quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carta Aberta à Equipa Juvenil do Portimonense Sporting Clube




Não resisti a publicar o testemunho de um pai de um jogador dos Juvenis do Portimonense, que nos fez chegar uma carta, não revelando a sua identidade, mas que é demonstrativo da qualidade da equipa superiormente orientada pelo Prof. Pedro Arroja e Bruno Luís, e que depois de um desaire ocorrido no jogo do fim-de-semana passado em Quarteira (0-1), que pôs términus às seis vitórias consecutivas que haviam conseguido até então, nada melhor que este incentivo aos nossos jovens e talentosos jogadores, na certeza de que os mesmos irão reencontrar o caminho das vitórias . FORÇA JUVENIS! FORÇA PORTIMONENSE!



CARTA ABERTA


"Sou desde há algumas semanas uma pessoa atenta ao que se passa com esta portentosa equipa de Futebol e por isso, venho por este meio dar o meu apoio a todos aqueles que com ela estão envolvidos.

Não sou um perito nestas coisas do Futebol mas tive ao longo dos anos, como futebolista e não só, vários Treinadores de reconhecido valor e vários "palcos" do Futebol que me deram uma certa experiência e, é isso que vou partilhar com todos vós.

Como sabem, o Futebol é um desporto de índole colectiva e, como tal para obtermos bons resultados assim deve ser praticado.

O desporto é uma forma de mantermos um corpo são e uma mente sã e, com objectivos definidos - a vitória!

A vitória nem sempre se obtém com os resultados mas, com princípios de vida que nos leva a aceitar a derrota como uma aprendizagem para vôos mais altos, sim esses que todos vós quereis alcançar e que só o futuro poderá dar se continuarem a trabalhar para isso.

E, é aqui que está o segredo do vosso grupo de jovens, orientados por pessoas de grande dedicação e lealdade.

Contudo devem também saber que para atingir certas "metas" terão que ultrapassar vários obstáculos que, por vezes não esperam, mas devem estar preparados, porque no final os resultados positivos terão ainda um significado maior.

Lutem, não desistam... porque só assim serão recompensados.

Mas enfim, muito mais teria para dizer, mas antes de terminar apenas vou fazer uma apreciação individual de cada um de vós e espero que não me desiludam, e principalmente a vós próprios. Mas atenção - muita disciplina e espírito de sacrifício, lembrem-se que nem a todos vós poderão reconhecer valor, mas existirá sempre alguém que vos irá valorizar, por isso continuem a trabalhar e não se esqueçam que para tudo é preciso sorte, mas para isso temos que a procurar.

Antes de me pronunciar sobre os jogadores que aspiram a uma carreira profissional, apenas posso dizer que meia dúzia têm qualidades acima da média e os restantes com dedicação e perseverança poderão lá chegar.

Os guarda-redes David Barreira, José e Luís: Têm potencial, qualidade e arestas para limar que só o tempo irá aperfeiçoar.
Não desistam, pois vocês sabem que só um poderá jogar, mas os outros deverão trabalhar para estarem preparados para uma possível titularidade e, lembrem-se que o que hoje é preto... amanhã poderá tornar-se mais claro.
David, tens um luz a brilhar ao fim do túnel... não a apagues.
Rafa - continua a trabalhar com o mesmo entusiasmo e acredita que o posto de defesa-direito poderá ser teu num futuro não muito distante.
Javier - podes não ser um defesa-esquerdo de raíz, mas com o teu trabalho, a tua garra e humildade, tens futuro - procura-o.
"Pilhas" - és um exemplo que com trabalho, responsabilidade e confiança, o futuro poderá ser teu. És uma das grandes revelações da equipa.
Salvador - a qualidade só por si não chega para se chegar longe na carreira de futebolista.
Mas tu com a tua vontade de vencer, qualidade técnica apurada e juntando a isto, humildade, responsabilidade e sentido colectivo poderás aspirar a vôos bastante altos e tornares-te num grande futebolista.
Tiago - és um caso bastante delicado, pois tens uma qualidade técnica bastante apurada, que a qualquer momento desiquilibra, mas em determinados momentos terás que simplificar processos de jogo para benefício da equipa. Se o conseguires, serás um jogador com um futuro risonho e um nome a fixar...
Paulo - és um médio defensivo que com trabalho e acreditando que podes fazer sempre mais e melhor, chegarás longe.
"Tshabalala"- és um jovem com bastante qualidade, com um boa discipina táctica, garra e vontade de vencer e todas essas qualidades agradam a treinadores com atitude ganhadora.
Diogo - és um esquerdino nato com muita habilidade. Poderás tornar-te num bom extremo esquerdo do nosso futebol, mas poderás tornar-te num caso mais sério se te dedicasses á posição de defesa-esquerdo, dada a escassez de jogadores para esta posição no nosso futebol.
Quim - és um médio/extremo direito que trabalha sempre para o colectivo, e isso torna-te um jogador bastante interessante.
Rúben - és a prova de que os homens, ou melhor jogadores não se medem aos palmos. És um jovem com uma técnica e intituição bastante apuradas e deves continuar a trabalhar, pois a oportunidade vai aparecer.
Leo - és um avançado que tem muito tem evoluído nos últimos tempos e para isso tem contribuído a dedicação e a tua capacidade. Poderás tornar-te num grande ponta-de-lança.
Jacques - és certamente dos jogadores dos Juvenis com mais potencial. Canhoto de boa capacidade técnica, juntando a isso a vontade de vencer, poderás ser no futuro um jogador de topo. Nunca desistas.
Rochate - és um jogador com bastantes qualidades, podendo jogar na defesa, médio defensivo e/ou médio ofensivo. Portanto não desistas, continua a trabalhar e atingirás os teus objectivos.
Simão - és um jogador que precisas de uma maior concentração, simplificar o teu jogo e acreditando nas tuas capacidades.
Roberto - és um defesa-central/médio defensivo com qualidades bastante interessantes, que te poderá levar longe neste meio futebolístico, mas para isso terás de corrigir a tua atitude em termos disciplinares que em nada te favorecem.

Além destes, temos ainda outros jovens, como o André Correia, Miguel, Kénedir, Carlos, André Dias (em recuperação de intervenção cirúrgica), Goulão, Rúben Pereira e Tiago Rodrigues, que embora tenham sido menos utilizados têm qualidade para se tornarem jogadores de futebol, apenas não devem desistir e tentar sempre fazer mais e melhor, porque um dia a oportunidade vai surgir e o sol brilhará.
Espero não me ter esquecido de ninguém, mas a verdade é esta:
Nesta equipa todos têm o seu valor e aqueles que pensam que menos têm contribuído para o bom momento da equipa, estão enganados, pois sem a vossa presença e contribuição o conjnto não seria tão forte e homogéneo.

UM BEM HAJA E FELICIDADES!"


Força Juvenis!
Força Portimonense!

nunopsc@gmail.com

19 comentários:

Ruben disse...

Não concordo com a exposição pública deste tipo de apreciações dos miudos.

São apenas jovens, que ainda estão numa fase em que a sua personalidade se está a moldar, e a formar-se como pessoas, homens, e atletas.

Na minha opinião, a ser feita uma apreciação, deve ser sempre feita individualmente, e por uma pessoa capacitada para o fazer, e nunca por um anónimo.

Anónimo disse...

Para ser sincero gostei imenso desta "carta" demontra que estao sempre a observar os miudos e isto e mais um incentivo para que eles continuem a trabalhar cada vez melhor!

Anónimo disse...

Ruben não concordo contigo. Acho que é por nunca se fazer este tipo de apreciações e por nunca chamarmos os jovens à razão que estamos onde estamos. Concordo com tudo o que foi dito por este pai e assino por baixo. Quanto há capacidade de fazer apreciações... todos nós somos treinadores de bancada e temos direito hà nossa opinião.

Anónimo disse...

O miúdo deve ser titular por isso o pai gosta desta equipa técnica, se não fosse se calhar não gostava...
Ao ler isto deve ser só crakes e depois jogam na distrital do
Algarve e estão em 4º.
Se o seu filho um dia deixar de ser convocado quer vê-lo a escrever outra carta aberta.

Anónimo disse...

Gostei imenso desta carta, demonstra que as camadas jovens não estão sosinhas. O publico tem todo o direito de se exprimir, pelo bem e pelo mal! só fáz é bem

Ruben disse...

Cada um tem as suas opiniões, que eu respeito.

Eu também acho que é preciso chamar os jovens à razão, só não acho que se deva faze-lo em público.

E de facto visto pela positiva, é com agrado que vejo o interesse demonstrado pela formação do Portimonense.

Mas no mínimo há que concordar que a "carta", devia pelo menos vir assinada.

Anónimo disse...

ahahah , o diogo a defesa-esquerdo? era perder um jogador que vai ser muito grande no futuro .

Anónimo disse...

PENSO SINCERAMENTE QUE A EQUIPA NÃO É ASSIM TÃO BOA COMO QUEREM FAZER CRER.1ª É VERDADE QUE TEM 2 OU 3 BONS JOGADORES COMO O DIOGO O TIAGO OU O SALVADOR MAS NÃO NOS PODEMOS ESQUECER QUE ESTA EQUIPA ESTÁ A DISPUTAR O DISTRITAL E MESMO ASSIM ESTÁ EM 4 LUGAR. CONCORDO COM A AVALIAÇÃO DE ALGUNS JOGADORES MAS CONSIDERAR O PILHAS O XAVI OU O LEO BONS JOGADORES SE FAZ FAVOR?????????

Anónimo disse...

concordo e muito com o anónimo das 22:11 ;o pilhas só deve jogar porque é irmão de um jogador dos seniores...e o léo e o xavi sao muito mas muito fraquinhos...ainda todos podem evoluir...vi um jogo contra os juniores e gostei muito de um miudo alto que jogou na defesa,nem sei o nome...a todos força!! e boa-sorte para todos no futuro!!

Anónimo disse...

concordo tambem com o anonimo das 22.11, mas como ainda são miudos temos que esperar a evolução de cada um deles, mas estar a adaptar um jogador como o xavi a def. esq. não me parece boa ideia mais vale por o miguel ou mesmo o jackes que é um esquerdino nato ou então onde anda o def. esq. dos iniciados do ano passado joão pedro tambem me pareceu um bom jogador , mas eu como a minha vida profissional não me tem deixado ir ver todos os jogos não quero fazer uma avaliação muito errada. boa sorte a todos

Anónimo disse...

Ha pessoas assim, os "piores" ele sabe o nome mas os "melhores" não sabe é engracado. Devia de ser ao contrario suponho eu !
De resto esta equipa de juvenis é muito boa, mas tambem não exageremos , esta carta esta muito alem do que é esta equipa na realidade.

Desde ja deixo os meus parabens e felicidades a toda a formação defensiva , muito boa vos garanto que tem futuro.

Equipa tecnica continue com o bom trabalho , abracos !

Anónimo disse...

é bem j.v


looolololololol,o escurinho tmb é bom

Anónimo disse...

Sao os melhores do mundo e arredores!!!!!!!!!!!!!!!!!Mas é na carta de um pai.Porque no campeonato nao me parece!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

exacto exacto....

Anónimo disse...

Podem não ser os melhores do mundo, mas que existe ali muita qualidade lá isso existe e só não vê quem não quer ver ou então é invejoso. Se o Prof Pedro Arroja e o Prof Bruno Luis conseguirem aliar a vertente tecnica à excelente preparação fisica que a equipa tem podem ter a certeza que a equipa de juvenis vai dar cartas mas para isso é preciso tambem que os putos de 15, 16 e 17 Anos que compoem o plantel deixem-se de noitadas nas vesperas dos jogos.

Anónimo disse...

Que linda apreciação são todos Craques vai mas é dar banho ao cão.

Anónimo disse...

Sao melhores que o Ronaldo, Figo, Rui costa !
O portimonense vai ganhar muitos € bem precisa.

Anónimo disse...

vao acabar por jogar(suplentes)no alvorense,estombarense,monchiquense

Anónimo disse...

o joão pedro já nao esta cá... Foi viver para Lisboa... Ele é que fez bem....