quarta-feira, 1 de julho de 2009

REINA A CONFUSÃO NO FUTEBOL PORTUGUÊS: LIGA VITALIS APENAS COM 14 EQUIPAS?


A Liga Portuguesa de Futebol Profissional poderá decidir-se pela redução para 14 do número de clubes na próxima Liga Vitalis, caso se confirme a intenção do Boavista em não participar nas competições profissionais em 2009/2010.

A redução do número de clubes na Liga Vitalis é uma solução prevista no ponto 5 artigo 91º do Regulamento de Competições, a que a Liga de clubes poderá recorrer, caso não seja possível "repescar" os classificados na última época em 15º e 16º lugar (os lugares de despromoção).

As decisões de hoje da Comissão Executiva da Liga, sobre o processo de candidatura dos clubes e SAD para a época 2009/2010, colocam o Estrela da Amadora e o Vizela fora das ligas profissionais, abrindo duas vagas, que pelos regulamentos deveriam ser para Boavista e Gondomar.

Só que a Comissão Disciplinar (CD) da LPFP tinha anunciado a 09 de Junho a despromoção do Vizela, e também do Gondomar (que já tinha descido desportivamente), na sequência do processo de corrupção desportiva Apito Dourado. O Vizela recorreu para o Conselho de Justiça da FPF, que hoje divulgou ter considerado o recurso improcedente.

Estrela da Amadora (por ter visto a sua inscrição rejeitada hoje), Vizela e Gondomar ficam assim relegados para a IIª Divisão B, mas a esse trio pode juntar-se o Boavista, por opção própria: o clube anunciou publicamente na passada 5ª feira que ficava impedido de jogar as competições profissionais.

O comunicado de hoje da Comissão Executiva da Liga termina, no entanto, abrindo as portas ao Boavista para que jogue na Liga de Honra, se quiser: "(...) comunica-se ter sido deliberado solicitar à Boavista Futebol Clube, Fut., SAD a confirmação sobre a intenção publicamente anunciada de não participar nas competições profissionais na época desportiva 2009-2010".

Se o quadro actual não registar mais alterações - o Estrela da Amadora anunciou recorrer da decisão para o Conselho de Justiça da FPF -, são despromovidos da Liga Sagres, Estrela da Amadora e Trofense, mantendo-se o Belenenses. Sobem Olhanense e União de Leiria.

Para a IIª Divisão B caem Estrela da Amadora, Vizela e Gondomar e ainda o Boavista. As subidas do CD. Fátima e do Desp. Chaves à Liga Vitalis fazem com que o quadro mais provável nesta divisão seja, de facto, a redução para 14 clubes, durante uma época. Penafiel e Carregado, clubes que foram eliminados na Fase Final da 2ª Divisão B, não entram nas contas da Liga Vitalis da época que se avizinha.

No entanto, dois outros clubes das competições profissionais - Leixões e Estoril-Praia, ainda têm a sua situação por regularizar totalmente, por não terem apresentado certidões do Fisco e Segurança Social a comprovar a não existência de dívidas.

Por essa razão ficam impedidos de registar contratos de trabalho desportivo ou de formação, bem como de utilizar jogadores com contratos já registados em épocas anteriores, até que os fundamentos do impedimento sejam sanados.

Assim, até ao momento, só 13 equipas têm a sua situação devidamente regularizada para participar na edição de 2009/2010 da Liga Vitalis:

CD. Trofense, Santa Clara, Feirense, Freamunde, Sp. Covilhã, Varzim, Gil Vicente, Desp. Aves, Beira-Mar, Portimonense, UD. Oliveirense, CD. Fátima e Desp. Chaves.


FONTE: LPFP

2 comentários:

Ruben disse...

Alguma coisa tem que mudar a nivel de organização. Isto é vergonhoso para a Liga, e mesmo para a Federação.

Os dirigentes têm que ser responsabilizados pelas suas gestões e os sócios têm que saber escolher entre o populismo e demagocia, as promessas de grandes craques e viver numa realidade sã, e compativel com as capacidades e os apoios que o clube consegue obter.

Bruno disse...

Todos esses clubes nao cumpridores acho justo a sua descida,mas a liga vitalis nao devia ficar com 14 clubes,o carregado e penafiel foram vencedores das suas series na 2ª divisao e se esses clubes reunirem as condiçoes para jogar na Liga Vitalis assim o deviam jogar,porque se é o Belenenses sobe a 1ª Liga em virtude da descida do Estrela do ponto de vista desportivo não é justo,desceu joga na Vitalis e ficavam os dois campeonatos com 15 equipas