Nome: Luís Filipe Vieira Carvalha "Litos"
Nacionalidade: Portuguesa
Nascimento: 6/1/1967 (42 anos)
Naturalidade: São João da Madeira
Percurso enquanto Treinador:
2004/05: Estoril-Praia (17º na Superliga)
2005/06: Estoril-Praia (9º na Liga de Honra)
2006/07: Estoril-Praia (10º na Liga de Honra)
2009: Maxaquene/Moçambique (9º na Liga de Moçambique)
Enquanto jogador, Litos, depois de uma época ao serviço dos Iniciados da Sanjoanense transferiu-se para o Sporting onde permaneceu 12 anos. Jogou ainda no Boavista, Sporting de Braga, Estoril-Praia, Lusiatnos de Saint Maur de França e por fim no Atlético onde concluiu a sua carreira em 1998/99, ainda muito jovem (31 anos).
Por influência do pai, sportinguista ferrenho, Litos, que viria a ser conhecido como o "Platini de Alvalade", apaixonou-se, desde a idade de berço, pelo Sporting.
No Verão de 84, as duas estrelas mais promissoras do universo leonino, Futre e Litos foram sondados para ingressar no FC. Porto. O esquerdino deixou para segundo plano o amor à camisola e ingressou no clube das Antas compensando as saídas de Sousa e Jaime Pacheco que por sua vez tinham trocado o FC. Porto pelo Sporting.
Mas Litos resistiu ao canto de sereia dos portistas e declara nesse Verão quente de 84 que "num ano, relativamente ao meu contrato com o Sporting, ganharia nas Antas aquilo que só poderia ganhar em Alvalade no espaço de duas épocas. Mas nunca imaginei sair. Sou sportinguista desde miúdo e o Sporting sempre cumpriu com aquilo que me prometeu. Anteontem, houve mais uma sondagem do FC. Porto, mas eu tenho um compromisso e faço questão de respeitá-lo..."
Entra no Sporting com 15 anos em 1982, dois anos depois estreia-se a 26 de Agosto na equipa sénior leonina e logo em Alvalade, entra nos derradeiros 16 minutos, substituindo Virgílio, o Estádio José Alvalade quase vem abaixo em jeito de reconhecimento ao caracter e sportinguismo de Litos que de futuro iria envergar, durante os seguintes oito anos, ... o número oito.
Na época de 84/85 é o jogador mais utilizado, juntamente com Carlos Xavier. Efectuando 37 jogos, onde marca 8 golos. Litos é desde aí uma pedra basilar no onze tipo, mas até à época de 89/90. Litos, não se deixando intimidar volta a explodir logo na época seguinte, integrando a equipa que fez um belo trajecto nessa mesma época na Taça UEFA, até às meias-finais.
Em 2004, Litos regressa a Alvalade mas na condição de Treinador principal do Estoril-Praia. Apesar do seu inquestionável sportinguismo, Litos foi profissional nesse e em todos os outros restantes jogos da anterior Superliga levando a sua missão até ao fim em condições bastantes adversas. Apesar da despromoção, Portugal ganhou um grande técnico, que o Sporting poderia aproveitar. "Pretendo regressar, mas pela porta grande" - Litos, 14 de Dezembro de 2006.
FONTE: Sportingvintage.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário