sexta-feira, 10 de abril de 2009

UD. OLIVEIRENSE - PORTIMONENSE: ANTEVISÃO



O historial de confrontos entre UD. Oliveirense e Portimonense é muito pobre e a única vez em que estas duas equipas se defrontaram no Estádio Carlos Osório, em Oliveira de Azeméis, remonta ao longínquo dia 4 de Novembro de 2001 (há mais de 7 anos).
Em jogo a contar para a 11ª Jornada da Liga de Honra, actual Liga Vitalis, o Portimonense, na altura comandado pelo grande Amílcar Fonseca, foi derrotado por 3-4.
Recém promovido à Liga de Honra, após uma travessia no deserto na 2ª B de 6 temporadas, o Portimonense chegou a Oliveira de Azeméis sem derrotas (5 vitórias e 5 derrotas).
Nesse dia alinhou com: Botelho; Evaldo, Schalamanov, Márcio Theodoro e Morgado; Hélder Clara (Jimmy, aos 22'; depois Rui Loja, aos 69'), Marinho, Rui Alves (Pedro Estrela, aos 24') e Manuel do Carmo; Artur Jorge Vicente e Chiquinho Conde.
Os golos da Oliveirense foram marcados por Conceição (10', 37' e 65') e Jó (20'). O Portimonense respondeu por Chiquinho Conde (27'), Schalamanov (51') e Manuel do Carmo (76').
No jogo da 2ª volta, o Portimonense vingou a derrota sofrida em Oliveira de Azeméis, batendo o seu adversário por 4-1. Artur Jorge Vicente (55'e 84'), Márcio Theodoro (59') e Schalamanov (64'), responderam ao golo do Oliveirense Mota (43').
Para além destes 2 confrontos, o Portimonense só defrontou a UD. Oliveirense em mais duas ocasiões, ambas em Portimão.
Na época 1990/91, em jogo a contar para os 32 avos-de-final da Taça de Portugal, o Portimonense venceu por 3-0.
Já esta temporada, no jogo da 1ª volta, o Portimonense acabou por ser mais feliz e venceu a UD. Oliveirense por 1-0, golo do argentino Gonzalo Marronkle (61').
O Portimonense desloca-se a Oliveira de Azeméis no melhor momento da formação da UD. Oliveirense na Liga Vitalis. Os comandados de Pedro Miguel, depois de uma 1ª volta onde transportaram insistentemente a lanterna-vermelha, abandonaram os lugares de despromoção a jornada passada.
A última derrota da UD. Oliveirense remonta a 15 de Fevereiro na Covilhã (2-3), iniciando um ciclo de 5 jogos imbatível (duas vitórias e 3 empates). No passado fim-de-semana venceram pela margem minima (1-0) o líder Olhanense, num jogo onde a arbitragem suscitou muita polémica. Esta vitória possibilitou à UD. Oliveirense sair da linha de água por troca com o Boavista.
A UD. Oliveirense regressou esta temporada à Liga Vitalis, depois de ter disputado a Liga de Honra na longínqua época de 2001/02, tendo na altura terminado na última posição.
O plantel actual é composto por um grupo muito homogeneo, sem nomes sonantes. Os mais conhecidos são, porventura, os veteranos Tó Ferreira e Jorge Silva, e Luis Coentrão. Jogadores como o lateral Bruno Sousa e o avançado brasileiro Marcos António também têm realizado uma temporada interessante. Banjai, antigo central do FC. Porto B e Vargas, antigo jogador do Portimonense, também são jogadores com algum nome a nível das divisões secundárias.
Anteve-se pois um bom jogo de Futebol, amanhã, no Estádio Carlos Osório.
O Portimonense regressou no passado fim-de-semana às vitórias (3-0 ao Gil Vicente), depois de pesada derrota em Olhão (0-4) e de 3 empates consecutivos. Em caso de vitória, sabe que a Manutenção deverá ficar praticamente assegurada. Se sair derrotado, e caso o Boavista vença no Bessa o Freamunde, ficará com magra vantagem sobre os lugares de despromoção a 6 jornadas do final da prova. O empate será um mal menor...
Lito Vidigal tem apenas duas ausências. Loureiro, pedra importante no meio-campo alvinegro nas últimas jornadas, cumpre 1 jogo de castigo. Philco não joga mais esta temporada por lesão.
Na UD. Oliveirense, Pedro Miguel tem todo o plantel à sua disposição.
Jogo que pode ter um papel decisivo na luta pela Manutenção, no entanto face à grave crise por que alguns clubes atravessam, bem como Gondomar e Vizela estarem a ser julgados no âmbito do processo "Apito Dourado", no final da época poderão descer outras equipas que não as que ocuparem as duas últimas posições da tabela classificativa...

Sem comentários: