sábado, 31 de outubro de 2009

LIGA VITALIS - 8ª JORNADA: Portimonense 0-0 Santa Clara

Alê guardou 1 ponto!


O Portimonense perdeu a oportunidade de se isolar na liderança da Liga Vitalis ao empatar, esta noite, com o Santa Clara, no Municipal de Portimão.
Pese o jogo ser televisionado, a noite convidava a ir ao Estádio e os adeptos alvinegros compareceram em razoável número.
O relvado, uma vez mais, em péssimo estado. Muitos foram os lances em que, por culpa do terreno, os jogadores caíram e deixaram fugir bolas relativamente fáceis para fora.
Litos introduziu algumas alterações ao 11 habitual do seu antecessor. Apostou num esquema táctico completamente diferente do de Lito.
A jogar em casa, diante do seu público, Litos fez alinhar um 11 que, acima de tudo, mantivesse a sua baliza inviolada.
O Portimonense jogou com 3 centrais, tendo Balu encostado atrás à dupla habitual, composta por Rúben Fernandes e João Pedro.
Pires sozinho na frente, uma vez que o Japonês Nakamura jogou na ala direita. Moita na esquerda, Adriano no centro e Aragoney como homem mais adiantado compunham o losango do meio-campo alvinegro.
A 1ª parte foi despida de interesse e a posse de bola repartida. O Santa Clara nunca teve engenho para ultrapassar a teia urdida por Litos.
A bola andou sempre muito longe das duas balizas, as excepções foram um remate perigoso de Aragoney ao lado da baliza, logo aos 2 minutos, e um desvio de um defesa do Santa Clara num livre, quase fazendo autogolo. Os açorianos apenas aos 31 minutos conseguiram visar a baliza de Alê, com Nuno Santos a rematar junto ao poste.
Os guarda-redes foram meros espectadores na 1ª metade, numa partida muito mal jogada, para mais quando estavam em campo 2º e 3º classificados da Liga.
Litos mexeu, deixando no balneário Nakamura e Aragoney e lançou na partida Jorge Monteiro e Garavano. A alteração do esquema táctico de 5-4-1 para 5-3-2 mexeu com o jogo e o Portimonense poderia ter marcado.
Pires passou a ter o apoio de Garavano na frente e conseguiu ter mais bola. Monteiro encostou na direita, mas contrariamente a Nakamura, fazendo uso da sua velocidade, conseguiu fazer mais transições defesa/ataque e criou alguns lances de perigo.
A partir dos 60 minutos de jogo, com a entrada de Feliciano na partida, o Santa Clara ganhou ascendente e só a grande exibição de Alê evitou males maiores.
O guarda-redes do Portimonense fez uma exibição perfeita, colmatando a má exibição de alguns dos seus colegas, o que poderia ter custado a derrota.
Adriano, à semelhança dos jogos de Penafiel e Coimbra, acusou desgaste físico e perdeu bolas incríveis. Rúben foi acumulando um sem número de faltas, possibilitando a Oliveira por à prova Alê, com o seu forte remate.
A entrada de Feliciano trouxe dores de cabeça acrescidas a Pedroso, que esteve desastroso na esquerda. Os açorianos canalizaram todo o seu jogo pela esquerda, pondo a nu as dificuldades de Pedroso e Moita. Litos lançou Nilson no lugar de Pedroso, mas as dificuldades continuaram.
Aos 78 minutos a perdida mais flagrante dos visitantes, o recém entrado Renan, sem oposição no interior da área dos alvinegros, já com Alê fora do lance, atirou por cima da trave.
Na resposta, o único lance de perigo do Portimonense nos últimos 30 minutos, ainda mais flagrante. Pires atirou para golo e foi o corpo de Stopira a evita-lo sobre a linha de golo, com o guarda-redes Matt Jones fora do lance.
Até final o Portimonense limitou-se a repelir os ataques do Santa Clara, segurando o empate.
Pese o Santa Clara ter sido superior na última meia hora de jogo, as oportunidades de golo foram repartidas pelo que o empate ajusta-se.
Alê, com uma exibição sem mácula, foi o melhor em campo, segurando um preciso ponto. Pessoa e João Pedro também estiveram uns furos acima.
A equipa de arbitragem, chefiada pelo internacional Pedro Proença, foi a melhor das 3 equipas em campo.



FICHA DE JOGO

Sábado, 31 de Outubro de 2009 - 19 horas - TRANSMISSÃO EM DIRECTO NA SPORT TV2
Estádio: Municipal de Portimão.
Assistência: cerca de 1100 espectadores.
Árbitro: Pedro Proença (AF. Lisboa).


Portimonense: Alê; Ricardo Pessoa "capitão", João Pedro, Rúben Fernandes, Bálu e Nelson Pedroso (Nilson, 72'); Adriano, Aragoney (Jorge Monteiro, 45'), Pedro Moita e Yuto Nakamura (Garavano, 45'); Pires.
Suplentes não utilizados: Pedro Silva; Bruninho, Ben Traoré e Vasco Matos.
Treinador: Litos.

Santa Clara: Matt Jones; João Dias, Danilo Rocha, Stopira e Hernâni; Oliveira "capitão", Valter (Neto, 87'), Nuno Santos e Fofana (Feliciano, 58'); Leandro Tatu e Rincon (Renan, 74').
Suplentes não utilizados: Ney; Ruy Netto, Vítor Alves e Lico.
Treinador: Vítor Pereira.


Acção disciplinar: cartão amarelo para Nuno Santos (28'), Hernâni (36') e Leandro Tatu (48'); Rúben Fernandes (90+3').

5 comentários:

Bruno disse...

Concordei com os 3 centrais,porque esta defesa é muito permisiva,no meio-campo é que houve 3 jogadores com um rendimento muito fraco,Aragoney,Nakamura e principalmente o Moita,isto na 1ª parte,que foi em grande parte duminada pelo Santa Clara.Na 2ª parte com a entrada do Garavano,apesar de este ter tido uma prestaçao aquem do esperado,conseguiu segurar os centrais do Santa Clara e o Portimonense conseguiu equilibrar o jogo.Não compreendi a troca de lateral esquerdo,secalhar o Pedroso estivesse tocado,mas o Moita foi claramente uma unidade a menos em campo,durante grande parte do encontro.O arbitro pareceu-me bem durante o encontro,mas houve 3 lances duvidosos dentro da area do Portimonense,2 na 1ª e 1 na 2ª parte,principalmente no lançe da 2ª parte se tivesse marcado grande penalidade a favor do Santa Clara não seria de admirar...foi das poucas vezes que vi o arbitro beneficiar em lançes de duvida o Portimonense...

Nuno disse...

Pedro Moita

Pode ser uma excelente pessoa

Mas em campo, não defende, não ataca, não tapa os espaços, passes errados, não desequilibra, anda a só uma velocidade em campo, não dá mesmo.

Topei-o logo no jogo de treino com o Olhanense. Quis esperar um pouco. Afinal veio a se confirmar a completa falta de qualidade para esta liga.

A direcção não tem culpa, o Lito pediu, fizeram-lhe a vontade. O pior é que joga 90min.

Quanto ao resto do jogo, notou-se que o Santa Clara tem melhor equipa, mas o Portimonense até se portou bem, não se pode exigir mais.

Agora o Litos está tramado, porque o Portimonense vai começar a perder pontos, coisa que iria acontecer na mesma com o Lito Vidigal. Depois vão dizer que com o Lito Vidigal estávamos em 1º etc etc, e este não presta etc etc.

Anónimo disse...

Boa noite

Estive no Municipal e talvez por não perceber nada de futebol, tivesse visto um jogo muito diferente do que aquele que vejo comentado. Mas vamos ter calma, como dizia o outro treinador: Só faltam 19 pontos

Saudações portimonenses

João Batista

Anónimo disse...

simmm estavam convencidos que com o lito vidigal nao iam perder pontos. o problema aqui nao é o treinador.. é a superioridade de outras equipas. este n é o nosso campeonato. Manutençao

Anónimo disse...

tambem nao concordo nada com a siada do pedroso,axo k e um grande erro.
as pessoas precepitam s logo ,caramba ha jogos e jogos....
vamos e esperar pa ver s nao e um erro o pedroso ter saido