sábado, 30 de maio de 2009

ARTIGO DE OPINIÃO: "O DIVÓRCIO DO PORTIMONENSE COM O BOM FUTEBOL!"

O Portimonense, à semelhança de muitos outros clubes, vive uma grave crise de militância.
Tal facto, reflecte-se nas bancadas do Estádio, outrora cheias, actualmente despidas de público, um número de associados reduzido e num apoio à equipa cada vez menor.
Os Portimonenses anseiam por uma equipa que os motive a ir ao Estádio, que reacenda 0 seu amor por este clube, mais do que uma qualidade acima da média, algo difícil de obter face ao progressivo emagrecimento do orçamento para a Futebol Sénior, os adeptos reclamam uma equipa com paixão, crença, dedicação e raça, predicados há muito arredados de Portimão.
A última temporada foi péssima e nem mesmo a obtenção da Manutenção na Liga Vitalis, uma vez mais de uma forma sofrível, apaga a pálida imagem deixada pelo Portimonense, que apresentou muitas das vezes um Futebol no mínimo confuso!
A equipa da época passada, mais do que uma falta de qualidade flagrante, teve falta de ambição, de garra e uma tremenda falta de respeito pelos adeptos que a seguiram até ao final.
Pese a alegria do concretizar de um objectivo, até mesmo alguns dos adeptos mais optimistas deixaram de ir ao Estádio apoiar a equipa da temporada passada, tal a falta de atitude evidenciada. No entanto, não podemos generalizar a todo o plantel, uma vez que alguns deles apresentaram grande carácter. Lito Vidigal parece atento para este facto e os jogadores que tiveram sempre grande profissionalismo vão continuar no Portimonense ou irão jogar na Liga principal. Os outros, enfim, dificilmente terão lugar nos dois principais escalões do Futebol português.
Actualmente, a situação do Portimonense gera preocupação e o Futuro desta instituição quase centenária poderá estar comprometido.
Aquando da tomada de posse, a actual Direcção do Portimonense estabeleceu objectivos ambiciosos, mas utópicos. Um Portimonense auto-suficiente, com bases para a ascensão à Liga principal, não passa de uma ideia escrita num papel. O Portimonense é cada vez mais um clube da Câmara e limita-se a sobreviver à custa dos subsídios desta!
No Sotavento, para os lados de Olhão, parece estar o exemplo a seguir, a todos os níveis.
O Olhanense também tem apostado numa política de empréstimos, à semelhança do Portimonense, no entanto mantém boas relações com os 3 grandes. O Portimonense parece ter um pacto de exclusividade com o FC. Porto, o empréstimo do sportinguista Paulo Sérgio, há duas épocas atrás, foi a excepção.
A nível da equipa Sénior, o Olhanense apresentou um Futebol de ataque, sempre na procura da vitória. Mais que jogar para o ponto, o Olhanense jogou para o espectáculo, levando mais adeptos ao Estádio. Assim, se explicam os 23 pontos que separam Olhanense e Portimonense na classificação final.
Seria irracional pedir um Portimonense na próxima época a lutar pela ascensão à Liga Sagres, no entanto é imperativo uma equipa com atitude, garra e que procure honrar o emblema que traz ao peito. Só assim o público voltará às bancadas do Municipal...
O tempo escasseia e o Portimonense não se pode dar ao luxo de continuar a afastar-se dos adeptos, sob pena de hipotecar irremediavelmente o seu Futuro.
Acredito na competência de quem actualmente gere os destinos do nosso clube e que Lito Vidigal é o homem certo para trazer de volta o bom Futebol a Portimão. Acima de tudo há que ter humildade para reconhecer os erros de gestão e aprender com os mesmos, pois só assim poderemos ser melhores.
Todos somos precisos, sem excepção!

11 comentários:

Sérgio_alj disse...

"Assim, se explicam os 23 pontos que separam Olhanense e Portimonense na classificação final."

Eu explicava da seguinte forma
Ataque:
Olhanense - Djalmir, Toy e João Paulo;
Portimonense - Gonzalo, Henrique e Hugo Santos

Emprestados:
Olhanense - Ukra, João Gonçalves, Stephane e Castro;
Portimonense - Paulo Ribeiro, Nuno Coelho, Maxi Assis? e Rui Pedro

Meio Campo:
Olhanense - Rui Duarte e Messi;
Portimonense - Luis Loureiro e Diogo

Defesa:
Aqui sim, nota-se algum equilibrio...

Conclusão: O Portimonense ficou a 23 pontos do Olhanense, por manifesta falta de qualidade do plantel de Portimão!

No actual panorama, o Portimonense não tem condições para lutar pela promoção, tendo sim que reforçar a equipa com jogadores do escalão inferior e com jogadores formados no clube.

Marroquino disse...

Eu como adepto e sócio admito que falhei vários jogos esta época, pois como diz e bem no texto a falta de futebol e de qualidade, e acima de tudo, na altura do mau tempo a tão propalada PALA nova.
Foi uma das razões que me fizeram falhar vários jogos, pois com chuva e sem uma cobertura, não da muito prazer ir ver um jogo de futebol..
PALA NOVA para quando?? E já está prometida desde que a antiga foi retirada

Bruno disse...

Eu acredito que as pessoas aprendem com os erros,mas nos ultimos anos principalmente no futebol profissional os erros no Portimonense têm sido mais que muitos e começo a pensar que aqui nunca mais se aprende...
O Lito Vidigal é um treinador com provas dadas,mas ja o Diamantino e Vitor Pontes o eram...
Concordo que as pessoas estejam desoladas com o actual Portimonense e muitos deles já deixaram de ser socios e tudo...o nosso clube em Portimão pelo que vejo não é motivo de orgulho é motivo para a risada momentanea...

Tristao disse...

raphael freitas vai embora? com base no que? tentem descobrir para onde vao estas estrelas. saudaçoes portimonenses

Anónimo disse...

portimao ja nao é o que era ate na 2ªb o ambiente era mais hostil e mais complciado para quem ca vinha jogar agora parece uma sala de cinema

Raposo disse...

O MEU clube é sempre motivo de orgulho... o Portimonense é grande

há que saber apoiar nos bons e nos maus momentos... apoiar SEMPRE

existem no panorama actual exemplos de clubes bem piores que o MEU... jogamos uns dias melhor que outros.... mas estou SEMPRE PRESENTE, só faltando por motivos profissionais

concordo que falta garra e amor ao clube por parte de alguns jogadores.. mas no geral mostraram quase todos grande profissionalismo.. é de salientar

a 2ª liga é extremamente competitiva, já o sabemos.. e por vezes pequenos erros de casting traduzem-se na perda de muitos pontos ... cruciais por vezes

e quando andámos enúmeras épocas na 2ª B... aí eramos igualmente motivo de orgulho

ORGULHO PORTIMONENSE SEMPRE

Anónimo disse...

Que belo artigo!
Finalmente alguém com discernimento para perceber o que significa uma "equipa" de futebol! Uma equipa não é um conjunto de jogadores, que apenas pensam em si, sem respeito para o todo.. Quantos ha no PSC assim? Muitosssssssssss... É preciso construir uma equipa, com profissionais competentes, laboriosos e dedicados, á imagem do treinador, que possam dar algo ao PSC, na exata proporção daquilo que pretendem receber! É preciso deixar de idolatrar pseudo "craques" que nunca mostraram nada, a não ser a sua pequenez para um grande clube como o PSC. Não se admirem portanto com a quase total "renovação" no quadro de jogadores! Só assim se conseguirá obter um resultado final que a todos deixe satisfeitos.

Anónimo disse...

sou socio desde criança e detesto ir ao estadio e ver muita gente nas bancadas que so vai ao futebol porque tem alguem amigo na camara ou no psc que lhe arranja 1 convite. como é que se obtem mais receitas de quotizaçao???
assim nunca teremos mais socios se estas pessoas nao arranjassem esses convites se calhar tinham que se fazer socias.
por outro lado ha pessoas que deixam de pagar e e de ser socios porque arranjam os convites.
acho que deviam acabar os convites ou façam uma votaçao online aqui no site pra ver o que os socios acham
CAMPANHA: ¨ACABEM COM OS CONVITES¨n ou ¨MENOS CONVITES EM 2009 PFV¨

13b disse...

Este artigo não traz grande novidade.Até eu que não assisti a muitos jogos (resido em Lisboa)conseguia chegar a essa conclusão.
A equipa foi muito fraca para as necessidades da liga Vitalis.É necessário juntar experiencia com juventude e o PSC não criou esa receita.Mas a falta de dinheiro pode justificar a má epoca.Outras situações já não são justificadas pela falta de dinheiro mas sim por incompetecia.Não percebo como saem tantos jogadores jovens do clube,para se perderem por outras equipas,alguns deles com valor,para irem buscar jogadores que nem davam para jardineiros do clube.Porque se investe tanto em trazer campeões de tudo que é desporto á cidade,e não se aposta no clube da cidade que tanto benefício poderia trazer,a médio e longo prazo.
Comparar o PSC ao Olhão não faz grande sentido nem tem comparação possivel.Por muito que custe dizer há um amor e uma forma de estar em Olhão que nunca vai haver em Portimão.Assisti aos dois ultimos jogos da época (Covilhã e Freamunde) e os sócios pareciam que estavam a ver ballet.A militância é quase zero e resume-se a meia duzia de carolas que perdem umas horas da vida a dar amor ao clube.De resto, são uma cambada de amorfos que "casaram com uma mulher feia e sonham com as mulheres das capas de revista".
E agora lá apareceu uma vizinha jeitosa...

Nuno disse...

Um dos grandes problemas é a atitude das equipas na liga Vitalis, que jogam para não perder.

O Portimonense quando recebe os seus adversários, até o Santa Clara jogou para não perder e ficou contente com o empate, à excepção do Olhanense. O Leiria marcou cedo senão também ficava contente com 0-0.

Mas o Portimonense faz a mesma figura quando joga fora, colocando um autocarro à frente da baliza.

Esta mentalidade não ajuda nada à qualidade do futebol que se vai vendo por aí.

Outro Fenómeno que acho que ajuda a essa gritante falta de qualidade, é as influencias de empresários. Pulvorizam a Liga de Honra com jogadores Sul Americanos, na maioria Brasileiros.

Jogadores sem qualidade nenhuma, mais jogadores tugas com cunhas como, Paulo Ribeiro e entre outros.

Os clubes estão minados com jogadores destes que não ajuda a integração de jogadores das camadas jovens, jogadores que davam tudo em campo para ajudar o seu clube. A tão falada falta de ambição que se vê, com estes mercenários (empresários/jogadores) que gravitam o futebol Português.

Já não basta ser um país pequeno, com clubes de cidades pequenas e vilas, onde não há muita fonte de receita e depois temos este tipo de estratégia onde abunda uma incompetência gritante de dirigismo e em muitos casos de interesses próprios em detrimento dos interesses dos clubes.

Acho que tudo isto faz com que as pessoas não se interessem pelos clubes da terra, porque não vêem esperança nenhuma.

Esta direcção com esta atitude de esconder todos os negócios, sem informar os sócios, não promover o clube na cidade, andar à mama da CMP estes anos todos, provoca esse desinteresse pelos Portimonenses no clube da terra.

Depois ouve-se muitas vezes pelos Portimonense umas das frases mais comuns.

"Não dou dinheiro a chulos!"

Rui Loja disse...

Gostei de ler o post. Falo com muitos jovens portimonenses e quase todos eles que comigo ajudavam a encher bancada dos Marafados nos primeiros anos depois do regresso a segunda liga, e a grande maioria "cortou relaçoes" com o PSC após aquele jogo com o Estrela da Amadora em que o PSC Não quiz literalmente subir. Outra grande parte teve de abandonar a cidade para trabalhar ou maioritariamente estudar quer em Faro ou Lisboa(pois uma cidade com 50mil habitantes nao possui um polo decente universitario agora "sashas" e afins..) A comunidade Portimonense aqui em Lisboa é enorme e são muitos os momentos de reunião em que sao entoados canticos do PSC por esta cidade fora em muitas noites de convivio. Este ano com o Belem na Segunda o PSC nao irá com certeza ter falta de apoio nesse jogo. Viva Portimão e abaixo as negociatas. PS. O PSC não tem jogadores de referencia, de Portimão que conhecemos ou nos idenfifiquemos. abraço