sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Conselho Nacional Antidopagem (CNAD) visitou Portimonense


Aragoney e Garavano foram soteados pelo CNAD - Fotos retiradas do Site Oficial do Portimonense


O Conselho Nacional Antidopagem (CNAD), efectuou ontem uma acção de controlo de dopagem, tendo sido sorteados para o efeito, os jogadores profissionais do Portimonense, Garavano e Aragoney.

Através do site do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), deixamos alguma informação complementar.

LUTA CONTRA A DOPAGEM:
A dopagem representa um flagelo que põe em causa a imagem do desporto como uma escola de virtudes onde os valores, os princípios e as regras são respeitados e preservados. Em 1999, os países de todo o mundo e o Movimento Desportivo concluíram que tinham que dar as mãos para que se pudesse implementar uma luta eficaz contra este flagelo. A criação da Agência Mundial Antidopagem, numa parceria pioneira entre as autoridades públicas e o Movimento Desportivo, e o lançamento do Programa Mundial Antidopagem começam a dar os seus frutos, apertando cada vez mais o cerco aos prevaricadores. A aprovação unânime na UNESCO, em Outubro de 2005, da Convenção Internacional Contra a Dopagem em tempo recorde representa igualmente um marco muito importante na luta contra a dopagem. A utilização de substâncias dopantes não se cinge, infelizmente, ao desporto de competição, atingindo igualmente os jovens em idade escolar e os utentes de ginásios de musculação. A dimensão da utilização de substâncias dopantes fora do desporto de competição representa, actualmente, em muitos países do mundo, um problema de saúde pública. Em suma, todos temos que reflectir sobre o nosso contributo para a génese e para a prevenção desta problemática porque – Juntos será mais fácil!

AGÊNCIA MUNDIAL ANTIDOPAGEM:
A Agência Mundial Antidopagem (AMA) é um organismo independente fundado em 1999, responsável a nível internacional pela promoção e coordenação da luta contra a dopagem no desporto em todas as suas formas.

PLANO NACIONAL ANTIDOPAGEM:
O Plano Nacional Antidopagem (PNA) consiste numa planificação de periodicidade anual, estabelecida e a aplicar pelo CNAD, segundo o seu quadro de competências legais; onde são englobadas as acções de controlo de dopagem em competição e as fora de competição, para todas as modalidades desportivas incluídas no Plano Nacional Antidopagem nesse ano. O objectivo é o de planear e implementar uma distribuição isenta e racional de controlos de dopagem. As acções de controlo de dopagem têm por objecto as modalidades desportivas organizadas na âmbito das federações nacionais titulares do estatuto de utilidade pública desportiva (UPD) ou outras entidades, estas, mediante protocolo estabelecido com o CNAD.

Se algum dos nossos leitores pretender discutir assuntos relacionados com esta temática ou pretender esclarecer quaisquer dúvidas, poderá fazê-lo através do seguinte email: guetov@netcabo.pt, isto porque se enquadra numa área de interesse pessoal.

Sem comentários: