domingo, 1 de fevereiro de 2009

LIGA VITALIS - 16ª Jornada: Varzim 1-0 Portimonense








O Portimonense voltou a não conseguir vencer esta tarde, na Póvoa do Varzim, elevando para 7 o número de jogos sem festejar uma vitória (8 se contabilizarmos a derrota diante da Naval na Taça de Portugal).
Depois de um início de Campeonato bastante prometedor, a vitória diante da Oliveirense por 1-0, em jogo da 9ª Jornada (23/Novembro/2008), marcou um ponto de viragem pela negativa.
4 empates e 3 derrotas (4 contabilizando a da Taça), empurraram o Portimonense da 3ª posição, estando cada vez mais próximo dos lugares de despromoção.
A falta de sorte, exibições menos conseguidas, um futebol demasiado previsível, podem ser algumas das explicações para os sucessivos insucessos do Portimonense.
Segue-se mais uma difícil partida, diante do ex-primodivisionário U. Leiria, claramente em curva ascendente na classificação.

O Varzim quebrou hoje uma sequência de 5 jornadas sem vencer, ao impor-se ao Portimonense por 1-0, em jogo da 16.ª jornada da Liga Vitalis, disputado num relvado alagado.
Um golo do avançado brasileiro Miran (que representou o Portimonense na época 2006/07, sem grande sucesso devido a uma grave lesão), aos 61 minutos, resolveu uma partida de fraco nível técnico e permitiu aos poveiros quebrar o "jejum" de triunfos.
Muita luta e mais pontapés com pouco nexo marcaram o Futebol praticado durante a 1ª parte, em que a emoção esteve quase sempre ausente do jogo.
Ainda assim, foi o Varzim que dispôs de duas boas oportunidades de golo: aos 4 minutos, Alê socou um canto de Telmo para a barra e aos 41', após falhanço do guardião algarvio, Bruno Moreira quase marcou.
Já no 2º tempo, o Treinador poveiro, Rui Dias, mexeu na equipa, fazendo entrar Nuno Gomes e Miran, que marcou o golo solitário aos 61 minutos, na primeira vez em que tocou na bola, após combinação com Emanuel.
O Portimonense tentou reagir e subiu no terreno, criando algum perigo aos 65 minutos, com um remate por cima da barra de Hugo Santos.
Os algarvios arriscaram tudo nos últimos dez minutos, terminando o encontro com apenas três defesas, mas não conseguiram criar qualquer situação de golo.
O Varzim limitou-se a segurar a magra vantagem até final, e viu a sua missão facilitada pela expulsão de Ricardo Pessoa, indicada pelo quarto árbitro aos 90 minutos, por alegada agressão a Marco Matias.



FICHA DE JOGO

1 DE FEVEREIRO DE 2009; DOMINGO; 16 HORAS
Estádio: do Varzim.
Assistência: Cerca de 700 espectadores.
Árbitro: Luís Reforço (AF. Setúbal).


Varzim: Marafona; Caetano, Pedro Santos, Ruben Fernandes, Telmo, Tito, Emanuel, Malafaia (Miran, 60'), Marco Cláudio (Marco Matias, 77'), Mendonça (Nuno Gomes, 60') e Bruno Moreira.
Suplentes: não utilizados: Matos; Neto, Nelsinho e André.
Treinador: Rui Dias.

Portimonense: Alê; Ricardo Pessoa "capitão", Anilton Júnior, Leo Tambussi e Emídio Rafael (Fausto, 82'); Nuno Prata Coelho, Diogo Melo e Narcisse Yameogo (Raphael Freitas, 63'); Vasco Matos (Philco, 69') Henrique e Hugo Santos.
Suplentes não utilizados: Paulo Ribeiro; Heslley, Nilson e Rui Pedro.
Treinador: Vítor Pontes.


Ao intervalo: 0-0.
Marcador: 1-0 - Miran, aos 61 minutos.

Acção Disciplinar: Cartão amarelo para Marco Cláudio (30'), Malafaia (32'), Miran (73'), Henrique (80'), Bruno Moreira (89') e Leo Tambussi (95'). Cartão vermelho directo para Ricardo Pessoa (90').

DECLARAÇÕES

"O Varzim adaptou-se melhor ao relvado e esteve mais perto do golo."
Rui Dias, Treinador do Varzim

"Não devia ser permitido jogar num terreno destes..."
Vítor Pontes, Treinador do Portimonense

24 comentários:

Unknown disse...

Oxalá possam continuar com as más exibições e maus resultados por mais uma semana.

O Vitor Pontes que me desculpe, mas a União de Leiria não pode deixar de aproveitar este vosso mau momento...

Anónimo disse...

De derrota em derrota até onde ???
Descida de divisão.

guetov disse...

Ricardo Pessoa foi mal expulso, pois ao que tudo indica terá sido Anílton Júnior a agredir com o cotovelo Marco Matias.

A U.Leiria tem vindo a subir de produção mas vamos acreditar que possuímos argumentos para levar de vencida o conjunto leiriense.

Gonzalo Marronkle poderá voltar a ter uma oportunidade para jogar de início como ponta de lança e porque não apostar também de início em Philco? Maxi Asís poderá estar igualmente na calha, a ver vamos...

FORÇA PORTIMONENSE!!!

Anónimo disse...

Grande moral guetov!!!16 jogos 4 vitorias,6 derrotas e 6 empates!!!PONTES faz a mala e leva o ZÉ REBELO ,SILVERA E O FERNANDINHO.

Anónimo disse...

Pontes tem vergonha e demite te..isto é uma vergonha.agora vem a uniao e vai ser mais uma derrota

Ricardo disse...

Epáaaaaaaaaa......

Tou farto! Tou farto de ver e ler que o meu Portimonense está condenado á desgraça.

Vou primar pela diferença e criticas àparte ao Sr. Vitor Pontes, irei estar domingo na bancada a apoiar a minha equipa de coração, na esperança que se dê um "banho de bola" à União de Leiria.

Ah e quanto aos adeptos do Leiria que vêem comentar coisas aqui.... Digamos apenas que o Portimonense Sporting Clube levou mais pessoas ao estádio estando na II Liga e sempre aflito do que a União de Leiria aquando da I Liga (época passada). E acho que nem preciso de comentar esta época... Enquanto o Leiria tem uma assistência média de 300 pessoas por jogo, nós temos 2500.
Por vezes a grandeza dos clubes não está nos seus planteis, mas sim na massa humana e nas multidões que movimenta.

Se estivessemos na I Liga......

Bruno disse...

ate nao foi mau o saldo destes ultimos dois jogos de seguida fora,empatamos um e perdemos outro,num terreno que pelo que se diz,dava para tudo menos para jogar futebol.Estamos perto da zona de descida,mas tb perto dos primeiros lugares,temos de melhorar na concretizaçao dos nossos lançes e nos resultados caseiros.

Anónimo disse...

A serio algo de mal passa no nosso Portimonense!! Até do Miran sofremos golos.

Anónimo disse...

RUBEM VOLTA PARA O PORTIMONENSE!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Não devia ser permitido jogar num terreno destes(VITOR PONTES) Amigo Pontes o terreno estava igual para as duas equipas .Domingo vais levar uma lição do MANUEL FERNANDES . Espero que o Fernando peça desculpa ao MANUEL , pois já tinha tudo apalavrado com ele e depois foi buscar o LUIS MARTINS .SILVEIRA ES O GRANDE CULPADO DO MANUEL NÃO VIR PARA PORTIMÃO!!!!!

Anónimo disse...

Bem,
Será que a culpa de todas as "desgraças" que têm acontecido ao portimonense são unica e exclusivamente dos treinadores?! vejo consecutivamente ano após ano as equipas técnicas a serem enxovalhadas neste blog!!!! será que a massa associativa e adeptos não viverão na ilusão de um portimonense na 1ª liga?! de um portimonense europeu?! desculpem-me a decepção... mas com orçamentos reduzidos, falta de condições de trabalho, corpo directivo amador e sem qualidade, apenas conseguiremos manter-nos a lutar para não descer à 2ªdivisão. Mas claro... é muito fácil continuar a "rasgar" treinadores!!!!

Acordem para a vida, e apoiem os que cá estão a lutar diariamente pelo melhor "possivél" para este clube (treinadores e jogadores)!

Saudações a todos os verdadeiros

Anónimo disse...

Posso não concordar com uma ou outra opção do mister Pontes, mas acho que tem feito um bom trabalho.

Querem um Martins, é?

Já olharam bem para o plantel actual?

Acham que se pode fazer alguma coisa de jeito?

Termos 18 pontos já é muito bom.

Mas acho que da parte do mister devia haver um aval sobre cada contratação.

Se calhar o que ganha de salário é tão gigantesco que nem se preocupa com a qualidade dos jogadores que treina...

footscout disse...

Esta Equipa Técnica liderada pelo Mister Vitor Pontes já deu mostras da sua competência. Sou e serei sempre um defensor desta Equipa Técnica, porque acredito na sua capacidade de trabalho.
Agora o que me parece indíscutivel é que a qualidade não do plantel, mas sim do "onze base" comparativamente á "equipa tipo" da época passada apresenta alguns desequilibrios...
Para isso muito contribuiu a realidade económico financeira do PORTIMONENSE.

Anónimo disse...

Com o plantel que temos já muito faz o treinador...

guetov disse...

Vítor Pontes para quem já se esqueceu foi elogiado pelos seus métodos de trabalho por jogadores como Miguel Ângelo e Mário Felgueiras, entre outros, e fizeram-no após terem deixado o Portimonense.

O comentário do Nuno Pacheco diz tudo. Temos de aceitar que a realidade económico/financeira do clube não permite investir de outra maneira. Neste ponto penso que esta Direcção tem sido exemplar. Talvez também por isto, a prospeção e observação de jogadores dos escalões abaixo do nosso é fundamental pois acredito que apesar de difícil é possível construir um plantel com alguma qualidade. Pelo mesmo prisma, a aposta real na formação é igualmente fundamental. Estes últimos pontos que citei deveriam merecer por parte da Direcção um cuidado e uma atenção muito especial, partindo do princípio que a situação económico/financeira não deve num futuro mais próximo sofrer grandes alterações.

Anónimo disse...

Ó nuno, estas esquecido que com o Martins eliminamos 3 equipas da taça da liga, safamo-nos da descida e ganhamos a taça do algarve. Dos jogadores que ele trouxe so o nuno coelho é uma merda, os outros já voaram todos, essa é que é essa!

guetov disse...

O Nuno Coelho é uma merda???

Sou suspeito em relação ao Prof. Luís Martins porque sempre o apoiei e é uma pessoa por quem nutro uma grande simpatia e um profundo respeito. É verdade que foi com ele que chegaram ao Portimonense jogadores de inegável valor, alguns dos quaias já saíram para clubes de maior dimensão. Mas tanto o Nuno Prata Coelho como o Emídio Rafael para dar outro exemplo, são jogadores de inegável valor. O Nuno Prata Coelho é na minha opinião o melhor e mais regular jogador do actual plantel sendo um jovem com um grande futuro à sua frente. Claro está, que quem mais beneficia ou beneficiará desta situação é o FC Porto...

Anónimo disse...

Nós só não descemos nesse ano do Luís Martins, porque o Olivais quis descer e o Chaves perdia com todos.

O Chaves que levava derrota de todos, só ganhou 1 jogo na 2ª volta e foi logo com o Olivais e Moscavide. E claro o Portimonense ganhou ao chaves.

O Olivais na 2ª volta fez 2 pontos, 1 deles com o Portimonense.

No ultimo jogo da jornada, falharam um penalti em Santa Maria da Feira que os colocava em vantagem no marcador, vitoria que os colocava na Liga Vitalis por o Portimonense ter perdido com o Gondomar.

O Sr. Luís Martins teve foi muita sorte. Pode perceber muito de futebol mas psicologicamente é fraco para dar motivação e respeito. Chegou haver casos de indisciplina e houve vezes que chegou a haver chapada no balneário.

Dispensou jogadores e não teve coragem de os enfrentar na cara, não dando justificação nenhuma.

Ideal para adjunto, agora para líder tem que ter outra atitude.

Que tenha muita sorte como coordenador do futebol juvenil do Sp. Braga, nisso ele deve ser muito bom.

Anónimo disse...

em resposta ao Nuno, deves estar confuso? não ganhamos no Rio Ave e na Trofa? se bem te lembras? até chegaram a dizer que já estavamos descidos em Dezembro e afinal...
Sobre os jogadores, queres ver que tu foste um dos dispensados? na volta? eh eh eh.
Continuem a viver no tempo do Manel ZE, contnuem...la ver!

Anónimo disse...

Ultima jornada de Dezembro de 2006

14ª Jornada

13º Portimonense 13pts
14º Vizela 11pts

15º Chaves 07pts
16º Gil Vicente 05pts

Não sei quem está confuso?

Anónimo disse...

O PAULO TEIXEIRA LEVOU O DINHEIRO PARA MOSCAVIDE !!NÃO FOI FERNANDINHO DA ROCHA????

footscout disse...

Em relação ao senhor Luís Martins nunca fui um admirador do seu trabalho ao contrário do meu amigo e colega Guetov, mas sempre me pareceu um profissional integro e dedicado, mas creio que a sua àrea é claramente a Formação e espero que esta nova experiência no Sp. Braga seja bem sucedida.

footscout disse...

Como que alguém pode dizer que o Nuno Coelho é um m....... !!! Isto é de uma ignorância...

Anónimo disse...

simo mister vitor pontes tem feito um exelente trabalho: rebenta con os jogadores no treino e depois exige deles o que eles ja deram no treino; e claro as absurdas sustituições que ele tem feito...
sim ele fezum bom trabalho na epoca passada, mas n agora. os jogadores n tem confiança nem animo...
mais uma vez digo que precisamos de uma mudança a começar claro pelo treinador e isso depois vai se reflectir nos jogadores..