segunda-feira, 20 de abril de 2009

Artigo de Opinião: Emídio deve ficar!



Quem, como eu, teve a oportunidade de ver jogar o Emídio Rafael na época passada, viu que estamos na presença de um lateral-esquerdo de qualidade e muito promissor.

Na minha opinião, nem seria o Miguel Ângelo a ser considerado o melhor jogador do Portimonense em 2007/08, mas sim Emídio.

Quer por aspectos táctico-técnicos, físicos ou psíquicos, penso que é claramente uma mais valia para o plantel do Portimonense, mas o que melhor me impressiona é a capacidade de puxar pelos adeptos e o sentimento que tem demonstrado no desempenho das suas funções como profissional do Portimonense.

Embora na época actual, as exibições do Emídio Rafael tenham eventualmente estado aquém do esperado (parece-me que também tem muitas vezes jogado limitado fisicamente), é uma peça importantíssima no onze.

Pelo que circula, e aqui terei que recorrer infelizmente a alguma especulação, uma vez que não saiu nenhuma informação oficial por parte do clube, com a explicação para a ausência do jogador das últimas convocatórias, existiram alguns problemas disciplinares.

Não sei se alguém da equipa técnica ou dos jogadores lê o blog, mas o meu pedido vai no sentido de que se possa criar uma base de entendimento de modo não só a não prejudicar o jogador, mas também a não desvalorizar um activo do clube.

Quer da parte do jogador, que pelos vistos já foi punido ao não ser convocado, quer da parte da equipa técnica há que haver estofo e abertura para um entendimento, de modo a não prejudicar o clube, apenas por um qualquer desentendimento.

Somos humanos, cometemos erros, devemos pagar por eles, mas penso que estas situações são ultrapassáveis. Penso que o Emídio já deu provas de que é um grande profissional e tem sido um bom exemplo, e há que ter isso em consideração.

E dito isto, espero que seja possível continuar a dispor de um grande jogador como é o Emídio ao serviço de um grande clube como é Portimonense, por muito mais anos.

10 comentários:

Pedro P. disse...

Sem dúvida um grande artigo.
Sem dúvida que o Emidio Rafael é uma mais valia para o Portimonense, e penso que todos ou uma maioria defende, também para a maioria das equipas da Liga Sagres.
Grande margem de progressão tem pela frente este jovem jogador.
Já mostrou que vive o Portimonense, e dá tudo por tudo enquanto está em campo, e só não faz mais ou melhor quando não pode, acho que todos os Portimonenses veêm isso.

Agora à que ver, um jogador titular epoca passada (Luis Martins e Vitor Pontes), titular esta epoca com Vitor Pontes, deixa de ser titular de um dia para outro, a mim se não for por lesão ou castigao parece-me estranho.

No entanto, se o jogador Emidio Rafael está fora da convocatória por motivos disciplinares é outro assunto...
Emidio Rafael é um jogador jovem, e de certeza que sabe que tem muito aprender, e que se errou ou foi malcriado para com o seu treinador, com certeza que sabe que errou.
Mas penso, que o jogador Emidio Rafael quer sempre dar o seu melhor em prol do Portimonense.

Se o Emidio ficar fora por opção tactica, só tenho um comentário a fazer, ou os 2 anteriores treinadores sabiam fazer magia com o Emidio, ou entao o Lito não entende que o jogador seja uma mais valia.

Hydroxy disse...

e como muita pena minha que muito provavelmente este ano iremos ver sair os 2 melhores activos do plantel, Emidio e o Nuno Prata Coelho.
Se tivessemos 11 com pelo menos METADE( ! ) da raça e empenho pelo jogo como estes 2, estavamos a fazer um campeonato tranquilo!

Anónimo disse...

isto e uma palhaçada o lito que venha pa amadora ke isto ja começa a xeirar mal com ele aki

Anónimo disse...

Melhor jogador do nosso plantel, a par do Nuno Coelho.
Força Emidio!
Os adeptos gostam de te ver jogar!
És as raça do NOSSO PORTIMONENSE!

Anónimo disse...

Já assumiu contrato com a União de Leiria para os próximos 4 anos...o Vitor Pontes, que o treinou na última época e nesta também, indicou-o à Administração da SAD leiriense...

Pedro P. disse...

Isso não era para dizeres.
Não sei se já assinou mesmo, mas à mais um par de equipas da 1ª Liga que abordaram o jogador.
Eu já tinha salientado num comentário que o contrato deste jogador deveria ser renovado.

Gostava aqui de focar, que Fausto Lucio, contratação da autoria de Vitor Pontes, deixou de ser opção de uma forma um pouco esquicita. Mas são opções... metodos de treinos variam de treinadores para treinadores, talvez a mudança de treinador tenha afectado o seu desempenho, pois penso que todos concordam que é um jovem central com margem de crescimento.
Como diz o meu pai "um central fino"

gervazio disse...

epah se ele for embora é uma baixa de vulto!!!

secalhar vao buscar outro brazuca e encostam o nilson, o que é de esperar desta administraçao

Fábio disse...

tamos contigo emidio, jogas muito! força, continua no portimonense!

Bruno disse...

Tens lugar em planteis da Superliga,nao percas mais tempo aqui,força Emidio

Net-Curriculum disse...

Em relação ao Nilson penso que só tem contrato até final da presente epoca.
Em caso de estar errado por favor rectfiquem.