão de informação e nunca em situação alguma ter a ousadia de chamar para nós o trabalho de observadores/olheiros.

Por outro lado, gostaria de perguntar se na vossa opinião o Portimonense faz um bom trabalho no que diz respeito à observação e prospeção de jogadores? E já agora, quem é que lidera esse processo?
A título de exemplo, como se processou a vinda de Mamadou e Malick Cissé? Mesmo que exista indicação por parte de um empresário, como foi feita a observação e sobretudo a avaliação destes dois reforços?

Ruben disse...

Guetov,

Exactamente! Fazer essas questões é que é a tarefa que nos diz respeito.

Na minha opinião, especulatória, é certo, o Portimonense não tem olheiros nem um departamento que funcione na área de prospecção e observação.

O que acontece aqui e na maioria dos outros clubes, são contratações a partir de sugestões de empresários, em que o treinador e presidente dão uma "vista d'olhos" por uma qualquer montagem de filmagens com os melhores momentos dos jogadores, e rezam para que seja um bom negócio.

Eu acho que fazer uma base de dados com jogadores até nem ara algo assim tão complicado de fazer, nem que fosse a nível regional.

Um bom exemplo disso, que me lembro de ter sido noticiado na pré-época, foi o da equipa tecnica do Santa Clara, e ao que parece, está a dar bons resultados.