terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Tempo de reflexão!

A grandeza de um clube mede-se pelo carácter de quem o dirige e de quem o representa.
Ao longo dos anos, vários têm sido aqueles que, com maior ou menor competência, têm liderado os destinos do nosso Portimonense. Uns bons gestores, outros mais emotivos, mas todos com o mérito de terem dado a cara pelas nossas cores...
Desde que este elenco tomou posse muita coisa mudou para melhor. O Portimonense passou a navegar noutras águas, deixou de ser notícia pela negativa, os resultados desportivos, não sendo aqueles que mais desejaríamos, são melhores que num passado recente. Mas claro que muito há ainda para fazer e com o contributo de todos poderão ser evitadas certas situações que têm merecido por parte da massa associativa muitas críticas.

Actualmente, continuamos a acreditar que o Portimonense é gerido por uma Direcção competente, mas ao longo do seu mandato tem abdicado de alguma transparência, que foi apanágio dos primeiros tempos, e algumas situações carecem de explicação e confirmação. Compreendemos e aceitamos que nem tudo possa vir a público nos timings que desejaríamos por questões de estratégia, mas também entendemos que a seu tempo deveriam de ser apresentados à massa associativa.
Quando algum assunto suscita polémica, surge na Imprensa o anúncio de uma Assembleia Geral, que tarda sempre em ser marcada. A utopia de uma pseudo-Assembleia continua a ser noticiada nos Orgãos de Comunicação Social e a saída do jovem Rafa para o FC. Porto continua a ser um óptimo negócio, mais que não seja porque o Portimonense deixou de ter os encargos nos salários de um jogador que não queria representar as nossas cores e do FC. Porto, com certeza, virão mais alguns craques por empréstimo!

Sentimos que seria igualmente injusto esquecer ou diminuir o contributo da equipa técnica liderada por Vítor Pontes. O Portimonense encontra-se muito bem servido e nunca nos esqueceremos da fantástica recuperação operada na época passada da responsabilidade do actual treinador e dos seus colaboradores. Alguns jogadores não têm tido a prestação desejada por todos mas parecem constituir um grupo forte e unido, o que transparece quando falamos individualmente com cada um deles. Mesmo que estivéssemos em 1º lugar falar-se-ia de hipotéticos reforços, no fundo queremos sempre mais e melhor.

E nós, que sentimos e amamos o Portimonense, por cá continuamos felizes, a levar com as canas dos foguetes da Trofa (lançados para espanto geral em Portimão!) e sempre numa posição abaixo do nosso rival de Olhão, que tranquilamente lá vai ostentando a sua superioridade.
Muitas questões invadem os adeptos alvinegros...
Que património tem actualmente o Portimonense?
Para quando a construção do novo Estádio?

A Secção de Basquetebol do Portimonense aparece como um oásis num deserto. O ostracismo a que são vetadas a maioria das modalidades do Portimonense, não parece ter reflexos no Basquetebol.
Títulos, grandes valores, responsáveis muito competentes, que enchem de orgulho quem vive o clube na sua plenitude.

Nós, Blog do Portimonense, que procuramos cultivar a paixão pelo Portimonense e a militância, damos a cara pelo que amamos, sem qualquer tipo de lucro.
Alguns dirão que não somos mais do que uma cambada de desocupados à procura de protagonismo, uns fracos de espírito... Cometemos erros, não agradamos a todos, mas damos a cara e assinamos o que escrevemos. Talvez tenham razão os nossos detractores e os verdadeiros Portimonenses sejam aqueles que, no conforto dos seus lares, não abdicam do seu precioso tempo em função do Portimonense e apenas dão sinal de vida nas vitórias! Curiosamente ou talvez não, alguns dirigentes, mais discretos, sabemos que vão fazendo o seu trabalho e colaborando no desenvolvimento do nosso clube, não procurando sequer ser reconhecidos, ao contrário de outros que dão muito a cara mas pouco ou nada o corpo ao manisfesto...

Um dia, alguém que passou pelo Portimonense disse-nos aquando da sua partida: "Continuem a gostar do clube e mantenham a atitude crítica, porque assim crescem as organizações." Sinceramente, é o que temos feito e pretendemos continuar a fazer. Quando deixar de o ser, terá chegado a hora de colocar um ponto final neste projecto...


Este texto foi elaborado em parceria por Pedro Custódio "Toy Marafado" e Pedro Azevedo "Guetov".

8 comentários:

Anónimo disse...

Novo Estádio? Pelo que se ouve dizer, o grupo lena já deu com os pés, já não se vai fazer nada ali.

Ruben disse...

Acho que sempre que vocês fazem uma reflexão saem realmente textos fantásticos, carregados de simbolismo, e dão um bom exemplo para os adeptos do Portimonense.

De facto é me fácil reconhecer o vosso trabalho em prol do clube, embora tenha as minha opiniões, que são muitas vezes contrárias às vossas.

A vossa atitude perante a crítica tem vindo a alterar-se e isso foi fos melhores progressos que assisti no blog.

Inicialmente passaram a ideia de que, quem não partilhasse a mesma opinião que vocês, era automaticamente posto de lado e visto como um mau portimonense.

Depois houve uma colagem à direcção actual que vos fez perder muito sentido crítico, tendo sido dogmatizados, e até mesmo controlados.

E atenção que a direcção actual tem todo o meu apoio, espero que continue a desenvolver o bom trablho que tem vindo a fazer em algumas áreas e que o expanda a outras áreas que acho que também deveriam ser melhoradas, e se possível com mais transparência, como de resto o vosso texto também enfatiza.

Estas críticas são apenas na esperança de que se possa melhorar no que não está tão bem.

Mas de resto, e à parte de alguma inconstância nas vossas opiniões, continuem o bom trabalho, e continuem com o sentido crítico apurado!

Anónimo disse...

uma palavra de continuidade para a maltinha do blog. isto tornou-se um local obrigatorio para todos os portimonenses, sem este apoio muitas coisas nao teriam sido feitas. força pessoal

Anónimo disse...

Só por terem um blog do nosso clube,já merecem ser elogiados pelo bom serviço. mas concordo plenamente com o ruben vocês evoluiram muito em relação as criticas,antes não aceitavam muitas das criticas feitas ao nosso clube,agora já toleram melhor,espero que no futuro sejam mais imparciais. de qualquer maneira parabens pelo bom trabalho em prol do PORTIMONENSE.

Anónimo disse...

A UNIÃO FAZ A FORÇA E DAI PODERMOS
VIR A SER MAIS FORTES E AMBICIOSOS
PODENDO NO DIA 7 DAR UM ARRANQUE AO
NOSSO IDÓNEO PORTIMONENSE QUE BEM
PRECISA DE ARREBITAR.
NÃO FALTEM PORTIMONENSES,ESTE ENCONTRO TEM DE SER O EMBRIÃO PARA
ENFRENTARMOS UM FUTURO AMBICIOSO E
LEVARMOS O PORTIMONENSE AO MELHOR
NIVEL EM TODOS OS SECTORES.


NÃO FALTEM!!!

VIVA O PORTIMONENSE!!!

RUI MIGUEL
SOÇIO-720

Paulo disse...

Como se deve entender, o texto reflete na integra o pensamento em geral de todos os colaboradores.
Todos somos diferentes, uns mais explosivos, outros mais contidos, uns mais criativos, outros mais saudosistas, enfim...
Mas penso que numa coisa estamos todos de acordo, o Portimonense sempre na linha da frente, é o que queremos, e é para isso que dedicamos horas a fio nesta Carolice que nos enche de orgulho.
Ruben, é logico que tentamos ao maximo, e tu tens essa noção, diminuir alguns "estragos", faz parte da nossa forma de ser, mas tambem é verdade que temos criticado algumas politicas seguidas pela direcção, que nos parecem menos correctas, tentando sempre perceber as limitações que obrigam os Dirigentes a tomar determinadas medidas.
Quanto ao Marafado, amigo, este Blog não é nosso "colaboradores", é de todos os que gostam do Portimonense, nós só nos limitamos a escrever, nada mais, o resto fazem vocês todos, os que criticam, os que apoiam, os que simplesmente observam, enfim de todos...
Fala-se muito nos nossos Interesses, pois bem, eu tenho interesse nos records, visitas que aumentam todos os dias, esse é o nosso premio, este mês por exemplo, estamos a pouco de bater mais um, esperamos passar as 18.000 visitas.
Parabens a todos, e obrigado pelo vosso apoio.
Cumprimentos.
Viva o Portimonense.

footscout disse...

O PORTIMONENSE acima de tudo e de todos. O BLOG DO PORTIMONENSE nunca perderá o seu sentido critíco, pois só assim podemos contribuir para o desenvolvimento do nosso clube. A paixão que nos move tem um nome, chama-se PORTIMONENSE SPORTING CLUBE, e é por ele que eu e os meus colegas vamos continuar a lutar, contando também com todos aqueles que nos visitam e que amam o nosso clube de igual forma.
Aqui deixo um apelo para que compareçam em massa no jantar do BLOG no próximo dia 7, numa grande demonstração de paixão clubística. VIVA O PORTIMONENSE!

guetov disse...

Gostaria de acrescentar que respeito e aprendo muita coisa com inúmeras pessoas que por aqui passam e deixam os seus comentários e as suas críticas.

Dou o exemplo do Ruben, leio sempre as suas opiniões com muita atenção e concordo com ele quando diz que temos vindo a alterar alguns comportamentos e algumas posturas. E muito há ainda para melhorar e aprender. E também muitos erros serão com certeza cometidos.

Foi com esta Direcção que aparecemos e sentimos vontade de dar início e continuidade a este projecto. Daí as pessoas poderem pensar que estaríamos ao seu serviço. Respeitamos esta Direcção e reconhecemos que tem vindo a desempenhar um bom serviço em termos gerais em prol do nosso Portimonense. Mas como é óbvio, nem tudo são rosas e alguns comportamentos/desempenhos são alvo de crítica e carecem de explicação. Nada é eterno e por vezes há que saber alterar, corrigir, tal como se passa dentro das quatro linhas. Os jogadores e os técnicos, que ontem cumpriam, hoje podem vir a ser dispensados, da mesma forma, os dirigentes deveriam ser avaliados pelos seu desempenho e deveriam ser afastados ou pelo menos chamados à razão quando não cumprissem os objectivos.