segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

ARTIGO DE OPINIÃO PESSOAL: "As longas obras do Site Oficial... ou o faz mais quem quer do que quem pode!?"



O Portimonense necessita urgentemente de um site oficial, minimamente completo e apelativo. Em matéria de presença OFICIAL na internet, o Portimonense apresenta actualmente um défice difícil de compreender. Se existisse um Campeonato comparativo entre as equipas da Liga Vitalis, facilmente se constataria que o nosso clube estaria em posição de despromoção.
Pese algumas tentativas para a construção de um site com qualidade minimamente aceitável, o elevado rigor orçamental bem como a incompetência de quem está ligado a esta área, condenam ao fracasso qualquer tipo de iniciativa neste sentido. As justificações dadas residem, sempre, na falta de recursos financeiros para construir um site apelativo, mas já diz o ditado "faz mais quem quer do que quem pode..."
O Portimonense, instituição quase centenária, merece da parte de quem o serve, e recebe para tal, um pouco mais de respeito.
Em tempos de crise, o Portimonense dá uma pálida imagem para o exterior, limitando-se a viver o dia-a-dia de uma forma agonizante, sem perspectivas de futuro.
Desculpar a sua própria apatia e incompetência com aqueles que nada ganham, e que apenas servem o clube devido ao forte sentimento que por ele nutrem, é uma atitude deplorável e mesquinha!
O Blog do Portimonense foi à procura dos sites de todos os clubes da Liga Vitalis tendo verificado que, de uma forma geral, todos os clubes têm trabalhado esta vertente informativa e promocional. Dos 16 clubes do Campeonato, apenas 4 não têm nenhuma informação online, sendo o Portimonense um desses clubes...

Eis os links e a nossa avaliação a cada um deles:


Sp. Covilhã - Visualmente pouco apelativo, mas completo
Desportivo das Aves - Bastante razoável, dinâmico e com secção multimédia
Boavista - Um dos melhores da Liga de Honra
Feirense - sóbrio e eficaz
Varzim - Actualizado e informativo
Olhanense - Este derby perdemos, sem dúvida
Gil Vicente - Muito razoável
Freamunde - Bastante acima da média. Página de introdução fortíssima
Oliveirense - Excelente exemplo de simplicidade e eficácia
Beira Mar - Simples e informativo
Gondomar; U. Leiria e Estoril-Praia - NÃO TÊM SITE

O Portimonense, tem isto...


Em pleno Século XXI, o cenário não é nada animador. Geograficamente o Portimonense já não beneficia de uma situação favorável. Sem um site oficial online e credível mais isolados estaremos do restante país. Investir nesta plataforma de comunicação parece-nos, pois, urgente.
Conclusão: em matéria de internet o Portimonense é um clube diferente... pela negativa!
A excepção reside na Secção de Basquetebol, que criou um espaço próprio na internet.

40 comentários:

Anónimo disse...

É mesmo como o título anuncia! Vale mais quem quer do que quem pode... Enquanto houve uma alma caridosa ( Digníssimo amigo Rúben) que GRATUITAMENTE e muitas vezes a penar para que alguem do clube desse noticias, as coisas andavam! Agora correram com o moço e o site....está o que está! Mais uma bela demonstração de competência desta direcção!

Anónimo disse...

Promesas da direccão!!AUTOCARRO DA SELEÇÃO ,PALA ,AUDITORIA ,ASSEMBLEIAS DE SEIS EM SEIS MASES, SUBIR A PRIMEIRA LIGA ,FUTEBOL JUVENIL E TANTAS COISAS MAIS. DEMITA-SE SENHOR FERNANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ASS:DEUS

guetov disse...

Toy, o Estoril já tem um site oficial no seguinte endereço (não confundir com a anterior págin em www.gdestorilpraia.net):

www.estorilpraia.pt

Sendo assim são três clubes sem site: Gondomar, U.Leiria e Portimonense.

guetov disse...

Apesar da grave crise pelo qual está a passar, o Boavista tem um excelente site.

Mas gostava de destacar o trabalho desenvolvido pelo Santa Clara.

Também existem clubes da IIª Divisão B, IIIª Divisão e até mesmo dos Distritais com sites muito interessantes e que podiam servir de inspiração/motivação.

Anónimo disse...

Um grande abraço ao Toy Marafado. Ass. Nuno Silva

Anónimo disse...

o site oficial do portimonense é este, aqui é que se aborda os temas diarios do clube, voces fazem no por amor, nao por dinheiro.
parabens e continuem..

Anónimo disse...

TOY já tens a PIDE em cima de ti!!!O NUNO já foi dizer ao presidente o que tu escreveste.

Anónimo disse...

Depois de ler esta noticia e de concordar com a mesma, e visto que o Sr. Dr. NUNO SILVA, aqui veio comentar, pergunto a tão distinta e dignissima pessoa, para quando uma Assembleia Geral de sócios???
Dr. NUNO SILVA, não acha o Senhor que se andam a esquecer dos sócios?? DR. NUNO SILVA para quando a PALA há tanto prometida por esta direcção?? Vá preparando o discurso DR. NUNO SILVA, já que você tem o dom da escrita e de saber falar ao povo!!

Bruno disse...

O anterior site oficial do clube estava bom.Agora não existe nada,para mim o site oficial do clube agora é este,felizmente existem pessoas que gostam do Portimonense...

Anónimo disse...

É pena ver que um clube que desperta tanta paixão, mesmo com todos os problemas que teve e tem, ser gerido desta maneira... Rigor orçamental?? Gostava de saber quanto dinheiro têm para os tapetes dos gabinetes e isso...!

Anónimo disse...

Posso dar uma ideia a malta do blog!Domingo a porta do estadio recolham 200 assinaturas para marcar uma assembleia.

Anónimo disse...

Se existir vontade muita coisa se faz.

Será que é preciso a Autarquia também dar dinheiro para um site oficial?

Faz falta um site para informar muita coisa sobre o clube, mas também não é necessário pagar pequenas fortunas para ter um site como faz os 3 grandes e outros clubes.

Com vontade algo se faz e barato, agora totalmente à borla é pedir muito.

"Faz mais quem quer do que quem pode"

Esta frase diz muita coisa...

Anónimo disse...

PODEM INFORMAR QUANTO CUSTA CRIAR E MANTER UMA SITE MENSALMENTE.

JOSE FAVA

Anónimo disse...

um grande exemplo é o site do esperança de lagos
http://www.esperancadelagos.pt/
simplesmente espetacular

guetov disse...

O site do Esperança de Lagos é sem margem de dúvidas um excelente exemplo.

Apesar de evoluirem na Distrital, possuem um site de fazer inveja a muito clube das divisões superiores!

Parabéns para eles.

Anónimo disse...

Os custos para manter um site dependem do nível que se pretende atingir.

Normalmente existe um custo para o alojamento, registo e renovação do domínio. Mesmo usando boas infra-estruturas este custo não ultrapassa os 10 euros por mês, sendo que houve algumas ofertas de adeptos do clube que não se importavam de oferecer estes serviços, se bem que a um nível mais amador.

Depois existe um custo do desenvolvimento da plataforma e da concepção estrutural do site, bem como de um design profissional, se bem que existem várias plataformas e templates pré-feitos, que são gratuitos, e que se poderiam adaptar bem, de maneira a veicular a informação essencial.

Optando pela vertente gratuita, é normal que não se obtenha um resultado espetacular, mas pelo menos existe um sitio oficial e funcional, onde a direcção pode comunicar com os adeptos e sócios.

Optando por uma estrutura mais profissional, com conteudos multimedia, e outros conteudos relevantes, existem maneiras relativamente fáceis de pagar os custos associados. Primeiro através de receitas de publicidade, depois através de vendas de merchandising, bilhetes, etc, que certamente cobririam os custos.

No entanto, o mais importante, e que é imprescindivel para que qualquer das plataformas seja viavel, é uma actualização constante dos conteudos, de modo a que seja um canal privilegiado usado por todos.

Ora num veiculo de informação oficial não se podem colocar quaisquer tipos de informação, como rumores e boatos, artigos de opinião pessoal, etc...

Sei que neste aspecto os colaboradores do blog voluntariaram-se para contribuir para estes conteudos, mas é sempre necessária, da parte dos dirigentes e tecnicos, estreita colaboração.

De qualquer forma, um orgão deste tipo, não se pode ficar aepnas pela reportagem e cronica dos jogos em casa, ou dos jogos mais perto. Deverá existir sempre alguém a acompanhar as respectivas equipas, que possa fornecer informação útil. Quer a nível do futebol profissional, quer na formação e outras modalidades extra-futebol. Claro que esta parte, a não ser que exista boa-vontade, tem custos associados.

Para colocar um projecto destes em funcionamento, na minha opinião é apenas necessário um pouco de boa vontade e tempo da parte dos responsaveis e pessoas que estejam dispostas a colaborar.

marafado disse...

Vamos deixar de tretas o sitio oficial do nosso clube são vocês. o presidente do nosso clube devia era de canalizar o dinheiro que vai pagar para fazerem o sitio do Portimonese para vocês. Vocês já têm alguma experiencia e muita força de vontade e acima de tudo amor ao clube. com mais dinheiro fariam de certeza melhor,pois lembro-me do sitio do nosso clube era muito fraco e com pouca informação. por mim vou continuar a vir aqui sempre,pois no sitio do clube eles só metem lá o que quiserem.

Anónimo disse...

Contem lá a verdadeira história do site à gente. A malta do blog não andava metida nisso. Afinal em que é que ficamos?

guetov disse...

Não não somos o site oficial do clube e um blog nunca poderá tornar-se um site porque os conteúdos são completamente distintos.

É verdade que recebemos um convite por parte do Presidente da Direcção, Fernando Rocha para ficarmos responsáveis pelo site oficial. Mas como o Ruben mencionou no seu comentário, falava-se em assegurar os conteúdos até porque não possuímos conhecimentos a nível informático.

As coisas acabaram por não resultar, não por culpa do Presidente mas porque a informação não nos chegava de fonte oficial. Não podíamos como o Ruben também refere e bem, escrever como aqui no blog, era fundamental receber por parte dos vários sectores do clube as matérias a colocar. No fundo foi isso que falhou.

Sinceramente, não me parece que o responsável por esta falha de comunicação tenha sido o Presidente, bem antes pelo contrário. De qualquer das formas, o problema e a sua solução teria de ser encontrado e solucionado a partir de dentro.

Também gostava de acrescentar que o Ruben e o Mário nos ajudaram naquilo que não dominamos e numa determinada altura, existiu um formato de site.

Aqui no blog escreve-se e publica-se rapidamente praticamente qualquer assunto porque a decisão e a responsabilidade passa apenas por nós. Para o site não é assim, dependíamos do clube e foi isso que acabou por falhar.

Mesmo aqui no blog e as pessoas que entrevistámos e com quem falamos sabem que não publicamos nada sem a sua autorização. Qualquer dirigente, técnico ou jogador, independentemente de se identificarem mais ou menos com este espaço, sabe que o que eu estou a dizer é verdade.

Por vezes as pessoas pensam que nós atacamos injustamente este ou aquele elemento do clube. Gostaríamos que as pessoas diferenciassem a crítica ou a chamada de atenção do dizer mal, do deitar abaixo.

Quando fazemos posts sobre o estado do relvado, da situação do site, da contratação de determinado jogador, das camadas jovens, da prospeção ou observação de possíveis reforços, julgamos que as pessoas deviam entender isso como uma crítica ou um ponto de vista que pode e deve ser debatido por todos visando o desenvolvimento e o crescimento do clube que todos amamos.

Muito temos elogiado esta direcção, esta equipa técnica, estes jogadores, etc (basta consultarem os arquivos do blog) e o clube tem vindo a evoluir mas como é normal, as pessoas querem sempre mais e melhor e é natural que nem tudo esteja bem, o que não quer dizer que não possa ser falado, bem antes pelo contrário. Nós também somos criticados e muitas das críticas são bem aceites e utilizadas para também nós podermos melhorar.

Paulo disse...

Anónimo 20:40, vou então contar-te uma história:
Ha algum tempo fui contactado pelos então admistradores do Blog, Guetov e Toy, no sentido de disponibilizar o meu tempo para colaborar no site OFICIAL do portimonense, sem hesitar disse: contem comigo.
Depois de uma primeira reunião com os dirigentes do clube, ficamos a saber que iriamos receber umas pass`s para poder-mos colocar materia OFICIAL e actualizada...
Na parte que me tocava, receberia uma passe para a parte do futebol juvenil, e até hoje, nunca cheguei a saber a 1ª letra dessa passe.
Depois, toda a informação OFICIAL passaria por determinada pessoa, e seria-me enviada para publicação, e recorde-se, era informação OFICIAL.
Pois bem a unica informação OFICIAL que eu recebi, foi o pagamento por conta em meados de Agosto.
Espero ter ilucidado o leitor curioso...
Abraço, mas Off-Record...

Anónimo disse...

Guetov: Se o presidente não tem a culpa, quem a tem? Paulo: fazes a acusação mas ficamos sem saber que era a pessoa por quem passaria a informação oficial. Temos o direito de saber quem são os culpados.

Anónimo disse...

Site do Freamunde é espectacular!
Adorei...

Anónimo disse...

Obrigado antes de mais pelos elogios ao site do freamunde. Eu nesto momento sou quem administra a pagina com mais alguns colegas do departamento juvenil. Uma página como estas fica bastante barata, uma vez que a administração é feita de forma gratuita por mim e por mais alguns membros do dep. de futebol juvenil. Pelo que so pagamos o dominio e o alojamento o que no total não chega ao 400 euros/ano.A construção do site foi feito por uma empresa e foi paga por um patrocinador. Por isso vos digo que com amor e dedicação se conseguem coisas boas. Porque não os gestores deste blog a administrarem o site do Portimonense?? fica a ideia.

Saudações Freamundenses

guetov disse...

Aproveito para perguntar ao autor do último comentário, de que forma vos chegam os conteúdos que colocam no site?

Algum membro da Direcção vos faculta os conteúdos ou será que cada departamento tem alguém incubido dessa tarefa? Ou tudo provem do departamento de Relações Públicas do Freamunde? Vocês não têm autonomia para escrever/publicar tudo aquilo que desejarem mesmo assumindo essa responsabilidade certo?

Se pudesse ser envia o teu contacto para guetov@netcabo.pt

Obrigado.

Anónimo disse...

RUBEN
CONSEGUI PERCEBER O CUSTO DE 10€ MAS DEPOIS PERDESTE TE EM EXPLICACOES SOBRE O QUE SE TEM DE FAZER E NADA DE CUSTOS .

POR ISSO PEDIATE QUE FIZESES AS CONTAS +/- DO CUSTO MENSAL E DO INVESTIMENTO INICIAL.


QUANTO AO ELO DE LIGACAO DA DIRECCAO FALHAR JA VAI COMECANDO A SER NORMAL.

COMECARAM COM MUITA FORCA E DEPOIS JA VAI NESTA CONTESTACAO TODA E ESTAO DE CERTA MANEIRA A PERDER O TINO.

MAS SE INSISTIR-MOS TALVEZ APARECA ALGUM DIRECTOR OU FUNCIONARIO

JOSE FAVA

Anónimo disse...

José Fava,

Ok, vou procurar ser mais sucinto. Tentei explicar como funcionava a mecânica da coisa.

Alojamento do site: 10 euros/mês (no máximo).

Custo inicial: entre 0 a 5.000 euros.
(depende do nível de profissionalismo que se queira atingir)

Manutenção mensal e actualizações do site: 50 a 250 euros/mês.
(depende muito da boa vontade que existisse para acompanhar os jogos fora, tirar fotos, e fazer algum trabalho gráfico de promoção dos jogos e merchandising, etc.)

Mas como disse, tudo isto seria facilmente pago através de publicidade no site, por exemplo, fazendo uma camapanha junto dos actuais patrocinadores do clube.

P. disse...

Este blog é feito com ZERO EUROS e é um exemplo de dedicação, mesmo que nos seja impossível estar em todo o lado ao mesmo tempo.

Se nós fazemos sem termos obrigação de tal, o Portimonense não faz porque a paixão de quem lá está não é igual à nossa. Já tiveram mais que tempo de encontrar uma solução para a construção de um site, mesmo que simples.

Nisto, o Portimonense está a falhar. Se não fossemos nós, o clube pura e simplesmente não existia na net.

Nunca fui apologista do Cintra mas o facto é que neste aspecto a gestão dá 10-0. Pelo menos aperceberam-se da importância que um espaço destes confere a um clube. Falharam no resto, é verdade, mas nisto há pouco a apontar.

Anónimo disse...

Também tu Simões??? Lindo!!! Um abraço de quem manda, só para ti.

Anónimo disse...

Prometer é muito facil....Cumprir é mais dificil....
Devem Prometer so o que consseguem fazer nao mais que isso....
Como ajudar os adeptos da bancada sul.....
Força PSC...

marafado disse...

Pelos comêntarios que li aqui prefiro o vosso blog isento que um sitio censurado. Julgo mesmo para vocês não seria bom que os vossos post tivessem que passar por uma triagem. Acho que vocês estão a fazer um excelente trabalho a todos niveis,continuem porque estão no bom caminho. acho que a direcção do portimonense só tem que vos agradecer pelo bom trabalho,pois vocês dão mais informação aos sócios do que a actual direcção. Aqui envio um abraço para o pessoal do blog bem merecem.

footscout disse...

Anónimo das 22.13

A informação oficial passaria sempre por alguém ligado aos diversos sectores do clube.
EXEMPLOS: Informações relativas aos sócios
jORGE DIAS (SECRETÁRIO)

Futebol Profissional: Delgado (secretário técnico)

Futebol Juvenil: Sérgio Rodrigues ( Director para o Fut. Juvenil)

Mas sempre com a anuência do Presidente do PORTIMONENSE senhor Fernando Rocha numa lógica de respeito pelas hierarquias.

Está esclarecido senhor Anónimo?

footscout disse...

...mas para isto ser uma realidade é preciso perceber que um site funciona sempre com base nas informações que saiem do interior do clube, e não numa lógica de Blog...onde tudo aquilo que publicamos é fruto muitas vezes de especulação jornalística, artigos de opinião, sugestões,etc.

footscout disse...

O site do Freamunde está muito bom, Parabéns!

P. disse...

"Anónimo disse...
Também tu Simões??? Lindo!!! Um abraço de quem manda, só para ti."

Dizer que na gestão Sintra havia site, e que agora não há... é alguma mentira?

Cumps

Toy Marafado disse...

Por vezes vem aqui ao Blog um tipo de pessoas que fala de uma maneira, minha nossa...
Quem manda sabe do que escreveste, está de olho em ti e outros afins...
Meus amigos eu estou-me completamente a borrifar para essas ameaças, preocupado ficava se elas tivessem origem no meu patrão, esse sim paga-me o ordenado!
Vamos mas é ganhar ao Leiria, Todos juntos!
Adeptos, jogadores, dirigentes...

Anónimo disse...

Nuno Pacheco:

Então se a informação oficial como dizem os teus colegas do blog falhou, foi por causa dessas pessoas que mencionaste? Ou houve outros culpados.? Se sim, quem? Abraço. Paulo Montes.

Paulo disse...

Anónimo, um abraço de quem nada manda, mas só para ti....
Simões, estou de olho em ti...
Ó Toy, eu consigo ver-te...

AAAATTTTTXXXXXXXIIIIIIIMMMMMMMMM
Perdão...

footscout disse...

Senhor Paulo Montes,

Eu limitei-me a explicar como se deveria processar a lógica de um site com base em informções oficiais.
É obvio que nenhuma daquelas pessoas é culpada da situação de impasse a que chegou o site do clube.

Simplesmente, dei exemplos de pessoas ligadas aos mais diversos sectores, a quem a Direcção poderia incumbir de passar as informações para o(s) gestor(es) do site.

Agora essas pessoas só o podem fazer mediante ordens dos seus superiores hierárquicos, o que não acontecia.

E porque a lógica de um site, nada tem a ver com o que se faz num Blog... daí as divergências que ditaram este desfecho, e que levam a que o Site se mantenha inactivo.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Senhor Nuno Pacheco:

As suas palavras acabam por ser bastante elucidativas quanto ao comportamento de algumas pessoas. Afinal, como bem diz, cumprem ordens. Logo, absolve-as de algumas acusações que injustamente aqui foram redigidas.

Cumprimentos.

͘ disse...

Blog não oficial do Estoril:

http://gdestorilpraia.blogspot.com/