domingo, 27 de setembro de 2009

JUNIORES - 5ª JORNADA: SL. Benfica 3-2 Portimonense




FICHA DE JOGO:

Sport Lisboa e Benfica 3 – 2 Portimonense Sporting Clube
Campeonato Nacional de Juniores – 5ª Jornada da Zona Sul

Data: 26/09/2009
Hora: 17 horas
Local: Campo nº1 do Caixa Futebol Campus, Seixal.


SPORT LISBOA E BENFICA: 1 – Douglas Pires, 2 – Diogo Figueiras (Sub-Capitão), 3 – Bakar Mirtskhulava (14 – Fágner Soares, 63'), 4 – Roderick Miranda "Dick" (Capitão), 5 – Mário Rui "Marinho" (15 – Luís Martins, 45'), 6 – Danilo Pereira, 7 – Nelson Oliveira, 8 – Rúben Pinto, 9 – Domingos Silveiro "Adul", 10 – Lassana Camará "Saná" e 11 – Rafael Costa (17 – Francisco Júnior, 45')
Suplentes não-utilizados: 12 – Fábio Reis, 13 – Fábio Carvalho, 16 – Edson Silva e 18 – Diogo Caramelo.
Treinador: Diamantino Miranda.
Treinador-Adjunto: Fernando Chalana.
Director: Paulo Figueiredo.

PORTIMONENSE SPORTING CLUBE: 1 – Carlos Henriques, 2 – João Santos, 3 – André Salvador, 4 – Roberto, 5 – Bruno Pacheco, 6 – Thomas Ravera (13 – Xaba, 85'), 7 – Vítor Gonçalves (Capitão), 8 – Tiago Fernandes (14 – Laranjinha, 59'), 9 – Pedro Rodrigues (Sub-Capitão), 10 – Fábio Nunes e 11 – João Almeida (15 – Diogo Santana, 66').
Suplentes não-utilizados: 12 – David, 16 – Leo, 17 – Vítor e 18 – Brito.
Treinador: José Augusto.


Equipa de arbitragem: Rui Soares (árbitro principal), Rui Santo e Bruno Miguel (árbitros assistentes), AF. Santarém.

Disciplina: Cartão Amarelo para Fábio Nunes (20') e Carlos Henriques (81').

Resultado ao intervalo: 1–2.
Resultado final: 3–2.

Marcadores: Rúben Pinto (10') e Nelson Oliveira (85' e 90'+2'); Thomas Ravera (18') e João Almeida (25').

Melhores em campo: Luís Martins (SL. Benfica) e Thomas Ravera (Portimonense SC).



CRÓNICA:

Vitória muito difícil do Benfica frente ao Portimonense, e alcançada apenas no segundo minuto de descontos. Os encarnados estiveram praticamente 60 minutos em desvantagem, perante um Portimonense que se apresentou muito bem organizado defensivamente e que colocou muitas dificuldades à equipa da casa. No final contam os golos, e o Benfica soma aqui mais três pontos, estando agora isolado no 1º lugar do Campeonato.

Benfica no habitual 4x4x2 losango

Os encarnados apresentaram-se em campo com o habitual sistema utilizado por Diamantino Miranda. Na baliza, estreou-se o brasileiro Douglas Pires, que já estava a treinar há algumas semanas no Seixal, com a defensiva a ser formada por Diogo Figueiras, na direita, Bakar e Roderick no centro e com Marinho na esquerda. No meio-campo, Diamantino mexeu nos habituais titulares, com Danilo Pereira a jogar na posição 6, atrás de Rafael Costa, encostado à esquerda, e Lassana Camará mais descaído para a direita. No vértice mais ofensivo jogou Ruben Pinto, no apoio aos jogadores mais avançados Adul e Nélson Oliveira.

Portimonense num "falso" 4x3x3

O Portimonense entrou em campo com Carlos Henriques na baliza e com um quarteto defensivo composto por João Santos, na direita, Bruno Pacheco, na esquerda, e André Salvador e Roberto no centro. No meio-campo, Tiago Fernandes jogou mais recuado, com Thomas Ravera e Tiago Fernandes um pouco mais adiantados. Na frente de ataque, Pedro Rodrigues foi a unidade de transição, recuando muito para pegar no jogo e subindo com a equipa para ocupar o centro do ataque, com Fábio Nunes descaído para a esquerda e João Almeida na direita.

Benfica entra bem no jogo

O Benfica apresentou-se bem no início do jogo e desde muito cedo começou a assustar a baliza defendida por Carlos Henriques. Logo aos dois minutos, Marinho tira um cruzamento tenso da esquerda, com o guardião algarvio a sair em falso mas a ver Rafael Costa chegar ligeiramente atrasado à bola. Cinco minutos depois, Adul, dentro da área, remata muito forte para uma excelente defesa do guardião visitante.

Com esta entrada forte, adivinhava-se o golo encarnado, que apareceu logo aos 10 minutos. Diogo Figueiras sobe bem no flanco direito e faz um passe a rasgar toda a defensiva algarvia. Nas costas dos centrais aparece bem Ruben Pinto na desmarcação, que perante a saída do guarda-redes tem apenas de desviar a bola para o fundo da baliza e inaugurar o marcador no Seixal.

Após o golo surge o “apagão” encarnado

Com o primeiro golo da partida, bem cedo no encontro, pensava-se que o Benfica iria embalar para nova exibição tranquila. Puro engano! Com o marcador inaugurado foi o Portimonense quem cresceu e apareceu bem no ataque nos minutos seguintes.

Logo aos 12 minutos, Fábio Nunes aparece bem na esquerda e tira o cruzamento para a área. Douglas Pires falha a saída e João Almeida aparece ligeiramente atrasado ao desvio. Seis minutos depois deste primeiro aviso, a equipa alvinegra consegue mesmo o empate. Diogo Figueiras perde a bola na defensiva e Fábio Nunes aproveita para tirar o cruzamento para a área. Ao segundo poste aparece sozinho Thomas Ravera, que não perdoa e atira para o fundo da baliza.

Aos 25 minutos, nova explosão de alegria para os muitos adeptos algarvios presentes no Seixal. Pedro Rodrigues "Farçolas" faz um excelente passe a rasgar toda a defensiva encarnada para os pés de João Almeida. O nº11 de Portimão fica sozinho na área, e à saída de Douglas Pires, com muita classe, faz a bola passar por cima do guardião brasileiro para o fundo da baliza. Estava feita a reviravolta no marcador, para espanto dos adeptos encarnados.

O Benfica poderia ter restabelecido o empate logo no minuto seguinte. Depois de um passe longo, Nélson Oliveira passa bem por dois defesas e entra na área, mas quando está sozinho perante Carlos Henriques, tenta fazer-lhe um chapéu e coloca a bola direitinha nas mãos do guardião algarvio.

Quatro minutos depois, nova perda de bola infantil da defensiva encarnada, desta feita de Bakar, permite a Fábio Nunes ficar com a bola. O avançado do Portimonense corre até à área e remata forte, mas à figura, para uma defesa fácil de Douglas.

O Benfica tentava a todo o custo chegar ao golo do empate. Primeiro foi Saná, a tentar o golo de muito longe, mas a ver o seu remate sair um pouco por cima da baliza. Aos 37 minutos, nova perdida incrível da equipa da casa. Depois da marcação de um canto, Bakar cabeceia a bola mas esta sai fraca mas na direcção da baliza. Quase em cima da linha, Adul, em esforço, faz o mais difícil e atira por cima da baliza.

Até ao intervalo, mais duas grandes ocasiões de golo, uma para cada lado. Primeiro foi o Portimonense que esteve muito perto do terceiro golo. Fábio Nunes cruza da esquerda, com Douglas Pires a sair da baliza e a tocar muito ligeiramente na bola. Ao segundo poste, Thomas Ravera pára a bola e remata muito forte, com Roderick Miranda a fazer um corte providencial perto da linha de golo. A bola ressalta novamente para Ravera, que remata novamente forte, mas desta feita por cima. Em cima do minuto 45, Rafael Costa remata de fora-da-área, muito colocado, mas vê Carlos Henriques negar-lhe o golo com uma excelente defesa.

Pouco depois, o árbitro escalabitano Rui Soares apita para o final da primeira parte, com o Portimonense a surpreender tudo e todos no Seixal e a levar uma vantagem mínima para o descanso, aliada a uma agradável exibição.

Benfica pressiona mais mas com muitas dificuldades no ataque

Diamantino Miranda não podia estar satisfeito com o rumo dos acontecimentos, e por isso realizou duas substituições ao intervalo, lançando Luís Martins e Francisco Júnior logo após o intervalo. As mexidas trouxeram outra frescura à equipa e ao meio-campo encarnado, mas a equipa continuava a ter muitas dificuldades no ataque, perante um Portimonense bem organizado e bem distribuído em campo.

Logo aos 48 minutos, com um canto de Rúben Pinto, Roderick aparece bem ao segundo poste a cabecear, mas a bola sai ligeiramente ao lado da baliza. No minuto seguinte, Nelson Oliveira, de muito longe, tenta o remate, mas a bola sai muito alta, terminando à porta do edifício principal do Caixa Futebol Campus.

Aos 62 minutos, o Portimonense mostra que ainda estava a discutir o jogo. Um passe de muita qualidade encontra João Almeida sozinho nas costas da defensiva. O avançado algarvio entra pela área sozinho, mas remata à malha lateral.

Dez minutos depois, o Benfica esteve perto de empatar a partida. Adul tira um bom cruzamento da esquerda para o segundo poste, onde aparece Francisco Júnior a cabecear com selo de golo, para mais uma excelente defesa de Carlos Henriques, quase em cima da linha de golo. Aos 80 minutos, foi Nélson Oliveira a entrar na área pela esquerda e a cruzar atrasado. Saná faz um túnel e deixa passar a bola para Fágner Soares, que bem colocado remata muito torto.

Até que aos 85 minutos, surge o golo do empate. Sai um cruzamento da esquerda, e na área, Nélson Oliveira pára bem a bola, roda e remata para o fundo da baliza. Estava feito o 2-2 e a equipa de Portimão sabia que teria de suster uma forte pressão nos minutos finais.

Nos cinco minutos seguintes, Nélson Oliveira dispõe de duas boas oportunidades, com dois cabeceamentos, ambos sem a direcção mais acertada. Quando o jogo já caminhava para o final, e as equipas já esperavam pelo empate, o Benfica consegue chegar ao terceiro golo. Depois de um cruzamento da direita, Carlos Henriques tem uma falha incrível e deixa a bola para o segundo poste, onde estão Ruben Pinto e Nélson Oliveira. A bola acaba por ser cabeceada para o fundo da baliza, com o nº 8 encarnado a festejar efusivamente, mas fica a ideia de que foi mesmo Nélson a dar o último toque para as redes. Independentemente do marcador, estava feito o 3-2 e o Benfica estava agora muito perto de somar os três pontos.

Até final, o Portimonense ainda tentou visar a baliza, com um remate de muito longe de Fábio Nunes, mas a bola saiu muito por cima. O jogo estava muito perto de terminar, e instantes depois o árbitro Rui Soares apitava para o final da partida. Vitória do Benfica, num castigo pesado para a equipa algarvia, que realizou uma primeira parte muito boa, mas que no segundo tempo se limitou a defender e suster a pressão da equipa da casa.

O Benfica fica agora isolado no primeiro lugar da tabela, depois do empate a três bolas da U. Leiria frente ao Estrela da Amadora. O conjunto do Lis partilha agora o segundo lugar com o Sporting, que venceu em Setúbal por 4-1, e do Nacional, que foi à Figueira da Foz golear a Naval por 5-0. No próximo fim de semana teremos um sempre apetecível Sporting-Benfica, em Alcochete, no primeiro "derby" da temporada.



ANÁLISE INDIVIDUAL (Sport Lisboa e Benfica):

1 – Douglas Pires: Na estreia do guardião brasileiro, deu pouco para ver das suas qualidades. Muito alto, teve apenas uma falha a sair da baliza, não sendo responsável pelos golos sofridos. Mostrou ainda uma capacidade incrível em por a bola no ataque... com as mãos.

2 – Diogo Figueiras: Mais uma boa exibição do lateral-direito encarnado. Correu muito no seu flanco, estando mais em destaque no ataque que na defensiva. No entanto fica marcado pela negativa pela perda de bola que deu o primeiro golo ao adversário.

3 – Bakar Mirtskhulava: Entrou muito nervoso no jogo, e disso foi prova a bola que perdeu infantilmente e que poderia ter causado mais estragos à sua equipa. Aos poucos foi crescendo, mas foi o sacrificado quando Diamantino apostou em três defesas.

4 – Roderick Miranda: O capitão encarnado mostrou a tranquilidade que o caracteriza, sempre impondo uma forte presença na defensiva. Falhou o corte no lance do segundo golo algarvio, mas não se deixou abater por esse lance.

5 – Mário Rui “Marinho”: Esteve muito tempo parado, por lesão, e parece ainda não estar no ponto ideal fisicamente. Sempre muito ofensivo, a defender deixou muitos espaços, e fruto disso os dois golos do Portimonense surgiram precisamente do lado esquerdo da defensiva encarnada. Saiu ao intervalo.

6 – Danilo Pereira: Ocupou o lugar que este ano tem pertencido a Fágner Soares, mas que foi seu na temporada passada. No entanto pareceu não estar com a confiança necessária para actuar naquela posição. Perdeu muitas bolas e não foi aquele recuperador de bolas que a equipa precisava.

7 – Nélson Oliveira: No início do encontro nem parecia o avançado que todos conhecemos. Muito lento, teve mais que uma oportunidade para marcar, mas mostrou-se sempre muito trapalhão. Protestou muito com o árbitro e com os adversários mas acabou por dar a vitória à sua equipa com dois golos nos últimos minutos.

8 – Ruben Pinto: Começou bem o jogo, mantendo a boa imagem que vem deixando nos últimos jogos. Um golo pleno de oportunidade mas depois apagou-se, tal como a equipa. No final pareceu muito cansado e sem o discernimento necessário.

9 – Domingos Silveiro “Adul”: Não foi o apoio que Nélson Oliveira necessitava, e perdeu-se um pouco na malha defensiva montada pelo conjunto algarvio. Ficou em campo até final mas deu pouco nas vistas e teve uma falha incrível quando só tinha de encostar para golo.

10 – Lassana Camará “Sana”: Lutou muito no meio-campo, mas também nunca encontrou o espaço necessário para jogar. Muito raçudo, nunca desistiu de uma bola.

11 – Rafael Costa: A marcação de livres e de cantos foi com ele, principalmente quando se pedia um pé esquerdo. Tentou encontrar espaços no meio-campo, mas teve missão difícil e saiu ao intervalo.

14 – Fágner Soares: Entrou na parte final do jogo, quando Diamantino decidiu colocar apenas três defesas em campo. Deu outra frescura ao meio-campo e ocupou terrenos muito perto de Danilo Pereira, que se soltou um pouco mais.

15 – Luís Martins: Bela entrada em campo do jovem defesa-esquerdo. Deu a frescura física ao flanco esquerdo que nunca existiu com a presença de Marinho na primeira parte, e correu muito ao longo da linha, no apoio aos colegas. Com o centro do terreno muito povoado, a missão foi mesmo explorar os flancos, e Luís Martins teve aí missão importante.

17 – Francisco Júnior: Não entrou muito bem no jogo, perdendo-se também no meio dos muitos jogadores com que o Portimonense povoou a sua zona central do terreno. Importante nos minutos finais, quando a equipa carregou no ataque e chegou à vitória.



DESTAQUES (Portimonense Sporting Clube):

O Portimonense realizou uma exibição muito agradável no Seixal, principalmente na primeira metade do encontro e estando a falar de uma equipa com muitos juniores de primeiro ano e alguns juvenis, o mérito terá de ser ainda maior. O guardião Carlos Henriques teve uma excelente exibição, com algumas defesas de elevada dificuldade, ainda para mais quando falamos de um jovem com idade de Juvenil. No entanto, vê a exibição manchada com a falha que deu o terceiro golo aos encarnados, o que não retira mérito à sua exibição. Na defesa, os centrais André Salvador e Roberto estiveram muito bem, sem dar grandes espaços aos atacantes. Bruno Pacheco esteve muito bem no flanco esquerdo e subiu muito no terreno, tirando alguns cruzamentos de qualidade. No meio-campo, Thomas Ravera, antigo jogador do Sporting, foi incansável. Marcou um golo, esteve perto de bisar, e realizou uma exibição de encher o olho. No ataque, Fábio Nunes e João Almeida deram muito trabalho à defensiva encarnada, sobretudo pela muito velocidade que colocaram no encontro.



DECLARAÇÕES:

Mister Diamantino Miranda
(Sport Lisboa e Benfica):

Não esperava um jogo tão complicado, sinceramente. Na quinta e sexta-feira vi que os jogadores que vinham da selecção, como o Nélson, o Roderick ou o Ruben, estavam com algum desgaste, e por isso tiveram aqui um rendimento abaixo do normal, e logo três jogadores importantes como estes. O Portimonense foi três vezes à nossa baliza, marcou dois golos e podia ter marcado outro... Na primeira parte nada nos saiu bem em termos colectivos, houve essa fadiga, os jogadores tentaram resolver sozinhos e quando assim é aí complica-se mais as coisas, ainda por cima contra uma equipa que não saía do seu meio-campo. Na segunda parte, fruto das alterações feitas, tudo mudou. Mais dinâmica, mais velocidade, jogámos mais pelos corredores e as oportunidades foram surgindo, por isso creio que acabamos por vencer de uma forma difícil, penosa mas justa”.

(Sobre os reforços Douglas Pires e Andrei Silva) “Só tenho ainda o Douglas, o Andrei estamos à espera dele. São mais dois jogadores para vermos das suas qualidades e vermos aquilo que são capazes de dar para o futuro, porque aquilo que estamos aqui a fazer é formar jogadores para o futuro breve do Benfica, que tem de passar por estes jogadores. Daquilo que vi do Douglas e do que me informaram do Andrei, são dois jogadores com que o Benfica pode contar no futuro”.

(Sobre o derby da próxima jornada) “Espero ganhar. A filosofia que estamos a tentar incutir passa por aí: o Benfica nasceu para ganhar, foi feito para ganhar e portanto essa é a nossa sina, jogar sempre para ganhar, mas sabemos que não o conseguimos sempre. Parece-me que o Benfica tem uma equipa capaz de chegar a Alcochete e trazer a vitória, perante um adversário muito difícil, de certeza, e que nós já vimos na Guarda, mas parece-me que temos condições para trazer os três pontos de Alcochete”.


Mister José Augusto (Portimonense Sporting Clube):

Para já é dignificante os jogadores que tenho, acabar com dois juniores de segundo ano, com três juvenis em campo, o guarda-redes tem 16 anos, e é normal que as coisas aconteçam como aconteceram, mas ele fez uma grande exibição hoje. Somos uma equipa que está a crescer, e neste momento podíamos ter já mais cinco pontos, sem ser tendencioso. Somos uma equipa muito jovem, uma equipa que está a ser formada e que está a crescer muito”.

A nossa organização hoje foi perfeita, começou a ser fácil anular o Benfica quando eles começaram a jogar só pelos corredores, e nós com algumas coberturas conseguimos anula-los. Sabíamos como fazer a transição, por onde e com quem, e não gosto de defender com dez jogadores a defender, defendo no máximo com seis, sete atletas, sempre com um para a transição e dois para o contra-ataque e os golos surgiram com naturalidade. Hoje fomos eficazes, nos outros jogos não fomos e esta equipa está a crescer muito”.

Texto e Imagem: Nuno Valente.


FONTE: http://academia-de-talentos.com

5 comentários:

Anónimo disse...

so um pequeno erro , e bruno pacheco .nao fabio pacheco . lool

Anónimo disse...

passei aqui no blog ,só para ver se o critico,frustrado da semana passada,ja tinha deixado a sua opiniao sobre o jogo,uma vez que o foi ver,consegue assim ter uma opiniao mais correcta do jogo.OS JUNIORES,TODA A EQUIPA QUE OS ACOMPANHARAM,ESTAO DE PARABENS.Pelo grande jogo que fizeram com esta equipa.Apesar da derrota ser injusta,mas no futebol e assim,nem sempre o que esta melhor em campo,leva a vitória.
Mas os nossos juniores irao conseguir melhor,porque eles tem capacidade para isso.
Agora os "paizinhos" esquecem-se que as vezes com os comentarios que fazem,geram o propio mau estar para os propios "filhos".
APOIEM OS JUNIORES E NAO AJUDEM A PROVOCAR O MAU AMBIENTE ENTRE UMA EQUIPA QUE TEM DE TRABALHAR JUNTOS.
Depois queixam-se que os colegas sao lixadas.
Pois é,colhemos o fruto que semeamos.
FORÇA JUNIORES ,PARA O PROXIMO JOGO,ESTAREI A TORCER POR VOÇES

Anónimo disse...

Grande jogo.Estao a ganhar maturidade.ontem organizacao estava perfeita.temos de jogar assim os jogos todos . Parabens para a equipa tecnica e para voces miudos .
derby para a semana temos de pontuar contra o farense.Para comecar a subir na tabela .
Forca nisso .
O trabalho arduo,dá sempre alguma em troca.e esta a comecar a aparecer

Anónimo disse...

ou entao fabio nunes

Anónimo disse...

Fabio Nunes esta correcto , mas depois as vezes aparece . fabio pacheco. e é bruno pacheco .