segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ser Portimonense Custa!

"24 de Setembro de 2006, após o Portimonense ter sido derrotado nos minutos finais em Vizela, ocorreu-me fazer um Blog, no qual fosse possível carpir as mágoas das derrotas, festejar as vitórias, falar do dia-a-dia do nosso Portimonense. Pretende-se que seja um espaço onde se fale de assuntos que interessam a todos os portimonenses, sempre com fair-play. É um Blog feito por um Portimonense para todos os portimonenses. Espero que seja um lugar comum para afirmarmos a dedicação e o amor que todos temos pelo Portimonense!"


Este foi o primeiro artigo deste espaço que se dá pelo nome de Blog do Portimonense, como próprio nome indica, é do Portimonense, não é do Toy Marafado, embora fosse ele o criador, não é do Guetov, embora fosse ele o impulsionador, não é do Simões, embora fosse ele o dinamizador, não é do Pacheco, embora fosse ele o enriquecedor, não é meu, apesar de ser um atento adepto, não é dos restantes colaboradores, mesmo estejam sempre presentes nas acções promocionadas.

Este espaço, aquando da sua criação, nunca ninguém pensou, mesmo os mais optimistas, que chegasse tão longe, que atingisse as vinte e tal mil visitas mensais, que nunca conseguisse encher um Estádio, de borla é certo, mas divulgou e conseguiu através dos meios que dispunha, no entanto, e passados quase três anos, é um espaço que é comum e de passagem obrigatória a todos os Portimonenses, sejam eles naturais ou não de Portimão, sejam eles Sócios ou não do nosso clube, sejam eles directores ou não do clube mais representativo do Barlavento Algarvio.

Utilizamos a expressão: seja bem vindo quem vier por bem, aplicando-se no seu todo ao mais recente espaço aparecido na Internet, www.portimonense1914.blogspot.com e www.portimonensesc.pt, o site que todos pedíamos, agora já temos e bem bonito por sinal.

Os mais recentes acontecimentos, faixas, placas e afins, levam-me a ponderar até que ponto essa forma desinteressada de alguns possa de facto ser assim tão desinteressada, senão vejamos: o Blog do Portimonense acompanha e divulga todos os jogos oficiais e não só do clube, as camadas jovens são acompanhadas como em mais nenhum sitio da net em Portugal, temos ainda o mais recente feito, em parceria com a Web Rádio www.vozdesportiva.com, levando a todo o Mundo os relatos dos jogos deste inicio de época, sem nunca ter solicitado nada em troca ao Portimonense, através dos seus directores.

A todos fica uma informação que julgo bastante útil, nestes últimos jogos que transmitimos relatos, não temos pago as entradas, temos entrado com credenciais de Imprensa, solicitadas através da Voz Desportiva.
Queixaram-se alguns anónimos, e com razão, que não eram homenageados pelo clube, apesar de terem dedicado uma parte da sua vida ao mesmo, ao que respondíamos sempre conscientemente que nem todos poderiam sê-lo, havia outras prioridades para os escassos recursos do Portimonense.
Pois bem, ainda hoje fui confrontado pessoalmente por um desses ex-atletas, que me disse: "Pois, mas para faixas e placas já há dinheiro, vocês são todos a mesma m...!!!"
Mostrei ao Sr. em causa todo o meu respeito pelo seu passado e limitei-me a dizer-lhe: "Olhe amigo, fale com a Direcção!"

Lamento que esta faixa e esta homenagem venha com a primeira derrota do nosso clube na Liga, lamento ter de levar estas coisas na tromba e calar-me bem caladinho, quando fui um dos que dizia ser da crise, e penso muito sinceramente que todos os verdadeiros Portimonenses também lamentarão estas atitudes menos bem conseguidas por parte da Direcção.

Espero receber muitos comentários negativos neste artigo, contra a minha pessoa, contra o que digo ou deixo por dizer, no entanto nada me ferirá mais do que esse confronto matinal que tive cara a cara com esse senhor, quase com idade para ser meu avô, e que muito honestamente me doeu imenso.

Abraço a todos.
Até breve.

Paulo Henriques
Sócio nº 962