segunda-feira, 20 de abril de 2009

Portimonense - Estoril-Praia: Dois anos depois

Na época 2006/07, aquando da 22ª Jornada, O Portimonense deslocou-se ao Estoril, tendo sido derrotado por uma bola a zero, numa partida onde o então Treinador, Prof. Luís Martins foi alvo de muitas críticas.

O Portimonense apresentou-se bastante desfalcado devido a castigos e lesões, acabando Martin Madrid por ter feito o seu único jogo enquanto titular, enquanto Títi teve direito à sua primeira e única convocatória (foram convocados apenas 17 elementos).

Independentemente das contrariedades, o Portimonense foi alvo de muitas críticas por parte dos adeptos presentes no Estoril, tendo rubricado uma das piores exibições da época.

Passados dois anos, o Portimonense, desta feita, à 25ª Jornada, recebeu e acabou derrotado pelo Estoril após outra péssima exibição.

Pelo meio, na época passada, na 29ª Jornada e já com a manutenção assegurada o Portimonense deslocou-se ao Estoril, em partida muito bem disputada pelos dois conjuntos, tendo vencido por uma bola a zero, golo de Vouho. Também neste jogo, o então treinador Vítor Pontes, teve de recorrer a dois elementos com idade de juniores, Douglas Codó e Diego Vicente para completar a convocatória, tendo Solimar efectuado o seu único jogo enquanto titular.

Ficam de seguida os registos referentes a essas três partidas:


Estoril 1-0 Portimonense, 2006/07:
Michael Etulain, Ricardo Pessoa, Marco Almeida, João Pedro, Rúben Fernandes (Marco Abreu, 73'), Rui Ferreira, Nuno Prata Coelho (Oliveira, 64'), Martin Madrid, Braíma, Vargas Fernandes e Eriverton (Pintassilgo, 69').
Suplentes não utilizados: Nuno Ricardo, Miguel Boto e Títi.
Treinador: Prof. Luís Martins.
Jogadores impedidos de actuar devido a castigo ou lesão (8): Ivo (g.r.), João Vítor, Diogo Silva, Marinho, Rui Baião, Maxi Bevacqua, Rodolfo Lima e Miran.

Portimonense 1-2 Estoril, 2008/09:
Alê; Ricardo Pessoa, Anílton Júnior, Heslley e Nilson (Leo Tambussi, 24'); Nuno Prata Coelho, Luís Loureiro e Narcisse Yameogo (Garavano, 64'); Rui Pedro (Diogo Melo, ao intervalo), Raphael Freitas e Henrique.
Suplentes não utilizados: Paulo Ribeiro, Hugo Santos, Maxi Asís e Gonzalo Marronkle.
Treinador: Lito Vidigal.
Jogadores impedidos de jogar devido a castigo ou lesão (3): Vasco Matos, Fausto Lúcio e Philco. Emídio Rafael ficou de fora devido a opção.

Estoril 0-1 Portimonense, 2007/08:
Mário Felgueiras, Ricardo Pessoa, Nuno André Coelho, Wellington, Emídio Rafael, Nuno Prata Coelho, Solimar (Raphael Freitas, 53'), Paulo Sérgio (João Vítor, 89'), Carlitos (Vouho, 65'), Tarantini e Gonzalo Marronkle.
Suplentes não utilizados: Michael Etulain, Volkov, Douglas Codó e Diego Vicente.
Treinador: Vítor Pontes.
Jogadores impedidos de jogar devido a castigo ou lesão (4): Miguel Ângelo, Diogo Melo, Pimenta e Tchomogo.

4 comentários:

Pedro P. disse...

Bom post.

Reparem bem na qualidade do nosso plantel quando o treinador era o Prof. Luis.

Em comparação com este plantel à algumas diferenças de qualidade bastante significativas, não concordam?

Ruben disse...

Totalmente de acordo.

Mas há que ver que o plantel do Portimonense tem vindo a piorar de época para época, desde que subimos pela última vez da IIB, que temos tido planteis cada vez piores e com cada vez mais dificuldade para fazermos boas exibições e para assegurar a manutenção.

Mas o que tenho reparado é que não é só no Portimonense que se nota o decrescimo de qualidade, é também nas outras equipas desta Liga.

Financeiramente já não é possível manter os melhores jogadores portugueses em Portugal.

Preferem ir para campeonatos de menor prestígio, como o Chipre, Grécia, Roménia, e serem melhor remunerados, obrigando os clubes a procurar soluções baratas, e que por vezes saem ainda mais caras nos países da América do Sul.

O fosso entre a Liga de Honra e a principal é cada vez maior e isso está bem patente nas classificações obtidas pelo Rio Ave e Trofense, que preferiram manter grande parte do seu plantel a fazer investimentos de vulto.

Eu acho que a solução passava por desprofissionalizar esta liga e divida-la em 2 campeonatos, com zona norte e sul, o que premitiria menores custos.

Pedro P. disse...

Em relação aos planteis, penso que o actual plantel é superior ao do Luis Martins.

Ruben desculpa,

mas não posso concordar com a expressão "desprofissionalizar uma 2ª Liga de Futebol".

No entanto essa idéia das 2 zonas está a ser estudada, à uma proposta na LIGA relativamente a essa matéria.

No ponto da qualidade dos planteis, assistimos muitas vezes, às descidas, ou más classificações das equipas despromovidas da 1ª Liga. (Moreirense, Penafiel, normalmente, as equipas que descem da 1ª Liga lutam para não ser despromovidas na Liga Vitalis).
Penso tambem que o que contribuiu para esse factor foi a redução do numero de equipas da 1ª e 2ª Liga, e claro o não cumprimento de orçamentos salariais.

Sei que vai ser aprovada este ano a proposta para a 2ª Divisão B, que voltará a ter novamente as 3 Series/Zonas.
Aquando a votação da alteração da 2ª Div. B de 3 para 4 Series, a ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE foi a única a votar contra essa proposta.

Bruno disse...

Bom post,
realmente a qualidade do plantel tem vindo a decair,
mas mesmo assim penso que ha qualidade nas divisoes inferiores e ao valor que pagamos de certeza,vejam o caso da naval,do paços,com jogadores desconhecidos têm conseguido impor-se na superliga,ha que ter pessoas competentes num clube,para ter qualidade neste...

Relativamente ao profissionalismo,a unica divisao que devia ser profissional era a superliga,porque não é so o Portimonense que joga um futebol de pouca qualidade,os seus adversarios nao jogam também nada de especial