segunda-feira, 12 de outubro de 2009

ACADÉMICA - PORTIMONENSE: PORTIMONENSE NUNCA VENCEU EM COIMBRA

PORTIMONENSE DESAFIA A TRADIÇÃO EM COIMBRA


Portimonense de Amílcar, a única equipa a conseguir pontuar em Coimbra!


O Portimonense procura no próximo domingo matar o borrego, logrando vencer em Coimbra pela primeira vez na sua história quase centenária.
Académica e Portimonense não têm um historial de confrontos muito extenso, tendo-se defrontado em apenas 9 ocasiões em Coimbra.
Em 7 partidas a contar para o Campeonato da 1ª Divisão, a Académica saiu sempre vencedora. Apenas por uma vez, a Académica conseguiu levar de vencida os alvinegros por mais de um golo de diferença (3-1, em 1977/78).
O único empate em Coimbra deu-se no dia 3 de Fevereiro de 2002, em jogo a contar para a Liga de Honra. Hélder Clara, já no período de compensações, conseguiria empatar o jogo na marcação de um livre (2-2). Curiosamente, nesta temporada a Académica subiria à 1ª Divisão.
Na única eliminatória da Taça de Portugal onde Académica e Portimonense se defrontaram, a Académica eliminou os algarvios. Os estudantes venceram os 2 jogos da eliminatória - 16 avos -de-final, na época 1958/59 (jogava-se a prova a duas mãos). Em Coimbra, a Académica venceu por 1-0. Também triunfaria na deslocação ao Estádio do Portimonense, mas por 3-2, naquela que foi a única vitória da Briosa em Portimão (em 9 jogos oficiais).
Actualmente, a Académica ocupa a última posição da tabela classificativa da Liga Sagres. Em 7 jogos, conquistou apenas 3 pontos, fruto de 3 empates.
Face ao mau desempenho da Académica, Rogério Gonçalves foi afastado à 7ª Jornada, após derrota por 2-4, em Coimbra, diante do Marítimo. O Treinador interino Zé Nando, que curiosamente jogou na época 1994/95 no Portimonense, assegurou o comando da equipa. Estreou-se com um empate sem golos diante do Beira-Mar, em jogo da Taça da Liga.
Nos estudantes jogam Nuno Prata Coelho, Emídio Rafael e Vouho, jogadores que jogaram no Portimonense, com sucesso, nas últimas temporadas.
Por outro lado, o Portimonense lidera a Liga Vitalis à 6ª Jornada, com 13 pontos conquistados. Na condição de visitante conseguiu duas vitórias (3-1 no Estoril e 3-0 na Trofa) e 1 empate (1-1 em Chaves).
O Portimonense procura assim contrariar o favoritismo da Académica na eliminatória, quer pelo facto de os estudantes competirem numa Divisão superior e jogarem diante do seu público, quer pelo facto do Portimonense nunca ter vencido em Coimbra.
Tem a palavra o grupo orientado por Lito Vidigal...


ACADÉMICA - PORTIMONENSE

PORTIMONENSE - ACADÉMICA
CLICAR PARA AUMENTAR
FONTE: zerozero.pt

3 comentários:

José Pinto disse...

Amigo , o jogo não se jogou a 01/08 , o jogo foi na 2ª volta :

http://www.lpfp.pt/liga_vitalis/pages/jogo.aspx?epoca=20012002&jornada=21&jogo=1715

Anónimo disse...

Não posso jurar mas tenho quase a certeza de ter visto em Portimão um jogo com a Académica e que eles venceram por 3-2 (talvez na epoca em que descemos).Jogava um negrito chamado Lipatin?

Toy Marafado disse...

Caro José Pinto, obrigado pela informação. Já está corrigido.
O Zerozero. pt tem esta informação incorrecta.