domingo, 26 de julho de 2009

ARTIGO DE OPINIÃO PESSOAL: "Uma equipa mais competente!"

A pré-época já lá vai!
O Futebol a sério começa já no próximo sábado, 1 de Agosto, e o Portimonense debate-se com os mesmos problemas das últimas temporadas.
Muitas jogadores abandonaram o clube, muitos reforços chegaram, e um mês é curto para assimilar todo um conjunto de processos e esquemas tácticos.
Lito procurou um grupo de jogadores que conhecia e com os quais já tinha trabalhado, construindo um plantel à sua imagem.

Contrariamente a temporadas anteriores, onde o Portimonense se limitava a defrontar equipas algarvias de escalões inferiores, o Portimonense defrontou sempre adversários teoricamente superiores (jogou duas vezes com o Olhanense, uma vez com o Sp. Braga e o Sunderland da Premier League de Inglaterra), testando mais fielmente as suas reais capacidades.
Os resultados não foram animadores (1 empate e 3 derrotas), mas as exibições foram prometedoras.

Existem mais e melhores opções realtivamente à época passada.
2 bons laterais para cada lado. Nélson Pedroso na esquerda promete uma época em grande!
No meio-terreno também existe muita qualidade. Diogo aparece com atitude renovada e poderá assumir um papel de destaque. Balú, recém chegado do Marítimo, agarrou o lugar no centro. Tem atitude, assume o jogo e não se limita a destruir.
Aragoney poderá ser o 10 há muito esperado!
Na frente mais e melhores opções. Bruninho, Ben, Pires são exemplos da qualidade do Portimonense no último terço do terreno.

O 1º adversário do Portimonense não será porventura o ideal.
O Feirense, orientado por Fernando Chaló, tem mantido uma estrutura base, o que lhe tem possibilitado uma aproximação progressiva aos lugares da frente (na época passada foi 5º). Esta temporada surge com ambição renovada graças a um conjunto de aquisições que prometem um Feirense mais forte e com o pensamento em um dos primeiros dois lugares da Liga Vitalis.
Paulo Lopes e Pinheiro, que chegaram da Trofa; Élvis e Roberto (ambos ex-Leixões); André Cunha (ex-Vizela); Filipe Pastel (ex-Freamunde) e Igor Souza (ex-Gil Vicente) são reforços de qualidade do Feirense versão 2009/10.

O Portimonense procurará contrariar o favoritismo do Feirense na eliminatória da Taça da Liga.
O plantel alvinegro tem valor é um facto, mas continua a pecar pela falta de jogadores de grande nível em posições chave, que poderiam nivelar por cima os objectivos dos alvinegros para a época que se avizinha.
Na baliza continua a residir uma das grandes pechas do Portimonense. Sapateiro é jovem e inexperiente. Alê continua a falhar em momentos chave. Pedro Silva tem perfil para suplente.
A saída de Fausto deixou o Portimonense orfão de uma referência no centro da defesa. Maílson poderá ser o patrão, no entanto um jogador mais experiente no centro seria um certificado de qualidade.
Por fim a falta de um matador. Pires já mostrou atributos, mas falta um jogador que marque com facilidade. Ben tem valor, mas faz a sua estreia em campeonatos profissionais. João Paulo tinha perfil e argumentos para fazer levantar os adeptos alvinegros muitas vezes das bancadas. Wigor tem sido uma desilusão!

Dia 1 de Agosto começa a desenhar-se a época do Portimonense, e todos esperamos que com cores bem mais vivas do que as de épocas anteriores.
A Manutenção é o objectivo, um Futebol com mais alegria e competência é uma exigência.
FORÇA PORTIMONENSE!

6 comentários:

Bruno disse...

Andamos com as mesmas politicas de construçao de plantel a mais de 3 epocas,ja tivemos cerca de 100 jogadores,assim é impossivel formar-se uma equipa.Sinto-me desiludido com o trabalho desta direcçao,no aspecto de constituiçao de planteis para o nosso clube...contando com equipas que sobem e descem o Portimonense de certeza que foi a equipa que teve mais jogadores em 3 epocas,algo está mal,mas nao nos outros...

Raposo disse...

Acho errónea a ideia de que Pedro Silva seja só suplente.... Têm uma idade que permite demonstrar tranquilidade, têm muita experiência e penso que depois do frango de Alê nos recordemos que alê é bom, mas por vezes compromete em alturas cruciais que nos poderão levar a perder importantes pontos.... Pedro silva merece a sua chance de provar o que vale, e eu pessoalmente acredito que ele agarrará a sua chance com unhas e dentes .....

força Portimonense

Hugo disse...

Acho que para bater o Feirense deveriamos usar a equipa que defrontou o Sunderland, com 3 alteraçoes... O Mailson no centro no lugar do lesionado Calado, o Pedroso no lugar do Nilson e o Ben no lugar do Bruninho... Eu gosto de ver o Bruninho mas ponta de lança nao é posiçao para ele. Jogarmos com ele num lado e Vasco no outro talvez teriamos um rendimeto melhor, mas eu apenas sou um adepto e nao o "mister"... AMO-TE PORTIMONENSE!!!

Ruben disse...

Eu acho que ainda há muita coisa por fazer, apesar de alguns pormenores me deixarem satisfeito.

Na defesa só o Rúben tem sido consistente, uma vez que Maílson esteve muito infeliz, cometendo erros infantis dado ser ainda muito jovem, e contratou a sua exibição com a do jogo contra o Sunderland. O Calado, recuperando da lesão talvez seja mesmo uma opção de maior consistência, ou mesmo o recuo de Balú, que se adaptou bem no último jogo. Também os laterais têm ficado, para mim, aquém das expectativas. Desde o Capitão Pessoa até ao reforço Nelson Pedroso, que tem jogado pouco, e não será visto como titular para Lito.

No meio campo Adriano parece sereno e com excelente capacidade de leitura e marcação dos tempos de jogo, e também capacidade fisíca e vigor na disputa dos lances divididos. Resta saber se assim continuará em jogos a contar. Balú é boa alternativa, mas tem que controlar os seus ímpetos, pois algumas jogadas acima da agressividade normal, serão punidas de outra forma nos jogos oficiais.

Os jogadores que têm feito as laterais do losango, na táctica de Lito têm desiludido, especialmente o Moita, que a ver pelos minutos que têm actuado será titular nesta equipa. Tem sido um jogador muito curto, pouco agressivo a defender e mesmo no capitulo do passe e bolas paradas, que parecem ser os seus principais atributos, tem estado, na minha opinião, abaixo das expectativas. Vasco Matos, tem lutado muito, tem dado tudo em campo, mas falta algo para ser mais decisivo e objectivo no processo atacante. Diogo parece ser opção de último recurso para Lito Vidigal.
Os elementos mais criativos do meio-campo, Aragoney mostrou qualidades no primeiro jogo, e neste jogo não foi possivel confirmar, fruto de lesão que o impediu de jogar, qualidades essas que não sobressaíram, até agora, em Monteiro e em Carioca.

Na linha da frente, Pires é esforçado, tem bom toque de bola, mas ainda não facturou, e isso num avançado é importante. Ben, nestes dois jogos também mostrou ter envergadura e pormenores interessantes, mas acabou por não conseguir marcar golos. O Bruninho será uma opção diferente das outras, ou mesmo para jogar na ala, em contra-ataque, porque é um único avançado com características para isso, aliando velocidade e bom controle de bola. Wigor e Rómulo também não devem entrar nas contas e com certeza deverá vir outro avançado para trazer pelo menos competitividade a esta posição.

Em resumo, um plantel com alguns toques de qualidade, mas algo curto para alcançar os objectivos a que a direcção se propõe. Precisa de haver evolução nesta equipa, que já treina desde Junho.

É uma visão realista, e tentando observar de fora, mas tenho esperança que aqueles que mostraram bons pormenores consigam "explodir" e carregar a equipa para altos voos.

Anónimo disse...

Ainda bem que a opnião de vcs não valem nada!

Nuno disse...

Ainda não deu para ver muita coisa, ao contrário do outro blog que só viu maravilhas, equipa para subir de certeza e talvez uma final na taça de Portugal.

Este jogo no próximo sábado é que se terá já algumas certezas.

Pois pelo menos 8 jogadores do 11 inicial vão ter que jogar 90min. E os possíveis 3 que irão entrar, vão ter que ser importantes.