quarta-feira, 29 de abril de 2009

Artigo de Opinião: Liga de Honra em duas séries de 10

A Liga de Honra poderá na próxima época ter duas zonas, Norte e Sul.
A informação foi dada esta segunda-feira por Hermínio Loureiro em Lourosa no colóquio " Os novos desafios do Futebol", que pretende transformar a competição secundária em duas séries de 10 equipas.
Hermínio Loureiro relembrou que é necessário diminuir as despesas no futebol e gerar receitas para os clubes.

"Temos de cumprir com as nossas obrigações. Nós temos de conseguir erradicar do Futebol as questões do incumprimento salarial.
Se queremos ter esta imagem de credibilidade para aumentar as receitas, não podemos continuar a dar exemplos de incumprimento"
, declarou.

O presidente da LPFP recordou que foi feito um estudo “sócio-económico e desportivo” para avaliar se as possíveis alterações se justificam na realidade financeira dos clubes. “O que está em cima da mesa é a possibilidade de passar a haver duas séries de 10 clubes, uma Norte e outra Sul, com um sistema de play-off, ou não, nas descidas e subidas”, explicou Hermínio.

Partilho e concordo com este modelo para a 2ª Liga, esta proposta na minha opinião só traz vantagens para os clubes e para as ligas profissionais.

Primeiro porque haverá um equilíbrio na representação das regiões, deixaremos de ter uma 1ª Liga sem representação a Sul do Tejo e uma Liga de Honra com uma ou duas equipas do Algarve.
Em segundo lugar, será mais fácil seguir a nossa equipa, permitindo uma circulação mais fácil dos adeptos visto que as deslocações serão mais perto, dando uma maior visibilidade regional.
Por último, as receitas. A visibilidade regional levará mais vezes os adeptos a seguir o clube da sua cidade, não sendo tão dispendioso se fossem deslocações de 300km. Haverá mais “derbys”, logo haverá mais gente nos estádios, mais bilhetes vendidos e maiores receitas.

Em suma, Hermínio não deverá hesitar nem fraquejar nas oposições que surjam contra esta medida, pois este novo modelo só beneficia o Futebol Profissional em Portugal.
Esta medida pretende também despromover para os campeonatos não-profissionais os clubes incumpridores.
Na minha opinião o Portimonense beneficia com este novo modelo (que não é novo, já foi usado nas décadas 70/80), mas não só o Portimonense, mas todas as equipas do Algarve, será mais fácil ver a região representada por uma ou mais equipas na 1ª Liga.

Gostava de saber a vossa opinião relativamente a esta proposta.

Portimonense Sporting Clube Sempre!

11 comentários:

Sérgio_alj disse...

Completamente de acordo!!

jose disse...

as possibilidades são as mesmas de subir .

pedro disse...

Sim concordo,cá estamos preocupados com os ordenados dos nossos jogadores pois se forem afastar os incumpridores o nosso portimonense estará entre eles.FALTAM 25 DIAS PRA O TERMINO DA ÉPOCA E NOSSO PORTIMONENSE FALTA PAGAR 3 MESES.

Ruben disse...

Tudo leva a crer que as deslocações serão menores, se bem que também dependerá do número de equipas das ilhas que ficarem na zona.

De qualquer forma nunca será garantia que haverão mais equipas a sul do tejo, uma vez que as separação neste modelo, por exemplo, seria feita pelas 10 equipas mais a sul.

Isto poderia significar apanhar equipas da Covilhã, Coimbra, Leiria, Fátima, que são deslocações bastante "puxadas".

Agora se além destas alterações forem implementadas outras nas divisões inferiores, encadeando as divisões e os respectivos acessos por zona, aí teríamos um maior número de equipas do Algarve, e Alentejo.

Na minha opinião, apesar de se falar muito do campeonato se disputar a norte e os malefícios que isso traz, para mim é um facto inegável que não existe tanta capacidade de angariar dinheiro nas equipas a sul, como nas equipas a norte, que recebem muito maior apoio de empresários locais.

Se esta separação vier a ser feita, trará pelo menos numa fase inicial menos qualidade ainda as ligas profissionais.

P. disse...

Este modelo não resolve tudo.

Pega nas 10 equipas mais a norte.

Pega agora nas outras equipas que ficarão na zona sul.

Na prática, encontrarás imensos clubes que, apesar de jogarem na designada "Zona Sul" estarão situadas geograficamente a norte do país, tal a hegemonia que existe actualmente nas zonas a norte.

Só com 3 zonas é que conseguirias integrar mais clubes da nossa zona. Tal como no modelo que existia nos anos 80: Séries Norte, Centro e Sul. Vencedores sobem.

Anónimo disse...

acho bem

Bruno disse...

Acho que não vai alterar muita coisa,dado que a grande maioria dos clubes sao do Norte.Relativamente aos ordenados em atraso dos jogadores em Portugal,face a crise que estamos a viver,os jogadores de futebol deviam ser considerados jogadores normais e ter como o base negocial entre clubes e jogadores o ordenado minimo nacional e secalhar é até o que merecem dado que o futebol praticado em Portugal nao merece ordenados com tantos zeros

Manu disse...

com 3 zonas era bem mais vantajoso para os clubes do sul e tb para melhor a situação financeira e apertar nos custos de deslocação.
Mas o Futebol português depende mt dos sponsors e n das receitas de jogo metam isto na cabeça

Nuno disse...

Dividir em 2 zonas não resolve absolutamente nada. Clubes como o Beira Mar ou Espinho e isso ficava na Zona Sul.

Esses clubes ficavam pior que estragados porque podia jogar com equipas mesmo ali perto e não jogavam.

O que podia ajudar alguma coisa, era haver um programa na rtp, tvi ou sic, que fala-se mais na Liga de Honra. Haver uma sportv4 a transmitir jogos da Liga de Honra, não às 11horas, mas à hora normal. No fundo haver mais publicidade televisiva. Sempre conseguia atrair mais patrocinadores.

Proibir jogadores emprestados a equipas da mesma divisão.

Os clubes da liga Vitalis conseguiam mais e melhores jogadores a pagar pouco de ordenado. E também acabava-se os favores dos clubes que tem jogadores emprestados do FCP.

Anónimo disse...

na epoca que subimos pela primeira vez foi na epoca 75/76 e tambem era duas zona. zona norte zona sul,as deslucaçoes eram ate a zona centro.tivemos jogos em peniche caldas da rainha marinhense uniao de leiria uniao de santarem estrela de portalegre e discutimos a subida com o montijo o portimonense subio directo e o montijo foi a lingilha.

P. disse...

Anónimo,
Mas no futebol actual esses clubes não existem ao nível da Liga de Honra.
Jogar numa zona Sul, nesta altura, significa ires até perto do Porto.
Ou seja, fica quase tudo na mesma...